Brincadeiras na estimulação de crianças com Autismo (TEA)
Como já se sabe, o tratamento do Autismo deve ser sempre interdisciplinar e as evidências têm mostrado que as estratégias mais eficazes envolvem atividades que envolva a criança com Autismo com outras pessoas e em sequências compartilhadas que tenham começo-meio-fim e sentido social. Dentre estas atividades, ressalta-se a utilização de brinquedos que possam auxiliar no seu desenvolvimento motor, social e sensorial.
Os brinquedos e as brincadeiras que devem ser adotadas nos processos de estimulação de crianças com Autismo precisam, antes de tudo, serem adequadas de acordo com o perfil da criança que se quer estimular. Devem ser prazerosos, agradáveis, desejados e não podem gerar medo, suspeição ou enojamento. Sabemos que estas crianças são hipersensíveis e costumam ter grande repúdio por determinadas cores, sons, texturas e paladares e um brinquedo deve ser sob medida para esta ou aquela criança.
Podemos assim, sob o ponto de vista de modo de estimulação, ter brinquedos para desenvolver 4 eixos neuropsicomotores de crianças com Autismo: coordenação motora grossa, motora fina, interação social e integração sensorial. Vamos aos brinquedos e às brincadeiras: sanduíche de criança, procure a múmia, movimentar a criança dentro de uma caixa, conduzir a criança estando em cima de um lençol, atravessar túnel de pernas, balançar na rede, procurar com olhos vendados, esconde-esconde, pula cores, etc. Estes brinquedos não são barulhentos e apenas se utilizam de regras simples com a participação de outras crianças. Ajuda a estimular coordenação olho-pé, identificar cores e nomes, consciência espacial, auxilia a socialização, esperar a vez, começar e terminar, consciência corporal.
O uso de quebra-cabeças, cartas de cores, materiais de encaixe, identificação de faces auxilia a criança a estimular sua consciência de emoções faciais, coordenação motora fina, estimula identificação de faces e aumenta a sensibilidade proprioceptiva. Estes brinquedos são constituídos de formas e detalhes que levam a criança a cumprir etapas e objetivos bem definidos, o que ajuda muito a criança com autismo a cumprir tarefas até o fim. Jogos constituídos de cheiros, paladares, texturas e sons também podem ser úteis na medida que podem avaliar a aptidão da criança pelos diversos estímulos sensoriais e desenvolver outras aptidões por novos estímulos.
Deve-se lembrar que é comum Autistas gostarem de atividades com água, pedaços de espuma, caixas de areia e itens que envolvam balanços. Nestes casos, o brinquedo ajuda a relaxar e traz imenso prazer. Podem ser acionados nos casos de estresse e agressividade. Nunca é demais comentar que normalmente estas crianças se sobrecarregam rapidamente e ficam enjoadas ou irritadas com muitos estímulos e, assim, temos que apresentar estes estímulos pouco-a-pouco e paulatinamente e mais das vezes, dar a oportunidade de brincar um pouco sozinho para descansar.
7 Comments
POSSO NUM MOMENTO DE NERVOSISMO DAR ALGO TIPO BOLINHA DE AMASSAR PARA VER SE ACALMA?????
Boa Tarde! Gostei da matéria,embora algumas coisas eu já sabia pois tenho uma neta com autismo leve.Gosto de ler livros e matérias que falam sobre o assunto.
Achei muito rica suas instruções do brincar na estimulação de crianças com Autismo (TEA). Parabéns pelo seu trabalho!
Trabalho numa sala regular com 3 alunos com autismo. Estou trabalhando pela primeira vez e e um desafio
Meu nome é Salete, sou vó de autista de 3 aninhos. Gostei muito das suas orientacoes. Tenho muita dificuldade de brincar com ele.
Por favor fale sobre bebês com até 1 ano de idade com tea e que tem surdez total como estimular por favor!
ultimamente, meu filho desenvolveu muitas birras e agressividade quando recebe um não, ele tem autismo mediano eu estou tensa com o comportamento dele, sempre que alguma coisa diferente ,quando contrariado chora grita bate. esmurra as coisas.