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Autismo: desenvolvimento da coordenação motora fina

Uma criança com o espectro de autismo deve ter cuidados especiais, mas ela pode e deve brincar. Afinal de contas, a infância precisa ser valorizada em sua essência. Muitos pais e responsáveis ficam em dúvida quando o assunto é brincadeiras que auxiliem a cognição, o bem-estar e a coordenação motora do pequeno.

Brincadeiras que fazem diferença

Algumas práticas auxiliam muito a criança com autismo. A brincadeira age de uma forma impressionante, pois ela estimula a interação social, a comunicação e diminui os comportamentos repetitivos. Além disso, a criança pode desenvolver a coordenação motora de forma satisfatória.

O ato de brincar é terapêutico para a criança autista. No entanto, é importante saber que há determinados brinquedos que devem ser evitados, pois o pequeno precisa se sentir atraído pelo objeto.

Desenvolvendo a coordenação motora fina

Algumas brincadeiras que podem auxiliar a criança e sua coordenação motora:

  • Prender pregadores coloridos em papel;
  • Brincar com bolinhas;
  • Estimular brincadeiras com massinhas;
  • Desenhar com tinta guache, entre outros.

Lembrando sempre que cada criança é especial e precisa ser respeitada em sua individualidade.

Cada criança, uma demanda

Nem todo brinquedo deve ser usado pela criança com autismo, considerando a hipersensibilidade tão comum a ela. Há autistas que têm grande sensibilidade auditiva ou tátil. Um detalhe importante é que a criança autista também apresenta distúrbios sensoriais no que se refere a determinadas texturas. Ela também não gosta de situações que a coloquem apertada (brincadeiras) e pode não gostar de alguns tons de vozes. Então, é importante conhecer a criança para compreender o seu gosto.

Lembre-se que cada criança tem um jeito especial de ser, então a demanda precisa ser para ela de forma que, ao longo do processo, ela possa começar a interagir com outros coleguinhas de sala, da vizinhança, etc.

Considerando ainda os distúrbios sensoriais, é importante ressaltar que brinquedos muito barulhentos podem amedrontá-la ou deixá-la agitada. É preciso tomar muito cuidado e escolher brinquedos que a criança goste.

Colorir, tocar um brinquedo e encaixar peças também são completamente úteis para o desenvolvimento da coordenação motora fina.

Brincadeiras que reduzem a ansiedade

Há brincadeiras que ajudam a reduzir a ansiedade. É muito importante habituar a criança acerca do objeto, das fases da brincadeira e apresentar a ela maneiras de se acostumar com o material. A partir disso, você pode induzi-la a outros objetos, tudo de forma muito paciente para estimular desenvolvimento e habilidades da criança.

Descanso é tudo

O pequeno com autismo precisa descansar e não deve ficar recebendo estímulos de forma acentuada, pois isso pode agitá-lo. É importante frisar que apesar do convívio com outros colegas, a criança precisa também de um momento para brincar sozinha. Isso também é terapêutico. O certo é introduzir aos poucos as atividades para que o pequeno descubra, com o auxílio de um mediador, o que ele gosta.

Carinho é tudo

Não se esqueça que a criança com autismo precisa de atenção, paciência e muito amor para que ela se desenvolva através de um tratamento devido e com muita compreensão.

98 Comments

  • Anissandra
    Posted 11/09/2016 at 12:15 am

    Muito boa a explanação adotada ao sentimentos sensoriais de uma criança autista. Devemos trabalhar com muito amor e segurança, pois precisamos passar para criança e familiares todo esse afeto.

    • Andreia Karla de Almeida Catalano
      Posted 14/09/2016 at 4:24 pm

      Respeitar o tempo da criança e introduzindo aos poucos as praticas motoras, mudanças de atividades são de suma importância para o melhor desenvolvimento do paciente / educando, porém com muita calma e paciência pois o receptor necessita de intervalos para poder interiorizar o novo conhecimento e aceitar as mudanças.

      • Maria Inês da Silva Celestino
        Posted 15/09/2016 at 10:11 am

        Bom dia, adorei os artigos.Pois é muito bom aprofundar meus conhecimento,porém está me ajudando muito em meu trabalho.

    • lourdes
      Posted 15/09/2016 at 12:06 am

      Ola Luciana,gostei muito deste texto .vai mim ajudar muito com meu filho.

    • Roberly Candido De Alencar Candido
      Posted 15/09/2016 at 9:21 am

      Obrigada …pelas dicas.

    • Adriana Costa da Cunha Sabino
      Posted 15/09/2016 at 9:27 pm

      Muito significante as informações, foi de suma importância para meu aprendizado.

      • Edite Maria Ulisses Saraiva Magalhães
        Posted 16/09/2016 at 9:48 pm

        Muito proveitoso o texto, principalmente para as pessoas que convivem com crianças com essa deficiência.

    • ELISABETE DE MIRA
      Posted 20/09/2016 at 9:30 am

      Quando trabalhei com alunos autista montei um cartaz de pregas indicado os horários das aulas que seriam trabalhas e outras rotinas que aconteceria na sala e escola. com figuras ilustrando

    • FABÍOLA MOREIRA DA COSTA
      Posted 22/09/2016 at 4:07 pm

      Texto muito bom, claro e traz muitas sugestões e reflexões.

  • Fátima de Jesus
    Posted 12/09/2016 at 11:13 pm

    É muito gratificante saber como lidar com uma criança artistas pois meu neto é artista e não estava sabendo o q fazer.

    • Maristela
      Posted 14/09/2016 at 10:52 pm

      Muito boa a orientação de como estimular as crianças com autismo. Acho muito importante estarmos reciclando e inovando para poder dar o melhor cada um deles. Parabéns! Abç

      • Rosângela Aparecida dos Santos
        Posted 16/09/2016 at 8:39 pm

        Olá, obrigada pelas informações, muita aprendizagem!

  • regina maura
    Posted 14/09/2016 at 10:40 am

    oi Luciana ,estou encantando com os textos sobre o autista,tenho aprendido muito é muito importante esta troca de experiência .

    • Leliane Teixeira Guatura
      Posted 14/09/2016 at 2:13 pm

      Excelente explicação e boas dicas para o trabalho com crianças autistas.
      Temos alguns alunos com Autismo e outros com Asperger sendo alguns com laudo e outros sem.
      Com essas orientações ficará mais fácil de trabalhar com este alunos.
      Parabéns!

      Leliane

      • Waldenia
        Posted 15/09/2016 at 7:07 am

        Bom dia,
        Excelente texto e muito bom para quem trabalha com autismo, no consultório a demanda é com Deficit de atenção, o que vc teria neste assunto?

  • Vanette Borges
    Posted 14/09/2016 at 1:33 pm

    O desenvolvimento infantil é algo belo. Cada um com sua particularidade, tornando assim em mais belo, ainda. Muito obrigada pelas informações!!

  • Suzi
    Posted 14/09/2016 at 1:37 pm

    Maravilhoso texto muito estimulante e de fácil compreensão nos dá cada vez mais vontade de aprender ,novas coisas a respeito.

  • Liliane Marie
    Posted 14/09/2016 at 1:39 pm

    Texto interessante e com uma exposição direta e de fácil compreensão. uso de brinquedos e brincadeiras é importantíssimo para o desenvolvimento da atenção, concentração e da praxia fina.

  • Maria Aparecida Sanches
    Posted 14/09/2016 at 1:43 pm

    Olá!
    Estou sempre aprendendo alguma coisa com seus artigos. Muito bom! Parabéns!!

  • Lindalva Venção
    Posted 14/09/2016 at 1:48 pm

    adorei o texto

  • elisete a f de paula
    Posted 14/09/2016 at 1:48 pm

    Amei ,Luciana,seus textos me encanta te agradeço mt

  • Lia Leme Zaia
    Posted 14/09/2016 at 1:50 pm

    Ótimas ideias, para todas as crianças, com ou sem necessidades especiais!

  • PAMELA
    Posted 14/09/2016 at 1:56 pm

    GOSTARIA MUITO DE SABER A RESPEITO DO AUTISTA ASPERGER, POIS LEVEI MEU FILHO AO PSICOLOGO E ELE PEDIU PRA Q EULEVE-O PRA FAZER EXAMES PRA SABER SE É TDAH OU ASPERGER

  • Márcia Cristina de Andrade
    Posted 14/09/2016 at 1:58 pm

    Olá Luciana! Amei a matéria! Principalmente o parágrafo que fala da dosagem de estímulos e da presença de um mediador. A maioria dos leigos acha que todo autista e/ou criança com deficiência, necessita ser estimulada o tempo todo. Os estímulos são realmente necessários, mas tem que haver uma dosagem para estes, porque a criança necessita de descanso e de tranquilidade também!
    Abraços.
    Márcia Cristina.

  • Lucimara Marcondes Cadoná
    Posted 14/09/2016 at 2:10 pm

    Olá Luciana! Parabéns pelos materiais. Todos contribuindo para o nosso conhecimento e aplicação. Obrigada.

  • Elizabeth de Sousa
    Posted 14/09/2016 at 2:11 pm

    Artigo muito bom e de uma linguagem bastante clara. Parabéns!

  • Márcia Elias
    Posted 14/09/2016 at 2:18 pm

    É muito bom ler os textos, para entendermos melhor o mundo do autista.

    • Joenia
      Posted 20/09/2016 at 8:12 pm

      Muito interessante esse texto sobre os autistas pois nós professores precisamos saber mais sobre esse assunto e assim melhorar nossa atuação na sala de aula e saber lidar com essas crianças.

  • Maria Motta
    Posted 14/09/2016 at 2:19 pm

    Ótimo o texto! Informações precisas e claras!!!

  • Mara
    Posted 14/09/2016 at 2:24 pm

    Oi Luciana estou de coordenadora em uma escola municipal e estou usando seus artigos na reunião semanal com nossos professores ,pois no ano de 2017 iremos receber um aluno autista no primeiro ano. Oubrigado pelas contribuições.

  • Neuza Pereira
    Posted 14/09/2016 at 2:29 pm

    Adorei o texto,porém ainda nunca tive aproximação com um portador de autismo,bom mesmo aprender …..

  • Vilmarize Peters
    Posted 14/09/2016 at 3:11 pm

    Parabéns! Ótimas dicas.

  • Rosimari de Moura Santos
    Posted 14/09/2016 at 3:23 pm

    Ola, gostei muito do texto, com certeza tudo contribui para ajudar a crianca autista.

  • Andréa Vecchio
    Posted 14/09/2016 at 3:52 pm

    Parabéns pelo material apresentado. Obrigada.

    • Nely Limeira Costa de Lima
      Posted 17/09/2016 at 7:53 am

      Gostei muito do texto, faz uma ótima explanação sobre o assunto, abre um leque de opções e oportunidades para ser trabalhar com este público.

  • Iara Lorenssi de Avila
    Posted 14/09/2016 at 4:12 pm

    Boa tarde Luciane.
    Tenho acompanhado todos os textos, são todos muito interessantes. Alguns deles disponibilizei na escola em que trabalho para compartilhar com meus colegas também.

  • Andreia Karla de Almeida Catalano
    Posted 14/09/2016 at 4:25 pm

    O seu comentário está aguardando moderação.
    14 de setembro de 2016 às 16:24 Respeitar o tempo da criança e introduzindo aos poucos as praticas motoras, mudanças de atividades são de suma importância para o melhor desenvolvimento do paciente / educando, porém com muita calma e paciência pois o receptor necessita de intervalos para poder interiorizar o novo conhecimento e aceitar as mudanças.

    • Cileda da Costa
      Posted 19/09/2016 at 10:31 pm

      Luciana, boa noite!

      O texto é claro e auxilia na condução de uma prática eficiente com crianças autistas e perceber o grupo onde onde estão inseridos.
      grata.

  • Ângela Sandim
    Posted 14/09/2016 at 4:47 pm

    Muito interessante, estou gostando muito e aprendendo mais sobre esse grande universo para autistas.

  • Ioleide R. Plazza Câmara
    Posted 14/09/2016 at 4:52 pm

    Excelente textos, acrescentou muito ao meu conhecimento.

  • Ioleide R. Plazza Câmara
    Posted 14/09/2016 at 4:54 pm

    Gostei do texto. Ampliou meu conhecimento.

  • Hérika Bruno de Oliveira
    Posted 14/09/2016 at 5:43 pm

    AMEI O TEXTO, GOSTO MUITO DE INFORMAÇÃO SOBRE AUTISMO OU SOBRE A SÍNDROME DE ASPERGER.
    ESTES TEXTOS CONTRIBUEM PARA MEU ARTIGO SOBRE A PSICOMOTRICIDADE AUXILIANDO O AUTISTA NA ESCOLA.

  • solange do carmo oliveira narciso
    Posted 14/09/2016 at 6:04 pm

    Gosto muito de tudo o que vc nos passa .Aprendo mais facilitando meu trabalho em sala de aula.Tenho alunos com TDAH,Obrigada.Um Abraço.

  • Ivanete
    Posted 14/09/2016 at 6:19 pm

    Boa noite. As dinâmicas apontadas no texto se aplicam exclusivamente para crianças, ou pode ser aplicadas também para adolescentes autistas?

  • Rita de Cássia Nunciato
    Posted 14/09/2016 at 6:50 pm

    Parabéns!! Os textos estão ótimos.

  • Sandra B. Oliveira
    Posted 14/09/2016 at 7:18 pm

    Acredito, que quanto mais aprendermos sobre nossas crianças,melhor.Em sala de aula recebemos alunos,que precisam ser compreendidos e estimulados a se desenvolverem com alegria.Estou muito interessada em ter cada vez informações nessa área.

  • Geralda Rocha Leal Costa
    Posted 14/09/2016 at 7:34 pm

    Gostei muito do texto, realmente devemos respeitar o tempo da criança, pois cada uma é diferente da outra.

  • Hermínia Medrado
    Posted 14/09/2016 at 7:39 pm

    Gostei muito da explanação sobre o assunto, especialmente quando fala da estimulação, e que a criança precisa de um tempo sozinha. Deixá-la se manifestar e observar quais são as suas preferencias poderá ajudá-la em momentos específicos.

  • Geralda Gonçalves
    Posted 14/09/2016 at 9:12 pm

    Muito enriquecedor e necessário para ajudar a melhor trabalhar com crianças que apresentam tal síndrome. Abraços.

  • Geralda Gonçalves
    Posted 14/09/2016 at 9:13 pm

    Muito enriquecedor e necessário para ajudar a melhor trabalhar com crianças que apresentam tal síndrome. Abraços.

  • Wania
    Posted 14/09/2016 at 9:48 pm

    Adorei o texto muito bem explicado. Parabéns!

  • Olga Suely de Moraes Abreu
    Posted 14/09/2016 at 10:00 pm

    Boa noite. Como sempre os artigos são muito ricos em conhecimentos. Parabéns pelo empenho e obrigada por tudo.

  • Olga Suely de Moraes Abreu
    Posted 14/09/2016 at 10:02 pm

    Boa noite. Como sempre os artigos são muito ricos em conhecimentos.

  • Érika
    Posted 14/09/2016 at 10:14 pm

    É muito interesse as informações elaboradas para o convívio com a criança autista. Tenho oportunidade desse relacionamento e concordo com as colocações para o seu desenvolvimento o estímulo tem que ser dosado sim e muita paciência e amor ajudam no seu interesse.

  • FRANKSLAYNNE LUZIA FERREIRA COSTA
    Posted 14/09/2016 at 10:16 pm

    ÓTIMO TEXTO! ADOREI, APRENDI QUE A CRIANÇA NECESSITA FICAR SOZINHA.PRECISA DO SEU TEMPO.

  • Maristela
    Posted 14/09/2016 at 10:55 pm

    Parabéns! Acho muito importante essa troca de conhecimento e experiência, isso é enriquecedor. Abç

  • Fernanda Maria da Silva Ecar
    Posted 14/09/2016 at 11:50 pm

    A criança com autismo usa o mediador ou alguém, como extensão do próprio corpo.
    É por causa da dificuldade na coordenação motora?

  • Ana Maria Gonçalves Pauka
    Posted 15/09/2016 at 7:19 am

    Gostei muito do conteúdo apresentado. Vem acrescentar e reforçar a importância do vínculo com a criança autista, para o melhor desenvolvimento e inserção dela nas atividades coletivas.

  • Isabel Cristina
    Posted 15/09/2016 at 7:45 am

    Amei o conteúdo, tudo de forma simples e objetiva, com palavras(explicações) do nosso cotidiano. Estou gostando muito de poder estar participando de tudo isso,também podemos perceber que tudo está sendo feito com muito carinho.

  • Marcia andrade
    Posted 15/09/2016 at 8:20 am

    Luciana. Excelente esvlarecer pontos importantes. Como psicomotricista procuro oferecer momentos de relaxamento. Um tempo compartilhado de silencio e calma. Para que a criança perceba seu corpo sua respiraçao. Sugiro aos pais. Obrigafa por compartilhar

  • Maria Cristina Quaresma e Silva
    Posted 15/09/2016 at 8:45 am

    Texto muito importante para nós, docentes, muitas vezes pensamos que o brincar deve ser introduzido a todo momento para nossos alunos, mas percebemos com a leitura desse texto que, devemos ter cuidados e conhecimentos sobre a deficiência que nossos alunos têm. Senão, ao invés de ajudá-los podemos prejudicá-los na sua aprendizagem. Gostei muito do texto.

  • cristiane de carli
    Posted 15/09/2016 at 9:02 am

    Muito bom! Brincar é parte fundamental no desenvolvimento infantil. Gostei!

  • Pracilda Santana
    Posted 15/09/2016 at 9:17 am

    Bom Dia Luciana;

    O texto contempla as crianças autistas ou não ,pois quem lida com crianças sente-se contemplada com as informações e contribuições que o texto trás para evitar danos futuros na vida de nossos filhos,netos,alunos.É sempre bom podermos contar com informações tão valiosas em nossas práticas.

  • MARIA DO SOCORRO QUARESMA E SILVA
    Posted 15/09/2016 at 9:36 am

    MUITO INTERESSANTE O TEXTO…COMPLEMENTEI O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM ESSA LEITURA, E JÁ MODIFIQUEI ALGUMAS ATIVIDADES.

  • Isabel Aparecida Hilário
    Posted 15/09/2016 at 10:02 am

    Maravilhoso poder contar com sua ajuda. Adorei as dicas.

  • Maria Neides Silva de Mesquita
    Posted 15/09/2016 at 11:44 am

    Adorei a explicação, trabalho com inclusão, todas as informações serão de grande valia.

  • Eliana
    Posted 15/09/2016 at 1:02 pm

    Boa tarde muito bom essas informações , a cada texto lido maior é a ansiedade de adquirir mais conhecimento.

  • regina lima
    Posted 15/09/2016 at 4:41 pm

    adorei as dicas.obrigada!

  • Maria Jose Setolim
    Posted 15/09/2016 at 8:44 pm

    Parabéns! Texto com propriedades bem amplas a respeito do assunto.

  • MARIA DAS DORES PEREIRA RODRIGUES
    Posted 15/09/2016 at 9:19 pm

    BOA NOITE A TODOS!
    GOSTEI MUITO SOBRE O TEMA ,SABER COMO LIDAR COM O AUTISTA, E A MELHOR MANEIRA DE TRABALHAR COM A COORDENAÇÃO MOTORA FINA ,E OS TIPOS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.REALMENTE A CRIANÇA AUTISTA NÃO TOLERA BARULHO E ATIVIDADES MUITO LONGAS,TEM QUE SER TUDO NO TEMPO DELE É ELE QUE DETERMINA ATÉ QUANDO AQUELA ATIVIDADE VAI DURAR POIS QUANDO ELE NÃO QUER MAIS NÃO ADIANTA INSISTIR .

  • Sandra Ramos
    Posted 16/09/2016 at 5:21 am

    Quão importante é sabermos sobre as doenças que estão presentes em nossas casas e escolas. Aprofundar o conhecimento é papel sim do professor do séc. XXI que tem como objetivo não só ministrar aulas de conteúdos que fazem parte de um currículo, mas em suas aulas desenvolver métodos que devolvam outras habilidades não só pensantes, intelectuais, mas sensoriais, interpessoais,a fetivas… a fim de aproximar-se cada vez mais de forma abrangente de todos os alunos, com ou sem laudo.

  • Alessandra
    Posted 16/09/2016 at 6:36 am

    Gostei muito do texto!! uma ajuda excelente para aprimorar nosso conhecimento , entender e trabalhar com os pequenos.

  • TAMARA ROSA
    Posted 16/09/2016 at 8:51 am

    Gostei bastante desse texto, estou precisando trabalhar coordenação motora fina.
    Achei interessante.

  • Simone Afonso Corrêa Pizzolim
    Posted 16/09/2016 at 10:34 am

    Olá Luciane, atendo crianças com autismo e o texto é realmente muito bom. As leituras tem contribuído e enriquecido meu trabalho.

  • SHEILA SILVA
    Posted 16/09/2016 at 10:49 am

    O material é muito bom. As informações bem objetivas.
    A criança com autismo precisa do tempo dela, ela é que vai mostrar quando precisa de carinho, buscando e pedindo a atenção do mediador com pequenos gestos, um olhar. As brincadeiras podem ser em grupo, mas é bom deixar partir dela a aproximação ao grupo… Por que não levar o grupo até ela? Pedir às outras crianças para chamá-la para brincar também é uma ótima solução, pois entre elas a interação é diferente.

  • Débora Silva
    Posted 16/09/2016 at 12:23 pm

    Muito bem colocado o assunto que reforça a importância da coordenação motora fina, trabalhos como esse que ajuda a criança com TEA evoluir em muitos aspectos.

  • Nalu Lima de Paula
    Posted 16/09/2016 at 2:16 pm

    Dicas simples que direcionam nosso trabalho e auxiliam nosso aluno no seu desenvolvimento.

  • Sônia
    Posted 16/09/2016 at 4:23 pm

    Gostei muito.Excelente e enriquecedor este assunto.
    Obrigada!

  • Sandra Perino borbas
    Posted 16/09/2016 at 8:18 pm

    Gostei muito ,pois tenho um aluno com autismo,na Educação Infantil!

  • Lucia Hochmann
    Posted 16/09/2016 at 10:04 pm

    Gosto muito do tema. Excelente texto. As crianças com autismo precisam além do estímulo, atenção, compreensão, carinho, de rotina. Esta é muito importante para ela estar sempre situada no seu contexto diário. Quando trabalhei com uma criança autista, montei uma rotina semanal com figura escrita, todos os dias situava a criança do que faríamos daquele dia, de segunda a sexta-feira. Foi muito rica a experiência. A criança ficava mais tranquila e adquiria autonomia nas suas ações.

  • Nely Limeira Costa de Lima
    Posted 17/09/2016 at 8:10 am

    Amei o texto, ele abri as possibilidades de se trabalhar com esta demanda. Possibilidades que nem imaginava existir. Sou grata pela oportunidade de participar desde momento de aprendizagem. Fiquei estimulada a continuar para conhecer ainda mais este universo.

  • Rita de Cássia da Silva
    Posted 18/09/2016 at 4:38 pm

    Tenho um filho de 15 anos. Foi muita luta contra o mundo e contra a sociedade !A sociedades é muito difícil, é muito cruel hoje está muito bem hoje está muito melhor. Os projetos sociais é muito importante tanto pras criança como pais e para mães.

  • Jaqueline Sena
    Posted 19/09/2016 at 8:18 am

    Muito Bom!

  • Iolanda Araújo
    Posted 19/09/2016 at 2:45 pm

    Muito boa a explanação da questão que o autista também tem suas escolhas. Seu momento, seus limites.

  • Thamara Martins de Oliveira
    Posted 19/09/2016 at 3:19 pm

    Muito interessante a Matéria, pois temos muitas dúvidas como lidar com alunos autistas.

  • Eliete de Moura Beserra Esturari
    Posted 19/09/2016 at 7:45 pm

    Ótimas as informações que este texto proporciona.
    Adorei

  • Vivian Moreno Castillo
    Posted 20/09/2016 at 2:39 pm

    Gostei muito das informações… elas estão me ajudando muito com meu filho … Na parte que fala sobre as brincadeiras que reduzem a ansiedade será que vcs poderiam dar alguns exemplos de brincadeira? Gratidão!!!!

  • Maria Neides Silva de Mesquita
    Posted 20/09/2016 at 3:24 pm

    Adorei, o material riquíssimo, tudo que estou precisando para melhorar minha atuação como professora do AEE- Atendimento Educacional Especializado,

  • suzimar
    Posted 20/09/2016 at 4:40 pm

    Muito interessante o texto, e de fácil compreensão.

    Parabéns

  • Joenia
    Posted 20/09/2016 at 8:17 pm

    O texto sobre autismo é muito interessante pois nós professores precisamos enriquecer nossos conhecimentos sobre crianças autistas para sabermos lidar com elas.

  • Gilvaneide dos Santos
    Posted 21/09/2016 at 12:02 am

    Uma explanação de alto nível, Parabéns! Adorei as dicas e orientações para intervenção no aspecto da coordenação motora fina. Minha clientela necessita de maiores estímulos nessa área.

  • Célia Ximenes
    Posted 22/09/2016 at 7:04 am

    Conteúdo muito bom. Já venho trabalhando com algumas das dicas sugeridas e vem surtindo resultados.

  • nazareth maia
    Posted 25/09/2016 at 10:09 pm

    Gostei muito. Ja tive um aluno autista e confesso que a minha falta de conhecinento me prejudicou muito.

  • Fernanda
    Posted 26/09/2016 at 7:43 am

    Obrigada por compartilhar todo esses conheimentos.

  • Maria
    Posted 27/07/2018 at 1:28 pm

    Sou professora de AEE e tenho um aluno autista do 2°ano do ensino médio, que desenha muito bem, têm traço firme, mas só gosta de desenhar personagens orientais(japonês) o q devo fazer trabalhar com ele nessa linha? Já q em sala de aula não gosta de copiar.

  • Maiara Cristina de Souza
    Posted 29/03/2022 at 3:55 am

    Alguém poderia me ajudar minha filha de 10 meses tem autismo N sei o q fazer p estimular ela a sentar ela N senta não gosta de colo N gosta de ficar de bruços já tentei várias brincadeiras ela N fica de jeito nenhum em pé nem eu segurando N sei o q fazer ainda N chamaram ela p fazer os tratamentos com fisioterapeuta e etc gostaria de dicas de algumas mães

    • Solange
      Posted 30/03/2022 at 12:59 pm

      Olá Maiara, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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