Como auxiliar na inclusão escolar no TEA?
Existem maneiras muito eficazes de se auxiliar na inclusão escolar em casos que estão dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Antes de falarmos a respeito, é importante relembrar que o fato de incluir vai além da simples matrícula do aluno com autismo em uma turma regular.
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A inclusão está na participação ativa da equipe pedagógica na vida do estudante, assim como no aproveitamento do aluno com a metodologia empregada. Ou seja, precisa haver troca entre as partes. Mesmo que não seja possível prever qual a característica a ser trazida para dentro da sala de aula pelo estudante, é importante que haja, então, um grupo de profissionais que tenha treinamento para lidar com situações que impõem desafios.
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O que pode ser feito para o auxílio na inclusão escolar?
A equipe profissional tem um papel de grande relevância na vida de uma pessoa que apresente alguma síndrome, sobretudo que esteja relacionada ao TEA. Os educadores, por exemplo, podem estabelecer parâmetros que sejam utilizados para aproximar o aluno autista dos demais. Esta talvez seja a ponte que precisava ser erguida na educação: a convergência entre estudantes regulares e especiais.
Certamente que essa questão não é tão simples de ser delineada, mas é possível que seja colocada em prática. Tudo deve ser feito de forma que não prejudique nenhum dos lados. Um dos pontos que podem ser citados é a aplicação de tarefas com um tempo mais flexível. Isso significa que se o aluno autista sentir mais dificuldade na hora de resolver o exercício, ele terá um prazo maior para solucioná-lo.
Além disso, é possível que haja outros métodos que ajudem o estudante com algum distúrbio pertencente ao TEA:
* Tarefas lúdicas que promovam a socialização do estudante com os colegas e todo o ambiente;
* Monitoria feita pelos próprios alunos, sendo que o estudante autista também deve ser incluído. Nesse caso, o educador deve observar quais são as habilidades que o pequeno desenvolve melhor. Sendo assim, ele pode desenvolvê-las para o bem do grupo;
* Escalar o aluno para funções específicas da turma; exemplo: ajudante de sala em funções que promovam a interação do estudante com os demais;
* Informar aos alunos sobre a condição do colega autista, com o objetivo de propor uma conversa entre todos a respeito do TEA e o que pode ser feito para que haja uma aproximação maior da turma ao caso do aluno;
– Lembrando que é preciso que seja estabelecida uma relação próxima entre os educadores e os pais da criança/adolescente.
Existem muitos desafios?
Na verdade, toda iniciativa que envolve a educação implica desafios. Pode-se dizer que com alunos autistas, o desafio vem em forma de um olhar mais aguçado para o que está sendo apresentado.
Portanto, é indispensável que a escola esteja se capacitando ainda mais para lidar com situações como essas. Os profissionais da escola são peças fundamentais para a inclusão de um aluno. Eles representam uma parcela importante na vida do estudante com autismo no ambiente escolar.
4 Comments
É um verdadeiro desafio, não temos uma regra ou uma metodologia adequada, toda tentativa é válida quando se trata de ajuda.
Temos que ter sensibilidade para trabalhar com essas crianças e com as diferenças.
É notória a dificuldade que uma escola tem em ter um aluno autista numa turma regular. Inicialmente o professor mostra até algum interesse, que acaba caindo por terra com o decorrer dos dias e a cça acaba ficando isolada, sem apoio nenhum e pior muito mais chateado pq a confiança que depositou no professor se perdeu. É bem adianta apresentar um laudo, pq te mandam andar de um.lado pro outro e nada se concretiza que possa ajudar . Tenho um sobrinho autista, infelizmente não podemos colocar lo em a rede particular, está na quarta série é o pouco que conseguiu aprender foi com nossa ajuda, sem contar o bulling que sofre por parte dos colegas e na escola ninguém vê nada. Realmente estou perdendo a esperança.
Por outro lado estou seguindo vcs para aprender a ajuda ló, e estou conseguindo um pouco. Vcs são fantásticos em disponibilizar o conhecimento de vcs, para ajudar pessoas como nós que queremos ver nossas cças inclusas. Obrigada!
Como mãe de menina SA estou levando para escola todo material que disponho para auxiliar/colaborar. Pois juntar não é incluir.
Pretendo começar um trabalho voluntario com jovens autistas .E procuro meios de poder ajuda-los da melhor forma , sabendo o que eu deveria ou não fazer.