Skip to content Skip to footer

Avaliação do desenvolvimento na primeira infância: por que fazer?

Desenvolvimento Infantil

A primeira infância é uma etapa importante para o estabelecimento de determinadas habilidades fundamentais da criança. 

Esta fase é caracterizada pelo início de uma série de comportamentos e interação com o ambiente em que ela está inserida, e a  avaliação do desenvolvimento se revela um passo importante para vida do pequeno e de sua família.

Neste artigo, vamos explorar a importância  da primeira infância e como a avaliação do desenvolvimento pode ajudar tanto as crianças quanto suas famílias.

Escola: lugar para socializar

Embora a família seja o primeiro contato da criança com a sociedade, é inegável que a escola exerce um papel primordial na socialização de uma pessoa.

Além disso, é diante de atividades, desafios e do próprio convívio do dia a dia, que o pequeno passa a desenvolver habilidades imprescindíveis para sua vida. Neste sentido, a linguagem e a cognição são um dos principais pontos a serem trabalhados nesse período.

Porém, é sempre válido ressaltar que o ambiente escolar promove também a construção de relações afetivas, o começo da autonomia em determinadas funções, a psicomotricidade e outras inúmeras possibilidades que devem ser acompanhadas por profissionais capacitados.

Portanto, uma vez que a primeira infância é o momento em que os pequenos passam a estabelecer as bases para o desenvolvimento emocional, intelectual e moral; nota-se uma urgência de um acompanhamento que enfoque a criança e seus desafios.

Sobre a avaliação do desenvolvimento na primeira infância

Dada a importância das primeiras habilidades desempenhadas e aprendidas pelas crianças, nota-se o quão necessária é a avaliação do desenvolvimento. 

Afinal, é indispensável que pedagogos, psicopedagogos e educadores estabeleçam diretrizes para analisar e observar a forma a qual as crianças se desenvolvem.

Além disso, o caráter de urgência para essa prática está no fato de o  desenvolvimento pessoal e social dos pequenos abranger aptidões necessárias acerca da compreensão de seus sentimentos. Isso também contribui para a interação com outras pessoas e até mesmo para fortalecer seu senso de pertencimento a um determinado grupo social.

Desenvolvimento da psicomotricidade

Na avaliação do desenvolvimento, não se deve esquecer do aspecto psicomotor.

Além disso, avaliar e trabalhar a psicomotricidade é essencial para ajudar a criança de uma maneira bem ampla: 

  • Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
  • Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
  •  Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
  •  Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
  •  Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
  •  Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
    Induzir a confiança em si mesma (na criança);
      

Em resumo, deve-se considerar o fato de que a criança, sobretudo na primeira infância, deve ter todas as suas necessidades sociais e psicológicas atendidas. Isso impulsiona comportamentos saudáveis: relações de confiança com adultos, respeito por sua própria individualidade, interação com seus pares, oportunidade de aprendizado, entre outros fatores.


https://neurosaber.com.br/o-que-e-psicomotricidade/


CRÓ, Maria de Lurdes. PINHO, Ana Mafalda. A primeira infância e a avaliação do desenvolvimento pessoal e social. Revista Iberoamericana de Educación. Acesso em: 24 de ago. 2018.

4 Comments

  • Fabiana
    Posted 30/08/2018 at 4:57 pm

    Essse tema será de grande importância para obter um aprendizado importante.

  • Francisca da silva modesto
    Posted 13/09/2018 at 5:06 pm

    Es de acordo que uma criança com idade digamos de 1 a 3 anos esteja na escola? Por Que?

    • Adriana Matias
      Posted 14/09/2018 at 9:53 am

      Olá Francisca , é muito importante avaliação porque através dela você identifica o desenvolvimento da criança e suas dificuldades , onde se pode trabalhar para pleno desenvolvimento do aluno levando em considerações que atrasos no desenvolvimento na primeira infância pode prejudicar esse indivíduo para resto de sua vida .

  • Trackback: Neuro-alfabetização: Processo com começo, meio e fim - Instituto NeuroSaber

Leave a comment

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊