Skip to content Skip to footer

 Como desenvolver o aprendizado linguístico na pré-escola?

Como desenvolver o aprendizado linguístico na pré-escola?

Um dos desafios mais importantes no processo de educação infantil é o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças na pré-escola. Aprender a se comunicar efetivamente é fundamental para o sucesso acadêmico e social dos pequenos, e por isso, é essencial que as instituições de ensino estejam preparadas para promover esse aprendizado desde cedo.

De acordo com um estudo realizado por Mecca et al. (2015), intitulado “Promotion of Language Skills in Preschool Children in a Context of Low Educational Standards”, foi observado que em contextos com baixos padrões educacionais, como muitas instituições de pré-escola em países em desenvolvimento, a promoção das habilidades linguísticas das crianças se torna ainda mais crucial.

Neste artigo, mostraremos estratégias eficazes necessárias para estimular o desenvolvimento da linguagem e garantir que as crianças estejam preparadas para os desafios futuros.

Importância do Desenvolvimento Linguístico na Pré-escola

O desenvolvimento linguístico na pré-escola é de extrema importância por ser nessa fase que a criança começa a adquirir as habilidades necessárias para se comunicar e interagir com o mundo ao seu redor.

Além disso, é através da linguagem, que a criança consegue expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades, além de facilitar o processo de aprendizagem em outras áreas do conhecimento.

Em ambientes desfavorecidos, onde os recursos são escassos, é ainda mais importante investir em estratégias eficazes para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de fortalecer suas habilidades linguísticas desde cedo.

O estímulo à linguagem desde cedo também contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, preparando-a para lidar com os desafios que encontrará ao longo de sua vida. Por isso, é fundamental que as instituições de ensino valorizem e incentivem o desenvolvimento linguístico das crianças desde a primeira infância.

Desafios educacionais em contextos desfavorecidos

Como apresentado no estudo, as crianças em ambientes desfavorecidos frequentemente enfrentam obstáculos que podem prejudicar seu desenvolvimento linguístico, tais como: 

  • Ambientes domésticos com pouca estimulação linguística: A falta de tempo ou conhecimento por parte das famílias pode dificultar o envolvimento das crianças em atividades que favoreçam seu desenvolvimento no âmbito da linguagem.
  • A insuficiência de recursos educacionais apropriados: É comum que escolas localizadas em regiões desfavorecidas apresentem carências significativas de ferramentas didáticas fundamentais, tais como livros, jogos pedagógicos e tecnologias.
  • A alta taxa de rotatividade dos professores: Pode prejudicar a continuidade e efetividade do ensino, causando instabilidade na equipe educacional.

Estratégias para aprimorar o aprendizado de línguas na pré-escola


Ensinar linguagem para crianças em idade pré-escolar, especialmente nas áreas de educação com menores padrões, requer planejamento cuidadoso e diversas estratégias que são interativas e dinâmicas.

Neste sentido, é crucial proporcionar atividades motivadoras aos pequenos para estimular sua curiosidade e interesse pela aprendizagem da língua.

Abaixo estão algumas técnicas práticas, baseadas nas conclusões de Mecca et al. (2015), que podem auxiliar os professores no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos seus estudantes:

Interações Verbais Frequentes e Significativas:

Para o desenvolvimento da linguagem, é fundamental haver interações verbais entre adultos e crianças. Nesse sentido, os educadores devem:

  • Conversar com as crianças regularmente, empregando um repertório linguístico abundante e diversificado.
  • Elaborar os pensamentos das crianças e incentivá-las a responder em detalhes utilizando perguntas abertas.
  • Estimule as crianças a se comunicarem ainda mais, reagindo positivamente às suas tentativas e incentivando sua expressão.

Atividades de Lazer

Incorporar jogos e atividades divertidas pode tornar a aprendizagem da linguagem mais cativante e menos ameaçadora para as crianças. Algumas partes de tais brincadeiras incluem:

  • Jogos de ritmos e atividades sonoras lúdicas.
  • Encenações em que as crianças desempenham papéis em pequenas peças teatrais ou contos.
  • Jogos de perguntas e respostas que incentivam a descrição e narração de acontecimentos.

Leitura Compartilhada

Compartilhar a leitura é um método eficaz para apresentar às crianças novas palavras e estruturas gramaticais. Durante essa atividade, os educadores precisam:

  • Narrar histórias oralmente e envolver as crianças na narrativa.
  • Realizar interrupções para debater a história, questionando sobre a trama e os personagens.
  • Estimule as crianças a fazerem variações sobre o que irá acontecer na história seguinte.

Em conclusão, os resultados do estudo realizado por Mecca et al. (2015) indicaram que intervenções direcionadas, como atividades linguísticas estruturadas e apoio individualizado, melhoraram significativamente as capacidades linguísticas dos participantes. 

Neste sentido, deixando evidente a importância da intervenção precoce e de abordagens personalizadas para abordar as disparidades educativas e melhorar o desenvolvimento da linguagem em crianças pequenas de comunidades desfavorecidas. Globalmente, sugere que, com recursos e estratégias adequadas, é possível colmatar lacunas nas competências linguísticas entre crianças em idade pré-escolar que enfrentam ambientes de aprendizagem desafiadores.

Gostou do artigo e quer saber quais exercícios práticos podem estimular o cérebro na alfabetização? Assista aqui.


Referência:

MECCA, T. P. ; SILVA, P. B. ; ALMEIDA, R. P. ; RENNHARD, C. ; GANZ, J. S. ; CAMPOS, L. M. ; MACEDO, E. C. . Promotion of Language Skills in Preschool Children in a Context of Low Educational Standards. Psychology, v. 2, p. 1125-1135, 2015.

https://www.scirp.org/journal/paperinformation?paperid=58117

Leave a comment