Skip to content Skip to footer

Características da Hiperlexia em Autistas

Os distúrbios que compõem o grupo do TEA (Transtorno do Espectro Autista) ainda suscitam muitas dúvidas entre pais, professores e vários profissionais de diferentes áreas, principalmente aquelas voltadas para a saúde. O assunto de hoje tenta debruçar sobre as características da hiperlexia em autistas.

O autismo por si só é responsável pela preocupação de todos os adultos que tenham, em seu convívio, alguma criança que fuja do comportamento adequado. No entanto, não podemos generalizar a conduta de uma pessoa com o transtorno pelo fato de cada uma delas apresentar uma peculiaridade. Embora todas elas demonstrem uma nítida dificuldade de interação.

No caso da hiperlexia, por exemplo, o autista pode ter facilidade notável com a habilidade da leitura; por outro lado, a comunicação oral é, na maioria das vezes, bem aquém do esperado. Esse caso é corriqueiramente confundido com a síndrome de Asperger. Atenção para não confundir.

[thrive_lead_lock id=’2767′][/thrive_lead_lock]

 

Talvez a associação se deva ao fato de a criança ter facilidade para reunir as sílabas, formar palavras e até ler uma frase inteira. Lembrando, no entanto, que a informação lida nem sempre é compreendida pelo pequeno, o que deslegitima qualquer justificativa equivocada de que tal habilidade tenha origem em algum método de ensino.

O detalhe que precisa ser levado em conta é de que a hiperlexia em autistas deve ser acompanhado por profissionais. As intervenções são multidisciplinares e requer muita participação dos pais.

Veja abaixo os detalhes das características manifestadas pelas crianças:

– Pessoas diagnosticadas com hiperlexia costumam demonstrar facilidade para identificar os símbolos (letras isoladas). Tudo isso a partir dos 18 meses de vida. Aos três anos, as crianças já conseguem formar palavras e até ler algumas frases; capacidade precoce;

– Contudo, os pequenos têm grandes dificuldades em lidar com a comunicação oral e a identificação de fonemas;

– Problemas para a interação com outras pessoas;

– Os testes de Q.I. feitos em uma criança hiperléxica dão resultados mais favoráveis a ela do que em autistas sem esse distúrbio;

– Inadequação para o uso das palavras quando usadas na fala;

Importante saber

Apesar das características apontadas, a capacidade de leitura precoce pode ser um importante meio de comunicação.

O que causa a hiperlexia?

Ainda não existe um consenso entre estudiosos acerca do transtorno, o que dá margens para muitas teorias. No entanto, alguns pesquisadores vêm, há décadas, trazendo hipóteses para o que deve ser a causa da hiperlexia.

O que fazer?

Procurar acompanhamento especializado com profissionais que podem oferecer todo o suporte para a saúde mental da criança; assim como a habilidade de interação do pequeno.

O aluno hiperléxico e autista no ambiente escolar

Embora a inclusão seja ideal para a vida de uma pessoa, a vida acadêmica do estudante estará condicionada à evolução do transtorno associado ao autismo. Como cada paciente apresenta uma característica peculiar, é aconselhável conversar bastante com os profissionais que oferecem a intervenção. Somente com o aval deles,  torna-se possível uma resposta sobre a situação escolar da criança.

O que os pais jamais devem se esquecer é que eles podem e devem estimular o contato do pequeno com os demais colegas e familiares da mesma faixa etária. A interação com os outros pode ser algo construído.

 

19 Comments

  • MARIENE DE NAZARE ANDRADE SALES
    Posted 19/01/2018 at 1:13 am

    Adorei sua postagem. Tenho um aluno autista hiperlexo. E antes dessa leitura tinha muita dúvida de seu laudo enquanto autista.
    Gostaria de receber mais informações sobre como estimular esse aluno

  • Patricia
    Posted 17/11/2018 at 3:17 pm

    Excelentes informações sobre hiperlexia em autistas.

  • Maria das Dores da Silva Oliveira
    Posted 11/11/2020 at 11:11 am

    Sou fã do Neurosaber. Aprendo muiiiíto. Obg

  • Sara
    Posted 22/04/2021 at 7:30 pm

    Gostaria de saber da possibilidade de uma criança ter hiperlexia e não ter autismo, pois fui uma criança hiperlexa e acredito que não sou autista?

  • Rozeli Barros Costa
    Posted 17/11/2021 at 5:10 pm

    Olá , gistaria de saber como trabalhar com criança com essa sindrome !

  • Franciele
    Posted 01/02/2022 at 9:44 pm

    Meu filho foi diagnosticado com autismo aos 1 ano e meio dele , ele falou com 10 meses parou de falar com 1 ano , não tinha contato visual , não aceitava mudanças e tem uma certa obsessao por números e letras , sabe tudo sobre firmas geométricas , cores e animais , aos 1 ano dele ele não falava mais ele apontava pras coisas que a gente perguntava tipo :onde está escrito carinho, ou amigo e ele apontava para as palavras bem certinho , aos 3 anos e 11 meses ele começou a falar com muita dificuldade ele algumas palavras ele não consegue falar direito porem ele está com 4 anos e eu ao estar lendo um livro ao colocar na cama ele começou a ler o que estava escrito nele certinho , algumas palavras mau faladas mas dava para entender que era a mesma escrita , então comecei a escrever várias palavras diferentes em um caderno e ele falou todas elas corretamente, acho que ele tenha hiperlexia né ? Pois posso perguntar qualquer coisa ele fala , algumas palavras com dificuldade de pronunciar mas sabe falar e ler tudo ,se pergunto qual número tal ele mostra , cor , forma geométricas, animais ,tudo ele sabe,fiquei de cara com ele viu !

    • Solange
      Posted 02/02/2022 at 11:04 pm

      Olá Franciele, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • [email protected]
    Posted 09/02/2022 at 3:43 pm

    Meu filho tem hiperlexia. Ele lê desde 1 ano. Quando começou a falar já começou a ler tudo na televisão. Causou susto. Hoje tem 6 anos e lê frases e livros inteiros e nunca foi alfabetizado.

    • Solange
      Posted 09/02/2022 at 11:35 pm

      Olá, tudo bem?

      Obrigada pelo depoimento, em nosso blog você encontrará mais assuntos sobre o tema, continue sempre acompanhando!

      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Solange
    Posted 28/04/2022 at 2:05 pm

    Olá, minha filha tem diagnostico de autismo, esta com 2 e 4 meses, fala poucas palavras, esta na escolinha e esta nos surpreendendo com a capacidade de aprender, conhece as vogais e conta os dedos até 8(não fala os números direitinho, mas da pra entender), será que ela tem hiperlexia?

    • Solange
      Posted 28/04/2022 at 2:16 pm

      Olá Solange, tudo bem?

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • BiA
    Posted 23/08/2022 at 6:32 am

    Meu filho tem autismo,assosiado a epilepsia e neurofibromatose…o autismo epilepsia é genético…des de um ano e meio ele sabe contar ate cem em ingles e portugues…sabe alfabeto ingles e portugues…fala algumas coisas em ingles tem hiperfoto em letras numeros e formas…sera que ele tem hiperlexia tambem?

    • Solange
      Posted 23/08/2022 at 5:09 pm

      Olá Bia, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • BiA
    Posted 26/09/2022 at 8:57 am

    Ola,meu filho tem diagnostico de autismo epilepsia e neurofibromatose tipo 1,hoje com 3 anos e 9 meses…ele sabe ler sabe falar ingles conta ate cem ingles e portugues…sabe todas as formas cores ingles e portugues aprendeu a ler sozinha ele intende oque esta escrito…isso é hiperlexia…

  • Giselle Paladini
    Posted 14/10/2022 at 6:58 am

    Sou estagiaria em Pedagogia e fico com inclusao de TEA. Um determinado aluno tem fixação por letras, numeros, figuras geometricas e cores. Ele entra em hiperfoco e a professora da sala sempre me obriga a tira-lo do hiperfoco o que o leva a crises, muitas vezes eu consigo mudar o foco, mas temos recursos limitados em sala de aula municipal. Para ajudar a professora colocou um alfabeto bem no campo de visão dele, ele gruda na parede e esta pegando “raiva” de mim pq eu sou obrigada a tirar ele do hiperfoco. Eu pedi para ela tirar o alfabeto, pois ja temos uma sala poluida e alfabeto na parede acima, que ele ja ficava, porém com este no campo de visão dele esta impossivel! Aquele alfabeto é o parque de diversão dele e eu tenho que tirar o tempo todo, mas não tenho brinquedos novos ou nada para mudar o foco. O que fazer?

Leave a comment

0.0/5