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Características clínicas das dificuldades de aprender

As dificuldades de aprendizagem afetam a leitura, a escrita e o raciocínio lógico das crianças. Conheça suas principais características e o que fazer ao perceber seus sinais, neste artigo.
Muitas crianças com dificuldades de aprendizagem enfrentam problemas na escola antes de serem diagnosticadas. Isso pode afetar sua auto-estima e motivação para aprender, prejudicando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Dessa forma, é muito importante que pais e professores estejam atentos aos sinais que as crianças apresentam e perceber se apontam para uma dificuldade de aprendizagem. Muitas crianças podem ficar agressivas e desmotivadas diante essas dificuldades e serem taxadas como indisciplinadas.
O diagnóstico precoce possibilita que as intervenções alcancem os melhores resultados, ajudando as crianças a superar suas dificuldades. Entenda como reconhecer sinais de dificuldade de aprendizagem, conhecendo suas principais características clínicas.

O que é dificuldade de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a problemas no processamento de informações que impedem a criança de aprender habilidades essenciais ao seu desenvolvimento.
Nem sempre a presença de uma dificuldade de aprendizagem significa prejuízos na inteligência, mas pode apontar uma lacuna entre as habilidades esperadas para a idade e o desempenho acadêmico.
As dificuldades de aprendizagem afetam as habilidades da criança na leitura, expressão escrita, matemática e nas habilidades não-verbais. Conheça as principais características de cada uma delas.

Confira o artigo dificuldades de aprendizagem  para entender melhor o que são as e como elas podem impactar o desenvolvimento escolar.

Dificuldades na leitura

As dificuldades de aprendizagem na leitura geralmente se relacionam à dificuldade de perceber uma palavra como uma combinação de diferentes sons. Isso pode dificultar a compreensão de que as letras representam um som e suas combinações formam uma palavra.

Além disso, a capacidade de reter e manipular informações na leitura também pode ser afetada. Mesmo que as crianças aprendam a ler, podem ter dificuldade para entender e recordar o que elas leem, assim como fazer inferências com base em sua leitura.

Em muitos casos, essa dificuldade na leitura pode ser um dos sinais da dislexia, um transtorno específico que merece atenção e acompanhamento adequado.

Dificuldades na expressão escrita

Escrever exige habilidades visuais, motoras e de processamento de informações complexas. Uma dificuldade de aprendizagem na expressão escrita pode aparecer em uma caligrafia lenta, difícil de ler, em textos mal escritos e problemas com ortografia, gramática e pontuação.

Em alguns casos, essas dificuldades podem estar relacionadas a transtornos específicos, como a disgrafia, que também pode dificultar a escrita, prejudicando a organização das letras e a clareza dos textos.

Dificuldades na Matemática

A dificuldade de aprendizagem em matemática pode causar problemas na compreensão dos números, de cálculos e símbolos matemáticos e na organização e no registro de informações para solucionar problemas.

Em muitos casos, essas dificuldades podem estar associadas à discalculia, um transtorno específico que faz com que a criança apresente grande dificuldade em compreender números e realizar operações matemáticas básicas.

Dificuldade nas habilidades não verbais

A criança com dificuldade de aprendizagem em habilidades não verbais pode desenvolver as habilidades básicas de linguagem e de memorização. As dificuldades estão presentes nas habilidades viso-espaciais e viso-motoras, que podem dificultar a interpretação de expressões faciais e dicas não verbais em interações sociais, a coordenação motora, atenção, planejamento, organização e a compreensão da leitura.

Qual a causa as dificuldades de aprendizagem?

Fatores que podem influenciar o surgimento das dificuldades de aprendizagem incluem:

  • História familiar e genética;
  • Riscos pré-natais e neonatais;
  • Trauma psicológico ou lesões físicas;
  • Exposição à toxina, dentre outros.

Além desses fatores, é importante destacar que algumas dificuldades podem ter origem em condições clínicas mais específicas. Por isso, alguns transtornos de aprendizagem estão diretamente ligados às dificuldades observadas em sala de aula e merecem atenção especial no diagnóstico e tratamento.

Quais são as principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem?

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são:

1) São de origem biológica de base genética, epigenética e ambiental;
2) Ineficácia em processar informações verbais e/ou não-verbais com eficiência e
exatidão;
3) Expressa-se durante a escolarização formal;
4) Deve-se antes expor a criança de forma explícita ao processo de aprendizagem  acadêmica;
5) 5) Podem comprometer a aprendizagem de outras matérias que exigem habilidades de leitura, escrita e matemática (L-E-M), especialmente quando não há intervenções ou adaptações adequadas.
6) Nos casos de transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia, as dificuldades tendem a ser persistentes e crônicas, mesmo após intervenção adequada. Já as dificuldades de aprendizagem transitórias podem ser superadas com suporte pedagógico, intervenção clínica e adaptações ambientais;
7) Deve ser esclarecida por meio interdisciplinar abrangente (relatórios escolares, escalas classificatórias e descrições de avaliações educacionais e psicológicas);
8) Em adultos: déficit persistente no letramento e na numeralização que se iniciam na infância e adolescência, interfere na atividade profissional, levam a evitação de atividades acadêmicas, frustrações;
9) Dificuldade mais severa do que esperada para idade e escolaridade e pode ser apoiado por testes psicométricos;
10) Pode se iniciar nos primeiros anos escolares mas também mais tarde quando as demandas se tornam maiores;
11) Nos transtornos específicos de aprendizagem, o nível intelectual é geralmente normal ou superior. Já em outras dificuldades de aprendizagem, pode haver variações cognitivas que devem ser avaliadas caso a caso;
12) Pode ser precedido nos primeiros anos escolares por atrasos na atenção, na linguagem ou nas habilidades motoras e por perfil irregular de rendimento (em algumas matérias e processos vai bem e em outros MUITO mal);
13) Risco mais elevado de suicídio, ansiedade, depressão;
14) O diagnóstico não é feito exclusivamente por exames laboratoriais ou de imagem, mas por meio de avaliações clínicas e testes psicométricos padronizados realizados por profissionais especializados;
15) Prevalência : 5-15% em crianças em idade escolar e 4% em adultos;
16) Sinais precursores: atrasos ou déficits de linguagem, dificuldade para rimar e contar, dificuldades em habilidades motoras finas, comportamento de evitação/oposição para aprendizagem acadêmica;
17) Expressão e emersão clínica variáveis pois dependem das exigências do ambiente.

Procurando ajuda para as dificuldades de aprendizagem

A intervenção precoce é essencial, pois a criança pode ter dificuldades durante toda a sua vida acadêmica e profissional, caso não seja detectada a causa da dificuldade de aprendizagem. Além disso, podem desenvolver ansiedade, depressão, baixa auto-estima e perda de motivação.

Quando pais e professores perceberem sinais que podem indicar uma dificuldade de aprendizagem, devem solicitar uma avaliação com profissionais especializados. É importante descartar possíveis problemas de visão, audição ou outros transtornos, como TDAH — Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo.

Para garantir um diagnóstico mais completo e preciso, buscar uma avaliação multidisciplinar é fundamental para entender as necessidades específicas de cada criança e traçar as melhores estratégias de intervenção.

Fatores associados à aprendizagem escolar

A aprendizagem escolar é um processo complexo, que depende da combinação coordenada de múltiplos fatores. Esses fatores influenciam diretamente o desenvolvimento do aluno e devem ser considerados no acompanhamento educacional e clínico. Entre eles, destacam-se:

  • Fatores genéticos
  • Aspectos neurobiológicos
  • Condições psicoemocionais
  • Influências sócio-culturais
  • Estratégias pedagógicas adequadas
  • Ambiente institucional favorável
  • Apoio familiar constante

Quando todos esses elementos estão alinhados e bem trabalhados, o processo de alfabetização e aprendizagem tende a ser muito mais eficaz. Além disso, o acompanhamento médico especializado é fundamental sempre que houver necessidade de suporte extra para a criança ou adolescente.

É essencial que pais, professores e profissionais da saúde compreendam a importância de agir preventivamente e remediar dificuldades o quanto antes, sempre com base em evidências científicas e boas práticas educacionais.

Tratamento das dificuldades de aprendizagem

Tratar as dificuldades de aprendizagem requer intervenções multidisciplinares, com programas de estudo individualizados, terapias e, em alguns casos, o uso de medicamentos.

O melhor tratamento para a criança com dificuldade de aprendizagem será aquele que irá considerar as suas necessidades. As intervenções multidisciplinares ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades para que possam criar estratégias para melhorar o seu aprendizado.

Por isso, quanto mais cedo for realizada uma intervenção precoce, melhores serão os resultados no processo de aprendizagem e maior será o potencial de superação das dificuldades enfrentadas.

Conclusão

Identificar as características clínicas das dificuldades de aprender é um passo essencial para garantir um acompanhamento adequado e individualizado para cada criança ou adolescente.

Compreender que a aprendizagem envolve múltiplos fatores — biológicos, emocionais, sociais e pedagógicos — possibilita a criação de estratégias mais eficazes de intervenção.

Por isso, é fundamental que pais, educadores e profissionais da saúde estejam atentos aos sinais, busquem orientação especializada e promovam um ambiente que favoreça o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Quanto mais cedo forem detectadas as dificuldades, maiores serão as chances de superá-las com sucesso, promovendo o bem-estar e o sucesso escolar.

FAQ — Perguntas Frequentes sobre Dificuldades de Aprendizagem

Como saber se meu filho tem dificuldade de aprendizagem?

Os sinais mais comuns envolvem atraso no desenvolvimento da leitura, escrita, raciocínio lógico e compreensão de conteúdos escolares. Também podem ocorrer desatenção, desmotivação e baixo rendimento nas atividades. O ideal é buscar uma avaliação multidisciplinar.

As dificuldades de aprendizagem podem ser superadas?

Sim, desde que o diagnóstico seja feito precocemente e o acompanhamento adequado seja realizado com profissionais especializados. Estratégias pedagógicas personalizadas e apoio familiar são fundamentais nesse processo.

Quais profissionais devo procurar em caso de dificuldades de aprendizagem?

O acompanhamento pode envolver psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, neuropsicólogo, neuropediatra, entre outros especialistas. Cada caso deve ser analisado de forma individualizada.

As dificuldades de aprendizagem têm relação com transtornos como TDAH ou Dislexia?

Sim. Alguns transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH, Dislexia, Discalculia, entre outros, podem impactar diretamente o processo de aprendizagem. Por isso, a avaliação clínica é importante para identificar possíveis causas.

Restou alguma dúvida sobre as características clínicas das dificuldades de aprender? Deixe nos comentários.

Referências:
http://psiqweb.net/index.php/infancia-e-adolescencia/dificuldade-de-aprendizagem/

11 Comments

  • Avatar
    Elvira Raimun da da Silva Borges
    Posted 14/06/2020 at 10:50 am

    atendo um aluno com DI, só que esse aluno já tem 27 anos de idade, sua caligrafia é algo em torno
    desses sinais: mmmmmmmmmmmmmmmmmmm, tudo que ele escreve é desse jeito, porém quando é dado ativdades de cobrir e pintar, desenvolve com sucesso, mas não consegue nem copiar seu nome, apresenado seu nome para copiar ele escreve como o exemplo acima. Como faço para superar essa dificuldade?

  • Avatar
    Fatima Machado
    Posted 18/02/2021 at 10:52 am

    Amei seu artigo. Muito esclarecedor. Parabéns .

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    Rita Coelho Amurim
    Posted 12/03/2021 at 1:21 am

    Minha filha tem todas as características qual especialista devo procurar ajuda?

    • Avatar
      NeuroSaber
      Posted 12/03/2021 at 10:45 pm

      Olá Rita,
      Procure um psicopedagogo, caso for necessário iria te indicar outro especialista também.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Avatar
    Dulcymaura Aparecida de Souza
    Posted 28/06/2022 at 3:21 am

    Gostei muito do conteúdo desse artigo e de um outro “Como a pedagogia pode ajudar na dificuldade de aprendizagem”, estou ministrando aulas particulares e venho percebendo déficits de aprendizagem em crianças que pela idade já deveriam estar alfabetizadas, devo solicitar que os pais, façam uma análise terapêutica mais detalhada para verificar do que se trata as dificuldades recorrentes. Apesar que penso, que a pandemia, para a área de alfabetização se caracterizou em um caos, infelizmente. Como melhor proceder?!

    • Avatar
      Solange
      Posted 28/06/2022 at 8:23 pm

      Olá Dulcymaura, tudo bem?

      É importante que os professores e a escola oriente os pais nestes assuntos, orientamos que converse da forma mais tranquila possível, sem dar diagnostico, pois somente o profissional poderá fecha-lo. Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Avatar
        Jaime Diocleciano
        Posted 21/11/2022 at 2:14 pm

        Amei a explicação. Na verdade esse assunto é de extrema importância e nós como professores somos convidados a conhecer os problemas de aprendizagem dos alunos, de modo a criar medidas de intervenção, pois, permitirá que a aula seja inclusiva.

  • Avatar
    Jaime Diocleciano
    Posted 21/11/2022 at 2:15 pm

    Amei a explicação. Na verdade esse assunto é de extrema importância e nós como professores somos convidados a conhecer os problemas de aprendizagem dos alunos, de modo a criar medidas de intervenção, pois, permitirá que a aula seja inclusiva.

    • Avatar
      Solange
      Posted 22/11/2022 at 4:53 pm

      Olá Jaime, tudo bem?

      Legal, né? Fica ligado nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Fernando Cambinda
    Posted 04/06/2023 at 6:01 pm

    Tomei nota do possível transtorno de aprendizagem, ficarei mas atento com a minha filha no que tange o processamento das informações, na verdade estarei com ela pare e passo no ambiente escolar e resolução de alguns trabalhos ou tarefa de escola. Em suma muito obrigado.

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