A preocupação com o futuro acadêmico das crianças começa desde cedo, e por isso nós nos encontramos muitas das vezes buscando maneiras de estimular habilidades que os preparem adequadamente para os desafios escolares, como a coordenação motora.
Ouve-se com frequência nos consultórios: “Doutor, estou preocupado com o futuro de meu filho na escola e gostaria, desde já, de comprar brinquedos que poderiam estimular mais cedo habilidades que o preparem para chegar mais apto para a aprendizagem escolar. O que devo fazer? Quais brinquedos posso adquirir?”.
Neste texto, vamos explorar algumas opções e entender como elas podem contribuir para uma base sólida de aprendizagem.
Conteúdo
O que é Aprendizagem escolar?
A aprendizagem escolar é um processo sequencial de aquisição de competências que basicamente devem proporcionar aos alunos se apropriarem da leitura, escrita e matemática.
Além disso, a construção destas habilidades devem ser, antes de tudo, alicerçadas por habilidades cognitivas mais básicas, que podemos chamar de pré-requisitos.
Assim, na infância, é crucial estimular uma variedade de atividades neuropsicomotoras para promover o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças. Entre essas atividades, o aprimoramento da coordenação motora destaca-se como um dos aspectos mais importantes.
Benefícios do desenvolvimento da coordenação motora
A coordenação motora estimula a repetir ações previamente observadas que ajudam na sua memorização e na sua organização e proporciona à criança auto-corrigir falhas ou exageros que possa ter cometido durante o ato motor.
Além disso, a criança passa a aprender a utilizar ferramentas diversas para resolução dos mais diversos problemas e desafios que porventura aparecerão, já que ajuda no controle motor e na relação deste com o tempo de concluir as ações.
Brincadeiras que impulsionam coordenação motora da criança
1) Manipulação de revistas (folhear, rasgar o papel, amassar, enfim… brincadeiras que auxiliem manipulação motora).
Brincar com revistas, como folhear, rasgar e amassar, ajuda as crianças a desenvolverem melhor a coordenação motora. Isso estimula a criatividade, a percepção visual e a atenção, além de deixá-las mais familiarizadas com letras, números e materiais impressos.
2) Massinha: fazer pão, biscoito ou simplesmente massinha
Brincar com massinhas ajuda a criança a desenvolver o autocontrole, a atenção e a coordenação motora sequencial, além de permitir a criação de formas e objetos a partir da massa sem forma definida.
Associar massinhas coloridas com espátulas dinamiza ainda mais essa atividade, proporcionando à criança uma experiência visual e tátil enriquecedora.
3) Enfiagem de macarrão em fios ou com barbantes coloridos
Essa atividade ajuda a criança a desenvolver a precisão ao mirar o buraco do barbante, estimulando a coordenação motora e a atenção. Prepara também para o uso do lápis, simulando movimentos semelhantes.
Além disso, pode ser expandida para formar letras e números, aprender a fazer nós, pendurar objetos e memorizar sequências de tarefas.
4) Dedoches
Dedoches são recursos úteis para melhorar a coordenação motora das crianças, permitindo que elas teatralizem personagens em histórias. Isso ajuda na associação de palavras com ações coordenadas, integrando linguagem, processamento visual e movimento dos dedos.
5) Pintura com guache
Pintar com guache usando pincéis é ótimo para a coordenação motora. As crianças controlam a preensão do pincel, sentem sua consistência no papel e aprendem a ajustar a quantidade de tinta para criar uma imagem homogênea. O guache seca rápido, incentivando a agilidade na pintura e tornando o tempo um modulador importante da prática motora.
6) Dobraduras simples para coordenação motora
Dobraduras simples desenvolvem noção de proporção, espaço, criatividade e memória de formas. Além disso, estimulam a linearidade na ação motora, a atenção seletiva e sustentada. A escolha do material influencia na aplicação da força conforme a resistência.
Enfim, estas brincadeiras devem ser realizadas em casa e na escola a fim de sejam amplamente desenvolvidas pela criança antes que ela chegue na fase de alfabetização.
Além disto, engajam os pais a participarem de meios lúdicos junto aos seus filhos aprofundando as relações afetivas e conhecimento espontâneo acerca do que seu filho gosta e de como ele reage a desafios e erros.
Referências:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm
9 Comments
Infelizmente não tinha toda essa informação antes pra ajudar ainda mais meu filho com TDAH, mas meu caçula vai se beneficiar ?
As UE devem estar preparadas para a aprendizagem de crianças com tais transtornos, para que o desenvolvimento destas venham ser satisfatório.
É muito bom saber um pouco mais.
A psicomotricidade os movimentos das crianças se articula toda sua afetividade, deixando mais livre para realizar movimentos belíssimo e assim vem fortalecendo desejos e suas possibilidades de comunicação com outras crianças. E dessa forma esta atividade vem ocupando um espaço mais amplo importante no desenvolvimento infantil. A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma determinada criança.
Muito bom receber tais informações. As UE deveriam estar preparadas,mas isso não acontece infelizmente.
Da para corrigir a coordenaçao motora em adultos?
Olá Josue , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!