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Brincadeiras simples para coordenação

A infância é determinante para outras etapas da vida. A coordenação motora representa um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma pessoa. Situações que fazem parte do cotidiano da criança são essenciais para impulsionar esse conjunto de habilidades.
O primeiro contato com objetos, os trabalhinhos do jardim de infância e a manipulação de pequenos objetos significam as descobertas daquele pequeno universo para o bebê.

Qual a importância das brincadeiras?

A partir dos 3 ou 4 anos, meninos e meninas começam a ter um certo controle de sua preensão (ato de pegar algo), do equilíbrio das pernas e tronco, embora ainda possam cambalear. As tarefas pedagógicas e as brincadeiras que fazem parte de sua vida exercem uma influência imprescindível no desenvolvimento das crianças.

Colocando em prática as habilidades necessárias

É válido ressaltar que para uma coordenação motora regular, o pequeno deve mexer, tocar, descobrir, movimentar-se. As brincadeiras, então, representam uma excelente oportunidade para que seus filhos possam colocar em prática as habilidades, cujos benefícios os acompanharão por toda a sua vida. A psicomotricidade é um exemplo.
Há uma série de atividades lúdicas que podem ser realizadas não somente no ambiente escolar, mas em casa mesmo. Portanto, pegue papel e caneta; anote nossas dicas e aproveite com o seu pequeno.

Que brincadeiras simples posso ensinar aos meus filhos?

Não há espaço para citar todas elas, mas podemos falar sobre algumas que exercem o papel de desenvolvimento nas habilidades motoras da criança.
Produção de pães (fictícios): sabe aquela famosa massinha que todos nós já brincamos um dia? Então, esse material oferece uma textura própria para que os pequenos amassem, enrolem, puxem, desfaçam e criem o que eles desejam. O trabalho exercido com os músculos das mãos é imenso. A criança, geralmente, distrai-se tanto que nem percebe o exercício que realiza;
Amarelinha: quem nunca brincou de amarelinha durante a infância? Todos nós sabemos como a atividade nos dá um maior controle das pernas, impulsionando o equilíbrio e a psicomotricidade em geral;
Pega-pega: a clássica brincadeira é uma das práticas mais benéficas para o corpo da criança. Os próprios movimentos já falam por si;
Pular corda: ideal para trabalhar a força dos membros inferiores, importantes para a locomoção;
Dedoches: os fantoches usados nos dedos (para teatro, encenações) são excelentes para a própria coordenação motora, mas também exercem um papel muito interessante, pois eles são responsáveis pela associação de palavras com ações coordenadas (onde ocorre a junção dos processos de linguagem ao processamento visual e o movimento dos dedos);
Pintura com tinta guache: a atividade é ideal para a preensão do pincel utilizado e, consequentemente, o fortalecimento das mãos ao pintar ou colorir as imagens;
Colagens: para o resultado final desta tarefa, a criança precisará rasgar, amassar e a manipular o material; impulsionando o trabalho de suas mãos.



Tornando a brincadeira mais atraente

Para chamar a atenção de seus filhos, por que não convidar outras crianças para as atividades? Desenvolver a coordenação motora promovendo a diversão é o melhor caminho para todos eles. Não perca mais tempo.
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10 Comments

  • Maria Jose Silva Passos
    Posted 21/02/2018 at 8:50 pm

    Excelente.

  • Daiane José de Sousa
    Posted 22/02/2018 at 8:04 am

    Minha filha tem 06 anos está no primeiro ano. Ela tem muita dificuldade em aprender , muitas vezes ela acaba de fazer à atividade se perguntar a ela, já não consegue te responder mais o que acabou de fazer. Ai começa a chorar. O que devo fazer. Que atividades vocês me orienta a fazer com ela para ajudar no desenvolvimento dela.

    • NeuroSaber Responde
      Posted 22/02/2018 at 2:22 pm

      É preciso uma avaliação multidisciplinar.

  • Patricia Silva
    Posted 20/08/2018 at 8:54 pm

    Meu filho tem 04 anos, foi diagnosticado comTod, ele não consegue segura o lápis. O que devo fazer para ajuda-lo?

  • Maria José Barros Neves
    Posted 20/01/2019 at 5:13 am

    É através do belo trabalho que você e o Dr Clay me proporcionam durante cinco anos o aprendizado e o conhecimento em, também proporcionar boa qualidade de vida para a minha menina Juju.
    Obrigada, Deus abençoe vocês…..
    Um grande abraço

    • Suporte Neurosaber
      Posted 01/02/2019 at 11:48 am

      Olá Maria , Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • Carmen
    Posted 05/09/2019 at 9:09 pm

    Gostaria de saber as melhores atividades para uma criança de 3anos e meio , que não gosta de desenhar …

  • sheila dantas
    Posted 04/09/2020 at 3:58 am

    olá boa noite, ano passado os professores da minha filha começaram a notar um comportamento diferente no aprendizado dela , ela tem 4 anos vai fazer 5 porem tem muita dificuldade de concentração e de aprender , alguns movimentos repetitivos em fim , tudo na pastinha dela da escola, chegou a pandemia e as aulas online aqui em casa não tinha sucesso pois ela nao para quieta na frente do computador então comecei a ler e estudar sobre o assunto , TDAH E IMPERATIVIDADE , primeiro levei numa neuro pediatra , ela encaminhou para algumas terapias onde moro nao tem profissional especializado apenas uma que além do custo um pouco alto estou esperando uma vaga para analise de fechar o diagnostico mas o primeiro diagnostico foi este, esta fazendo por enquanto a terapia com psicologa que ja detectou que a coordenação motora dela tbm não é boa , está trabalhando tbm um pouco com as emoçoes dela um pouco de tudo, ela corre para o lado ao invés de correr linha reta, sempre tropeça , sempre cai, e não consegue pegar tbm o lapis no entanto é muito inteligente, fala palavras dificies , etc , estudando o assunto até uma palestra com a psicopedagoda da neuro saber que falou que isso pode ser de prematuridade e sofrimento fetal, e eu tive tudo isso , além de ter indentificado em mim algumas das caracteristicas e vi que pode ser hereditário.

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