A comunicação é essencial na vida de todos nós. Por meio dela, podemos trocar informações que fazem a diferença nas relações sociais. Na sala de aula, essa habilidade é a base para o aprendizado. Sendo assim, o ensino para autistas depende muito desse aspecto para fazer valer a didática utilizada. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar nessa nobre missão.
Conteúdo
Fale sobre o assunto que interesse à criança
Como muitos de vocês já sabem, a pessoa que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) costuma ter predileção a um determinado tema (personagem de desenho/filme, aviões, mapas, etc.). Então, a melhor maneira de estabelecer um primeiro contato com o aluno é através dessa atenção que você dará àquilo que o interessa. Cria-se um vínculo importante para estimulá-lo nas próximas conversas.
Use frases específicas e curtas
O ensino para autistas depende muito da forma que os educadores utilizam para se comunicar. Frases mais curtas e objetivas tendem a ser eficazes para a compreensão da criança/adolescente diante de algum novo conceito ou explicação. Isso porque a forma de processar uma informação é diferente no estudante com autismo.
Mostre paciência e disponibilidade ao ensinar
Como dito acima, o processamento de uma informação para a criança/adolescente com TEA tem suas peculiaridades e apresenta a sua própria dinâmica. É interessante que você demonstre paciência para explicar um conceito. Pergunte sempre se há dúvida, procure esclarecer algum conceito que não ficou claro, etc.
Fuja do sentido figurado
É importante não utilizar construções frasais com sentido figurado. Isso tende a confundir a criança. Ela não entende tais aplicações. Então, não diga que você está ‘morrendo de frio’, ‘caindo de sono’, ‘derretendo de calor’, entre outras frases que costumamos falar no dia a dia. É preciso estar sempre atento a isso.
Utilize recursos visuais
Um dos itens mais eficazes ao ensino para autistas é a utilização de elementos imagéticos como complemento às explicações. Uma pessoa com autismo tende a ser muito ligada a esses detalhes. Imagine o quanto suas aulas podem ser ricas com essas imagens.
Atenção para os sinais sociais
Estar atento aos sinais sociais é importante, principalmente no ensino para autistas. Isso porque a criança/adolescente com TEA pode ser alheio a esses indicativos. Portanto, é interessante ficar de olho em alguma situação caso o aluno demonstre pouco ou nenhum entendimento acerca de um cumprimento, um gesto, etc.
Caso a criança demonstre muita dificuldade, o que pode ser feito?
Se a situação ficar difícil para o entendimento da criança e sua comunicação, a melhor maneira de contornar esse problema é solicitar um auxílio maior de um profissional de fonoaudiologia e psicopedagogia. É sempre válido lembrar que o acompanhamento interdisciplinar funciona de forma eficaz, pois abrange todo o conjunto de habilidades que permeia a vida da pessoa, impulsionando o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social.
Torne a sala de aula um ambiente convidativo
Nada melhor que proporcionar um local onde os pequenos encontrem um ambiente que desperte sua atenção e o prazer de estarem ali. Isso contribui para a socialização de todos.
10 Comments
Adorei o artigo. Eu tenho um aluno de 7 anos que é autista e tenho bastante dificuldade de comunicação com ele. A sensação é que ele não me compreende.
Sou estagiário de Pedagogia,fico com um aluno de 08 anos,eu também sentir essa dificuldade no começo,procurei ver o que chamava mais atenção dele,ele é agressivo,não consegue fica no lugar,quando deixo livre em sala ele bate nos coleguinhas…..Conversei com a Prof pra ver o que poderíamos ver o que ele gosta em sala,agente começo a descobrir o que ele mais gosta….Motoca é um deles,pecinha de monta,desenho pra pinta, ele só gosta de desenho de moto! Conversei com a diretora e ela autorizou o uso de notebook,pra eu ultilizar com ele,pra ele joga joguinhos, principalmente de motinha e pinturas..Essa é minha experiência!
Boa noite! Adorei as informações, são claras, objetivas e muito elucidativas. Sou Psicopedagoga e Pedagoga Especial, trabalho com autistas há muitos anos e é sempre é bom ter acesso a materiais maravilhosos como os de vocês.
Att
Águeda Mendes
Muito interessante.
Conhecer este mundo é essencial para estabelermos uma comunicação.
Em primeiro lugar preciso parabenizar aos pais de crianças portadora do TEA. São pessoas guerreira e também muito sofrida quando esse transtorno é severo. Gostei de ter lido sobre os textos acima. Estou no momento na sala do AEE da escola, lugar bem agradável, onde eles estão gostando de ficar. Às vezes é difícil lidar com eles, mas a parte mais bonita, é quando eles aparecem de repente para esta sala, mesmo sem consegui concentra-se,admiram o colorido que a professora organizou. A partir desta leitura, conseguirei planejar com mais eficiência.
Muito esclarecedor este texto. Com uma linguagem simples explicou muito!
Trabalho com uma criança com Autismo em sala de aula, às vezes é difícil trabalhar com ela. Além do autismo também tem hiperatividade.
BOA NOITE, SOU PROFESSORA DE ALUNOS ESPECIAIS A DOIS ANOS, E É DESAFIADOR, E UM RIQUISSIMO APRENDIZADO PARA QUALQUER PEDAGOGO EM CONVIVER EM SALA DE AULA COM ESSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. TENHO ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TDAH, COM TEA, E VARIAS SÍNDROMES. GOSTO MUITO DAS DICAS DO NEUROSABER. SER PROFESSOR DE ALUNOS ESPECIAIS, NÃO É SÓ UM DESAFIO, E SIM UMA MISSÃO DADA POR DEUS.
Sou estudante de pedagogia e trabalho com criança com TDH, e TEA.
Todo o material disponibilizante tem modificado significadamente todo meu trabalho de aprendizagem com essas crianças. Muito obrigada pelos estímulos e pelo Trabalho maravilhoso. Dignificante mesmo. Parabéns pela iniciativa.