Como é o processo de alfabetização de uma criança com dislexia?
O termo dislexia é uma tradução do termo grego que significa “dificuldade com as palavras”. A dislexia é uma alteração nos neurotransmissores cerebrais que leva a dificuldades de leitura. O desenvolvimento da criança com dislexia é normal, mas as habilidades linguísticas associadas a leitura e escrita são afetadas.
Na alfabetização é que podemos ver a dislexia emergir, em forma de dificuldades nos processamentos da linguagem. A criança começa a apresentar dificuldade em reconhecer, reproduzir, identificar e organizar os sons das letras.
A causa da dislexia é neurobiológica e genética, ou seja, a criança nasce com ela. Sua inteligência não é afetada, mas encontra dificuldades no processo de leitura, como diferenciar fonemas de sílabas e identificar palavras. O processo de alfabetização se torna um desafio, já que a leitura é um grande esforço para a criança com dislexia.
Conteúdo
Como identificar a dislexia
Embora a dislexia seja uma condição herdada geneticamente, muito provavelmente só se manifesta no período em que a criança começa a aprender a ler. Toda criança encontra problemas e dificuldades no processo de alfabetização, que vai superando à medida que aprende.
No entanto, algumas crianças permanecem demonstrando sinais de dificuldade na leitura, com um grau de atraso significativo e sem motivo aparente. Essas crianças podem ser encaminhadas para uma avaliação para detectar se há ou não a presença da dislexia.
Alguns sinais podem ajudar pais e professores a identificar a dislexia. Por exemplo, se a criança faz muita confusão entre sílabas e letras — como ‘d’ e ‘b’; ‘h’ e ‘n’, ‘d’ e ‘t’. Embora seja um erro comum entre as crianças em processo alfabetização, as com dislexia confundem letras semelhantes com muita frequência.
Da mesma forma, podem apresentar dispersão, desatenção e até mesmo aversão à escola devido as suas dificuldades. Além disso, as crianças com dislexia costumam ter atrasos no desenvolvimento da fala, dificuldades com rimas e cópias em sala de aula.
Como se dá o processo de alfabetização na dislexia
A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem, uma condição de origem neurobiológica. Por isso, é um quadro disfuncional e não é causado por problemas sociais ou má alfabetização.
A criança com dislexia tem dificuldades para ler palavras e também na ortografia. O transtorno de neurodesenvolvimento atinge a linguagem, então é preciso entender as melhores propostas de alfabetização para as crianças com dislexia.
Proposta de alfabetização para dislexia
A proposta de alfabetização tem que estar muito bem estruturada e trabalhar principalmente o som e a associação dos símbolos sonoros: as letras dos sons, instrução de sílaba, a morfologia das palavras.
A alfabetização estruturada deve ser sistemática e cumulativa, ou seja, com começo, meio e fim. A criança deve partir do simples para o complexo, do concreto para o abstrato e, gradualmente, aumentar a dificuldade.
A instrução explícita é muito importante para o processo de alfabetização das crianças com dislexia. Assim como o ensino de diagnóstico, ou seja, a leitura dos sinais que as crianças apresentam, suas facilidades e dificuldades.
O olhar individualizado para o sujeito é fundamental no processo de alfabetização na dislexia, que se dá, basicamente, pela alfabetização multissensorial; repetição sistemática e frequentes revisões e aprendizagem baseada no acerto.
Dicas para trabalhar com crianças com dislexia
Como estimular e trabalhar as habilidades cognitivas de crianças com dislexia?
- Atividades de percepção auditiva: ritmo, música.
- Atividade com rimas: a rima trabalha o som e a forma como ele é produzido e processado. Músicas, poesias e jogos trabalham a rima, uma das habilidades mais importantes no processamento da estimulação da consciência fonológica.
- Atividade com palmas: trabalhar batendo palmas para criança imitar, alternando o ritmo, do mais leve ao mais forte, desenvolve a percepção auditiva além de outras habilidades que trabalham a consciência fonológica.
O que é consciência fonológica? É a forma como manipulamos o som, que se dá pela percepção da existência de palavras longas e curtas, que começam a mesma letra ou que são parecidas, que rimam, etc.
- Atividades de percepção visual: jogo dos sete erros, lince, figura e fundo — todas essas atividades estimulam a percepção visual.
É importante trabalhar tanto a parte visual quanto a parte auditiva, porque juntas auxiliam o processo de identificação e sequenciação na leitura e escrita. Afinal, a letra é um símbolo visual de um som e essas atividades ajudam no processo de alfabetização das crianças com dislexia.
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Referências:
14 Comments
Obrigada por compartilhar conosco suas experiências e conselhos
Sou psicopedagoga, faço alguns atendimentos e trabalho em um período como professora. Identifiquei que tenho uma Aluna com dislexia, a família não aceita nenhuma intervenção diz que é preguiça, por isso a criança não aprende a ler. Se possível me indiquem livros, vídeos, algo que eu consiga fazer em sala de aula para alfabetizar esta criança.
Olá Christiane,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Tem um filme muito bom que se chama “ Como estrelas na Terra”, é um filme indiano que fala sobre a dislexia.
Tem na Netflix
Ótima dica, obrigada por compartilhar! 😉
Você pode comentar com dicas sempre que quiser. 💙
Por mais profissionais como você, que se importam com o outro…. Que pena que a família seja a resistência… Meu filho foi diagnosticado com dislexia, faço o tratamento com o neurologista, tem laudos, mas esse ano estou encontrando resistência da escola em como trabalhar com ele .
Bom dia. Também encontro dificuldade e resistência na escola da minha filha, é triste ver que aqueles que estudaram para ensinar, não dar o total apoio a nossas crianças.
vivi isso também!
gostei foi de fundamental importância para o meu aprendizado…
Tema sucinto mas muito bem explicado e de fácil entendimento. Tema do meu TCC, esse artigo me ajudou bastante.
Boa noite,meu filho tem 10 anos e somente agora consegui,através de um exame com um neuropediatra o laudo para comprovar para a escola a sua dislexia. Ele já está no 5 ano do fundamental mais ainda tem muita dificuldade na leitura e mais ainda na escrita .O que posso fazer em casa para poder melhor ajuda- ló .
Vou passar minha menina no neuropediatra também, porque a escola também parece que não enxerga a dificuldade que ela tem 😞
Eu tenho 54 anos e não terminei os estudos por ter dificuldades pra ler e escrever. Costaria muito poder terminar os estudos.
Olá Ednailsa, tudo bem?
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Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Olá Ednailsa, tudo bem?
Procure o Núcleo de educação da sua cidade para verificar como é o programa da alfabetização de jovens e adultos na sua região, todos podem aprender.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙