Como é o comportamento da criança autista?
A criança que tem autismo mostra os sinais do transtorno logo na primeira infância. O detalhe, porém, é que muitos pais não sabem o que podem considerar como um indicativo que seu filho é autista. De fato, somente um especialista pode identificar, por meio de métodos assertivos, se o caso é autismo ou não.
O artigo hoje é voltado para pais que querem saber como é o comportamento da criança autista. Sem dúvida que é necessário ter muita cautela para se chegar a uma impressão dessas. Mas podemos adiantar que existem alguns traços peculiares manifestados pelos pequenos antes dos três anos.
Conteúdo
Os primeiros anos
Logo na amamentação, o filho estabelece uma sintonia com a mãe. Esse ato é marcado pela troca de olhares entre o bebê e a progenitora. Há casos de crianças que não criam o contato do olhar, o que muitos especialistas já acreditam ser um ‘sinal amarelo’ no indicativo de um possível autismo. Lembrando, é claro, que isso precisa ser acompanhado de perto por um profissional.
Nos primeiros anos de vida, a criança pode se mostrar resistente aos carinhos e aos toques. Ela provavelmente vai relutar a qualquer tentativa de aperto: abraço, colo, etc.
Apatia da criança
O comportamento de uma criança, por mais tímida que seja, está pautado na curiosidade. Os pequenos gostam de explorar o ambiente. No caso do autista, ele pode ficar parado por um bom tempo olhando fixamente um ponto e não exercitar o ato de tocar, mexer, conhecer o local em que está.
Além disso, quando a criança autista não costuma se envolver em brincadeiras e atividades com pessoas da mesma faixa etária, por exemplo. O autista prefere ficar sozinho com um objeto que tenha despertado interesse nele.
Outro sinal que pode ser reparado é o fato de a criança não responder aos chamados. Ela age como se realmente não estivesse escutando.
Brincadeiras
Vale ressaltar que o comportamento da criança autista com as brincadeiras é bastante peculiar. Por mais que os pequenos possam participar de alguma gincana, haverá o momento em que eles vão querer parar. O tempo de diversão para eles é diferente das demais crianças.
Além disso, as crianças com autismo não gostam muito de serem apertadas. Isso pode ser uma tortura para elas. Portanto, é muito comum que o autista infantil prefira brincadeiras mais solitárias. Importante lembrar, no entanto, que isso não significa o isolamento da criança. Toda oportunidade de agregá-la à atividade é válida. Cabe somente a ela manifestar se quer ou não.
Hipersensibilidade
O autista apresenta algumas características, embora cada caso deva ser tratado separadamente. Uma delas é a hipersensibilidade a alguma função do corpo: olfato, audição, paladar e visual.
Pode ser que algum estímulo dessas partes seja muito mais forte que o normal, como o tilintar de talheres, um cheiro específico, um gosto, etc.
Além disso, tal condição justifica o porquê de muitas crianças chorarem a um simples toque e não sentem um machucado, por exemplo.
Quando procurar ajuda?
Como cada criança autista tem um comportamento único, mesmo que haja determinada semelhança entre eles, é preciso ter muita cautela e procurar um profissional que possa acompanhá-la.
Não existe um consenso acerca da idade ideal, embora aos três anos já possa ser feito um levantamento mais correto sobre a possibilidade do autismo. Lembre-se que quanto mais cedo for o diagnóstico, mais eficaz será a intervenção.
29 Comments
Muito bom, estou sempre indicando para os pais das crianças que acompanhamos.
Doutores, vocês estão de parabéns! Acompanhei as aulas esta semana. Amei
Estou gostando muito pois na escola onde eu trabalho tem autista sendo cada um tem comportamento diferente esses assuntos tem me ajudado muito Dr poderia me indicar algum livro
Obrigada! Que bom poder receber informações a respeito do comportamento das crianças com necessidades especiais pois é através de informações mais precisas como as que vocês nos enviam que podemos aprimorar nossos conhecimentos para ajuda-las a melhorar o desempenho das habilidades que elas já possuem . Muito obrigada um grande abraço e fiquem com Deus!
Gostei muito de ler este atrigo ,pois trouxe mais esclarecimento sobre como lidar com as crianças autistas.
Muito obrigada por esses conteúdos maravilhosos que tens disponibilizado Dr. e esposa,tenho mim apropriado com muito carinho, todas as dicas estou trabalhando com meu aluno autista e passando pra sua família .pois acredito que no futuro teremos uma boa semente plantada com ajuda de vocês. Um abraço.
material perfeito! como sempre mim ajudando a compreender melhor os desenvolvimentos da criança assim como também a criança especial. Muita grata!!
Como saber se meu neto é autista, ele tem dois aninhos.
Que exames deve os fazer para ter certeza?
Preciso de ajuda
ola
tenho 2 criancas autista na sala de aula
uma com frauda e outra sem
sem diferentes
mas ambras nao falam
sao carionhosos adoram abraços e colo
mas quando quer algo nao tem dialogo
o que poderia ser feito neste caso?
Sou Alda de Recife tenho uma neta de 5 aninhos que tem autismo mas é muito carinhosa mas ela é muito inteligente mas é muito agitada
Gostaria de saber Mais coisas de crianças com autistas meu filho foi para médico ele falou q meu filho prode tem autismo Mais ai não gostei do diagnóstico dele pq eu ler és antigo ñ vem q parace com meu filho
Tenho um filho de 17 anos.alem dele não encarar as pessoas. Ele brinca com crianças inferiores a idade dele. Será se está num grau do autismo?
Muito bom eu conheço algumas crianças que é autista e quero entender melhor o mundo delis .
Boa tarde , por que a maioria de crianças Autistas são meninos. É muito dificil entender mais com amor supera tudo.
Pessoas altista quando crescer se envolver conseguer ter namorada, casar ter filhos
Sou psicopedagoga, e adorei ler um texto prático e de fácil entendimento.
Como faço para fazer um curso sobre autismo com essa equipe magnifica?
Oi,boa noite! Estou procurando informações sobre esse assusto pq meu filho só tem 2 anos e 6 mês e apresenta um sintomas d autismo. Ele não suporta fica com muita crianças e nem d ser pegado no colo nada d crude nele. Gosta d brinca sozinho e não falar praticamente nada. E muito ansioso come de mas. Já passei na piscícologo mas diz q tenho q conversa com ele mas eu já não sei o q fazer. Me ajud ou me indique o q posso está fazenda
Tenho uma criança autista. Ele é extremamente agitado e agressivo. É possível que ele tenha algum outro transtorno?
Ela come as caixas de brinquedos, modelo as portas e cabideiros, bate muito nas outras crianças sem parar
Até há algum tempo atrás letras e números o envolvia, atualmente nada tem sua atenção…
Essas informações nos ajudam a olhar com mais cuidado o comportamento das nossas crianças.
Meu filho ficava batendo a cabeça na parede, e ficava rindo.
Batia nas pessoas que ia na minha casa tampava coisas nos outros .
Caia machucava e não chorava. Quando ele fica agitado ele bate xuta cospe morde .
Gostaria de saber se esse são alguns do sintoma do autismo.
Como cuidar dele na escola
Vivo com uma dúvida cruel,pois meu filho de quatro anos está com muita dificuldade na fala, mas desde pequeno venho observando seu desenvolvimento,que é lento em tudo,começou a andar com 1 ano e 8 meses,não se socializa com os colegas nas brincadeiras, já busquei ajuda médica,mas até agora nada. Vou agora procurar ajuda com a fono, ou fazer a recionância que o neuro me pediu? Por favor alguém pode me ajudar?
Olá Acho que meu filho é autista, o comportamento dele é igual a um autista, ele tem 3 anos e 7 meses e só agora que analisei isso, já marquei consultas para Ele,quero um diagnóstico… Se vcs poderem me ajudar agradeço…
Att adriana
Meu netinho tem um ano e sete meses e não fala apenas resmunga quando quer se comunicarr, aponta para as coisas que quer, se a gente inciste para que ele fale o que está pedindo muitas vezes ele fica irritado, ele entende td o que falamos e ouve mt bem o menor barulho ele já ergue o dedinho e resmunga
Meu filho tem no começo eu não queria aceita, mas logo foi ficando cada vez pior. Eu queria saber se tem como minha Bb ter tbm. Obrigada por mim aconselhar.
Quero receber material informativo de autismo.
Meu filho 2ano 7meses não falar estou indo fono já tem 6meses nada ele entender que falou já fez exame bera não deu nada ele gosta correr bastante
Oiee, eu tenho um filho de 2,6 meses que não fala coisa por coisa , budeja mas muito, não entendemos o que fala, e muito agitado não fica parado , só p comer ou quando está dormindo, come de tudo , e agressivo quando ouve um não, ele ainda mama, ele ouve ! Não concentra na hora de aprender as vogais ou números, já estou passando ele com os especialistas p saber se é autismo, ou iperatividade, vcs podem me dizer se existe a possibilidade de ser os 2 autismos e imperatividade?
Olá Luzia, tudo bem?
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.
Separei aqui um artigo que poderá tirar algumas das sua dúvidas:
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/autismo-tod-e-tdah-como-reconhecer-os-transtornos/
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙