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Brincadeiras na estimulação de crianças com Autismo (TEA)

Como já se sabe, o tratamento do Autismo deve ser sempre interdisciplinar e as evidências têm mostrado que as estratégias mais eficazes envolvem atividades que envolva a criança com Autismo com outras pessoas e em sequências compartilhadas que tenham começo-meio-fim e sentido social.  Dentre estas atividades, ressalta-se a utilização de brinquedos que possam auxiliar no seu desenvolvimento motor, social e sensorial.

Os brinquedos e as brincadeiras que devem ser adotadas nos processos de estimulação de crianças com Autismo precisam, antes de tudo, serem adequadas de acordo com o perfil da criança que se quer estimular. Devem ser prazerosos, agradáveis, desejados e não podem gerar medo, suspeição ou enojamento. Sabemos que estas crianças são hipersensíveis e costumam ter grande repúdio por determinadas cores, sons, texturas e paladares e um brinquedo deve ser sob medida para esta ou aquela criança.

Podemos assim, sob o ponto de vista de modo de estimulação, ter brinquedos para desenvolver 4 eixos neuropsicomotores de crianças com Autismo:  coordenação motora grossa, motora fina,  interação social e integração sensorial. Vamos aos brinquedos e às brincadeiras: sanduíche de criança,  procure a múmia, movimentar a criança dentro de uma caixa, conduzir a criança estando em cima de um lençol, atravessar túnel de pernas, balançar na rede,  procurar com olhos vendados, esconde-esconde,  pula cores, etc.  Estes brinquedos não são barulhentos e apenas se utilizam de regras simples com a participação de outras crianças.  Ajuda a estimular coordenação olho-pé, identificar cores e nomes, consciência espacial, auxilia a socialização, esperar a vez, começar e terminar, consciência corporal.

O uso de quebra-cabeças, cartas de cores, materiais de encaixe, identificação de faces auxilia a criança a estimular sua consciência de emoções faciais, coordenação motora fina, estimula identificação de faces e aumenta a sensibilidade proprioceptiva.  Estes brinquedos são constituídos de formas e detalhes que levam a criança a cumprir etapas e objetivos bem definidos, o que ajuda muito a criança com autismo a cumprir tarefas até o fim. Jogos constituídos de cheiros, paladares, texturas e sons também podem ser úteis na medida que podem avaliar a aptidão da criança pelos diversos estímulos sensoriais e desenvolver outras aptidões por novos estímulos.

Deve-se lembrar que é comum Autistas gostarem de atividades com água, pedaços de espuma, caixas de areia e itens que envolvam balanços. Nestes casos, o brinquedo ajuda a relaxar e traz imenso prazer. Podem ser acionados nos casos de estresse e agressividade. Nunca é demais comentar que normalmente estas crianças se sobrecarregam rapidamente e ficam enjoadas ou irritadas com muitos estímulos e, assim, temos que apresentar estes estímulos pouco-a-pouco e paulatinamente e mais das vezes, dar a oportunidade de brincar um pouco sozinho para descansar.

Assista nossa live sobre sobre Brincadeiras no TEA

7 Comments

  • Ana Rita
    Posted 06/10/2017 at 11:31 pm

    POSSO NUM MOMENTO DE NERVOSISMO DAR ALGO TIPO BOLINHA DE AMASSAR PARA VER SE ACALMA?????

  • Sebastiana Borges Ferreira
    Posted 31/12/2017 at 4:37 pm

    Boa Tarde! Gostei da matéria,embora algumas coisas eu já sabia pois tenho uma neta com autismo leve.Gosto de ler livros e matérias que falam sobre o assunto.

  • Giselle Munhoz Malospirito
    Posted 21/01/2018 at 11:44 am

    Achei muito rica suas instruções do brincar na estimulação de crianças com Autismo (TEA). Parabéns pelo seu trabalho!

  • Maria Cruz Sousa
    Posted 21/02/2018 at 4:18 pm

    Trabalho numa sala regular com 3 alunos com autismo. Estou trabalhando pela primeira vez e e um desafio

  • Salete souza braz
    Posted 12/06/2018 at 7:04 pm

    Meu nome é Salete, sou vó de autista de 3 aninhos. Gostei muito das suas orientacoes. Tenho muita dificuldade de brincar com ele.

  • Rafaela Dutra
    Posted 12/09/2018 at 8:55 am

    Por favor fale sobre bebês com até 1 ano de idade com tea e que tem surdez total como estimular por favor!

  • Rita de Cassia Luna
    Posted 15/10/2018 at 12:31 pm

    ultimamente, meu filho desenvolveu muitas birras e agressividade quando recebe um não, ele tem autismo mediano eu estou tensa com o comportamento dele, sempre que alguma coisa diferente ,quando contrariado chora grita bate. esmurra as coisas.

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