Uma das coisas mais difíceis sobre cuidar de uma criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é fazer com que seu filho faça o que você pede. Rotinas diárias, como preparar-se para a escola ou dormir e fazer o dever de casa, podem se tornar campos de batalha, imagina então grandes ocasiões.
Os sintomas de TDAH como desatenção, impulsividade e hiperatividade, são obstáculos para entender e seguir instruções. A menos que seu filho aprenda como superar ou se adaptar aos sintomas, ele pode não desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso na vida. Quer saber como ajudar seu filho com isso, então continue lendo esse artigo.
Conteúdo
O TDAH e seu impacto no desenvolvimento social das crianças
Usamos habilidades sociais para interagir e nos comunicar com as pessoas ao nosso redor todos os dias. Fazemos isso através do uso de comunicação não verbal e comunicação verbal.
No entanto, crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) podem enfrentar desafios quando se trata de compreender e implementar essas habilidades sociais.
Eles podem achar difícil fazer e manter amigos devido ao comprometimento do funcionamento executivo do cérebro. O controle executivo do cérebro gerencia sua capacidade de esperar sua vez, evitar se distrair, direcionar suas ações, controlar suas emoções e usar sua memória de trabalho para responder em ambientes sociais.
Os sintomas de TDAH nas interações sociais podem incluir:
Desatento
- Dificuldade em ouvir os outros
- Informações ausentes
- Ser distraído por sons ou ruídos
- Faltando dicas sociais
- Tornando-se oprimido e retraído
Hiperativo
- Freqüentemente interrompendo
- Compartilhando pensamentos dispersos
- Estar hiperfocado em um tópico
- Falando rápido ou excessivamente
Impulsivo
- Comportamento pateta em momentos inadequados
- Entrando no espaço pessoal de outras pessoas
- Exibindo agressão
- Iniciar conversas em horários inadequados
Os desafios sociais
Quando as crianças com TDAH entram em um ambiente social, podem ter dificuldade em compartilhar, se revezar, ouvir e captar dicas sociais. Freqüentemente, ficam entediados, distraídos ou encerrados na conversa.
Eles podem ter dificuldade em controlar suas emoções ao interagir com as outras pessoas, ficando facilmente oprimidos, impacientes ou frustrados.
Em grandes ocasiões, quando as crianças com TDAH se distraem ou dominam a conversa, seus colegas podem vê-las como desinteressadas e indelicadas.
Essas crianças provavelmente serão evitadas pelos outros. Isso leva a oportunidades perdidas de praticar habilidades sociais e diminui a confiança em suas habilidades.
Sem laços sociais, as crianças começarão a se sentir inadequadas e a desenvolver reações emocionais negativas às interações sociais. Algumas crianças com TDAH podem até evitar totalmente as interações sociais na tentativa de evitar mais rejeições.
Como ajudar crianças com TDAH a lidar com grandes ocasiões sociais
1. Entenda que a criança pode estar nervosa
Crianças com TDAH geralmente têm dificuldades sociais . Eles não são desprovidos de emoção ou desejo de fazer parte das coisas, mas o medo de parecer tolos pode ser socialmente ansioso.
É muito importante que você não tente forçá-los a sair do lugar onde eles se sentem seguros.
Em vez disso, tente envolver eles de uma forma que aumente a confiança. Por exemplo, ao supervisionar a atividade do grupo, aproveite a oportunidade para perguntar a eles sobre algo que os entusiasme. Essa chance de mostrar conhecimento lhes dará segurança.
2. Aplique o que eles estão fazendo aos interesses deles
Uma vantagem dos grandes ocasiões é que eles exigem muitas possibilidades de trabalho diferentes.
Por exemplo, um evento pode incluir várias barracas, atividades infinitas e a chance de se destacar de várias maneiras. Para algumas crianças, isso é fácil. Para uma criança com problemas de atenção, pode não ser assim.
A chave é trabalhar em algumas idéias que deixe eles incluírem aspectos que eles amam. Pode ser fazer cartazes para divulgar o evento, ou talvez outra coisa que eles se sintam mais à vontade, como escrevendo.
3. Desenvolva um sistema amigável
A bênção e a maldição de grande ocasiões é que envolve a todos. É bom, porque significa que há mais mãos para ajudar, incluindo a das crianças com TDAH.
Mas, por outro lado, significa que as crianças mais tímidas e com deficiência de atenção se perdem na mistura.
Os filhos mais velhos já passaram por isso e conhecem estratégias de enfrentamento . Eles podem compartilhar isso com os mais jovens, que também verão que o TDAH não precisa ser tão ruim quanto pode parecer.
O funcionamento social adequado e relacionamentos saudáveis com os pares são essenciais para o funcionamento ideal de um indivíduo.
Quando as crianças têm interações bem-sucedidas com seus em eventos sociais, elas aprendem a cooperar, negociar e resolver problemas com outras pessoas.
Com essas habilidades, eles são capazes de construir relacionamentos positivos. Portanto, os apoios sociais são fatores de proteção, eles fornecem um sentimento de pertencimento, propósito, aceitação e ser cuidado.
À medida que as crianças entram na adolescência, elas desenvolvem uma necessidade maior de interações com os outras pessoas e têm uma sensibilidade elevada a estímulos sociais.
Por meio de interações sociais repetidas, desenvolvem-se amizades que ensinam os adolescentes a trabalhar em grupo, resolver problemas, reconhecer os pontos de vista dos outros, administrar conflitos entre pares e aceitar grupos diversos.
Para saber mais sobre como ajudar as crianças com TDAH a lidarem com ocasiões sociais, assista esse vídeo:
Referências
CHAAD.Org. Relationships & Social Skills. Disponível em <https://chadd.org/for-adults/relationships-social-skills/> Acesso em 05 OUT 2021.