Skip to content Skip to footer

Como facilitar o aprendizado da Numeracia na Educação Infantil

Quer saber como facilitar o aprendizado da numeracia na educação infantil? Então este artigo é para você!

Em primeiro lugar, precisamos entender a importância da Educação Infantil como base para o Ensino Fundamental. No Ensino Fundamental são exigidas das crianças habilidades cognitivas superiores e capacidade de funções executivas, que foram desenvolvidas na Educação Infantil.

Ou seja, tudo começa na Educação Infantil. O aprendizado funciona como uma hierarquia com organização própria e sistematicidade que estruturam a base do processo de aprendizagem das crianças.

No Ensino Fundamental, a criança vai precisar de habilidades cognitivas superiores que devem ter sido desenvolvidas na educação infantil, etapa de pleno desenvolvimento e transformação cognitiva, comportamental, emocional, psicomotora e social. 

É importante ter claro o papel da Educação Infantil no desenvolvimento da criança para entendermos como facilitar o aprendizado da numeracia nessa etapa. Saiba mais.

A importância da Educação infantil

Nos primeiros 6 anos ocorre uma grande transformação e maturação cerebral — é o período em que acontecem as maiores transformações e as maiores conquistas, como falar, andar e se relacionar.

Na Educação Infantil, a criança aprende através do corpo e da experimentação. O processo de aprendizagem nessa etapa passa pela experiência corporal e pela experiência do outro, pelo mediador de uma forma mais direta do que no Ensino Fundamental.

A criança na Educação Infantil aprende pelo outro, a partir do outro, enquanto no Ensino Fundamental ela tem mais autonomia e independência. Na Educação Infantil, a criança depende mais do outro, dos pais e professores, porque estes fazem o processo de mediação para que a criança aprenda. 

É muito importante conhecer as etapas do desenvolvimento infantil para fornecer para as crianças da Educação Infantil a estimulação adequada e desenvolver seu potencial. Conhecer o perfil de cada aluno, suas peculiaridades, personalidade, suas habilidades emocionais, cognitivas e psicomotoras também é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Visto isso, vamos agora entender como facilitar o aprendizado da numeracia na Educação Infantil.

O aprendizado da numeracia na Educação Infantil

Para que o aprendizado da numeracia ocorre é preciso estimular as habilidades de raciocínio lógico e matemático, mas primeiro é preciso estimular o concreto. E o que é mais concreto na criança do que o seu corpo? 

Por isso, a primeira coisa para facilitar o aprendizado de conceitos como: em cima, embaixo, esquerda, direita, frente, atrás, pesado, leve, grande, pequeno, é entender que ele passa pelo corpo. 

Para as crianças na Educação Infantil, nessa fase do desenvolvimento, não existe nada mais concreto que o corpo. Dessa forma, a aprendizagem dos primeiros conceitos de numeracia ocorre através das vivências, da participação dessas vivências através do corpo.

Como estimular o aprendizado da numeracia através do corpo 

Nós estimulamos o aprendizado da numeracia da criança através do corpo com simples ações cotidianas. Por exemplo, quando a criança faz um ano, falamos isso para ela e fazemos gestos com as mãos para mostrar o numeral um. 

Da mesma forma, falamos com as crianças pequenas sobre as partes do corpo através de brincadeiras que permitem que elas se familiarizem e aprendam conceitos de numeracia, como frente e atrás, lado e outro, etc.

O primeiro radar do mundo é o corpo — a criança toma seu corpo como ponto de localização no ambiente. Por isso, para facilitar a aprendizagem da numeracia na Educação Infantil é essencial trabalhar através do corpo, da experimentação.

Por exemplo, muitas crianças com 10 anos ou mais, ainda usam o dedo para contar, ou seja, elas não têm a consciência numérica do próprio corpo. Como querer ensinar tabuada para essas crianças? Ou como ensinar proporção se ela ainda não tem proporção no desenho de figura humana?

Por tudo isso é importante trabalhar o corpo da criança na Educação Infantil para ela poder se apropriar dos conceitos de numeracia. O primeiro passo é desenvolver a consciência corporal, já que para trabalhar conceitos como proporção, relação, tamanho, forma geométrica, etc., é preciso trabalhar com o corpo em primeiro lugar.

Para facilitar o aprendizado da numeracia na Educação Infantil é preciso começar pelo concreto e isso não depende de material, mas do corpo. Os professores também precisam ter o conhecimento para trabalhar com seus alunos e saber estimulá-los, pois nessa fase, do zero a seis anos, o papel do mediador é de fundamental importância para a aprendizagem.

É preciso também considerar as etapas do desenvolvimento e fazer as atividades certas para facilitar o aprendizado da numeracia na Educação Infantil. Conhecer cada aluno e considerar suas características no processo de aprendizagem é fundamental para que cada um desenvolva plenamente seu potencial.

Se você tem mais sugestões de como facilitar a aprendizado da numeracia na Educação Infantil, deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:

SENNA, Maria Teresa Telles Ribeiro. Beatriz Vargas Dorneles. Maria Angela Mattar Yunes. Conceitos Numéricos na Educação Infantil: uma pesquisa etnográfica.

ANDRADE, Salete Pereira. O Professor em Forma-ção: a alfabetização matemática em foco.

5 Comments

  • Avatar
    Ana Rita
    Posted 22/05/2021 at 2:12 pm

    Amei o material pedagógico, as informações estão bem organizadas, a fonte também contribui para a aquisição dos saberes.

  • Avatar
    Simone Aparecida Mateus da Silva
    Posted 31/05/2021 at 9:25 pm

    Amei esse artigo, meu deixou com várias ideias para trabalhar com meus alunos.

  • Avatar
    Margareth Maciel
    Posted 20/06/2021 at 4:07 pm

    As contribuições do Instituto Neurosaber são incríveis e dá suporte para nosso trabalho. Aprendo muito aqui.

  • Avatar
    Akelly
    Posted 02/07/2021 at 12:28 am

    Na prática, como podemos trabalhar o corpo da criança para ela poder se apropriar dos conceitos de numerária. Que tipo de atividades?

Deixe um Comentário

0.0/5