Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor infantil
O atraso no desenvolvimento é o termo usado para definir atrasos na aquisição de habilidades do desenvolvimento infantil, sejam motoras, de linguagem, cognitivas ou sociais.
O atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ocorre quando o bebê não adquire habilidades, como andar, falar ou reconhecer pessoas na idade esperada. Ele pode se apresentar em um comprometimento apenas da fala ou como um atraso global, como na paralisia cerebral e no autismo (Transtorno do Espectro Autista — TEA).
É muito importante que pais e pediatras estejam atentos aos atrasos no desenvolvimento, pois o diagnóstico precoce favorece o resultado dos tratamentos. As causas do atraso do desenvolvimento neuropsicomotor podem ser genéticas, má formação fetal, entre outras adquiridas ou ambientais.
Conteúdo
Causas do Atraso do desenvolvimento
Segundo o Dictionary of Developmental Disabilities Terminology o atraso de desenvolvimento é uma condição onde a criança não desenvolve habilidades esperadas para a idade. Por ser uma descrição um tanto genérica, é muito importante considerar o desenvolvimento de cada criança, sabendo que, nem sempre, atrasos significam deficiência.
São muitos fatores que podem contribuir com o atraso no desenvolvimento, na gestação, parto e até após o nascimento da criança. As causas do atraso do desenvolvimento podem ser relacionadas a exposição a substâncias tóxicas na gravidez, como álcool ou chumbo, subnutrição, traumas neurológicos, síndrome de Down, transtorno de estresse pós-traumático, infecções graves, entre outras.
Em alguns casos, pode não ser possível encontrar a causa do atraso no desenvolvimento.
Sinais e sintomas do atraso no desenvolvimento
Diferentes sinais e sintomas de atraso podem se manifestar em crianças, o que vai depender das características específicas de cada uma. Muitas vezes, os sinais podem ser percebidos na infância, em outras, podem não ser notados até que a criança alcance a idade escolar.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Aprendizagem e desenvolvimento mais lento do que outras crianças da mesma idade.
- Rolar, sentar, engatinhar ou andar muito mais tarde do que o esperado.
- Dificuldade de comunicação ou socialização.
- Dificuldades para falar ou atrasos na fala.
- Dificuldade de memorização, para lembrar coisas.
- Incapacidade de conectar ações com consequências.
- Dificuldade para resolver problemas ou no pensamento lógico.
- Dificuldades de aprendizagem.
- Incapacidade de realizar tarefas cotidianas, como se vestir ou usar o banheiro sem ajuda.
Se houver um motivo médico subjacente que cause o atraso no desenvolvimento, a identificação e o tratamento dessa condição podem melhorar as habilidades do desenvolvimento da criança.
Diagnóstico do atraso de desenvolvimento neuropsicomotor
Atrasos temporários podem ocorrer no desenvolvimento de qualquer criança e, nem sempre, são motivo para preocupação. No entanto, um atraso contínuo ou vários atrasos no alcance de marcos do desenvolvimento infantil podem ser um sinal de alerta.
Dessa forma, quando ocorrem atrasos significativos em alcançar marcos da linguagem, pensamento, habilidades sociais ou motoras, é preciso avaliar com profissionais para ver se se trata de um atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.
Como vimos, a causa nem sempre é conhecida, mas diante de qualquer suspeita dos pais, é preciso consultar um especialista. Caso seja confirmado o diagnóstico de atraso do desenvolvimento, o médico irá propor as intervenções e o tratamento adequado. As terapias e intervenções precoces ajudam no progresso e desenvolvimento da criança.
Tratamento para atraso do desenvolvimento
Embora não haja cura para o atraso no desenvolvimento, as terapias direcionadas à área específica de atraso são muito eficazes para ajudar as crianças. Para o tratamento do atraso de desenvolvimento neuropsicomotor é indicada a fisioterapia, a terapia ocupacional, a fonoaudiologia e a terapia comportamental.
Transtorno do Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um termo usado para descrever várias condições do neurodesenvolvimento. O autismo é geralmente diagnosticado na primeira infância e inclui um atraso perceptível na linguagem e no desenvolvimento social.
Para realizar o diagnóstico de TEA, o médico realiza uma ampla avaliação, que envolve conversas com o s pais da criança, observações de seus comportamentos e ferramentas de triagem padronizadas.
Os sintomas do autismo podem ser perceptíveis quando a criança ainda não completou 2 anos, no entanto, é a partir dessa idade que os sinais surgem com mais frequência.
Os sinais e sintomas de TEA variam, mas geralmente incluem atraso nas habilidades de fala, linguagem e dificuldades de comunicação e interação com outras pessoas. Cada criança com autismo é única, portanto, os sintomas e a maneira como as pessoas os vivenciam variam muito.
Os sintomas mais comuns incluem:
- não responder quando chamado pelo nome;
- evita contato físico e não brinca com outras crianças;
- falta de expressão facial;
- dificuldade para falar, manter uma conversa ou lembrar de palavras e frases;
- movimentos repetitivos;
- desenvolvimento de rotinas específicas;
- dificuldades na coordenação motora, entre outros.
Assim como não existe cura para o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, não há também para o TEA. No entanto, as terapias e intervenções adequadas ajudam a criança a adquirir habilidades e formas para se comunicar, aliviar o estresse e gerenciar as tarefas diárias, em muitos casos.
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Referências:
DORNELAS, Lílian de Fátima; DUARTE, Neuza Maria de Castro and MAGALHAES, Lívia de Castro. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. Rev. paul. pediatr. [online]. 2015, vol.33, n.1 [cited 2021-01-08], pp.88-103.
GUIMARAES, Alessandro Fernandes et al. Risk of developmental delay of children aged between two and 24 months and its association with the quality of family stimulus. Rev. paul. pediatr. [online]. 2013, vol.31, n.4 [cited 2021-01-08], pp.452-458.
10 Comments
Me lembro, antes de fazer Pedagogia, como leigo ouvia falar de autismo ou outras síndromes, eu achava que era uma doença e aqui nesse artigo bem resumido e explicativo, me faz voltar às aulas quando estudamos sobre as síndromes. Adorei a forma que vcs abordam e explicam de forma simples e precisa, parabéns.
Material que enriquece nossa formação profissional, assunto que auxilia nossas práticas de trabalho com qualidade e assim contribua na vida das crianças.
Olá!
Eu tenho um filho com quatro anos quase 5 e ainda não fala. Até agora não tenho um diagonostico concreto, sim, já levei-o a diferentes especialistas uma disse que é autismo nivel 1. E a outra disse que parece ser apenas um atraso no desenvolvimento. Portanto estou ainda com duvidas sobre o caso dele.
Por isso peço ajuda a vocês.
Olá Eunice, tudo bem?
Separamos alguns vídeos sobre a tematica que irão tirar muitas das suas dúvidas: https://www.youtube.com/@NeuroSaberVideos/search?query=atraso%20na%20fala
Vale a pena conferir. 🥰
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Uma criança de 2 anos que tem atraso neuropsicomotor não se a firma é não caminha será que vai falar e andar com quantos anos
OláGenecy,
O desenvolvimento neuropsicomotor varia de uma criança para outra, e é difícil prever com precisão quando uma criança com atraso neuropsicomotor começará a falar e andar. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar o desenvolvimento da criança, incluindo:
– A gravidade do atraso neuropsicomotor: Quanto mais grave for o atraso, mais tempo pode levar para que a criança alcance as mesmas habilidades que outras crianças da mesma idade.
– A causa do atraso neuropsicomotor: O atraso neuropsicomotor pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo problemas genéticos, lesões cerebrais ou falta de estimulação adequada. Dependendo da causa, a criança pode precisar de tratamentos específicos para ajudar a desenvolver suas habilidades.
– Intervenção precoce: Quanto mais cedo o atraso neuropsicomotor for identificado e tratado, melhor será a chance de a criança desenvolver suas habilidades. A intervenção precoce pode incluir terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros.
É importante lembrar que cada criança é única e desenvolve habilidades em seu próprio ritmo. Algumas crianças podem começar a falar e andar mais tarde do que outras, e ainda assim crescer e se desenvolver normalmente. No entanto, se você tiver preocupações com o desenvolvimento do seu filho, procure um pediatra ou neuropediatra para te orientar melhor.
Minha filha tem 3 anos n anda mas fala . O neuro disse q é atraso no desenvolvimento por problemas genético.sera q ela vai conseguir andar.ela faz fisioterapia ocupacional.
Olá Iranilde, tudo bem?
Seu neurologista provavelmente tem uma melhor compreensão das condições específicas da sua filha e pode fornecer a melhor orientação sobre o prognóstico e o tratamento. No entanto, é possível fornecer informações gerais sobre atraso no desenvolvimento motor.
A fisioterapia ocupacional é um tratamento importante para atrasos no desenvolvimento motor, e é positivo que sua filha esteja fazendo isso. Com terapia e suporte adequados, muitas crianças com atrasos no desenvolvimento motor podem aprender a andar e desenvolver habilidades motoras adequadas. No entanto, o progresso pode ser diferente para cada criança e pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo a causa subjacente do atraso, a gravidade do atraso e o acesso ao tratamento.
É importante continuar trabalhando em colaboração com o neurologista e outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, para fornecer à sua filha o suporte e o tratamento adequados. Além disso, é importante ter paciência e ser encorajador enquanto sua filha trabalha para alcançar seus marcos de desenvolvimento.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Meu filho de 1 ano e 2 meses ,tem uma única condição, que é ser chamado pelo nome das vezes ele olha quando falamos e muitas das vezes não olha , é mais fácil não olhar que olhar , mais de resto ele é uma criança como qualquer outra ,não tem nem um outro espectro autista , mais estou na dúvida …
Olá Ester, tudo bem?
Entendemos que esteja preocupada. É comum que as crianças nesta idade possam ter dificuldade em responder ao seu nome o tempo todo, e isso nem sempre significa que há um problema de desenvolvimento subjacente. Algumas crianças podem estar mais distraídas ou envolvidas em outras atividades, enquanto outras podem estar aprendendo a reconhecer seu nome e ainda não estão prontas para respondê-lo de forma consistente.
No entanto, se você está preocupado com o desenvolvimento de seu filho, pode ser uma boa ideia consultar um profissional de saúde, como o pediatra, psicólogo infantil ou neuropediatra. Eles podem fazer uma avaliação mais aprofundada do seu filho e identificar se há algum problema de desenvolvimento subjacente, como o autismo.
Lembre-se de que o autismo é um espectro e cada pessoa é única, por isso, mesmo que seu filho não apresente outros sinais, ele ainda pode estar dentro do espectro. A intervenção precoce pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento e no sucesso a longo prazo da criança, por isso, se você tiver preocupações, é melhor buscar ajuda profissional o mais cedo possível.