Skip to content Skip to footer

6 passos para desenvolver a coordenação motora das crianças

A preocupação com o futuro acadêmico das crianças começa desde cedo, e por isso nós  nos encontramos muitas das vezes buscando maneiras de estimular habilidades que os preparem adequadamente para os desafios escolares, como a coordenação motora. 

Ouve-se com frequência nos consultórios: “Doutor, estou preocupado com o futuro de meu filho na escola e gostaria, desde já, de comprar brinquedos que poderiam estimular mais cedo habilidades que o preparem para chegar mais apto para a aprendizagem escolar. O que devo fazer? Quais brinquedos posso adquirir?”.  

Neste texto, vamos explorar algumas opções e entender como elas podem contribuir para uma base sólida de aprendizagem.

O que é Aprendizagem escolar?

A aprendizagem escolar é um processo sequencial de aquisição de competências que basicamente devem proporcionar aos alunos se apropriarem da leitura, escrita e matemática.

Além disso, a  construção destas habilidades devem ser, antes de tudo, alicerçadas por habilidades cognitivas mais básicas, que podemos chamar de pré-requisitos.

Assim, na infância, é crucial estimular uma variedade de atividades neuropsicomotoras para promover o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças. Entre essas atividades, o aprimoramento da coordenação motora destaca-se como um dos aspectos mais importantes.

Benefícios do desenvolvimento da coordenação motora

A coordenação motora  estimula a repetir ações previamente observadas que ajudam na sua memorização e na sua organização e proporciona à criança auto-corrigir falhas ou exageros que possa ter cometido durante o ato motor.

Além disso, a criança passa a aprender a utilizar ferramentas diversas para resolução dos mais diversos problemas e desafios que porventura aparecerão, já que ajuda no controle motor e na relação deste com o tempo de concluir as ações.

Brincadeiras que impulsionam coordenação motora da criança

1) Manipulação de revistas (folhear, rasgar o papel, amassar, enfim… brincadeiras que auxiliem manipulação motora).

Brincar com revistas, como folhear, rasgar e amassar, ajuda as crianças a desenvolverem melhor a coordenação motora. Isso estimula a criatividade, a percepção visual e a atenção, além de deixá-las mais familiarizadas com letras, números e materiais impressos.

2)   Massinha: fazer pão, biscoito ou simplesmente massinha

Brincar com massinhas ajuda a criança a desenvolver o autocontrole, a atenção e a coordenação motora sequencial, além de permitir a criação de formas e objetos a partir da massa sem forma definida.

Associar massinhas coloridas com espátulas dinamiza ainda mais essa atividade, proporcionando à criança uma experiência visual e tátil enriquecedora.

3)   Enfiagem de macarrão em fios ou com barbantes coloridos

Essa atividade ajuda a criança a desenvolver a precisão ao mirar o buraco do barbante, estimulando a coordenação motora e a atenção. Prepara também para o uso do lápis, simulando movimentos semelhantes.

Além disso, pode ser expandida para formar letras e números, aprender a fazer nós, pendurar objetos e memorizar sequências de tarefas.

4)   Dedoches

Dedoches são recursos úteis para melhorar a coordenação motora das crianças, permitindo que elas teatralizem personagens em histórias. Isso ajuda na associação de palavras com ações coordenadas, integrando linguagem, processamento visual e movimento dos dedos.

5) Pintura com guache

Pintar com guache usando pincéis é ótimo para a coordenação motora. As crianças controlam a preensão do pincel, sentem sua consistência no papel e aprendem a ajustar a quantidade de tinta para criar uma imagem homogênea. O guache seca rápido, incentivando a agilidade na pintura e tornando o tempo um modulador importante da prática motora.

6)   Dobraduras simples para coordenação motora

Dobraduras simples desenvolvem noção de proporção, espaço, criatividade e memória de formas. Além disso, estimulam a linearidade na ação motora, a atenção seletiva e sustentada. A escolha do material influencia na aplicação da força conforme a resistência.

 Enfim, estas brincadeiras devem ser realizadas em casa e na escola a fim de sejam amplamente desenvolvidas pela criança antes que ela chegue na fase de alfabetização.

Além disto, engajam os pais a participarem de meios lúdicos junto aos seus filhos aprofundando as relações afetivas e conhecimento espontâneo acerca do que seu filho gosta e de como ele reage a desafios e erros.


Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm

9 Comments

  • Juliana Barboza
    Posted 04/02/2017 at 2:25 pm

    Infelizmente não tinha toda essa informação antes pra ajudar ainda mais meu filho com TDAH, mas meu caçula vai se beneficiar ?

  • MARIA LUIZA DOS REIS DIAS SANTOS OC-BA-G6-T1
    Posted 05/02/2017 at 3:09 pm

    As UE devem estar preparadas para a aprendizagem de crianças com tais transtornos, para que o desenvolvimento destas venham ser satisfatório.

  • Rosilene de mello
    Posted 07/02/2017 at 5:33 pm

    É muito bom saber um pouco mais.

  • Trackback: Jogos cooperativos para educação infantil - NeuroSaber
  • irene Oliveira
    Posted 17/03/2017 at 12:29 am

    A psicomotricidade os movimentos das crianças se articula toda sua afetividade, deixando mais livre para realizar movimentos belíssimo e assim vem fortalecendo desejos e suas possibilidades de comunicação com outras crianças. E dessa forma esta atividade vem ocupando um espaço mais amplo importante no desenvolvimento infantil. A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma determinada criança.

  • Eloá
    Posted 19/04/2017 at 7:47 pm

    Muito bom receber tais informações. As UE deveriam estar preparadas,mas isso não acontece infelizmente.

  • Trackback: Dicas para desenvolver a psicomotricidade fina com alunos autistas – Espaço Inclusão
  • Josue da Silva
    Posted 10/02/2020 at 12:04 am

    Da para corrigir a coordenaçao motora em adultos?

    • Suporte Neurosaber
      Posted 10/02/2020 at 6:13 pm

      Olá Josue , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Leave a comment