Skip to content Skip to footer

Como é o comportamento da criança autista?

A criança que tem autismo mostra os sinais do transtorno logo na primeira infância. O detalhe, porém, é que muitos pais não sabem o que podem considerar como um indicativo que seu filho é autista. De fato, somente um especialista pode identificar, por meio de métodos assertivos, se o caso é autismo ou não.

O artigo hoje é voltado para pais que querem saber como é o comportamento da criança autista. Sem dúvida que é necessário ter muita cautela para se chegar a uma impressão dessas. Mas podemos adiantar que existem alguns traços peculiares manifestados pelos pequenos antes dos três anos.

Os primeiros anos

Logo na amamentação, o filho estabelece uma sintonia com a mãe. Esse ato é marcado pela troca de olhares entre o bebê e a progenitora. Há casos de crianças que não criam o contato do olhar, o que muitos especialistas já acreditam ser um ‘sinal amarelo’ no indicativo de um possível autismo. Lembrando, é claro, que isso precisa ser acompanhado de perto por um profissional.

Resultado de imagem para Child development

Nos primeiros anos de vida, a criança pode se mostrar resistente aos carinhos e aos toques. Ela provavelmente vai relutar a qualquer tentativa de aperto: abraço, colo, etc.

Apatia da criança

O comportamento de uma criança, por mais tímida que seja, está pautado na curiosidade. Os pequenos gostam de explorar o ambiente. No caso do autista, ele pode ficar parado por um bom tempo olhando fixamente um ponto e não exercitar o ato de tocar, mexer, conhecer o local em que está.

Além disso, quando a criança autista não costuma se envolver em brincadeiras e atividades com pessoas da mesma faixa etária, por exemplo. O autista prefere ficar sozinho com um objeto que tenha despertado interesse nele.

Outro sinal que pode ser reparado é o fato de a criança não responder aos chamados. Ela age como se realmente não estivesse escutando.

Brincadeiras

Vale ressaltar que o comportamento da criança autista com as brincadeiras é bastante peculiar. Por mais que os pequenos possam participar de alguma gincana, haverá o momento em que eles vão querer parar. O tempo de diversão para eles é diferente das demais crianças.

Além disso, as crianças com autismo não gostam muito de serem apertadas. Isso pode ser uma tortura para elas. Portanto, é muito comum que o autista infantil prefira brincadeiras mais solitárias. Importante lembrar, no entanto, que isso não significa o isolamento da criança. Toda oportunidade de agregá-la à atividade é válida. Cabe somente a ela manifestar se quer ou não.

Resultado de imagem para autism toys

Hipersensibilidade

O autista apresenta algumas características, embora cada caso deva ser tratado separadamente. Uma delas é a hipersensibilidade a alguma função do corpo: olfato, audição, paladar e visual.

Pode ser que algum estímulo dessas partes seja muito mais forte que o normal, como o tilintar de talheres, um cheiro específico, um gosto, etc.

Além disso, tal condição justifica o porquê de muitas crianças chorarem a um simples toque e não sentem um machucado, por exemplo.

Quando procurar ajuda?

Como cada criança autista tem um comportamento único, mesmo que haja determinada semelhança entre eles, é preciso ter muita cautela e procurar um profissional que possa acompanhá-la.

Não existe um consenso acerca da idade ideal, embora aos três anos já possa ser feito um levantamento mais correto sobre a possibilidade do autismo. Lembre-se que quanto mais cedo for o diagnóstico, mais eficaz será a intervenção.

29 Comments

  • Avatar
    Quitéria
    Posted 11/02/2017 at 12:17 pm

    Muito bom, estou sempre indicando para os pais das crianças que acompanhamos.

  • Avatar
    maria Elminia Silva
    Posted 11/02/2017 at 1:28 pm

    Doutores, vocês estão de parabéns! Acompanhei as aulas esta semana. Amei

  • Avatar
    Regina Célia
    Posted 11/02/2017 at 2:10 pm

    Estou gostando muito pois na escola onde eu trabalho tem autista sendo cada um tem comportamento diferente esses assuntos tem me ajudado muito Dr poderia me indicar algum livro

  • Avatar
    Rivaneide Alves da Silva Cruz
    Posted 12/02/2017 at 1:14 am

    Obrigada! Que bom poder receber informações a respeito do comportamento das crianças com necessidades especiais pois é através de informações mais precisas como as que vocês nos enviam que podemos aprimorar nossos conhecimentos para ajuda-las a melhorar o desempenho das habilidades que elas já possuem . Muito obrigada um grande abraço e fiquem com Deus!

  • Avatar
    rAna Maria Francisco Moreira de Almeida r
    Posted 12/02/2017 at 9:46 am

    Gostei muito de ler este atrigo ,pois trouxe mais esclarecimento sobre como lidar com as crianças autistas.

  • Avatar
    Maria Conceição Fagundes dos Santos
    Posted 13/02/2017 at 3:11 pm

    Muito obrigada por esses conteúdos maravilhosos que tens disponibilizado Dr. e esposa,tenho mim apropriado com muito carinho, todas as dicas estou trabalhando com meu aluno autista e passando pra sua família .pois acredito que no futuro teremos uma boa semente plantada com ajuda de vocês. Um abraço.

  • Avatar
    Jozana Ferreira de Souza
    Posted 16/02/2017 at 7:47 pm

    material perfeito! como sempre mim ajudando a compreender melhor os desenvolvimentos da criança assim como também a criança especial. Muita grata!!

  • Avatar
    Ma Dorotea Oliveira
    Posted 13/09/2017 at 9:00 pm

    Como saber se meu neto é autista, ele tem dois aninhos.
    Que exames deve os fazer para ter certeza?
    Preciso de ajuda

  • Avatar
    simone
    Posted 06/11/2017 at 8:07 pm

    ola
    tenho 2 criancas autista na sala de aula
    uma com frauda e outra sem
    sem diferentes
    mas ambras nao falam
    sao carionhosos adoram abraços e colo
    mas quando quer algo nao tem dialogo
    o que poderia ser feito neste caso?

    • Avatar
      Aldalucia Antonia da Silva
      Posted 30/01/2023 at 11:47 pm

      Sou Alda de Recife tenho uma neta de 5 aninhos que tem autismo mas é muito carinhosa mas ela é muito inteligente mas é muito agitada

  • Avatar
    Valdete
    Posted 16/12/2017 at 12:25 am

    Gostaria de saber Mais coisas de crianças com autistas meu filho foi para médico ele falou q meu filho prode tem autismo Mais ai não gostei do diagnóstico dele pq eu ler és antigo ñ vem q parace com meu filho

  • Avatar
    Fernanda
    Posted 01/01/2018 at 10:23 am

    Tenho um filho de 17 anos.alem dele não encarar as pessoas. Ele brinca com crianças inferiores a idade dele. Será se está num grau do autismo?

  • Avatar
    Geralda Alvis f. Rodrigues
    Posted 09/01/2018 at 3:00 pm

    Muito bom eu conheço algumas crianças que é autista e quero entender melhor o mundo delis .

  • Avatar
    Mariana Correia
    Posted 12/01/2018 at 3:02 pm

    Boa tarde , por que a maioria de crianças Autistas são meninos. É muito dificil entender mais com amor supera tudo.

  • Avatar
    Raquel Volgas
    Posted 25/02/2018 at 10:37 am

    Pessoas altista quando crescer se envolver conseguer ter namorada, casar ter filhos

  • Avatar
    Carmen Reyes
    Posted 23/03/2018 at 1:10 pm

    Sou psicopedagoga, e adorei ler um texto prático e de fácil entendimento.
    Como faço para fazer um curso sobre autismo com essa equipe magnifica?

  • Avatar
    Anny Caroline
    Posted 13/04/2018 at 11:20 pm

    Oi,boa noite! Estou procurando informações sobre esse assusto pq meu filho só tem 2 anos e 6 mês e apresenta um sintomas d autismo. Ele não suporta fica com muita crianças e nem d ser pegado no colo nada d crude nele. Gosta d brinca sozinho e não falar praticamente nada. E muito ansioso come de mas. Já passei na piscícologo mas diz q tenho q conversa com ele mas eu já não sei o q fazer. Me ajud ou me indique o q posso está fazenda

  • Avatar
    Rafaela
    Posted 26/04/2018 at 10:42 pm

    Tenho uma criança autista. Ele é extremamente agitado e agressivo. É possível que ele tenha algum outro transtorno?
    Ela come as caixas de brinquedos, modelo as portas e cabideiros, bate muito nas outras crianças sem parar
    Até há algum tempo atrás letras e números o envolvia, atualmente nada tem sua atenção…

  • Avatar
    Farias
    Posted 06/05/2018 at 1:39 am

    Essas informações nos ajudam a olhar com mais cuidado o comportamento das nossas crianças.

  • Avatar
    Lia mara Tavares
    Posted 15/05/2018 at 6:37 pm

    Meu filho ficava batendo a cabeça na parede, e ficava rindo.
    Batia nas pessoas que ia na minha casa tampava coisas nos outros .
    Caia machucava e não chorava. Quando ele fica agitado ele bate xuta cospe morde .
    Gostaria de saber se esse são alguns do sintoma do autismo.

  • Avatar
    Sueli Maria de Albuquerque
    Posted 21/05/2018 at 9:17 am

    Como cuidar dele na escola

  • Avatar
    Alexandra Rodrigues Gomes Fontes
    Posted 20/06/2018 at 1:50 pm

    Vivo com uma dúvida cruel,pois meu filho de quatro anos está com muita dificuldade na fala, mas desde pequeno venho observando seu desenvolvimento,que é lento em tudo,começou a andar com 1 ano e 8 meses,não se socializa com os colegas nas brincadeiras, já busquei ajuda médica,mas até agora nada. Vou agora procurar ajuda com a fono, ou fazer a recionância que o neuro me pediu? Por favor alguém pode me ajudar?

  • Avatar
    Adriana Morais
    Posted 03/07/2018 at 11:25 pm

    Olá Acho que meu filho é autista, o comportamento dele é igual a um autista, ele tem 3 anos e 7 meses e só agora que analisei isso, já marquei consultas para Ele,quero um diagnóstico… Se vcs poderem me ajudar agradeço…
    Att adriana

  • Avatar
    Maria(avó)
    Posted 12/07/2018 at 12:31 am

    Meu netinho tem um ano e sete meses e não fala apenas resmunga quando quer se comunicarr, aponta para as coisas que quer, se a gente inciste para que ele fale o que está pedindo muitas vezes ele fica irritado, ele entende td o que falamos e ouve mt bem o menor barulho ele já ergue o dedinho e resmunga

  • Avatar
    Joseane
    Posted 13/08/2018 at 9:31 pm

    Meu filho tem no começo eu não queria aceita, mas logo foi ficando cada vez pior. Eu queria saber se tem como minha Bb ter tbm. Obrigada por mim aconselhar.

  • Avatar
    Vilson lino lopes
    Posted 23/09/2018 at 10:01 am

    Quero receber material informativo de autismo.

  • Avatar
    Berenice
    Posted 23/09/2018 at 10:17 pm

    Meu filho 2ano 7meses não falar estou indo fono já tem 6meses nada ele entender que falou já fez exame bera não deu nada ele gosta correr bastante

  • Avatar
    Luzia
    Posted 06/05/2022 at 5:31 pm

    Oiee, eu tenho um filho de 2,6 meses que não fala coisa por coisa , budeja mas muito, não entendemos o que fala, e muito agitado não fica parado , só p comer ou quando está dormindo, come de tudo , e agressivo quando ouve um não, ele ainda mama, ele ouve ! Não concentra na hora de aprender as vogais ou números, já estou passando ele com os especialistas p saber se é autismo, ou iperatividade, vcs podem me dizer se existe a possibilidade de ser os 2 autismos e imperatividade?

    • Avatar
      Solange
      Posted 06/05/2022 at 6:06 pm

      Olá Luzia, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Separei aqui um artigo que poderá tirar algumas das sua dúvidas:
      https://institutoneurosaber.com.br/artigos/autismo-tod-e-tdah-como-reconhecer-os-transtornos/

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um Comentário

0.0/5