Atividades Psicomotoras nas Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
Todos os dias, as crianças com diferentes perfis se deparam com várias atividades psicomotoras que têm como objetivo desenvolver habilidades fundamentais para o seu crescimento e aprendizado.
Essas atividades incluem desde tarefas intelectuais, como leitura e raciocínio até exercícios físicos, tal como saltar e correr.
No entanto, é fundamental perceber a importância da psicomotricidade nesse conjunto de práticas educacionais uma vez que ela consiste na integração dos aspectos motores-cognitivos-afetivos sendo vital no processo global do desenvolvimento infantil.
Neste artigo vamos explorar mais detalhadamente o conceito de psicomotricidade bem assim sua aplicação dentro do contexto escolar tendo em vista lhe dar suporte quanto às dificuldades ou distúrbios durante a etapa educacional das crianças
Conteúdo
A Psicomotricidade e sua importância
Entendemos a psicomotricidade como a conexão entre os aspectos emocionais, cognitivos e motores em todas as fases da vida humana. O bebê, assim como uma criança maior, o adolescente, o adulto e o idoso, possuem esse conjunto de aspectos determinados para sua idade.
Além disso, as pessoas necessitam de estímulo nas áreas correspondentes a essa ciência e isso está diretamente ligado com a importância que ela representa no desenvolvimento das crianças frente aos desafios inerentes a cada fase da vida.
No caso das Dificuldades e dos Transtornos de Aprendizagem, as atividades psicomotoras se tornam essenciais para proporcionar uma série de soluções para o ser humano.
Na psicomotricidade, entendemos a conexão entre os aspectos emocionais, cognitivos e motores em todas as fases da vida humana. O bebê, assim como crianças maiores, adolescentes, adultos e idosos, possui esse conjunto de aspectos determinados para sua idade.
Além disso, as pessoas necessitam de estímulo nas áreas correspondentes a essa ciência e isso está diretamente ligado com a importância que ela representa no desenvolvimento das crianças frente aos desafios inerentes a cada fase da vida.
No caso das Dificuldades e dos Transtornos de Aprendizagem, as atividades psicomotoras se tornam essenciais para proporcionar uma série de soluções para o ser humano.
Atividades psicomotoras nos Transtornos de Aprendizagem
Os Transtornos de Aprendizagem têm origem neurobiológica, influenciando a capacidade do cérebro para processar ou perceber informações. Sendo os, fatores genéticos, ambientais e epigenéticos estão envolvidos nesse processo.
Além disso, as atividades psicomotoras voltadas para esses casos devem considerar o desenvolvimento motor da criança. Ou seja, o desempenho das habilidades motoras está relacionado à aprendizagem da criança, especialmente quando os educadores utilizam técnicas que promovem a inclusão social e pedagógica do aluno, como escrever, recortar, colar e estimular a cognição.
Essas atividades podem analisar aspectos importantes para o desenvolvimento, como grafomotricidade, lateralidade, organização espacial e coordenação.
Atividades psicomotoras nas Dificuldades de Aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem estão ligadas a diversos fatores, que vão desde a metodologia escolar até o ambiente doméstico do aluno. Essas dificuldades trabalham com eixos semelhantes aos Transtornos de Aprendizagem, mas possuem causas distintas.
Na Dificuldade de Aprendizagem, são explorados aspectos como lateralidade, discriminação visual e auditiva, coordenação motora fina, global e óculo manual, além do esquema corporal.
É importante ressaltar que a falta de recursos psicomotores utilizados na idade certa pode potencializar essas dificuldades
Além disso, as atividades psicomotoras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da criança no seu ambiente, sendo também preventivas quando realizadas de forma lúdica, dinâmica e valorizando o movimento, incentivam a criança a se interessar mais pelo aprendizado.
Neste sentido, essas atividades podem contribuir para o aumento da consciência corporal, autoestima, noções de espaço e melhora significativa no desempenho escolar.
Em resumo, cada aluno deve ser analisado de maneira única, pois cada um tem uma característica, seja dentro dos Transtornos ou das Dificuldades de Aprendizagem. A equipe pedagógica deve observar quais são os pontos a serem trabalhados e proporcionar à criança as melhores condições de desenvolvimento.
Referência:
CARVALHO, Mariana Coelho; CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES, Sônia das Dores. Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem?: Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 32, n. 99, p. 293-301, 2015 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000300003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 abr. 2024.
7 Comments
Meu filho de 6 anos e só agora pude entender muitas situações que já passei com ele,poque só agora tive o conhecimento do TEA e muitos mais,e outros comportamentos.Eu junto a equipe escolar estamos buscando atendimento.
Gostei muito do ponto do artigo em que fala sobre a maneira trabalhada na escola e em casa.Gostaria de saber ainda mais com que material posso lidar com meu filho no dia dia em casa?
Olá Izabela
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Gostaria de saber sobre Legislações que amparam as pessoas com Transtorno de aprendizagem.
Olá Aldiana ,
Olá, tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!
Meu filho hoje com 11 anos não alfabetizado.
Tudo que consta até hoje e alteração no processamento auditivo auditiva central e hipótese de transtorno de aprendizagem.
Me formei pedagogia, pesquiso leio muito sobre .Ele vem desenvolvendo muito ,mais e processo. As vezes fico perdida mais aí volto pra si e penso na auto estima dele.Sei que muito importante a cabine ainda não tive condições financeiras de pagar pra ele.
Neuro me receitou Ritalina e dei por tempo e parei devido às muitas críticas “agora estou pensando em volta com neuro e pedir novamente auxílio de medicamento .E processo lento mais não vou desistir!.
a psicomotricidade pode ajudar adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem?
Olá Luciene, tudo bem?
A psicomotricidade pode ser usada em todas as fases da vida, mas em especial na infância. Temos muitos artigos sobre o tema em nosso blog, vale a pena conferir.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙