Atividades matemáticas para ajudar alunos com Discalculia

Você sabia que a Discalculia é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade de pensar, avaliar e raciocinar em processos que envolvem números e conceitos matemáticos?
Por conta disso, a boa implementação das atividades matemáticas pode ser uma aliada poderosa no enfrentamento da Discalculia.
Neste artigo, vamos explorar algumas dicas de quais tarefas podem ser úteis para o desenvolvimento de seu filho diante dos números e das operações matemáticas.
Conteúdo
Conceituando a Discalculia
A Discalculia pode ser definida com um tipo de transtorno de aprendizagem no qual é caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos.
Além disso, os profissionais frequentemente identificam essa condição desde a infância, mas suas manifestações tornam-se mais evidentes durante a idade escolar, à medida que as demandas acadêmicas se intensificam, especialmente em relação à aritmética e proporções.
A Discalculia na vida das pessoas: uma revisão
Em artigos anteriores, já evidenciamos que essa condição é comumente determinada geneticamente, havendo relatos semelhantes em um dos pais ou em parentes próximos.
Além disso, salientamos não ser aconselhável confundir a Discalculia com insegurança cultural que observamos na aprendizagem da matemática ou com má pedagogia por não ocorrer a completa e/ou suficiente transmissão de conteúdos de acordo com a idade e a escolaridade.
Portanto, é preciso ter em mente que a Discalculia é um problema biológico e inato e que nada tem a ver com aspectos do ambiente, afetando a capacidade da criança em aprender matemática.
Neste sentido, estudos de imagem e comparações realizadas entre indivíduos com Discalculia e indivíduos não portadores do transtorno, mostram que os primeiros apresentam o sulco intra-parietal menor.
Portanto, a dificuldade, por sua vez, ocorre por vários motivos: incompreensão com a noção de quantidade associada à palavra ou conceito numérico; dificuldade em usar a linguagem adequada para representar o número; problemas de espacialidade e proporcionalidade em relação ao número correspondente; e pouca aptidão para relacionar conceitos matemáticos (como por exemplo, relacionar porcentagem com divisão e conseguir resolver processos que envolvem abstração e representação mental).
Dicas de atividades matemáticas para ajudar alunos
Dominó
Para crianças mais crescidas, pelo menos aquelas que já conseguem contar quantidades, o dominó é um atrativo e tanto. Afinal, elas vão se divertir muito através da sequência numérica que corresponda ao mesmo número do quadradinho anterior. Além disso, essa brincadeira incentiva o raciocínio e a estratégia dos pequenos, além de apresentar elementos matemáticos a eles.
Bingo infantil
Divertida, esta tarefa trabalha a percepção da criança com os números, e é realizada da mesma maneira que em bingos semelhantes.
Contando de 1 a 10
Para os alunos da alfabetização, nada mais indicado que promover uma gincana que utilize pequenos cartões numerados de 1 a 10.
Portanto, é interessante que em cada cartãozinho tenha uma imagem que atraia a atenção dos pequenos, pois a associação do número ao desenho exposto também pode ser uma boa ideia a ser adotada.
Jogo do palitinho
No jardim de infância, a brincadeira é inteiramente voltada para os primeiros contatos das crianças com os números; e o jogo do palitinho é ideal, já que ele consiste em colocar um painel colorido afixado na parede da sala.
Além disso, a quantidade de palitos varia de acordo com o algarismo desenhado no cartaz. É aconselhável que se faça de 1 a 10, como na sugestão citada acima.
Em resumo, compreender desde cedo a discalculia e as suas implicações é essencial para fornecer o apoio necessário às crianças que enfrentam este desafio. Ao adotar abordagens educativas personalizadas e estratégias de ensino adaptadas, podemos ajudar os alunos com discalculia a superar as suas dificuldades matemáticas e a desenvolver competências cognitivas positivas que lhes permitam atingir todo o seu potencial académico e pessoal.
Referências:
LIMA DOS SANTOS ARAUJO, K.; MARIA GORETTI DONATO BAZANTE, T. A importância da formação do professor de Matemática para a inclusão de alunos com discalculia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 7, p. 101–118, 2020. DOI: 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2647. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2647. Acesso em: 30 abril. 2024.
BOTTINO, A. G.; FERREIRA, R. M. P. A importância do estudo da discalculia em cursos de formação de professores. Revista Femass, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 48-66, 2021. DOI: 10.47518/rf.v3i3.36. Disponível em: http://200.0.202.7/index.php/femass/article/view/36. Acesso em: 30 abril. 2024.
14 Comments
Maravilhosas informações. Muito útil.
Muito bom!!
Pretendo fazer meu TCC sobre este tema.Gostaria de receber mais informações.Desde já obrigada!!!
acesse nossos canais, temos muitas informações que podem te ajudar.
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Olá, bom dia pessoal do NeuroSaber!
Meu nome é Pâmela, estou fazendo meu tcc sobre transtornos de aprendizagem. Bem não estou achando material/atividades sobre discalculia no sentido de qual série/ano escolar é recomendado. Por gentileza, poderiam me ajudar?
Desde já agradeço,
Olá Pâmela ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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BOA NOITE. NO ANO QUE VEM TEREI EM SAL DE MATEMÁTICA NO 5 ANO UM ALUNO COM APRAXIA DA FALA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PRECISO DE AJUDA. POR FAVOR ME DIRECIONE PARA ALGUM CURSO OU SEMINÁRIO POIS DESEJO APRENDER PARA AJUDAR MEUS ALUNOS. OBRIGADO E BOA NOITE. MARIA LÚCIA CAMPELO
Olá, Maria tudo bem?
no momento não tem nenhum local para indicar , acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Muito bom o artigo. Me ajudou muito. Busco há muito tempo respostas para os “problemas de Aprendizagem” da minha filha, hoje com 17 anos. Estou estudando psicopedagogia para ajudar crianças que a escola muitas vezes não consegue diagnosticar. Somente depois de consultar com um Psiquiatra conseguimos o diagnostico. CID 10 F70 – Mas ainda pesquiso porque quero ter a certeza que também não há outros fatores, e um deles é discalculia. Li muito e acredito que ela possa ter, e, mesmo já estando com 17 anos, procuro uma maneira de ajudar.
Olá Ester,
Para nós é um prazer poder contribuir com seu aprendizado !
Meu neto tem seis anos, está no 1 ano e desde a pré escola tem dificuldade com números, ele conta mas não consegue reconhecer o número do entre dois e 10. Estou preocupada, sou professora e já alfabetizo há 30 anos .
Obrigada por nos acompanhar! Agradecemos o carinho! 💙
Muito bem
Olá Maria, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙