Skip to content Skip to footer

BRINCADEIRAS DE FANTOCHES E MARIONETES PARA CRIANÇAS

BRINCADEIRAS DE FANTOCHES E MARIONETES_ ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS

Brincadeiras de fantoches e marionetes, é importante lembrar que essas brincadeiras geram benefícios para as crianças de 3 a 6 anos. 

É provável que todos nós tenhamos lembranças relacionadas às brincadeiras com fantoches e marionetes durante a infância, na escola, no teatro ou até mesmo em casa.

Em essência, as brincadeiras podem ser simples feitas de meias ou até elaborados com cenários e roteiro. Em geral a atividade é popular até os dias atuais por se tratar de uma maneira simples e lúdica de divertir os pequenos.

Ou seja, brincar com fantoches e marionetes representam mais do que apenas uma recreação. Tendo em vista que é uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento infantil.

É fato que, até uma certa idade, nossos filhos aprendem brincando, e o exercício com fantoche é um bom exemplo disso. Por outro lado também proporciona conhecimentos para o desenvolvimento biopsicossocial infantil.

BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS

Explorando sentimentos fortes:

Com certeza, brincar de marionetes gera uma aproximação importante entre pais e filhos. Principalmente quando ocorre na faixa etária dos 3 a 6 anos de idade. Pois trata-se de uma idade em que as crianças estão lidando com novas sensações e percepções.

Isso quer dizer que nem sempre elas sabem lidar ou reagir a determinados acontecimentos. Por esse motivo, emoções fortes nem sempre são recebidas bem.

Sem dúvida sentimentos como ciúme, angústia e tristeza podem causar reações indesejadas. Portanto, esse tipo de brincadeira é uma opção para os pais se aproximarem dos filhos de forma lúdica. Em resumo, explorando sentimentos intensos e maneiras de como lidar com eles.

Conhecer e expressar emoções por meio dos personagens dos fantoches ou marionetes pode tornar esses sentimentos mais simples de entender e lidar.

Mas como devo usar a brincadeira para trabalhar as emoções?

As emoções podem ser introduzidas no enredo da história. Por exemplo: se a história é sobre dois personagens que são jogadores de futebol…

Você pode imaginar com a criança que um dos personagens está com raiva do outro por não conseguir jogar tão bem quanto ele. Sendo assim, a partir desse roteiro é possível estimular a criança a nomear as emoções.

Também pode perguntar a opinião dela sobre o que deveria ser feito em cada situação. Caso a criança sugira alguma ação como fazer com que um boneco bata no outro, apresente outras formas de conduzir a situação. Também explique a melhor maneira de agir no momento.

Por esse motivo, é essencial fazer com que ela entenda que emoções intensas são normais. Mas que alguns comportamentos são inapropriados e não devem ser feitos.

Também pode usar essa situação para dar dicas de como cada personagem poderia agir. Além de conversar com a criança sobre a emoção em questão e perguntar se ela já sentiu aquilo.

Ou seja, essa conversa fará com que a criança entenda que é normal ter emoções fortes. Desta forma estimulando o entendimento e gerenciamento das emoções.

BRINCADEIRAS DE FANTOCHES E MARIONETES: ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS

– Desenvolvimento motor:

Para brincar com fantoches e marionetes, a criança usará a mão com frequência. Em primeiro lugar, caso seu filho não tenha o fantoche pronto, ele precisará usar as mãos para criar um. Também durante a brincadeira, fará uso da mão para abrir e fechar a boca do boneco criando o movimento.

Também pode ser que a criança ainda queira montar um cenário. Em geral para confeccionar o palco precisará cortar, colar e pintar, atividades com trabalho manual. Consequentemente, realizar tais ações com seu filho é fundamental para aprimorar a parte motora dele

– Criatividade:

Com isso em mente, ao desenvolver o teatro de fantoches, serão requisitadas imaginação e criatividade para criar cenários e histórias. Sem demora o pequeno, participando ativamente desse momento, terá grandes oportunidades de estimular seu cérebro. O que será importante para o ganho em aspectos cognitivos e emocionais.

– Desenvolvimento da fala:

Com certeza, uma das coisas mais divertidas e engraçadas de brincar com fantoches e marionetes é a parte em que eles movimentam a boca. Ou seja, a pessoa que está controlando o boneco fala como se fosse o personagem.

Ou seja, para as crianças participarem disso, a brincadeira exige que eles exercitem a linguagem. Também criando conversas entre os personagens e interagindo com o público.

Por esse motivo crianças mais novas podem ter mais dificuldades em estabelecer um diálogo. Pois podem não conhecer ou não conseguirem pronunciar algumas palavras. Desse modo, o teatro de fantoches é uma oportunidade para elas aprenderem e treinarem a fala de forma lúdica.

Portanto é importante reforçar que não é interessante ser áspero ou ficar chateado quando a criança apresenta dificuldades. Pois é muito comum que ele não consiga falar tudo.

Entretanto, com carinho e paciência, a tendência é que gradativamente ele vá ganhando confiança e desenvolvendo os aspectos linguísticos.

O QUE É PRECISO PARA BRINCAR DE FANTOCHE

Primeiramente, os pais ou responsáveis podem comprar o fantoche já pronto. Até mesmo usar qualquer brinquedo macio e/ou criar o próprio fantoche.

Mas como faço para criar meu próprio fantoche?

Para criá-lo não precisa de muito. Ele pode ser feito de materiais como tecido, TNT, ou apenas com uma meia velha. Ou até mesmo com alguma coisa que não use mais.

Então é só costurar ou colar botões nela para representarem os olhos do personagem. Por exemplo: colar lã, barbante ou algodão para fazer o cabelo; e, por fim, usar marcadores ou canetas para desenhar o rosto.

Depois disso, é só usar a criatividade e imaginação, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para a criança.

 REFERÊNCIAS

  • ARAUJO, M. A.; ROCHA, M. S. O uso de fantoches e suas contribuições para a narrativa de crianças. Leitura: Teoria & Prática, v. 39, n. 83, p. 83-103, 2021. DOI: 10.34112/2317-0972a2021v39n83p83-103. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/733/639. Acesso em: 13 jul. 2022.

Leave a comment

0.0/5