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Como ajudar alunos com dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem é algo mais comum na vida escolar que se imagina. Estima-se que a incidência entre os estudantes brasileiros varie em torno dos 50%. Esta taxa é motivo de muita preocupação não apenas para os pais e os profissionais ligados à educação, mas aos próprios estudantes. Afinal, a criança e o adolescente passam a sentir angústia e ansiedade diante da impossibilidade de aprender de maneira fluida e tranquila.
O desafio que surge no dia a dia de muitos especialistas é como driblar a dificuldade de aprendizagem e impulsionar os alunos a obterem maneiras mais satisfatórias para a vida escolar. Porém, vamos mostrar aqui alguns detalhes referentes a esse processo tão complexo e interessante como a aprendizagem escolar.

O que é aprendizagem escolar?

A aprendizagem escolar pode ser definida como um processo que depende da combinação coordenada de fatores diversos, são eles:
– genéticos;
– neurobiológicos;
– psicoemocionais;
– sócio-culturais;
– pedagógicos;
– institucionais;
– familiares.
Portanto, é aconselhável que ao primeiro sinal da dificuldade de aprendizagem os pais considerem que esse quadro precisa de muita atenção e até mesmo acompanhamento com psicopedagogos, por exemplo.

Como os professores podem auxiliar na dificuldade de aprendizagem?

É praticamente impossível identificar algum problema relacionado à aprendizagem logo nos primeiros dias do ano letivo. Essa identificação vem com o tempo, mas, assim que detectada, precisa de uma atenção maior. Isso significa que o professor deve adotar uma maneira mais aproximada de ensinar ao aluno com a dificuldade.
Claro, isso não quer dizer que a criança deva ser separada dos demais, muito pelo contrário. Isto não pode acontecer. O profissional, ao identificar que o estudante não consegue acompanhar determinados conteúdos, vai estabelecer uma forma mais eficiente de tornar a aprendizagem com menos obstáculos. Dentre as propostas podemos destacar a ajuda do educador para oferecer todo o suporte para a criança em uma eventual dificuldade ao processo de leitura e escrita.
Além disso, os professores devem entrar em contato com os pais para que eles procurem acompanhamento com profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. É de extrema importância que haja essa comunicação entre a escola e a família.

Existem outros detalhes referentes à dificuldade de aprendizagem?

Sim. Muitos estudos são realizados dando enfoque a essa situação e as evidências científicas comprovaram que cuidados realizados já no pré-natal podem reduzir potenciais riscos na vida escolar da criança, sobretudo aqueles relacionados à dificuldade de aprendizagem.
Em artigos anteriores já abordamos sobre este mesmo tema e na ocasião trouxemos algumas informações fundamentais e que fazem toda a diferença na condução de um possível problema. As dicas a seguir são relacionadas aos meios de prevenção. Vejam quais são elas:
– Melhorar sempre o nível educacional das mães e cuidadores;
– Orientar no pré-natal, durante a gravidez, ações que sejam benéficas para o cérebro do futuro bebê e como evitar práticas por outro lado nocivas ao desenvolvimento cerebral, como drogas lícitas ou ilícitas;
– Disponibilizar desde muito cedo meios de estimulação de pré-requisitos para leitura e escrita nos Centros Infantis (CEI-CMEI’s);
– Detectar e intervir precocemente em crianças com atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente aquelas com distúrbios motores, de linguagem e com problemas de atenção e de memória;
– Disponibilizar especialistas em desenvolvimento em instituições que cuidam e participam dos primeiros anos de vida das crianças;
– Prevenir meningites e traumas cranianos na infância com o intuito de proteger o cérebro de agentes potencialmente lesivos as suas funções;
– Viver em espaços estimuladores, com condições nutricionais e lúdicos adequados (brincar, alimentar-se bem, socializar-se).
 
Luciana Brites Psicomotricista

13 Comments

  • Solange de barros gardenal
    Posted 28/12/2018 at 6:41 pm

    Muito educativo adorei

  • Reginaldo Silva
    Posted 20/01/2019 at 2:03 am

    É a primeira vez que visito vocês e, olha, meus parabéns! As informações são apresentadas numa linguagem simples e elucidativa. Gostei muito. Abraços!

  • Gloria
    Posted 09/02/2019 at 8:20 am

    Excelente!! parabéns muito interessante e esclarecedor

  • DANIELA
    Posted 13/06/2019 at 7:41 pm

    amei otimo conteúdo

  • Rosely
    Posted 23/06/2019 at 9:13 pm

    Adorei o conteúdo,bem esclarecedor!

  • Cleonice
    Posted 18/07/2019 at 10:49 am

    Ótimas explicações
    Muito útil pra mim q estou cr ursando o normal

  • Jorge Reis
    Posted 17/10/2019 at 9:48 am

    Maravilhoso, justamente no dia da reunião pedagógica entrei na página, foi ótimo. Parabéns pela matéria

  • MANOEL TRINDADE DUARTE
    Posted 11/12/2020 at 4:47 pm

    Muito boa as explicações são de grande valor para nós

  • Marli
    Posted 31/05/2021 at 3:40 pm

    Estou lendo os conteúdos muito interessante. Faço Pós graduação em Psicopedagoga para ajudar minha sobrinha adolescente com dificuldade de leitura.

  • Maria de Fátima Marques de Sousa
    Posted 31/03/2023 at 1:33 pm

    Gostei muito do conteúdo ,achei muito enrrequecedor .

    • Livia
      Posted 31/03/2023 at 7:04 pm

      Olá Maria de Fátima,

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Lívia,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Maria de Fátima Marques de Sousa
    Posted 31/03/2023 at 1:33 pm

    Gostei muito

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