A concentração é uma habilidade vital no mundo acelerado de hoje, e é particularmente importante para as crianças, já que afeta diretamente seu desempenho escolar e desenvolvimento geral.
Neste artigo, vamos explorar o que é concentração, como ela muda com a idade, e fornecer estratégias práticas para ajudar as crianças a aprimorar essa habilidade crucial.
Conteúdo
O que é Concentração?
Antes de falarmos sobre as estratégias, é fundamental compreender o que é a concentração. Trata-se da capacidade de focar em uma tarefa específica por um período prolongado, ou seja, não se limita apenas à sala de aula, mas é uma habilidade que impacta muitos aspectos da vida cotidiana de uma criança.
Diferença Entre Atenção e Concentração:
É importante destacarmos a diferença entre atenção e concentração. Segundo a neurociência, a atenção abrange diferentes mecanismos:
Atenção Seletiva: Usada quando precisamos focar em uma atividade sem nos distrair com pensamentos ou estímulos ao redor. Por exemplo, ler sem se distrair com ruídos externos.
- Atenção Alternada: É aplicada quando precisamos alternar o foco entre diferentes atividades, como ler uma receita e, em seguida, prepará-la.
- Atenção Dividida: É utilizada quando precisamos executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, como falar ao telefone enquanto cozinhamos e observamos nossos filhos brincando.
- Atenção Sustentada: Refere-se à capacidade de manter o foco em uma única atividade por um período prolongado, essencial para a realização de tarefas demoradas ou complexas.
Então a capacidade de concentração muda nas diferentes faixas etárias?
O tempo em que uma criança consegue se manter concentrada em uma atividade pode variar de acordo com sua faixa etária. Sendo assim, geralmente, quanto mais nova for a criança, menor será sua capacidade de concentração. Porém, conforme ela vai crescendo, esta capacidade aumenta.
Então, confira o tempo estimado de concentração por idade:
– 2 anos de idade: 4 a 10 minutos;
– 3 anos de idade: 6 a 15 minutos;
– 4 anos de idade: 8 a 20 minutos;
– 5 anos de idade: 10 a 25 minutos;
– 6 anos de idade: 12 a 30 minutos;
– 7 anos de idade: 14 a 35 minutos;
– 8 anos de idade: 16 a 40 minutos;
– 9 anos de idade: 18 a 45 minutos.
Dicas para Desenvolver Concentração
Agora que entendemos a natureza variável da concentração, vamos explorar algumas estratégias práticas para ajudar as crianças a melhorá-la:
- Exercite o Foco: Encoraje a concentração em atividades diárias, como brincadeiras, leitura de livros desafiadores e jogos que exigem atenção.
- Limite Telas: Reduza o tempo de tela e promova atividades que envolvam raciocínio e resolução de problemas, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro.
- Crie Rotina: Estabeleça uma rotina com horários definidos para atividades, criando um ambiente seguro e previsível que favoreça a concentração.
- Aceite o Tédio: Permita que a criança tenha tempo livre para explorar sua imaginação e pensamentos. O tédio pode ser uma oportunidade para desenvolver a concentração.
- Durma bem: concentra-se em uma atividade enquanto está com sono é difícil até para os adultos, imagine para as crianças. Portanto, uma boa noite de sono é essencial para manter a concentração nas atividades diárias;
- Pratique atividades físicas regularmente: a prática frequente de atividades físicas estimula o funcionamento cognitivo como um todo, inclusive a concentração;
- Mantenha uma dieta saudável: a boa alimentação, assim como a prática de atividades físicas, é essencial para a saúde do sistema nervoso e. Além disso, como consequência para o funcionamento da concentração.
Desenvolver a concentração em crianças é um processo gradual e requer paciência e consistência. No entanto, ao implementar essas estratégias práticas e criar um ambiente que valorize a concentração, você estará fornecendo uma base sólida para o sucesso acadêmico e pessoal de seu filho.
Portanto, lembre-se de ser um modelo de foco e incentivar a prática constante, e com apoio e orientação adequados, as crianças podem desenvolver habilidades de concentração que as beneficiarão ao longo de suas vidas.
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REFERÊNCIAS
NASCIMENTO, Lucas; SANTANA, Beatriz; JUNIOR, Alberto; SARINHO, Victor. Treinamente: um jogo digital de apoio ao desenvolvimento de funções cognitivas de crianças portadoras do TDAH. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 2019, Ilhéus. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 24-29. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/erbase/article/view/8949. Acesso em: 7 jan. 2023.
8 Comments
Muito bom.👏👏👏
Olá Sandra, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Quantas riquezas de informações! Muito obrigada por compartilhar conosco! Me sinto mais segura para ajudar meus alunos a se concentrarem nas aulas diárias!
Olá Luiza, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Bom dia. Ótimo conteúdo. Seria interessante deixar a referência das fontes das informações, especialmente sobre o tempo de atenção/foco/concentração por idade.
Olá, tudo bem?
Obrigada pela sugestão!
Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙
Boa noite, muito bom o conteúdo, esclareceu algumas dúvidas que eu tinha com relação ao tempo que eles conseguem se concentrar, eu optei por tirar as telas durante a semana para ajudar o meu filho a se concentrar mais, agora vou tentar as outras dicas, muito obrigada.
Acabei de me inscrever no canal YouTube NeuroSaber. Está muito tarde, estou com sono, se não, assistiria vários vídeos.