Skip to content Skip to footer

Atividades Educativas para pessoas com Autismo

Aprender como ajudar os alunos com autismo na sala de aula é muito importante. Ensinar habilidades de comunicação e estratégias de aprendizagem para os alunos com TEA —  Transtorno do Espectro Autista — os ajuda a atingir seu potencial acadêmico. 

Quanto mais você aprender sobre as características do TEA, mais será capaz de ensinar seus alunos. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento cujos sintomas se enquadram em três categorias: dificuldade de comunicação, de interação social e comportamentos repetitivos. 

Neste artigo, vamos dar dicas de atividades educativas que abordam os sintomas do transtorno e estilos de aprendizagem individuais. As atividades podem ser feitas em grupo ou individualmente e são pensadas para manter os alunos com autismo engajados e prontos para aprender. Confira!

Atividades de habilidades sociais para alunos com autismo

Uma característica comum nos alunos com autismo é a dificuldade de comunicação ou conexão com os colegas. Essas atividades de habilidades sociais ajudam a ensiná-los a reconhecer pistas sociais, praticar empatia e aprender outras habilidades importantes para a vida.

Jogo do Nome 

Esta atividade divertida de comunicação em grupo ensina aos alunos com autismo uma habilidade essencial: como se apresentar e aprender o nome de outra pessoa. Para jogar, reúna seus alunos em um círculo para que todos possam ver uns aos outros. 

Comece apontando para si mesmo e dizendo seu nome (“Eu sou a _____.”). Em seguida, peça à criança à sua direita que diga o nome dela e repita o seu nome apontando para você. E assim, sucessivamente.

O Jogo do Nome é uma atividade divertida de habilidades sociais para fazer no início do ano letivo. Dessa forma, os alunos podem aprender os nomes dos colegas e fazer novos amigos.

Brincando de ser o personagem principal da história

Quando você for ler um livro para seus alunos, pergunte a eles qual a sensação de ser o personagem principal da história. Isso ajuda os alunos com autismo a aprender empatia, a ver diferentes situações de outra perspectiva e a reconhecer pistas emocionais, encorajando-os a se colocarem no lugar do outro.

Tempo de Compartilhar

O tempo de compartilhar é uma ótima atividade de aprendizado sócio emocional para as crianças com autismo. Todas as semanas, peça a um aluno que traga de casa algo que gostaria de compartilhar com a turma. 

Essa atividade mostra aos alunos com autismo como discutir seus interesses com outras pessoas e como praticar a escuta ativa. 

Atividades sensoriais para crianças com autismo

Como as crianças com autismo costumam ser hipersensíveis aos estímulos sensoriais, os educadores devem estimular a concentração desses alunos. As atividades que envolvem estimulação sensorial mantêm as crianças com autismo presentes.

Atividade com lanches

Esta atividade tátil pode ser uma maneira divertida de envolver os alunos na matemática. Distribua alimentos que sejam fáceis de separar, como biscoitos, mas você também pode usar alimentos com diferentes formatos, texturas e tamanhos.

Primeiro, peça aos alunos para classificar os alimentos por cor, formato ou outra característica. Em seguida, use os lanches para ensinar aos alunos habilidades matemáticas básicas, como contar, somar ou subtrair. Depois disso, faça um lanche coletivo com os alimentos!

Carimbos de tinta vegetal

Esta atividade artística envolve o toque e a visão, mantendo os alunos concentrados. Antes do início da aula, corte fatias de vegetais como batatas, pepinos e pimentões. Distribua para as crianças com um copo de tinta e peça a elas para mergulhar a parte inferior da fatia na tinta e pressioná-la contra um pedaço de papel.

Os carimbos podem ser complementados com pinturas a dedo e transformados em verdadeiras obras de arte!

Massinha

A massa de modelar é muito popular entre as crianças pequenas e é uma ótima atividade sensorial. As crianças adoram atividades com massinha ou argila, pois elas podem criar livremente!

Atividades calmantes para alunos com autismo

Quando os alunos com autismo se sentem sobrecarregados, podem perder o controle de suas emoções. As atividades para acalmar ajudam a diminuir as situações de estresse.

Técnicas de Aterramento

As técnicas de aterramento são projetadas para nos ajudar a focar no presente durante situações estressantes. Aqui estão algumas atividades básicas para as crianças com autismo se acalmarem quando estiverem agitadas: 

  • Contar até dez ou recitar o alfabeto o mais devagar que puder.
  • Escutar músicas calmantes prestando atenção aos diferentes instrumentos.
  • Listar cinco coisas diferentes que se pode ver pela sala.
  • Fazer alongamentos ou exercícios simples de ioga.
  • Segurar algo tátil como um pedaço de argila ou um bicho de pelúcia.

Canto do descanso 

Quando um aluno com autismo está sobrecarregado, pode ser muito bom oferecer um lugar onde ele possa relaxar e fazer uma pausa. Crie um canto na sala de aula para descanso, com brinquedos sensoriais, livros ilustrados, assentos confortáveis ​​e atividades calmantes.

O cantinho do descanso é para todos os alunos!

Gaveta da calma

Os brinquedos táteis ajudam as crianças com autismo a se acalmarem se estiverem agitadas. Coloque em uma gaveta brinquedos sensoriais que ajudam a neutralizar emoções opressivas para ajudá-las a relaxar. 

Se você gostou das nossas dicas de atividades educativas para crianças com autismo, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outros professores!

Referências:

MENDES, Maria Aline Silva.A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS.

 CAMARGO, SÍGLIA PIMENTEL HÖHER et al. DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO INCLUSIVO: DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36 [cited  2021-01-26], e214220.

7 Comments

  • Zelinda de Almeida Matos
    Posted 08/02/2021 at 2:56 am

    Foram muito valiosas as dicas de atividades para se trabalhar com crianças com autismo, irão me ajudar e muito. Muito obrigada Lu.

  • Ana Lisa Ferreira de Andrade
    Posted 16/02/2021 at 11:27 pm

    Li o artigo e adorei, mas também fico imaginando as salas de aula em escola pública, onde muitas vezes o professor não tem apoio e tão pouco suporte para por em prática essas dicas valiosas e que ajudaria muito seus alunos com transtornos. Como seria bom esses cantinhos e esses recursos calmamente para os alunos.

  • Geize Kátia Alves Pontes
    Posted 27/02/2021 at 2:19 pm

    Excelente material

  • Mary
    Posted 15/04/2022 at 10:20 pm

    Muito bom pois cada dia devemos aprender mais a cada dia

    • Solange
      Posted 16/04/2022 at 1:42 pm

      Olá Mary, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Ly Pureza
    Posted 16/05/2022 at 6:18 pm

    Minha pesquisa foi : Atividades para autistas adultos. É incrível como a concepção de que autismo não “cresce” nem “envelhecece”, permanece ainda . Difícil encontrar algo relevante . Mesmo assim parabenizo os profissionais envolvidos, nas diversas áreas, por terapias, pesquisas e avanços no desenvolvimento de muitas crianças autistas. Fato que há algumas décadas atrás era totalmente precária e desconhecida, o que gerou atrasos nos autistas adultos da atualidade.

    • Solange
      Posted 16/05/2022 at 7:07 pm

      Olá Ly Pureza, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos o carinho e sua colaboração! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊