Skip to content Skip to footer

COMO ESTIMULAR HABILIDADES IMPORTANTES DE LINGUAGEM

COMO ESTIMULAR HABILIDADES DE LINGUAGEM

Como estimular habilidades de linguagem que serão importantes para a alfabetização – Saiba como estimular de forma lúdica e prazerosa em casa.

As crianças têm uma curiosidade natural pela aprendizagem. Ou seja, ao ver um novo objeto, querem saber seu nome. Também como funciona e geralmente se encantam por músicas e histórias.

Portanto, como faz parte do funcionamento infantil a busca pela novidade, a criança, por si só, poderá entrar em contato com habilidades e desenvolver novas aprendizagens a cada dia.

No entanto, o que vai fazer toda a diferença é ela receber estímulos bem direcionados para que as habilidades sejam adquiridas e desenvolvidas e para que a aprendizagem aconteça.

Antes de mais nada, um ponto importante deste processo de estimulação é que ele pode ser realizado por qualquer pessoa que convive com a criança, inclusive utilizando objetos do cotidiano ou mesmo jogos e brincadeiras que fizeram parte da nossa infância.

Por isso, é importante oferecer à criança estímulos diários, que sejam não apenas importantes para o desenvolvimento, mas também lúdicos e prazerosos, garantindo o envolvimento dela nessas atividades.

Como estimular habilidades de linguagem que serão importantes para a alfabetização
O QUE FAZER PARA ESTIMULAR?

Antes de mais nada, conheça algumas atividades que podem ser realizadas com seu filho desde cedo para estimular ativamente o seu processo de aprendizagem.

– Usando objetos de casa:

A princípio, uma sugestão é selecionar alguns objetos ou alimentos que comecem com as vogais (a, e, i, o, u) e usá-los para ensinar os fonemas. Por exemplo, você pode mostrar um abacate, que começa com a vogal “a”, e explicar para o pequeno enquanto faz o som do fonema: “Isto é um a-ba-ca-te e começa com o som aaaaa…”.

Posteriormente, você pode mostrar como esse fonema é representado ao escrever a letra “a”. A partir disso, a curiosidade da criança aumenta e, aos poucos, ela descobre como cada fonema é representado através da escrita. Ou seja, gradativamente o mesmo deve ser feito com todo o alfabeto, utilizando a mesma estratégia de usar objetos ou alimentos da sua casa.

Então, é imprescindível que essas atividades sejam colocados no cotidiano do pequeno, sendo repetidos quando possível, e, com o objetivo de deixar a atividade mais agradável para ele. Sendo assim, você pode aproveitar momentos de descontração, como fazer a estimulação usando objetos do cotidiano, nomes dos amigos, dos brinquedos e brincadeiras.

– Música

Em segundo lugar, a música pode ser uma ótima aliada para que as crianças desenvolvam a fala, ou até mesmo contribuam com o indivíduo antes mesmo dele falar. Dessa forma, é de conhecimento que os ritmos, sons e as letras das músicas estimulam regiões do cérebro responsáveis pelo aprendizado e memorização.

Dessa forma, recomenda-se que a música faça parte do cotidiano da criança. Pois ela atuará de modo cooperativo para o desenvolvimento de funções da aprendizagem como a fala, criatividade, memorização e concentração. Além da identificação dos sons das letras nas palavras.

Como estimular habilidades de linguagem que serão importantes para a alfabetização

– Contar histórias

Por último, mas não menos importante, a leitura de histórias infantis para e com o pequeno é uma atividade de grande valia para o estímulo da imaginação. Além disso, contar histórias estimula a vontade dele de aprender o que está sendo narrado.

Este também é um bom momento para ensiná-lo sobre os sons dos objetos, animais ou até mesmo o nome dos personagens da história.

Portanto, ao contar a história para o seu filho, é essencial trabalhar com a entonação da sua voz. Por isso, procure interpretar as falas como se fosse o próprio personagem falando. Por exemplo, se a fala for triste, tente ler com um tom de choro. E se ela for alegre, busque falar mais animado e sorrir junto com a fala.

 REFERÊNCIAS

LUCON, J. S.; ZIBETTI, M. L. T. Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020032, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1256. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1256. Acesso em: 7 nov. 2022.

MARQUES, A. C. T. L. et al. SCIENTIFIC LITERACY AND CHILD: ANALYSIS OF POTENTIALITIES OF A TOY LIBRARY. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/6RNKGSmHpbqxKBVs6YCwRXp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 7 nov. 2022.

Seeking Help for a Struggling Reader: 8 Steps for Parents. Reading Rockets, 2010. Disponível em: https://www.readingrockets.org/article/seeking-help-struggling-reader-8-steps-parents. Acesso em: 7 nov. 2022.

4 Comments

Leave a comment

0.0/5