Como a terapia ocupacional ajuda na aprendizagem escolar?
A terapia ocupacional é um campo de atuação que conta com profissionais voltados às intervenções para saúde, vida social do indivíduo e para a educação. É justamente neste último quesito que falaremos um pouco mais em relação a essa área de conhecimento, cuja contribuição tem se mostrado cada vez maior na vida de crianças e adolescentes.
Conteúdo
A terapia ocupacional e o desenvolvimento de um aluno
Considerando que o processo de aprendizagem escolar está diretamente ligado às habilidades cognitivas, a presença de profissionais terapeutas ocupacionais é imprescindível nesse cenário. Especialistas nesse campo trabalham a inclusão do aluno a partir de alguma necessidade encontrada em aspectos pontuais ou associadas, tais como: transtornos em coordenação motora, múltipla deficiência, processamento sensorial e disfunção neuromotora.
A terapia ocupacional e o aspecto psicomotor
Já não é surpresa para vocês o fato de a psicomotricidade ser determinante na autonomia da criança, principalmente quando o assunto é a aprendizagem e todos os caminhos tomados pelo pequeno assistido por especialistas.
Como tratado anteriormente em nossos artigos, a psicomotricidade é conceituada como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo.
Alunos com autismo e a aprendizagem escolar
A terapia ocupacional também é essencial em casos de alunos que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como a maioria de vocês já leu em nossos artigos, uma pessoa que apresenta os sintomas e recebe o diagnóstico de autismo precisa de acompanhamento de especialistas para que seu desenvolvimento seja alcançado.
Dentre os profissionais envolvidos nesse processo, aqueles que desempenham a terapia ocupacional também estão nesse grupo. Afinal, todo o trabalho que os terapeutas ocupacionais realizam é voltado para a autonomia da criança não só na vida em família, mas inclusive na escola – possibilitando a interação social cada vez mais.
De acordo com o CREFITO-9 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região), “o objetivo global da terapia ocupacional é ajudar a pessoa com autismo a melhorar a qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com autismo possam chegar à independência”.
A terapia ocupacional, segundo o CREFITO-9, é responsável por promover habilidades que trarão a possibilidade de independência ao pequeno, são elas:
- Habilidades da vida diária, tais como o treinamento do toalete, vestir-se, escovar os dentes, pentear cabelos, calçar sapatos, e outras habilidades de preparação;
- Habilidades motoras finas necessárias para a realização de caligrafia ou cortar com uma tesoura;
- Habilidades motoras utilizadas para andar de bicicleta;
- O sentar adequado, percepção de competências, tais como dizer as diferenças entre cores, formas e tamanhos;
- Consciência corporal e sua relação com os outros;
- Habilidades visuais para leitura e escrita;
- Brincar funcional, resolução de problemas e habilidades sociais; • Integração dos sentidos, realizado através da abordagem de integração sensorial com objetivo de diminuição de estereotipias;
A terapia ocupacional e o trabalho em equipe
Além do papel do terapeuta (junto de outros profissionais), vale ressaltar que a maneira mais eficaz de fazer valer sua participação na vida da criança é propor uma ação conjunta, como uma ‘consulta colaborativa’, no qual ocorre um processo interativo e com bastante dinamismo a fim de identificar as necessidades manifestadas pelos alunos em questão.
O desenvolvimento de atividades associadas a outras habilidades é fundamental para melhorar os resultados. Os trabalhos feitos pela terapia ocupacional juntamente com as intervenções psicopedagógicas, por exemplo, tendem a atingir respostas muito importantes no que diz respeito ao processo de aprendizagem da criança.
15 Comments
Muito interessante, meu filho de 13 anos tem muita dificuldade de ensino aprendizado, ele é muito disperso e desatento, tenho muita dificuldade casa e na escola para que ele faça as atividades propostas pelos professores, já foi acompanhado por psicólogo durante um ano…
INVISTA NO PROFISSIONAL DA TERAPIA OCUPACIONAL POIS IRA PRIORIZAR AS POTENCIALIDADES DO SEU FILHO DE ACORDO COM A IDADE POR MEIO DE OCUPAÇOES SIGNIFICATIVAS E FUNCIONAIS.
Fundamental T.O, juntamente com a psicopedagoga e equipe toda!!!! Enfim o conjunto de especialização para o amparo do ser humano é fantástico!!!!E quando derem valor a massagem relaxante energética tbm, junto a essa equipe, verão resultados incríveis !!!!!!
boa tarde meu nome é vanessa pinheiro e sou aluna de pedagogia estou no 4º semestre e estou fazendo um estágio voluntario em uma escola perto da minha casa, acompanho um menino de 9 anos autista, o qual tem laudo mas nao tem acompanhamento por parte da familia, fico sem saber como trabalhar com ele pois a escola nao tem suporte e a sala de aula é lotada deixando ate mesmo os outros alunos desacomodados, acredito que a terapia ocupacional ajudaria, e muito no desenvolvimento desse aluno pois percebo que ele tem potencial, o que faço levo canetinha, papel pra desenhar, faço linhas pontilhadas desenhos para pintar, palavras para cobrir, poucas coisas ele ja faz, mas não desisto, o concelho tutelar pode obrigar a mae desse menino a buscar recursos de tratamento, como a terapia ocupacional para seu melhor devenvolvomento ?
Se for o caso, o conselho pode auxiliar sim.
Muito boa matéria. Tenho um filho de 04 anos que tem muita dificuldade em manusear o lápis e isso o deixa irritado em sem vontade de fazer as atividades na escola. Ela faz terapia com Fono e Psicóloga, mas, eu acho que o melhor para ele seria fazer Terapia Ocupacional. O que me diz?
Faça uma avaliação, com certeza irá ajudar.
ola o melhor seria investir na terapia ocupacional quando se refere a coordenação motora fina.
Artigos excelentes, gostaria se possível enviar tipos de intervenções para dificuldades de leitura no infantil 2
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Sou professora de ensino especial, nesta unidade de ensino aqui na – Escola Pintor Villares, em um do bairro Roda de Fogo . na cidade de Recife-PE, e mediante as minhas necessidades de desejar ampliar melhor a capacidade de interagir no meio educacional com alunos de diferentes necessidades especiais visei procurar interagir na busca de um potencial melhor cujo endereço tive a sorte de encontrá-lo e as inf., necessárias as quais vão atender estas perspectivas , estou encontrando nestes saberes – do Neuro Saber., a forma para trabalhar com perspectivas escolares . De ante mão resta agradecer-lhes, com satisfação e apreço estes valores dos quais pode resgatar para poder-me interagir com aprêço a valiosa colaboração na aprendizagem com os meus alunos.
Professora josinete muniz da silva
Excelente conteúdo para comprovar a necessidade da incorporação do profissional com habilitação em TO nas unidades escolares.
Teríamos um grande avanço na educação!
Olá Yatri, tudo bem?
Legal, né? Continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
sou terapeuta ocupacional e nossa intervenção na educação tem sido fundamental para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. como fazer valer nossa atuação nas escolas legalmente ja que fazemos a diferença no desempenho funcional do aluno?
Olá Janaina, tudo bem?
Realmente é importante o trabalho de um terapeuta ocupacional na escola, pois fazem toda a diferença no desenvolvimento das crianças, é importante enquanto categoria que você lutem para que o trabalho seja amparado legalmente.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙