Skip to content Skip to footer

Atividades para estimular a coordenação motora fina

As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos.

Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.

Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar. Estimular essas habilidades com atividades simples que podem ser feitas em casa, ajudam as crianças a aprender realizar as tarefas cotidianas e escolares.

As crianças desenvolvem habilidades motoras em ritmos diferentes, mas quando não são devidamente estimuladas, podem ter dificuldades em pegar o lápis para escrever, mover objetos com a ponta dos dedos, usar tesouras, amarrar sapatos, dentre outras.

Neste artigo, vamos dar dicas de atividades para estimular a coordenação motora fina que você pode fazer em casa, mas que também os professores podem realizá-las em sala de aula.

Como estimular a coordenação motora fina

Estimular a coordenação motora fina nas crianças é tão simples, como importante. Brincadeiras com materiais acessíveis como massinha, papel, tinta, dentre outros, podem se tornar atividades estimulantes das habilidades motoras finas e muito prazerosas! Preparamos algumas dicas para te inspirar, confira!

Atividades para estimular a coordenação motora fina

Pintura

A pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora fina, de modo geral. A pintura a dedo é uma opção super bacana que dá às crianças a oportunidade de usar as mãos e se divertir muito. 

Pintar com pincel ajuda a aprender a segurar um pincel e a ter maior controle dos movimentos dos dedos, usando-os como uma ferramenta. 

Brincando com esponjas

Uma esponja nova e limpa, um pouco de água e duas tigelas são tudo o que você precisa para essa atividade. Encha uma tigela com água e deixe a outra vazia. Seu filho pode molhar a esponja na água e, em seguida, espremê-la na outra tigela. 

É um jogo simples que pode ser feito na hora do banho, por exemplo, e ajuda a fortalecer mãos e antebraços. 

Separando grãos

Coloque em uma tigela grãos de feijão e grão-de-bico (ou outros que tenham cores bem diferentes) e peça para seu filho separar as cores, colocando os grãos em tigelas separadas.

Você pode ajudá-lo e participar da brincadeira para ficar mais divertido!

Brincadeira com água

Encha um copo com cerca de um quarto de água. Dê ao seu filho um copo vazio e um conta-gotas e peça para ele tentar transferir a água de um copo para outro puxando com o conta-gotas e esguichando no copo vazio. 

Se quiser deixar ainda mais divertido, pode usar corantes para colorir a água!

Jardinagem e plantio

Cuidar do jardim pode parecer uma atividade mais adequada para desenvolver habilidades motoras grossas, mas algumas exigem menor controle muscular. Por exemplo, transferir mudas para um jardim requer habilidades de coordenação motora fina para transportar com segurança a planta menor para o novo buraco. 

Você pode fazer um canteiro com seu filho e plantar mudinhas, além de estimular a coordenação motora fina, ensina seu filho a plantar e acompanhar o crescimento das plantinhas.

Quebra-cabeças

Jogar quebra-cabeças simples, com peças grandes, é uma ótima maneira de ajustar as habilidades motoras finas das crianças.

Tarefas cotidianas

Aproveite as atividades de autocuidado ao longo do dia para estimular as habilidades motoras finas, como lavar as mãos, dobrar um guardanapo e jogá-lo na lata de lixo, tirar meias, dentre outras.

Blocos de construção

Blocos de madeira são divertidos, funcionais e educacionais. Blocos com cores vivas podem ser usados ​​para ajudar a ensinar vários matizes às crianças e ajudá-las a desenvolver habilidades motoras finas.

Construa com seu filho, mas também dê a ele tempo para construir por conta própria.

Bola de sabão

Quem poderia imaginar que as bolas de sabão ajudam a melhorar as habilidades motoras finas? Soprar bolas ajuda a refinar as habilidades motoras orais e a coordenação olho-mão. A diversão e os benefícios estão não apenas em fazer bolas, mas também em estourá-las!

Argila 

Brincar com argila é uma maneira divertida de ajudar os pequenos a melhorar e fortalecer suas habilidades motoras finas. Além disso estimula a criatividade e é uma atividade relaxante que você pode fazer com seu filho!

Essas são apenas algumas das várias atividades que você pode fazer com a criança para estimular a coordenação motora fina. O mais importante é priorizar o uso das mãos e aquelas que propõem desafios como encaixar blocos e peças, recortar e manusear objetos, como tesoura, pincéis e lápis.

Se você tem mais dicas de atividades para estimular a coordenação motora fina, deixe nos comentários!

Referências:

COSTA, Ana Francisca Azevedo. O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE FINA: Um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar. Disponível em: http://repositorio.ipvc.pt/bitstream/20.500.11960/1392/1/Ana_Costa.pdf

CHAVES, Raquel Nichele.Variabilidade na coordenação motora: uma abordagem centrada no delineamento gemelar. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n2/12.pdf

22 Comments

  • cosma neris de lima
    Posted 01/11/2020 at 10:16 pm

    Olá, descobri por a caso o lindo trabalho que todos vocês desenvolvem e não paro de me surpreender, não consigo imaginar quão importante ele é, e quão relevante se torna na vida daqueles que realmente necessitam. Não soou da área, sou simplesmente mãe daí o reconhecimento do real valor da sua importância. Parabéns que Deus abençoe cada um dessa equipe.

    • NeuroSaber
      Posted 02/11/2020 at 12:52 pm

      Olá Cosma,
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

    • NeuroSaber
      Posted 02/11/2020 at 12:52 pm

      Olá Cosma, Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)

      • Rose
        Posted 27/01/2022 at 9:55 pm

        Olá Luciana, gratidão a Deus pela sua vida e sua família.
        Tenho aprendido muito com você…
        Que seus projetos possam sempre está em expansão…
        Muito obrigada

        • Webster
          Posted 28/01/2022 at 12:05 pm

          Olá, Rose

          Muitíssimo obrigado pelo seu carinho, ficamos felizes que esteja gostando do nosso trabalho e aprendendo. Continue nos acompanhando para ver mais conteúdos úteis e didáticos 😊

          Webster,
          Equipe NeuroSaber 💙

  • MARIA JOSE ALVES
    Posted 19/04/2021 at 11:46 am

    BOM DIA, SOU PROFESSORA DE EDUCACAO INFANTIL .NO MUNICIPIO DE VALINHOS SP. ESTOU COM MUITA DIFICULDADE PARA DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS NOS ALUNOS. PORQUE SO ENVIAMOS ATIVIDADES ESCRITAS, NAO TEMOS SALA VIRTUAL ONDE O ALUNO POSSA SEGUIR AS INTRUCOES DA PROFESSORA.

  • Janice Bahls
    Posted 11/05/2021 at 1:37 pm

    Bom dia!Além do trabalho remoto preciso enviar atividade de coordenação motora fina para aluno de inclusão que não consegue apreensão ,de objetos fomos mesmo utilizando recursos como:encapar o lápis com Eva,com várias camadas…

  • Janice Bahls
    Posted 11/05/2021 at 1:38 pm

    Espero por respostas..

  • Núbia da Silva
    Posted 15/05/2021 at 4:48 pm

    Hoje é sábado dia 15 de maio de 2021 e fiquei encantada com as dicas e atividades de coordenação motora fina. Trabalho em São João de Meriti-Rj em uma Instituição filantrópica com crianças do Maternal I ao primeiro ano. Amei as digas.

  • Nilsen A. C. de Almeida
    Posted 22/05/2021 at 3:18 pm

    Adorei as orientações. Achei super importantes. Por favor, postem sempre outras orientações relacionadas à diversas áreas do desenvolvimento infantil. E coisas que podem ser feitas bem na prática, na realidade até com materiais baratos, de baixo custo. Pra criança vivenciar bem no concreto. Sou professora de Educação Infantil numa escola pública e adorei esse site. Vejo muitos professores ainda dando somente atividades em papel, muitas folhinhas de tracejado e poucos resultados. Nada significativo para as crianças . Acredito muito no lúdico.

  • Trackback: Brincadeiras para estimular a coordenação motora fina de crianças com autismo - Instituto NeuroSaber
  • Maria de Fátima
    Posted 27/09/2021 at 9:10 pm

    Ótimas dicas. Obrigada,parabéns!!

  • cristina braga da silva barbosa
    Posted 19/11/2021 at 7:33 am

    estou com um problema familiar
    em que idade a criança deve saber amarrar os sapatos

  • Iraceli Sousa
    Posted 22/01/2022 at 4:37 pm

    Ameii obrigada neuro amo vcs

  • Trackback: Desenvolvimento infantil: brinquedos servem só para brincar? - Instituto NeuroSaber
    • Rosani
      Posted 14/11/2022 at 7:48 pm

      Não mais para desenvolver várias outras habilidades através da brincadeira.

      • Solange
        Posted 16/11/2022 at 3:33 pm

        Olá Rosani, tudo bem?

        Obrigada pela contribuição, fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

        Sol,
        Equipe NeuroSaber 💙

  • Soraia Aparecida da Silva
    Posted 27/03/2023 at 12:32 pm

    Bom dia, gostaria de sugestões para trabalhar com os adolescentes.

    • Camilla
      Posted 27/03/2023 at 6:17 pm

      Trabalhar a coordenação motora com adolescentes pode ser desafiador, mas há várias atividades que podem ser implementadas para ajudar a melhorar a coordenação motora fina e grossa nessa faixa etária. Aqui estão algumas sugestões:

      Atividades esportivas: Esportes como basquete, vôlei e futebol podem ajudar a melhorar a coordenação motora grossa, enquanto esportes como tênis, badminton e pingue-pongue podem ajudar a melhorar a coordenação motora fina.

      Jogos de tabuleiro: Jogos como xadrez, damas, jogo da velha e dominó podem ajudar a melhorar a coordenação motora fina, bem como a capacidade de planejamento e raciocínio lógico.

      Atividades de arte: Pintar, desenhar, trabalhar com argila e fazer artesanato pode ajudar a melhorar a coordenação motora fina e permitir que os adolescentes expressem sua criatividade.

      Dança: A dança pode ajudar a melhorar a coordenação motora grossa e também é uma ótima maneira de se exercitar e se divertir.

      Jogos de videogame: Alguns jogos de videogame requerem habilidades de coordenação motora fina e grossa, como jogos de ritmo, jogos de plataforma e jogos de ação.

      Lembre-se de que cada adolescente é único e pode ter necessidades diferentes em termos de desenvolvimento da coordenação motora. É importante adaptar as atividades de acordo com as habilidades e interesses individuais.

  • Rita
    Posted 29/03/2023 at 8:11 am

    Meu filho tem a letra muito grande, que atividades posso fazer para ajudar a reduzir a letra?

    • Solange
      Posted 30/03/2023 at 8:27 pm

      Olá Rita, tudo bem?

      Existem algumas atividades que você pode fazer para ajudar seu filho a reduzir o tamanho da letra. Aqui estão algumas ideias:

      Trabalhe na postura: certifique-se de que seu filho esteja sentado corretamente à mesa, com as costas retas e os pés apoiados no chão. Seu filho deve manter os braços relaxados e apoiados na mesa.

      Use folhas com linhas menores: utilizar folhas com linhas menores ou pontilhadas pode ajudar a criança a ajustar o tamanho das letras.

      Use materiais adequados: canetas ou lápis muito grossos podem dificultar o controle fino necessário para letras menores. Tente usar lápis mais finos e com pontas bem afiadas, além de papel mais firme.

      Pratique traços: atividades de traçado podem ajudar a criança a desenvolver mais controle sobre a escrita e a reduzir o tamanho das letras. Tente usar cadernos de caligrafia para praticar traços de letras e números.

      Use jogos e brincadeiras: existem diversos jogos que podem ajudar a desenvolver a habilidade de escrever com letras menores, como “Escreva a Letra”, “Jogo da Forca” e “Caça-Palavras”.

      Busque ajuda profissional: se o tamanho da letra do seu filho não melhorar com a prática e as atividades sugeridas, pode ser útil consultar um terapeuta ocupacional ou um professor de caligrafia. Eles podem avaliar a situação e fornecer orientações específicas para ajudar seu filho.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5