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Como conduzir os problemas escolares no TDAH?

Um dos maiores desafios de educadores é encontrar uma maneira de contornar os detalhes evidenciados pelos problemas escolares em crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Isso é explicado pelo fato de as pessoas que convivem com o TDAH manifestarem sintomas caracterizados pela distração ou inquietação. Ambos os extremos influenciam diretamente na recepção de conteúdos o que, em outras palavras, significa uma dificuldade em entender o que seus professores passam através das aulas e dos exercícios.
Diante do exposto, evidencia-se uma necessidade de muitos professores em conhecer algumas técnicas que podem ajudá-los na condução dos problemas escolares. Lembrando que a confirmação de TDAH em alunos deve ser comunicado aos pais e à equipe pedagógica imediatamente para as devidas precauções.

O que pode ser feito?

O primeiro passo é que a escola esteja a par do que ocorre para que, assim, a instituição participe do processo terapêutico do aluno, oferecendo-lhe caminhos que proporcionem a absorção de conteúdos de maneira satisfatória e eficiente.
Vale lembrar que grande parte desses alunos costuma enfrentar as seguintes situações em sala aula:
– Dificuldade de memorização de sequências;
– Não percebem detalhes;
– Reincidem sempre nos mesmos erros;
– Desorganizam-se constantemente;
– Esquecem conteúdos correlacionados ao tema principal;
– Perdem-se nos eventos que são paralelos ao evento principal de uma determinada matéria, no passo-a-passo das fórmulas e dos conceitos das matérias mais decorativas ou monótonas.
A partir do conhecimento da instituição acerca do caso do aluno com TDAH, os problemas escolares devem ser acompanhados de perto pelos professores a partir de determinadas medidas.

Quais iniciativas são as mais ideais?

Muitas escolas usam três estratégias que visam ao aprimoramento das crianças e jovens com TDAH. Esses pontos são os seguintes: didática em sala de aula, meios de avaliação e apoio organizacional.
– Didática em sala de aula: táticas que procuram reforçar a concentração do aluno com estratégias conhecidas, como a mudança no tom de voz para determinados assuntos; mudança de lugar (levar o aluno para mais próximo do professor); realizar aula com motivação; contextualizar a aula a alguma situação presente no cotidiano do estudante, entre outros.
– Meios de avaliação: aqui os educadores devem ter total atenção à forma a qual os exercícios, exames e outras atividades estão sendo aplicados. É importante frisar que quanto mais chances os professores oferecerem com alternativas, mais chances os alunos terão de desempenhar um bom trabalho. Essa tática inclui provas com enunciados objetivos, sem rodeios e que facilite forma íntegra a compreensão do aluno com TDAH.
– Apoio organizacional: nessa etapa, o educador fica responsável pela criação de uma rotina estabelecida para ser seguida pelo aluno a fim que a criança consiga realizar as atividades indicadas para ele. É importante salientar que esse apoio organizacional servirá como um lembrete para o estudante.

Problemas escolares no TDAH e coordenação motora: existe relação?

Embora muitas pessoas desconheçam essa relação, devemos dizer que ela existe sim. Vários casos de déficits na educação são causados por conta disso, sobretudo em crianças com TDAH. Tudo isso porque o TDAH afeta o desenvolvimento psicomotor do pequeno, sobretudo as seguintes áreas: o Equilíbrio, a Noção Espaço-temporal e o Esquema Corporal. Vale ressaltar que nesses casos de comorbidades no TDAH, o terapeuta procura trabalhar todos os métodos para diminuir os déficits que são observados nos pequenos.
 
Luciana Brites Psicomotricista

9 Comments

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    Rosimeire Tim
    Posted 25/11/2018 at 9:46 am

    Amei muito fácil a compreensão para usarmos no dia a dia com nossos alunos .
    Parabéns ao trabalho da equipe da Neurosaber muito interessante a maneira de conduzir o ensinamento ao qual nós educadores precisamos.

    • Avatar
      Adriana Matias
      Posted 27/11/2018 at 10:14 am

      Olá Rosimeire , Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!

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    vanessa parra de mello
    Posted 27/11/2018 at 12:33 pm

    Adorooo. Vocês são excelentes.

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    Edna Fontana klein
    Posted 27/11/2018 at 2:40 pm

    Parabéns, leitura de fácil interpretação…gosto de todos os artigos esclarecedor pra nós educadores.

    • Avatar
      Adriana Matias
      Posted 27/11/2018 at 2:56 pm

      Olá Edna , Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

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    Fabiane Medeiros
    Posted 17/07/2019 at 6:03 am

    Tenho que avançar e achar meios que eu possa ajudar meu filho com essa questão metodológica e que eu tenha condições de ofertar pra ele. Parou de tomar a Ritalina pq estava entrando num processo depressivo e com sentimento de morte devido os bulyings . Esta cada vez menos atento e aprendendo menos em sala de aula e através de escrita e livros, eu não tenho recurso financeiro pra oferecer ou tentar dar aulas em casa pq sou mãe solteira e trabalho as vezes mais de 8 horas por levar ele 2x por semana em atendimento multiprofissional que consegui numa associação. Fui conselheira tutelar 3 anos em Londrina e avançamos na educação municipal nesse aspecto, mas na estadual está longe. Sei q a Lei está pra ser aprovada no Senado, mas é tão suscinta que não consigo enxergar qual vai ser a real mudança e quanto tempo isso vai demorar. Estou preocupada.

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    Melina Fernandes
    Posted 14/08/2019 at 1:55 am

    Bom dia
    Meu filho tem 8 anos,descobrir que ele tem TDHA
    Ele é um menino fantástico
    Amoroso e muito inteligente
    Não sei como ajudar
    Tem dificuldades na escola e esquecer das coisas

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