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Como aperfeiçoar a Coordenação Motora Fina?

A infância é uma fase especial por reunir descobertas que exercerão influência durante toda a vida de uma pessoa. A coordenação motora fina é uma dessas habilidades que precisam ser trabalhadas na idade certa, respeitando cada etapa para que o progresso da criança seja acompanhado de perto.
Muitos pais e educadores podem perceber que este quesito pode estar aquém em seus filhos ou alunos. O que fazer, então? Existem exercícios voltados para o desenvolvimento de tais práticas? Há alguma luz no fim do túnel? A resposta é sim para tudo. Portanto, acompanhe nossas informações abaixo.

O que pode ser feito para o desenvolvimento da coordenação motora fina?

Situações corriqueiras funcionam como exercícios ou brincadeiras que impulsionam as habilidades ligadas aos músculos menores, geralmente localizados nas mãos e nos pés. A importância de desempenhar um treinamento nesses membros é o uso que fazemos deles para absolutamente tudo.
Há uma série de atividades que têm a prerrogativa de otimizar esse mecanismo tão necessário para a independência dos pequenos. As tarefas podem ser aplicadas tanto no ambiente escolar quanto doméstico, com objetos e até alimentos (crus) para incrementar no exercício. Vejam logo abaixo quais são:

– Separando os grãos

Pegue dois tipos diferentes de grânulos e coloque-os em um mesmo recipiente. Depois, peça à criança para separá-los. Esse processo faz com que o pequeno exercite o controle de seus dedos, assim como a musculatura;

– Argolas coloridas

O objetivo é fazer que seu filho/aluno coloque essas argolas em varetas, cujas cores sejam correspondentes. Notem aí mais uma brincadeira em que deve haver a discriminação das cores e a prática de movimentar as mãos em movimentos suaves;

– Pregando botões

A tarefa não é para o pequeno pregar botões como fazem os adultos, mas para simplesmente separá-los entre grandes e pequenos. Isso ajudará na coordenação motora fina da criança e pode ser feito em casa mesmo.

O que pode ser feito aos alunos com problemas de escrita?

Na verdade, existe um déficit nesse quesito, pois há muito tempo não se valoriza tanto mais os contornos da grafia como antigamente. A dica que podemos usar é trabalhar bastante a preensão e a pressão na hora de escrever. É preciso que o educador saiba dosar a intensidade do tônus que é utilizada.
Existem atividades voltadas para o desenvolvimento dos traços dos alunos e que podem resultar em uma melhora significativa durante o processo. O caderno de caligrafia é o ideal, mas muitas escolas acabaram abrindo mão do material.

E no caso de uma criança com atraso no desenvolvimento motor?

A situação de agora requer o auxílio de um profissional que trabalhe com terapia ocupacional, pois a abordagem dada pelo especialista trabalhará esse problema na coordenação motora, ocasionado pelo atraso.

Quais brinquedos podem usados para impulsionar a coordenação motora fina?

Há objetos completamente lúdicos e que auxiliam tal habilidade da criança sem que ela perceba que está praticando um exercício. São eles: massinhas, argilas, bolas de borracha, varetas, geleias (próprias para manuseio), entre outros.
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

18 Comments

  • Maria das Graças Barbosa
    Posted 15/02/2018 at 12:11 pm

    Ok.
    Gostei muito da orientação e observação da grafia e motricidade fina e das tarefas simples

  • Joseane Taveira da Silva Sousa
    Posted 15/02/2018 at 8:06 pm

    Adorei

  • Wanda
    Posted 16/02/2018 at 7:37 am

    Tenho interesse

    • NeuroSaber Responde
      Posted 21/02/2018 at 12:08 pm

      Wanda, você já viu o nosso curso Pepi? Dê uma olhadinha na aba cursos do nosso site.

  • Maria de Fátima Fonseca brandao
    Posted 17/02/2018 at 4:45 pm

    Gosto muito de todas as palestras, sujestões que vcs colocam, são de muita ajuda e esclarecimentos. Sou professora de alfabetização e sigo vcs com a certeza de estar num caminho mais acertivo. Obrigada.

  • Jane
    Posted 18/02/2018 at 11:24 pm

    Quando a criança não recebe no tempo certo esse aperfeicoamento da coordenação, há o que fazer depois, quando estiverem mais velhas?

    • NeuroSaber Responde
      Posted 21/02/2018 at 12:06 pm

      O importante é que seja o mais cedo possível.

  • Geracina Silva de Freitas
    Posted 20/02/2018 at 10:35 am

    Amo tuas informações educativas! Elas agregam aprendizados e saberes muito importantes para o meu trabalho como professora, especialmente na Educação Infantil! Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho, sempre disposta a nos compartilhar práticas importantes!!!

  • Amanda
    Posted 21/02/2018 at 12:31 pm

    Amei

  • Simone Gomes
    Posted 28/06/2018 at 12:29 am

    Legal o conteúdo, parabéns!!

  • Helena Pereira dos Santos Oliveira
    Posted 16/03/2019 at 7:59 pm

    Gosto muito de suas informações educativas, tendo crescido bastante com elas, procuro aplica-las todas com minha turminha de maternal,

  • Silvana da Silva Reis
    Posted 20/03/2019 at 8:07 am

    Amei as ideias,Gostaria de fazer o curso.

  • Odete Barroso Albuquerque
    Posted 15/04/2019 at 7:18 am

    Ótimas orientações! Já faço um trabalho com meu neto de 7 anos, ele tem algumas dificuldades.
    Odete Albuquerque.♥️

  • Rosaura
    Posted 15/04/2019 at 6:57 pm

    Preciso trabalhar coordenação motora grossa com uma aluna, o que devo fazer?

  • Eliane Rodrigues
    Posted 22/04/2019 at 10:54 pm

    Amei! Me interessa muito fazer esse curso

  • Leandro
    Posted 06/05/2021 at 5:59 pm

    É possível desenvolver a coordenação motora fina depois de adulto?

    • NeuroSaber
      Posted 06/05/2021 at 6:59 pm

      Olá Leandro,
      Ainda não temos um conteúdo sobre este tema.
      Mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
      Obrigada pelo contato!

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