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Atuação do Psicopedagogo no distúrbio de aprendizagem

O distúrbio de aprendizagem afeta mais crianças que podemos imaginar. O que começa como uma dificuldade leve pode ser, na verdade, algo que necessitará de um acompanhamento profissional.
Não são poucos os casos de pais e professores equivocados quando descobrem que o filho/aluno não consegue assimilar determinada habilidade na vida acadêmica. Isso significa a possibilidade de um transtorno na vida do pequeno.
A figura do psicopedagogo é de grande importância a partir do momento que o profissional promove uma análise aprofundada do quadro apresentado pela criança. O processo consiste em determinadas etapas, sendo que a aplicação de atividades e uma conversa com o pequeno costumam ser as mais utilizadas.

Pais devem trazer alguma situação para conhecimento do profissional

Vale lembrar, no entanto, que o psicopedagogo deve ter uma apresentação dos possíveis problemas pelos pais e, até mesmo, pelos educadores. Somente com essas orientações, ele poderá traçar uma estratégia que estabeleça a metodologia mais indicada para cada caso. Por isso é sempre válido ressaltar a relevância da multidisciplinaridade em questões que envolvam desafios para crianças e seus familiares, como o distúrbio de aprendizagem.

Atenção dos pais é primordial

É preciso que os pais tenham muita paciência para não confundir o distúrbio com a dificuldade de aprendizagem. A segunda situação pode ser enfrentada por todos nós, inclusive por aquele aluno bastante inteligente.
Para ficar mais compreensível, a dificuldade de aprendizagem é algo mais pontual e que pode ser solucionado através de aulas particulares, monitorias, etc. Por exemplo: João não consegue aprender operações que envolvem soma; e Maria não entende o emprego das orações coordenadas.
Distúrbios de aprendizagem precisam de mais acompanhamento
Os casos que apresentam os distúrbios de aprendizagem são mais sérios e devem contar com o acompanhamento do psicopedagogo. Somente ele tem as coordenadas para a solução dos problemas apresentados.

Quais são os principais distúrbios de aprendizagem?

Dislexia: caracterizada pela dificuldade que a criança apresenta nas habilidades que se referem às ações como soletração, reconhecimento da palavra, desatenção, dispersão, atraso de desenvolvimento na linguagem, dificuldades para copiar conteúdos do livro e do quadro, vocabulário com poucas palavras.
Discalculia: caracterizada pelo bloqueio que a criança tem em tudo aquilo que se referir aos números: operações matemáticas e seus sinais; identificação de quantidades, classificar números, entre outras ações que envolvem raciocínio matemático.
Disgrafia: caracterizada principalmente por uma fraca assimilação da criança com a escrita: uso incorreto de letras maiúsculas e minúsculas; alinhamento indesejado, formação de letras aquém do esperado para a idade escolar, inclinação incorreta, entre outros.

O que todos os distúrbios de aprendizagem têm em comum?

Pode-se considerar o fato de tais distúrbios terem origem neurobiológica, o que mostra o quanto eles precisam ser tratados pelo psicopedagogo.

Quais são as atividades a serem aplicadas às crianças?

Não há existe uma ‘receita’ que possa ser aplicada em todos os casos, mas é bem verdade que o profissional de psicopedagogia tende a trabalhar em cima do problema apresentado pela criança; sobretudo com uma metodologia que impulsionará a situação acadêmica do pequeno.

24 Comments

  • Cristina De Paula
    Posted 28/04/2017 at 9:38 pm

    Achei de suma importância a matéria. Poia a atuação e intervenção psicopedagógica é muito importante no momento certo!

  • Rosangela Nazareno da Silva
    Posted 29/04/2017 at 10:45 am

    Bom Dia!
    Dra. Lu, preciso saber se vc tem algum livro publicado de atividades para aplicar em consultorio? Sei que não há uma receita, mas com as dicas, vamos adequando a necessidade de cada criança.
    Agradeço muito por toda ajuda que tem nos dado.
    Que Deus continue os abençoando !!

    • NeuroSaber Responde
      Posted 28/09/2017 at 2:21 pm

      Não temos livros publicado ainda, mas nos nossos canais tem muita coisa, vale a pena conferi.

  • Flávia de Jesus Carvalho
    Posted 29/04/2017 at 4:28 pm

    Olá! Sou professora e possuo a psicopedagogia, no entanto escolhi ser somente professora. Com frequência realizo várias hipóteses diagnósticas, e mesmo com os conhecimentos que possuo, sei que não são suficientes.Acompanho a neurosaber diariamente, e tenham certeza a cada dia os admiro mais e mais. Atenciosamente, Flávia de J. Carvalho – Varginha/MG

    • Carla
      Posted 18/12/2019 at 8:19 pm

      Flávia de J. Carvalho e ao responsável do NeuroSaber, preciso da ajuda de vcs. Meu sobrinho tem 20 anos mora Poços de Caldas, e morava na zona Rural, então n foi percebido porque e mto Reservado, e problemas familiares n foi dado a devida ajuda e atenção ao problema da Dilexia . Agora preciso de ajuda para q ele possa ter um laudo comprovando seu problema Dilexia . Para q possa arrumar emprego . Preciso da ajuda de vcs, me oriente cm devo proceder e quais os médicos q devo levá-lo para ter acesso a esse laudo da Dilexia. Ele n tem plano de saúde e família n tem condição financeira. Mas vamos fazer Td pra ele. A família está unida para q ele possa ter acompanhamento e os cuidados . Grata Carla Fonseca. 🙏 Gratidão a tds

      • Suporte Neurosaber
        Posted 19/12/2019 at 10:40 am

        Olá Carla, o processo para diagnóstico de dislexia é através de uma avaliação multidisciplinar com os profissionais : psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e neurologista.
        Os exames feitos geralmente são Processamento Auditivo e Audiometria , Treinamento Auditivo em Cabine e Exame Neurológico .

  • Glacione Corrêa
    Posted 29/04/2017 at 5:30 pm

    Gostaria de mais metodologias para trabalhar com a alfabetização com alunos autistas .

  • maria josé
    Posted 29/04/2017 at 11:02 pm

    muito bom obrigado

  • maria josé
    Posted 29/04/2017 at 11:04 pm

    muito bom ,sem pre é bem vind o as dugesto~es

  • Trackback: Dificuldade de Leitura: como trabalhar o aluno - NeuroSaber
    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 5:06 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Gerlane paulino
    Posted 26/05/2017 at 12:18 am

    Boa noite, esses artigos vai ser de grande aprendizado

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 2:40 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

    • Maria Lurdiane
      Posted 03/07/2023 at 9:22 pm

      Gostei muito do material, espero que seja de ótimo aprendizado para todos!

  • Jandira
    Posted 11/06/2017 at 9:39 pm

    Boa noite !
    Muito bom esse artigo.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:45 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Trackback: A importância do acompanhamento na tarefa escolar - NeuroSaber
    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:35 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Trackback: O que é Deficiência Intelectual? - NeuroSaber
    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:36 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

  • Trackback: Dicas de atividades para crianças com Dislexia - NeuroSaber
  • Trackback: Educação especial com ênfase em deficiência intelectual e autismo. – Ato Instituto Educacional

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