Skip to content Skip to footer

Como ajudar a criança a se concentrar?

COMO AJUDAR A CRIANÇA A SE CONCENTRAR

A capacidade de se concentrar é importante para o desenvolvimento e desempenho escolar da criança.

Portanto, neste artigo você aprenderá sobre a diferença de atenção e concentração e terá acesso a técnicas para estimular a concentração das crianças.

DIFERENÇA ENTRE ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO:

Em primeiro lugar, é preciso entender que segundo a neurociência, há diferentes tipos de mecanismo de atenção. Aqui estão alguns exemplos:

-Atenção seletiva: utilizada quando precisamos focar em uma atividade, sem nos distrair com pensamentos ou coisas ao nosso redor. Por exemplo, ler sem nos distrair com as buzinas de carros que passam na rua de casa;

– Além disso, temos a atenção alternada: utilizada quando precisamos alternar o foco da atenção entre diferentes atividades. Por exemplo, ler a receita de um bolo e em seguida executá-la;

-Atenção dividida: utilizada quando precisamos realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Por exemplo, falar ao telefone enquanto cozinha e observa o filho brincando;

– Atenção sustentada: utilizada quando precisamos manter o foco em uma mesma atividade por um tempo prolongado. Por exemplo, ao dirigir em uma estrada.

Aqui, nesse texto, usaremos o termo concentração para nos referir à capacidade de focar em uma mesma atividade por tempo prolongado. Ou seja, usaremos o termo concentração para nos referir à atenção sustentada.

A concentração é essencial para a aprendizagem, ela é necessária. Por exemplo, para que um aluno consiga permanecer atento durante a aula, para que consiga realizar uma prova longa, para ler um texto grande ou resolver uma equação complexa.

ENTÃO A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO MUDA NAS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS?

O tempo em que uma criança consegue se manter concentrada em uma atividade pode variar de acordo com sua faixa etária. Sendo assim, geralmente, quanto mais nova for a criança, menor será sua capacidade de concentração. Porém, conforme ela vai crescendo, esta capacidade aumenta.

Então, confira o tempo estimado de concentração por idade:

– 2 anos de idade: 4 a 10 minutos;

– 3 anos de idade: 6 a 15 minutos;

– 4 anos de idade: 8 a 20 minutos;

– 5 anos de idade: 10 a 25 minutos;

– 6 anos de idade: 12 a 30 minutos;

– 7 anos de idade: 14 a 35 minutos;

– 8 anos de idade: 16 a 40 minutos;

– 9 anos de idade: 18 a 45 minutos.

MAS COMO AJUDAR A CRIANÇA A SE CONCENTRAR?

DICAS PARA EXERCITAR A CONCENTRAÇÃO NAS CRIANÇAS

Pois a capacidade de concentração está relacionada não só com a idade, mas também pelos hábitos. Desse modo, ela é uma habilidade que pode ser exercitada e melhorada.

Exercitar o foco

Por isso, é importante ter em mente que estimular a concentração do pequeno não precisa ser apenas nos momentos de tarefas escolares. Mas o ideal é a estimulação da concentração em diversos episódios da vida cotidiana. Por exemplo, ao manter o foco ao realizar refeições, ao brincar, ao ouvir uma história. Além disso, também ao jogar xadrez ou ao conversar sobre um assunto mais difícil.

É sempre bom lembrar que a criança deve fazer uma coisa de cada vez. Ou seja, se concentrando somente naquilo que está fazendo.

Diminuir o uso de telas

As crianças parecem concentradas enquanto usam telas, como TV, celular ou tablet, mas elas não precisam usar muito a cabeça. Mas elas apenas assistem vídeos sem ter que pensar muito. Ou seja, isso significa que as crianças estão apenas vendo, sem precisar pensar ou imaginar coisas.

Por isso, é importante promover outros tipos de atividades, que demandem do raciocínio da criança e do funcionamento cognitivo da criança. Tarefas mais difíceis precisam de maior concentração. Assim, você estará ajudando a criança a estimular esse ponto.

Seja o exemplo

Provavelmente, esta é uma das dicas mais importantes: você tem que ser o exemplo para seu filho. Ou seja, não basta orientá-lo, é indispensável que você também faça o que diz. Pois os pequenos aprendem imitando suas referências.

Por isso, não basta falar para seu filho se afastar das telas e ler um livro ou jogar xadrez se… E ao chegar em casa, o que você mais faz é passar tempo em frente à televisão ou ao celular. Realize atividades diferentes com seu filho! É preciso ser o exemplo.

Não espere que a criança durma para levá-la para a cama.

Outro momento bastante importante é a hora de dormir. Portanto, deve-se aproveitar para contribuir com a disciplina e concentração da criança. Sendo assim, esta ocasião é uma ótima oportunidade para incentivar o interesse pela leitura e o foco ao realizar esta atividade.

Então, alguns minutos antes de a criança pegar no sono, leve-a para a cama e conte uma história. Mas qual o objetivo? Com o intuito de: aos poucos, ela ir relaxando até dormir. Aproveite para fazer a leitura compartilhada e estimular a concentração durante a leitura.

Antes de mais nada, aprenda a estimular a concentração das crianças por meio da psicomotricidade. Assista o vídeo e aprenda.

Organizar bem o tempo

Portanto, manter uma certa disciplina e organização das atividades diárias favorece a concentração. Sem dúvida, é essencial estabelecer uma rotina com horários certos para assistir TV, brincar, estudar, jantar, etc.

Desse modo, o ideal é conversar com o pequeno e criar uma rotina com estes horários definidos. Visto que a manutenção da rotina faz com que ele se sinta mais seguro e melhore sua concentração em seus afazeres.

O tédio é importante

A criança não ter nenhuma atividade ou brincadeira para fazer nem sempre é algo ruim. Pois ela também precisa ter momentos ociosos para pensar, se concentrar e criar possibilidades. Ou seja, o tédio também deve fazer parte da rotina.

Envolver a criança nas atividades

Por fim, envolva o seu filho nas atividades diárias: chame-o para ajudar na cozinha, organizar os brinquedos. Ou para realizar outras tarefas de casa.

Sendo assim, essa atitude faz com que ele se sinta incluído. Ou seja, incentivar a manter a concentração na tarefa que está realizando. Alerte-o sobre os riscos de não manter a concentração. Por exemplo: se você não se concentrar enquanto leva os copos para a mesa, poderá deixá-los cair e quebrar.

Práticas que podem melhorar a concentração das crianças:

– Dormir bem: concentra-se em uma atividade enquanto está com sono é difícil até para os adultos, imagine para as crianças. Portanto, uma boa noite de sono é essencial para manter a concentração nas atividades diárias;

– Por isso, praticar atividades físicas regularmente: a prática frequente de atividades físicas estimula o funcionamento cognitivo como um todo, inclusive a concentração;

– Ou seja, manter uma dieta saudável: a boa alimentação, assim como a prática de atividades físicas, é essencial para a saúde do sistema nervoso e. Além disso, como consequência para o funcionamento da concentração.

Gostou do conteúdo? Acesse o canal do Youtube da Neurosaber e fique por dentro das novidades.


REFERÊNCIAS

NASCIMENTO, Lucas; SANTANA, Beatriz; JUNIOR, Alberto; SARINHO, Victor. Treinamente: um jogo digital de apoio ao desenvolvimento de funções cognitivas de crianças portadoras do TDAH. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 2019, Ilhéus. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 24-29. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/erbase/article/view/8949. Acesso em: 7 jan. 2023.

8 Comments

  • Sandra
    Posted 01/02/2023 at 7:44 pm

    Muito bom.👏👏👏

    • Solange
      Posted 02/02/2023 at 3:49 pm

      Olá Sandra, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Luíza
    Posted 04/02/2023 at 6:53 pm

    Quantas riquezas de informações! Muito obrigada por compartilhar conosco! Me sinto mais segura para ajudar meus alunos a se concentrarem nas aulas diárias!

    • Solange
      Posted 04/02/2023 at 11:35 pm

      Olá Luiza, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Maurício
    Posted 21/05/2023 at 2:45 pm

    Bom dia. Ótimo conteúdo. Seria interessante deixar a referência das fontes das informações, especialmente sobre o tempo de atenção/foco/concentração por idade.

    • Jhulli
      Posted 30/05/2023 at 2:17 pm

      Olá, tudo bem?

      Obrigada pela sugestão!

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

  • Priscila Frizanco
    Posted 05/06/2023 at 2:34 am

    Boa noite, muito bom o conteúdo, esclareceu algumas dúvidas que eu tinha com relação ao tempo que eles conseguem se concentrar, eu optei por tirar as telas durante a semana para ajudar o meu filho a se concentrar mais, agora vou tentar as outras dicas, muito obrigada.

  • Fernando
    Posted 05/07/2023 at 2:47 am

    Acabei de me inscrever no canal YouTube NeuroSaber. Está muito tarde, estou com sono, se não, assistiria vários vídeos.

Leave a comment

0.0/5