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Atividades para estimular a consciência fonológica

A consciência fonológica é a base para a alfabetização. Toda criança, tenha ela algum transtorno do desenvolvimento ou não, precisa desenvolver essa habilidade para estar pronta para se alfabetizar. A aprendizagem da leitura e da escrita, passa pela consciência fonológica, por isso é tão importante a sua estimulação.
O desenvolvimento da consciência fonológica é um caminho natural que leva a criança a se preparar para a alfabetização, principalmente se for pela metodologia fônica. Ainda assim, existem atividades práticas que ajudam a criança a desenvolver essa habilidade, ou seja, a percepção de que a fala está divida em palavras que emitem diversos sons, semelhantes e distintos. 
Veja, neste artigo, atividades para a aprendizagem infantil que estimulam a consciência fonológica nas crianças pequenas.

O que é a consciência fonológica

A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva, ou a capacidade de perceber que a fala pode ser separada em palavras, que podem ser divididas em pedaços (sílabas) e que, mais adiante, podem ser divididos em fonemas.
A criança descobre o que é uma palavra: a organização dos sons em uma determinada sequência que se estrutura com significado. Para conseguir juntar o “l” com o “a” e formar “la”, já na alfabetização, primeiro a criança precisa ter essa percepção sonora.
Dessa forma, a consciência fonológica — habilidade de perceber os sons, as sílabas e as palavras — é uma habilidade precursora para a alfabetização. Para trabalhar a consciência fonológica na aprendizagem infantil, faça atividades que estimulem o desenvolvimento da percepção sonora.
Listamos algumas atividades simples que estimulam a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Confira!

Atividades para estimular a consciência fonológica

O desenvolvimento da consciência fonológica envolve diversas etapas e a consciência silábica é uma delas. A consciência silábica é a percepção de que a palavra pode ser separada em pedaços. Como trabalhar essa habilidade com crianças pequenas?
Para desenvolver a consciência de sílaba, a criança precisa de outra habilidade, a capacidade de análise. Muitas professoras fazem a atividade de falar uma palavra e bater palma a cada sílaba, enquanto pronuncia em voz alta. É um bom exemplo, mas pode não funcionar com crianças com autismo ou TDAH. Veja algumas opções:

Atividade com figuras de animais e massa de modelar

Você vai precisar de massa de modelar e figuras de animais. Faca, com a criança, bolinhas de massinha e mostre a figura de um animal. Por exemplo, se for um elefante, fale o nome do animal em voz alta e use uma bolinha para cada pedacinho de sílaba pronunciada, mostrando para a criança. Coloque as bolinhas em cima da figura e faça o mesmo com figuras de outros animais. 
Algumas figuras vão ficar com muitas bolinhas, outras com poucas. Você fazer perguntas para a criança que a ajude a ter essa percepção, como, por exemplo: qual a palavra é maior? Qual tem mais bolinhas? E assim por diante.
Essa atividade ajuda a criança a perceber que cada vez que ela fala uma palavra, ela a divide em pedacinhos. Uma habilidade fundamental para adquirir a consciência de sílaba.
Usando as mesmas figuras de animais, você pode fazer outra atividade para trabalhar a capacidade de síntese silábica, ou seja, a capacidade de juntar os pedaços e formar uma palavra. Você pega uma figura e pronuncia o nome do animal devagar, sílaba por sílaba, em voz alta para a criança e pede para ela juntar os pedaços e dizer o nome do bicho. Por exemplo: e – le – fan – te. Qual é o nome? Elefante!
Essa atividade é simples, mas muito eficaz. Falar os pedacinhos da palavra trabalha a memória, ajuda a criança a prestar atenção e perceber que, ao juntar os pedacinhos, se forma uma palavra.

Atividades com rimas

As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.

Atividades com músicas

Assim como as rimas, as músicas infantis são ótimas para desenvolver a consciência fonológica. Cantar essas canções com as crianças, ajuda a memorizar as letras e favorece o aprendizado dos sons das palavras.

A consciência fonológica é a base da alfabetização

Já deu para entender a importância de estimular a consciência fonológica na aprendizagem infantil, não é mesmo? Quando as crianças conseguem identificar os sons das palavras, já estão prontas para aprender a manipulá-los oralmente. 
Nesse momento então, as crianças já têm a base para entrar no processo de reconhecimento visual das letras. É muito importante respeitar essas etapas para a alfabetização transcorrer com sucesso.
 
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Referências:
https://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a11
https://leiturinha.com.br/blog/consciencia-fonologica/

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