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Como diferenciar: Dislexia e Autismo

O Transtorno do Espectro Autista — TEA — é uma condição onde a criança desenvolve restrições, regressões e reorganizações do seu desenvolvimento. Isso leva a déficits de interação social, distúrbios de comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos.

A criança com autismo desenvolve atrasos nas áreas de percepção, comunicação, social e linguística que levam a transtornos sensoriais. As alterações no TEA levam a déficits de neuro funcionamento, dificuldade de processar a linguagem não verbal, de funcionamento executivo, sensoriais e perceptivas.

Já a dislexia é um subtipo de transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica que leva a déficits nos processos de decodificação. As crianças com dislexia têm dificuldade nas habilidades de leitura, escrita e ortografia, que resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem. 

O que é o autismo

O TEA é descrito no Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais — DSM-V — como um transtorno de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se inicia nos primeiros anos de vida. 

As crianças com autismo apresentam comprometimentos, em diferentes graus, na comunicação e na linguagem, têm dificuldade sensoriais e perceptivas, como hiper ou hipo sensibilidade, dificuldade de compartilhar acontecimentos ou expressar sentimentos. 

Além dessas dificuldades, é comum no TEA comportamentos repetitivos e estereotipados, assim como interesses restritos que levam a prejuízos no desenvolvimento de habilidades sociais.

O que é dislexia

A dislexia é um subtipo de transtorno de aprendizagem, de origem neurobiológica, provavelmente causada por um déficit cerebral responsável pela capacidade de processamento grafo fonêmico.

Os primeiros sinais de dislexia surgem na primeira infância, mas geralmente só são detectados quando a criança inicia o processo de alfabetização. Os principais sintomas de dislexia estão ligados a atrasos no desenvolvimento da linguagem.

A criança com dificuldade em reconhecer as diferenças entre os sons das palavras, aprender novas palavras, fazer cópias do quadro, aprender habilidades de leitura e escrita, pode ter dislexia.

Dificuldades de memória, nas relações espaciais, como falta de coordenação motora, baixa autoestima, comportamentos desafiadores em casa e na escola e desmotivação para a aprendizagem também podem ser sinais de dislexia.

No entanto, é importante lembrar que somente um profissional especialista pode realizar o diagnóstico de dislexia. Os pais e professores devem estar atentos aos sinais e procurar ajuda de um médico ou psicólogo para realizar a avaliação diagnóstica de dislexia.

Diferenças entre dislexia e autismo

Vimos que o autismo gera restrições nas crianças ainda que com intensidades diferentes. O nível das dificuldades varia de acordo com o grau de autismo e com a presença de comorbidades, como a deficiência intelectual, por exemplo, muito comum no TEA.

Já na dislexia não é comum a presença de comorbidades, ainda que transtornos como o TDAH e outros transtornos de aprendizagem possam estar presentes. Além disso, há um risco de desenvolvimento de ansiedade e depressão nas pessoas disléxicas.

O diagnóstico de dislexia só pode ser realizado após excluir a presença de outros distúrbios e atrasos. Uma criança com autismo não pode ter dislexia, pois já apresenta déficits perceptivos, sensoriais, de função executiva e de percepção social.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem, enquanto o autismo pode levar a transtornos de aprendizagem, mas não, a esse subtipo, a dislexia.

Além disso, a dislexia é um transtorno de aprendizagem verbal, ou seja, depende da construção simbólica gráfica. Já o autismo leva a um transtorno de aprendizagem não verbal, que leva a dificuldades nas áreas executiva, espacial e organizacional dos processos de leitura e escrita. 

Portanto, a criança com autismo pode ter dificuldades de aprendizagem devido a problemas relacionados a fatores executivos e sensoriais, enquanto na dislexia, essas dificuldades são causadas por problemas nas áreas fonológica e grafêmica.

É muito comum que as crianças com autismo apresentem algum transtorno de aprendizagem, mas devido às dificuldades causadas pela própria condição. Na dislexia, o que temos é um transtorno verbal da aprendizagem.

É muito importante saber diferenciar a dislexia e o autismo, pois a condução de uma criança com autismo na escola requer adaptação curricular, institucional, processos mais específicos para estimular as áreas responsáveis pela aprendizagem, enquanto o aluno disléxico depende apenas de alguns pontos e direcionamentos pedagógicos.

Embora pareça simples diferenciar essas duas condições, muitas pessoas ainda as confundem. É muito comum que pais e professores considerem que uma criança com dificuldade de aprendizagem tem dislexia. Isso não é verdade, essas dificuldades podem ser causadas por outros transtornos.

Muitas crianças que apresentam atrasos na aprendizagem de leitura e escrita, podem superar essas dificuldades com as intervenções adequadas e não necessariamente ela terá dislexia. 

Da mesma forma, é importante conhecer e detectar os sinais de autismo precocemente, para que também essa criança receba o tratamento precoce, o que favorece o seu desenvolvimento.

Se restou alguma dúvida sobre como diferenciar dislexia e autismo, deixe nos comentários.

Referências:

SCHIRMER, Carolina R., Denise R. Fontoura, Magda L. Nunes. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem.

ZANON, Regina Basso; BACKES, Bárbara  e  BOSA, Cleonice Alves. Diagnóstico do autismo: relação entre fatores contextuais, familiares e da criança. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.1 [citado  2021-05-11], pp. 152-163 .

17 Comments

  • ELENILDA DA MATA
    Posted 29/05/2021 at 3:45 am

    Parabéns pelo artigo muito bem explicado. Gostei!

  • suelly kassia lima oliveira
    Posted 21/10/2021 at 2:20 pm

    Olá bom dia meu filho e autista, mas ele tem alguns problemas na escrita e no entendimento das palavras que são compatíveis com pessoas que tem dilexia, como escrever as letras ao contrários, entender som de palavras de uma maneira errada.

  • Edi Silva Foppa
    Posted 08/11/2021 at 11:50 am

    Muito bom o Artigo, obrigada.

    • Webster
      Posted 08/11/2021 at 3:17 pm

      Olá, Edi Silva

      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 😊
      Continue nos acompanhando. Agradecemos o carinho! 🥰

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Simone Cogliatti
    Posted 16/01/2022 at 9:49 am

    Meu filho recebeu o laudo de autismo leve ( Asperger),aos 3 anos. ele tem restrições alimentar, gosta de assuntos complexos e tem seus super focos, se prende em rotinas fixamente., Hoje ele tem 8 anos, e nessa pandemia que eu tive que auxiliar ele nas tarefas, percebi que ele já na segunda série, aínda inverte muito as Letras, os números, pula muitas palavras ao escrever um ditado, e se distrai facilmente com quer objeto em sua frente, começou a ficar desafiador tbm, contestados. O qual veio a me levar que o problema dele poderia ser dislexia. Como pode um Asperger não ser dislexo? Tenho muitas dúvidas

    • Andre
      Posted 17/01/2022 at 5:26 pm

      Olá, Simone

      É importante lembrar que existem casos diferentes.
      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
      Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
      Facebook: Neurosaber
      Instagram: @neurosaberoficial
      Artigos em nosso Blog: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/artigos/neurosaber/

      André,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • karina
        Posted 21/01/2022 at 5:17 am

        bom dia meu filho foi diagnosticado como um pouco de autismo com defit de atenção e hiperatismo mas não tem um laudo ainda comprovado o médico passou uns exames de cabeça mas queria saber qual os sintomas de uma criança com isso

        • Webster
          Posted 21/01/2022 at 5:14 pm

          Olá, Karina

          Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e separei esse artigo que tem muitas informações importantes em nosso Blog, para acessar clique nesse link: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/o-que-e-autismo-e-quais-sao-os-sintomas/

          Continue nos acompanhando!

          Webster,
          Equipe NeuroSaber 💙

  • Cristiane Reis
    Posted 21/02/2022 at 4:01 pm

    Olá minha filha foi diaguinosticada pelo neuropediatra com Defitil de atenção e ansiedade.
    Ela tem muita dificuldade na leitura compreender o som figura de linguagem e compreensão do que se ler.
    Ela pode ter o defitil e a dislexia e se sim quais proficionais buscar pra obter essa resposta tendo em vista que já passou pelo neuro

    • Webster
      Posted 22/02/2022 at 2:09 pm

      Olá, Cristiane

      O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

      Webster – Equipe NeuroSaber 💙

    • Maria
      Posted 27/01/2023 at 10:47 pm

      Olá meu nome é Maria minha filha foi diagnosticado com dislexia mas as vezes ela fala muito alto e grita ,ela sabe dizer ABC até o Z e sabe contar mas ainda não sabe escrever ela tem 4ano estou com dúvida se não é autista como não sei a diferença estou super na dúvida

  • Eulina Rosa das Chagas Marotta
    Posted 29/01/2023 at 1:55 pm

    Parabéns pela explicação clara que me ajudou muito, obrigada por compartilhar.

    • Solange
      Posted 31/01/2023 at 10:20 pm

      Olá Eulina, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Como a dislexia afeta o desempenho dos alunos?
  • Acelina
    Posted 20/03/2023 at 12:48 am

    \bos noite!
    tenho um aluno do 6º ano , diagnosticado como autista que copia as coisas do quadro, mas para ele escrever sozinho ele não consegue. Não consegue formular frases e nem criar uma história em quadrinhos que só esteja os personagens, também não consegue criar uma redação e contar uma história para ela ser transcrita.

    O que devo fazer?
    Aguardo resposta através do email: [email protected]

    • Solange
      Posted 20/03/2023 at 12:32 pm

      Olá Acelina, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Dificuldades de Aprendizagem: A Importância do Diagnóstico Precoce - Instituto NeuroSaber

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