Skip to content Skip to footer

Como é o comportamento da criança com autismo?

Identificar o comportamento de uma criança com autismo é algo necessário para que pais, mães e demais responsáveis possam oferecer as condições que favoreçam o seu bem-estar. Tudo isso considerando que o pequeno estará assistido por um especialista e uma equipe multidisciplinar de terapeutas.
Esse acompanhamento visa à diminuição de sintomas e à busca pela autonomia, dentro das possibilidades de cada paciente. Por isso é imprescindível procurar ajuda e estar sempre disposto a providenciar soluções para as crianças que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vocês vão conferir neste artigo quais os comportamentos mais comuns no autismo infantil.

O contato visual de mãe para filho

Todo mundo sabe que os primeiros contatos se dão no olhar, geralmente de mãe para filho. No caso de uma criança com autismo, ela não fixa o olhar por muito tempo.
Ainda bebê, ela não se mostra muito interessada nas vozes das pessoas que estão por perto e nem mesmo pelos estímulos. Há que se considerar o fato de que cada caso deve ser observado separadamente. No entanto, algumas características costumam se apresentar em boa parte dos pacientes, como o pouco contato visual.

Curiosidade e interação abaixo do esperado

Outro ponto que merece destaque, e mencionado sutilmente acima, é o fato de a criança se mostrar pouco curiosa com as pessoas, os estímulos e os objetos que apresentam a ela. Muitas vezes ela fica parada por um bom tempo, olhando para um determinado ponto e demonstra não estar interessada em nada que esteja presente naquele ambiente.

Hora de brincar

A criança com autismo pode e deve brincar. No entanto, é preciso saber que o tempo dela é outro, ou seja, a brincadeira pode acontecer, mas o pequeno vai querer parar quando algo começar a incomodá-lo. Aliás, qualquer atividade ou gincana que cause sensação de aperto tende a irritá-lo. Isso pode ocorrer devido a sua hipersensibilidade.
Há casos daqueles que preferem brincar sozinho no seu canto e com o objeto preferido. Vale lembrar aos pais que a criança com autismo jamais deve ser forçada a brincar com os demais. O processo deve ser conduzido por meio de intervenções que procurem estabelecer no pequeno a condição exata para despertar nele a vontade de se juntar aos colegas e amigos.
Outro caso que deve ser relatado é aquele de crianças que não são muito flexíveis diante de alguma mudança proposta (geralmente que saiam da rotina). Elas tendem a se isolar por conta disso.
No entanto, vale reforçar aqui a seguinte situação: sempre que houver condições de convidá-las para brincar, não hesite, chame.  Elas gostam de se divertir, com um jeito peculiar, mas isso não as impedem de serem crianças.

A criança com autismo e a hipersensibilidade

Eis aí uma situação que desperta certa preocupação por parte de pais e responsáveis. Quando o pequeno apresenta essa característica, ele tende a necessitar de cuidados específicos. Uma das condições do TEA é a hipersensibilidade.
Nesse caso, o paciente pode apresentar sentidos extremamente apurados (olfato, paladar, audição, visão ou o toque da criança). É preciso cautela e procurar saber qual é a condição da criança.

Qual o tratamento mais indicado?

Na verdade, o que podemos salientar é a importância de o pequeno ser assistido por uma equipe multidisciplinar. No entanto, o passo inicial é a procura de sua família por um médico que possa diagnosticar a existência do autismo.
A partir desse ponto, a criança passará por todas as intervenções que visem ao desenvolvimento de suas habilidades diante do ambiente familiar, escolar (a escola exerce um papel importante na socialização da criança) e nos demais meios que fazem parte de sua vida.
 
Dr Clay Brites

48 Comments

  • zelia
    Posted 10/04/2019 at 11:41 am

    As informações foram importantes para para ajudar em algumas dúvidas

    • Pamela
      Posted 02/10/2019 at 11:08 pm

      Olá meu nome é pamela tenho uma filha de 2 4 meses que fala algumas palavras somente não fala mamãe nem papai , não apresenta esses comportamentos citado , só socialização e comunicação baixa. Pode ser considerada diagnóstico de autismo?

      • Suporte Neurosaber
        Posted 03/10/2019 at 2:52 pm

        Olá Pamela ,
        Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
        É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
        intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
        blog que podem te ajudar em muitas questões.

      • Daiane rosalino
        Posted 12/05/2021 at 11:00 pm

        Oi meu nome e Daiane rosalino meu filho tem muita dificuldade no aprendizagem e tem umas crises de derrubar tudo na sala de aula tem que ficar segurando até que ele acalma se ele tem possibilidade de autismo

  • JUVENILDA
    Posted 23/09/2019 at 3:39 pm

    TENHO UM NETO COM DOIS ANOS QUE APRESENTA SINTOMAS DO TRANSTORNO, SE ARTIGO MUITO ME AJUDOU, ESCLARECENDO ALGUMAS DUVIDAS

    • Suporte Neurosaber
      Posted 24/09/2019 at 10:25 am

      Olá Juvenilda ,
      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      • Rita de Cassia Lima Profiro
        Posted 18/08/2021 at 3:33 pm

        Tenho um filho de 8 anos que tem muita dificuldade no aprendizado e é agressivo ao mesmo carinhoso não encara bem agente nos olhos por muito tempo brinca com outras crianças mais quando era mais neném não gostava nem de brinquedos ele me falaram que tenho que levar ele a um psicólogo para avaliar mais não sei ao certo o que realmente eu faço.

    • Ariana Paula
      Posted 17/11/2020 at 5:03 am

      Nossa mamães é um assunto muito delicado né, que as vezes traz revolta e falta de paciência. 😔 Mais eles precisam de carinho e muita atenção,
      É difícil as vezes de compreender eles, porém com amor todos conseguem ..
      tem um livro sobre o assunto de crianças com autismo, quando você lê começa entender o que os autistas sentem , o porquê se comportam assim , tem um monte de dicas , super indico esse livro. Vale MT a pena ..
      Esse é o link do livro:

      https://app.monetizze.com.br/r/ATX11634512

      um bj a todas..
      Deus abençoe

  • Rita Neves
    Posted 25/09/2019 at 10:46 pm

    Oi
    Será que poderia me disser porque minha aluna tem tido momentos em que grita e ri e passa falando não e pra gritar.
    Tudo que se fiz repete.
    Tinho ficada muito preocupada com seus gritos.
    Sempre acompanho tudo de vcs

    • Suporte Neurosaber
      Posted 26/09/2019 at 9:43 pm

      Olá Rita , Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
      YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
      Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
      Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
      Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
      Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
      Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
      Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

    • Lúcia
      Posted 26/11/2020 at 3:58 pm

      Olá meu nome é Lúcia
      Tenho um netinho de dois anos e ele ainda ñ fala nd sempre q a gente fala ele ñ dar atenção é como se ele fosse surdo mais ñ é
      A hora coloque um desenho na TV ou no celular pra vê como ele vai correndo

      • NeuroSaber
        Posted 27/11/2020 at 8:16 pm

        Olá Lúcia,
        O processo de linguagem e comunicação pode variar de uma criança para outra, por esse motivo
        sempre importante uma avaliação com um profissional para ter uma resposta assertiva.
        De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
        Atenciosamente
        Equipe NeuroSaber

      • Manuela
        Posted 17/06/2021 at 8:11 pm

        Ola Lucia tenho o meu filho na mesma situacao ando angustiada sem saber nada ao certo , o seu netinho como esta !! Fizeram algum diagonostico
        Obrigada pela atencao

      • Silvia Márcia Manhaes da Silva
        Posted 09/05/2022 at 3:24 am

        Olá tenho um filho de 9 anos tem um comportamento fora do normal ele não aprende nada na escola só aprende quando quer é muito agressivo vive de mal umor não aceita que diga não brinca com o irmão colocando altoridade até a fala dos bonecos e brigando quando quebrar alguma coisa dele ele não gosta de jogar fora guarda a garrafa de água quebrado dentro do armário entre outras coisas

  • Claudeane Maria de Souza
    Posted 26/09/2019 at 8:22 am

    Meu filho faz tratamento com um pisciquiatra ele relata q e imperatividade ,pois tenho observado que não é,e sim e uma criança que mudar o seu comportamento ,toda hora ,as vezes chorar ,em outras grita Madá tá bom se enzola com cada pessoa ele age de um jeito até com nós os país e estão tratando de imperatividade mas eu acho q não e imperatividade se alguém poder me dar dicas agradeço

  • Kelis
    Posted 29/10/2019 at 4:10 pm

    Olá tenho um menino de 1 ano e 7 meses. Ele é muito calmo. Mais comecei a analisar algumas coisas e observei que ele as vezes anda na ponta dos pés não fala aí da só tatatata… Mama. E aaaaa ele as vezes brinca com os carinhos da maneira certa mais as vezes fica rodando a roda deles. E quando chamo as vezes não olha. Agora não sei se é pelo fato dele ser muito sozinho ou se e autista
    Ele não tem ninguém para brincar fica sozinho o dia todo pq mesmo eu estando aqui em casa sempre estou fazendo algo para casa não com ele. Mais ele é bem independente mama sozinho sabe pegar o copo e beber água sozinho. Entendi quando estou dando bronca. Sei q é difícil fazer um diagnóstico assim. Mais toda criança q demora a falar e anda as vezes na ponta do pé e as vezes não brinca do jeito certo com carinho isso é autismo. Ah esqueci de falar sabe brincar de bola ele pega e joga e tbm chuta nao forte mais chuta. E sabe brinca de achar sempre coro para me esconder ele vai atrás para achar e ri muito. E comecei a observar ele olha nos olhos principalmente qdo estou brincando com ele pelo menos mais de 10 segundos. Mais oq você me fala. Muito obrigada.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 30/10/2019 at 2:29 pm

      Olá Kelis ,
      tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
      É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
      intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
      blog que podem te ajudar em muitas questões.

    • Luane Queiroz de Oliveira
      Posted 24/05/2021 at 12:19 am

      Olá, parece que vc descreveu meu filho! Nossa! Exatamente assim o meu. Como ficou depois? Teve uma avaliação médica?
      Se puder entra em contato comigo, preciso muito de uma conversa. 71982164817 whatsapp

  • Atipicamente Autista
    Posted 02/11/2019 at 7:00 am

    Òtimo artigo, meus parabéns , vocês tem algum artigo, falando de autismo em adultos?

  • Danila
    Posted 06/11/2019 at 12:58 pm

    Boa tarde Dr. Minha filha não tem nenhum outro sintoma além de não nos atender sempre quando a chamamos pelo nome. Das demais reações acredito que ela não se encaixe em nenhuma, aponta para o que quer, bate palmas, anda sozinha, fala algumas palavrinhas como pé, mama, papa, aba (água) ela tem 1 ano e 3 meses. Devo me preocupar? Como posso avalia lá?

    • Suporte Neurosaber
      Posted 06/11/2019 at 3:20 pm

      Olá Danila ,
      veja com a pediatra da sua filha questão dela não atender sempre quando vocês a chama , ela irá avaliar e caso necessário encaminhar a outro especialista .

  • lenise borges
    Posted 18/11/2019 at 12:15 am

    Olá, gostei bastante do artigo. Achei também muito interessante saber sobre brincar com criança com autismo, até pouquíssimo tempo atrás nem sabia que temos que entender que o tempo deles é diferente do nosso. To aprendendo aos poucos…
    Nas minhas pesquisas achei um ebook que ensina 100 atividades que melhorarão a aprendizagem de crianças autistas brincando.
    Me ajudou bastante. se alguém quiser só me chamar no email [email protected]

    • Suporte Neurosaber
      Posted 18/11/2019 at 10:35 am

      Olá Lenise ,
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

  • ROSIMEIRE TREVISAN
    Posted 07/12/2019 at 10:30 am

    TRABALHO EM UM CENTRO DE EQUOTERAPIA, E A TERAPIA ATRAVÉS DO CAVALO, MUITO TEM ACRESCENTADO NO DESENVOLVIMENTO DOS AUTISTAS. VALE A PENA EXPERIMENTAR.

  • Valter
    Posted 08/01/2020 at 11:35 am

    Tenho I’m neto que possui todos esses sintomas Mas nao fizrmos eexame nele ainda Sera que ele pode ser autista

    • Suporte Neurosaber
      Posted 10/01/2020 at 4:06 pm

      Olá Valter tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
      É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

  • Mateus Pereira Do Nascimento
    Posted 12/02/2020 at 8:01 pm

    olá eu trabalho em uma lanchone onde nos finais de semana, uma cliente sempre traz seu filho e a mesma diz que ele é autista. A criança foge do espaço das criança e vem direto pro balcão da loja, fica falando cartão e bate maquina contra o balcão, a mãe ve a situação e pedindo pro filho não fazer tal etc.
    Uma vez eu o coagi de forma energica e ele parou, eu falei pra mãe dele não ter dó de ser severa com ele as vezes, pois acreditoque faz mal pro desenvolvimento da criança deixa ela fazer o quiser. eu reparo que quando ela pede e pede pra criança parar de pirraça ela continua fazendo a mesma coisa , mas qaundo o pai dela fala ele aquieta um pouco.
    A minha duvida é: a criança pode ser coagida ou é melhor não irrita-la?

  • Marlise Bofill
    Posted 29/11/2020 at 7:53 pm

    Gostaria de saber que especialista procurar para avaliação da minha netinha de 2 anos que estou desconfiada que tem autismo
    Obrigada!!

    • NeuroSaber
      Posted 30/11/2020 at 10:50 am

      Olá Marlise,
      Procure um profissional especializado em autismo ou Neurologista Infantil.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Cléa freitas
    Posted 30/12/2020 at 8:28 am

    Tenho uma filha que me dá muito trabalho desde ,os 2 anos dela ,ela é inquieta ,brigalhona ,e não gosta que ninguém fale nada ,hoje ela tá com 18 anos muito difícil pra se lidar isso é autista? Gosta de fazer o que bem intende não quer opinião de ninguém,tenho certeza que ela não é normal

  • Maria Batista
    Posted 08/01/2021 at 2:31 am

    Tenho uma neta 4 anos ela é autista ja passou com variois especislista incluzive com D.Salomão de São Paulo, ela tbm e de lá ,faz terapias faz uso de medicamentos mas e muito difícil dormir e não fala tbm.e muito complicado.

  • Natsha Rosa Pimentel
    Posted 16/05/2021 at 8:55 pm

    Ola tenho filhos de 4 anos e fala bem poucas palavras e n saio o som das falas direito so q ele atende pelo nome e ele compreende oq fala pra ele brinca com outras crianças normal e ele ta com dificuldades na fala mesmo😔

  • Maria Helena de Oliveira
    Posted 02/08/2021 at 1:41 pm

    Bom dia. Tenho um irmão de 41 anos que é autista, de quem sou responsável legal. Meu outro irmão, de 48 anos, simplesmente me afastou do autista, pois ele quer tirar a guarda de mim, por questão financeira, inclusive quero denunciar alienação parental. O advogado deste meu irmão alega que o autista é uma pessoa muito honesta, que sempre fala a verdade, mas eu sei que meu irmão foi manipulado pelo meu outro irmão, inventando falsas afirmações de que eu teria lhe agredido. Gostaria de saber se um autista pode ser manipulado e ensinado a odiar alguém. Se não for possível a resposta por aqui, pode ser pir email. Grata pela atenção.

  • Camila Prioriello desouza
    Posted 10/02/2022 at 9:41 pm

    Meu filho foi diagnosticado hj com autismo , ele não fala com certas pessoa inclusive comigo n fala ele escolhe com quem falar , são poucos com quem ele fala os que ele não fala ele se comunicar por mímicas, e quando fala ele fala muito bem super inteligente meu filho conversa , não come perto de ninguém a não ser perto da vó da irmã e da prima e não bebe perto de ninguém também, ama andar de bike ama animais , tem dificuldade de aprendizado não sabe Ler nem escrever e tem 12 anos está no oitavo ano , e nervoso muito nervoso quando fica bravo

    • Camila Prioriello de souza
      Posted 10/02/2022 at 9:47 pm

      E gente ele n para e o tempo tdo fazendo algo … anda p tdo lado super esperto

    • Solange
      Posted 10/02/2022 at 10:46 pm

      Olá Camila, tudo bem?

      Agradecemos o seu relato, continue nos acompanhando, pois sempre teremos muitos conteúdos para te auxiliar nesta jornada, orientamos também o acompanhamento com um especialista para lhe dar melhores informações e orientação.

      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Jonh henert
    Posted 03/03/2022 at 4:13 pm

    Bom dia
    Meu nome é Jonh Hebert tenho uma menina chamada maria Eduarda ela foi diagnosticada a duas semanas com TEA ela tem dois anos e 10 vezes e não fala nada , mais se comunica levando agente aonde quer , ainda não faz nenhuma terapia, gosta de coisas que gire e agora tá com uma mania de sentar e se cercar com alguma coisa rsrs

    • Webster
      Posted 03/03/2022 at 8:00 pm

      Olá, Jonh

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Webster – Equipe NeuroSaber 💙

  • Silvia Márcia Manhaes da Silva
    Posted 09/05/2022 at 3:25 am

    Olá tenho um filho de 9 anos tem um comportamento fora do normal ele não aprende nada na escola só aprende quando quer é muito agressivo vive de mal umor não aceita que diga não brinca com o irmão colocando altoridade até a fala dos bonecos e brigando quando quebrar alguma coisa dele ele não gosta de jogar fora guarda a garrafa de água quebrado dentro do armário entre outras coisas

    • Solange
      Posted 09/05/2022 at 1:26 pm

      Olá Silvia, Tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Luciana
    Posted 27/06/2022 at 8:42 pm

    Oi tenho um filho de cinco e ele grita coloca as mão no ouvido e manda todos fica queto ele chora muito..

    • Solange
      Posted 28/06/2022 at 7:08 pm

      Olá Luciana, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Maurício José
    Posted 12/07/2022 at 6:19 pm

    Olá me chamo Maurício. Tenho uma afilhada. De 6 anos ela só quer brincar só e com um mesmo brinquedo n quer brincar com a irmã de dois anos. Fala gritando e só fala alto n para queta e as vezes n escuta o que sente fala e tem dificuldade em aprendizagem esquece as letras e muito teimosa n atende a ninguém

    • Solange
      Posted 12/07/2022 at 7:39 pm

      Olá Maurício, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Jumare Aleixo Pereira
    Posted 24/01/2023 at 11:20 am

    Olha eu tenho meu filho de 7 anos..Ele fez um acompanhamento com meura.E ela falou que olhando ele aparentente ele não tem nada.Mas eu converso com uma pessoa mãe de autista dignosticado e conto oque acontece com meu filho e disse q é quase provavel que meu filho seja autista pois o filho dela também age como meu age…E todas as pesquisas que eu faço referente ao assunto o meu filho tem todas careteriscas citadas

Leave a comment

0.0/5