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Como criar atividades interativas para alunos com dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem é um problema recorrente em todos os lugares. Segundo pesquisas, a estimativa desses casos em estudantes brasileiros pode chegar próximo de 50%. As causas são variadas, o que necessita de um acompanhamento profissional que consiga detectar o que serviu de gatilho para essa condição.
No entanto, o assunto de hoje visa a dar enfoque nas atividades que tendem a contribuir para o desenvolvimento do aluno frente à dificuldade de aprendizagem. Antes disso, é interessante salientar que o estudante cuja rotina é cheia de obstáculos por conta de uma falta de concentração, por exemplo, tende a ser uma grande angústia por não conseguir acompanhar a turma.

A dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem trata-se de um obstáculo, uma barreira ou um sintoma que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. É essencial que o diagnóstico seja feito o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.
A boa notícia é que isso pode ser revertido por meio do acompanhamento com psicopedagogos e pedagogos. Se houver mais de um fator envolvido, é aconselhável que outros profissionais também estejam a par do que ocorre com a criança. No campo da educação, existem formas bem eficazes de lidar com tal situação. Confiram abaixo.

Aulas musicadas

As músicas são excelentes para ajudar no aprendizado de qualquer pessoa. O uso de melodias, palavras de fácil assimilação e até rimas serve como ingrediente poderoso na busca pela concentração. Imagine ensinar matemática ou ciências através de música. O aluno tende a captar melhor a mensagem, pois a recepção do conteúdo se afasta daquele aspecto engessado.

Leitura em voz alta

Estudos indicam que quando o aluno lê em voz alta ou escuta outra pessoa lendo algum conteúdo, ele tende a aumentar sua capacidade de abstração. Sem contar que a concentração do pequeno pode ser otimizada.

Treinando o raciocínio

Uma importante atividade para lidar com a dificuldade de aprendizagem é o exercício que trabalhe com a memorização, o planejamento e o pensamento. Essas tarefas são responsáveis por proporcionar um aumento na concentração da criança por meio de brincadeiras como jogo de quebra-cabeça, cartinhas e jogos de memória.

Brincadeiras com o uso de sequências

Outra dica que pode ser muito útil para suas aulas é a atividade que adota elementos sequenciais. Para citar um exemplo: hoje em dia as crianças têm mostrado uma grande predileção pela gastronomia. Então, suponhamos que você, educador, sugira que elas criem uma receita de bolo. Para que o resultado seja satisfatório, é preciso que o aluno siga o roteiro de maneira correta. Além disso, existem outras tarefas que podem ser usadas dentro de sala.

Teatros em sala de aula

Quem nunca fez parte de um teatrinho na escola? Eis uma maneira muito legal de induzir as crianças a ter mais concentração. O interessante dessa atividade é que ela proporciona a interação dos pequenos com os demais coleguinhas, sem contar o empenho que o aluno terá de exercer para seguir as ordens da peça a ser mostrada em sala de aula.

Atividades em grupo

Nada mais indicado que o trabalho em grupo para trabalhar com a dificuldade de aprendizagem. É importante que a professora divida muito bem as funções que cada um irá exercer. Dessa forma, o aluno tende a se concentrar naquilo que fora pedido previamente.
Mostramos acima algumas das várias atividades interativas voltadas para alunos com dificuldade de aprendizagem. Lembrando sempre da importância de haver a comunicação entre escolas e família do aluno, uma vez que o núcleo familiar pode ser determinante em todo esse processo.

 

11 Comments

  • Francielle
    Posted 21/09/2019 at 10:42 am

    Tenho muita admiração pelo trabalho da Neuro Saber, sou pedagoga e acredito que o professor capacitado e o resgate da convivência familiar são fundamentais para o sucesso da educação.

  • Thairis Santos de Sousa
    Posted 30/10/2019 at 10:41 pm

    Eu faço faculdade de pedagogia, estou fazendo aulas práticas em uma escola e vir que muitas crianças estão sentindo dificuldades em matemática, eu gostaria de saber qual a melhor forma de ajudar eles.

  • Claudia Maria Lopes da Silva
    Posted 05/11/2019 at 10:40 am

    Bom dia
    sou pedagoga e estou trabalhando com um aluno (particular) de 11 anos, que está no 5º ano e foi diagnosticado com disgrafia. gostaria de receber algumas orientações de como trabalhar essa situação? quais exercícios devo aplicar?
    Se puderem me ajudar, ficarei eternamente grata.
    Obrigada.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 06/11/2019 at 8:21 am

      Olá Claudia ,
      vamos anotar como sugestão para próximos conteúdos,
      obrigada .

  • Emerson Batista Dutra
    Posted 01/04/2020 at 12:17 pm

    Tenho um enteado que tem muita dificuldades de aprendizado,deficit de atenção,falta de concentração e foco,ele tem todo acompanhamento médico e psicológico há um bom tempo ,mas a minha pergunta é porque essas respostas demoram tanto para saber o que ele tem e o que fazer para poder a ajudar a mãe dele(minha namorada).

    • Suporte Neurosaber
      Posted 02/04/2020 at 9:01 am

      Olá Emerson, seria importante uma avaliação com neuropediatra e psicopedagoga .
      Esses profissionais ajuda no diagnóstico.

  • Maria Luiza Ferrari
    Posted 11/05/2021 at 2:45 pm

    Aprendi muito com Luciana e Clay Brites, tenho gravadas todas as palestras deles.

  • Gercilia Sousa Sinfaes
    Posted 09/07/2021 at 8:50 pm

    Boa noite,Sou Gercilia e tenho um aluno com muita dificuldade de concentração e leitura e que devo utilizar nas tarefas de casa.

  • Ronilde Baeta
    Posted 09/03/2022 at 8:00 am

    bom dia, sou professora e cuidadora de uma criança de 10 anos, com transtornos global do desenvolvimento (TGD) e paralesia cerebral na escola da minha cidade, sendo que essa criança nunca foi estimulada por nenhum profissional na escola antes, o que devo fazer nesse caso que estou sozinha e sem ninguém para me ajudar.

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