Autismo e Consciência fonológica: Qual a relação na alfabetização?

A importância da Consciência Fonológica no processo de alfabetização é amplamente reconhecida, sendo comprovadamente eficaz tanto para crianças típicas quanto atípicas.
No caso específico das crianças com autismo, é essencial adaptar a metodologia de ensino às suas necessidades individuais, uma vez que cada uma pode apresentar desafios distintos durante o aprendizado.
Os exercícios que visam estimular essa habilidade de manipulação dos sons da língua trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças, sendo fundamentais para um processo de alfabetização bem-sucedido.
Neste artigo, exploraremos exemplos de exercícios que estimulam essa habilidade fundamental, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico das crianças.
Conteúdo
O que é Consciência Fonológica?
Podemos descrever a consciência fonológica como a habilidade de reconhecer e perceber os padrões fonéticos existentes dentro da língua em que a criança fala, a ponto de obter autonomia suficiente para manipulá-los.
Além disso, ela é uma das principais ferramentas precursoras para uma alfabetização bem estruturada e de sucesso, principalmente para crianças autistas.
E o melhor: a estimulação das competências da consciência fonológica pode começar dentro de casa!
Essas competências são:
- Rima;
- Aliteração;
- Consciência de Palavras;
- Sílabas;
- Consciência Fonêmica;
A Consciência Fonológica na Alfabetização
Antes de iniciar o processo de alfabetização da criança, é necessário estimular o desenvolvimento de habilidades e competências que são essenciais para a leitura e escrita. Ou seja, as informações recebidas no dia a dia, tanto em casa quanto durante brincadeiras com outras crianças, são fundamentais para esse desenvolvimento linguístico.
Além disso, o aprendizado da leitura e escrita depende de uma base linguística adquirida através da comunicação oral. Neste sentido, em casos em que a criança não tenha nenhuma condição física ou cognitiva que atrase ou impossibilite este processo, a fala se desenvolve espontaneamente, dependendo apenas da exposição e convivência com pessoas que falem e interajam com ela.Porém, para aprender a ler e escrever é preciso um ensino estruturado e planejado, começando pela Consciência Fonológica.
A importância da consciência fonológica para a criança com autismo
A Consciência Fonológica desempenha um aspecto interdisciplinar para o aprendizado de uma criança autista, aumentando a capacidade de absorção de conteúdos que irão auxiliar em seu desempenho durante a alfabetização.
Consequentemente, após as habilidades de alfabetização serem consolidadas em uma base bem estruturada, o aprendizado de diversas outras disciplinas se torna mais proveitoso e significativo, auxiliando também, no desenvolvimento pedagógico da criança.
Dicas para trabalhar atividades
Engana-se quem pensa que estimular essa habilidade é um processo demorado e complicado! Evidências científicas comprovam que com apenas 15 minutos diários já podemos impactar significativamente o aprendizado da criança.
Portanto, crianças com autismo não-verbal também podem se beneficiar de estímulos da Consciência Fonológica. Ou seja, a estimulação deve ser feita por meio da instrução explícita e da verbalização repetida de sons, palavras e sílabas.
Dicas de exercícios para crianças com autismo
Existem muitas atividades que podem estimular a consciência fonológica de crianças com autismo, mas lembre-se de que cada criança é única, então utilizar uma didática padronizada para vários alunos pode não ser a melhor opção.
Sílabas: Escolha uma palavra e estimule a criança a repetir as sílabas que compõem a palavra. Junto com ela, repita as sílabas e sincronize a repetição batendo palmas ou até mesmo os pés.
Fonemas: Direcione a atenção da criança aos sons que compõem cada palavra, sinalizando padrões e diferenças entre eles. Introduza a criança a descobrir os sons presentes em cada vocábulo também!
Rima: Leia uma historinha que ela já conheça ou até mesmo uma música e repita as palavras que rimem para ela. Depois, peça para que ela repita com você e identifique outras rimas ao decorrer da história.
De maneira geral, existem diversos exercícios que podemos fazer para estimular essas habilidades em crianças com autismo! Todos eles irão trazer muitos benefícios ao processo de aprendizagem e de alfabetização.
Você pode ter papel principal nisso! Mas lembre-se de direcionar um olhar individualizado para cada criança, visto que crianças com autismo podem ter diferentes graus de comprometimento, indo dos autistas não-verbais até os hiperléxicos.
Quer saber sobre outros métodos de alfabetização para crianças com autismo? Então assista o vídeo aqui embaixo onde a Luciana Brites explica mais sobre o assunto! É só clicar aqui embaixo:
Referências:
https://odia.ig.com.br/opiniao/2021/09/6231486-luciana-brites-brincadeira-para-alfabetizar.html
FARIAS, Verônica da Costa. A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Ideias e Inovação – Lato Sensu, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 67, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7911. Acesso em: 28 maio. 2024.