Skip to content Skip to footer

Como identificar os primeiros sinais de autismo leve?

Quem acompanha nossos artigos já deve ter lido algum conteúdo em que falamos sobre o autismo leve e como ele pode confundir com seus sinais mais brandos. Muitos pais podem ver em determinados sintomas características que manifestam a existência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida da criança.

Autismo leve: de olho nos pequenos detalhes

O fato de muitos dos adultos desconhecerem os sinais reais do autismo, alguns comportamentos passam despercebidos. A criança pode, por exemplo, gostar de brincar sozinha; ela não costuma se juntar aos coleguinhas de sala ou do prédio; quando alguém tenta puxar assunto, o pequeno não olha diretamente para o rosto de seu interlocutor, entre outros.

Situações como essas são confundidas com timidez, seja ela mais simples ou mais acentuada. O detalhe, porém, é que existem pais e mães que não pensam na hipótese de seu filho ou filha conviver com TEA.

Algumas habilidades sutilmente comprometidas

O fato de uma criança com autismo leve não demonstrar os sinais mais graves do distúrbio não desperta muita apreensão nos adultos. Isso se deve, dentre vários aspectos, ao fato de algumas habilidades serem desempenhadas com uma relativa regularidade. No entanto, um detalhe chama a atenção: essa competência é exercida pelos pequenos de maneira mecânica, sem emoção.

Outro motivo que causa a demora no diagnóstico é o fato de o pequeno não ter seu desenvolvimento cognitivo muito afetado, como acontece com casos mais graves do autismo. Há pessoas que só descobrem a existência do TEA na fase adulta.

Sintomas confundidos com TDAH

Pode acontecer de a criança apresentar características muito próximas àquelas manifestadas por quem convive com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse caso, deve-se priorizar a investigação e a busca de sintomas do Autismo.

Como tratado em outros artigos do Entendendo Autismo, a falta de conhecimento acerca do que são os sintomas de TEA é um elemento fundamental na demora da sua identificação. Isso acontece pois tais características podem ser interpretadas como falta de limite, preguiça ou até com outros distúrbios como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).

Síndrome de Asperger: é preciso ter atenção

Na Síndrome de Asperger, os sintomas são ainda mais brandos, o que pode postergar o diagnóstico. Para citar apenas um exemplo, a criança que convive com Asperger fala de maneira exemplar (até mais desenvolvida que os coleguinhas) e ela não apresenta ecolalias (repetições), como em outros casos de autismo.

Ajuda especializada para auxiliar

É inteiramente importante que se procure auxílio profissional para que essas condições sejam devidamente evidenciadas por um especialista. Embora o autismo leve e o Asperger compartilhem da mesma sutileza em seus sintomas, é preciso salientar que existem diferenças. Somente o acompanhamento especializado pode ajudar nos esclarecimentos.

Após o primeiro contato com um neuropediatra, o pequeno será acompanhado também por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes áreas. O objetivo será o trabalho em conjunto em prol do desenvolvimento da criança em todas as suas habilidades.

Já pensou aprender profundamente sobre o Autismo para melhorar seus atendimentos clínicos, entender melhor seu filho e saber por que seu aluno apresenta determinado comportamento e como trabalhar o processo de inclusão? Em um curso online completo o Dr. Clay Brites te ensina tudo sobre TEA com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

Artigos relacionados:

http://entendendoautismo.com.br/artigo/quais-os-principais-sintomas-do-autismo-leve/

http://entendendoautismo.com.br/artigo/asperger-e-autismo-qual-diferenca/

38 Comments

  • Pâmela
    Posted 01/10/2018 at 2:22 pm

    Meu sobrinho tem quase três anos. Já recebeu diagnóstico de autismo leve e, posteriormente, foi retirado e agora, novamente os neuros acham que ele tem. Suas características são pouquíssimas. Se resume na ausência da fala e compreensão da comunicação. É muito sociável e simpático. Ama brincar com coleguinhas e não tem estereotipias. É difícil!

    • Alinny Evellyn
      Posted 31/05/2021 at 11:25 pm

      Minha filha tem esses mesmos sintomas, não fala tudo e tem dificuldade de falar a letra “c” nas palavras, troca por outras consoantes, as vezes quando se pede pra ela pegar algo, ela ficar sem entender e não vai, olha muito pra os lados sem virar o rosto, e nem sempre atende quando se chama o nome dela, mas gosta de brincar com outras crianças, é amorosa, só tem esses questões, será que pode ser autismo leve?

      • Simone
        Posted 28/11/2021 at 7:53 pm

        Meu filho e do mesmo jeito! Não se importa em ficar com crianças mais não interage com elas ! Ele gosta mais de criança maiores ! Ele tem 2 anos e meio ! Uns falam que é autismo outros não ! Não sei oq fazer

        • Webster
          Posted 29/11/2021 at 11:43 am

          Olá, Simone

          Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso .É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.
          De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

          Webster,
          Equipe NeuroSaber. 💙

      • Maria De Lourdes De Sousa Ferreira
        Posted 02/03/2022 at 4:38 pm

        Minha filha também é assim quando a gente chama ela não dar atenção gosta de brincar com só irmão e com primo as vezes ela brincar com outras crianças mas preferi brincar só ela tem 2 ano e ainda não

      • Patrícia Helena Almeida Dos Santos
        Posted 10/10/2022 at 5:26 pm

        Meu filho e exatamente assim ele vai fazer 3 anos ainda não foi diagnosticado ao autismo

  • Sônia Zambello da Silva
    Posted 01/10/2018 at 11:23 pm

    Me enteresso muito neste assunto ,
    Sou psicóloga ,e uma das áreas que gostaria de me aprofundar seria está.

    • Carla
      Posted 11/06/2021 at 2:23 pm

      Olá poderíamos conversar estou precisando conversar acho que posso ter um problema.

      • Bruno
        Posted 29/07/2021 at 8:00 am

        Olá Carla, como está filha?
        Notei q não lhe deram atenção.
        Conseguiu resolver seu problema?

    • Juliana Oliveira
      Posted 07/10/2022 at 5:41 am

      Meu filho tem 2 anos e ainda não fala nada direito, não Gosta de ficar no meio de muita gente se tiver barulho ele fica nervoso chora muito. Ele só te olha de cabeça baixa 🥺
      Será q é autismo???

  • Maiara Cristina
    Posted 02/10/2018 at 10:51 am

    Gostaria muito de estar por dentro do assunto,tenho uma filha de 4 anos e foi diagnosticada por um psiquiatra infantil com autismo e imperatividade,mas seu neuropediatra tira essa hipótese de autismo ele a vê lá somente com interatividade…gostaria de saber se tem algum exame que comprove o q ela tem realmente…porque muita das coisas que ela fazia antes não faz mais🤔

    • Cristiane Maciel
      Posted 24/05/2022 at 8:00 am

      Sou professora de adultos e Jovens quero estudar e trabalhar nessa área.

  • Renata
    Posted 03/10/2018 at 6:00 pm

    Boa tarde, Sempre ouvi dizer do espectro do autismo que tem o Asperger o leve e o Severo,,,, existe outros?

  • Fernanda
    Posted 14/10/2018 at 10:23 am

    Meu filho tem 9 anos e deste os 3 anos levo ele em vários neuros, para tentar fechar um diagnóstico.

  • Gabriela S Santos
    Posted 11/05/2020 at 8:49 pm

    Meu filho de 6 anos, ele não tem paciência de esperar grita se eu gritar gosta só de fica brincando é muito hiperativo não consegue ficar quieto dois minutos e fala até bastante é inteligente mas não é fã de ficar em sala de aula quieto fazendo dever e acaba perturbando os colegas e as vezes bate isso pode ser autismo leve?

    • NeuroSaber
      Posted 28/08/2020 at 3:36 pm

      Olá Gabriela,tudo bem?Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar.
      Orientamos que procure um especialista pessoalmente (NeuroPediatra) para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
      Atenciosamente
      Equipe NeuroSaber

    • Roberta
      Posted 02/05/2022 at 12:44 pm

      Gabriela minha filha tem 2 anos ,e ela faz exatamente o que vc escreveu aí ela não para de jeito nenhum
      Fico até nervosa sem paciência ela foi encaminhada para o neuro estou aguardando, a consulta

  • Liliam grande
    Posted 28/09/2020 at 12:17 pm

    Tenho uma neta de 2 anos , muito linda , mas até agora ela não fala , nem mamãe direito , anda nas pontas dos pés , qdo falamos com ela ele fica com olhar atônito , não repete direito o q dizemos , e qdo fica nervosa grita até vomitar .
    Ela não interage direito , estou com medo dela ter autismo , já falei com cuidado para a mãe . Mas ela diz q é assim , sei q cada criança tem seu tempo mas acho estranho o comportamento dela .
    Será q é autismo ?
    Aguardo sua resposta pois estou muito preocupada .

    • NeuroSaber
      Posted 29/09/2020 at 9:04 pm

      Olá Liliam
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente
      Equipe NeuroSaber

  • Gessika neves
    Posted 29/09/2020 at 2:09 pm

    Meu filho tem 4 anos ele não dorme direito e muito agressivo na escola não tem atenção não está comendo direito ele gruta muito não obedece o que vc fala grita muito se tiver muito barulho ele fica se batendo e gritando não para um minuto se quer pode ser autismo

    • NeuroSaber
      Posted 30/09/2020 at 8:54 pm

      Olá Gessika,
      Agradecemos a confiança !
      Orientamos que procure um Pediatra ou Neurologista infantil para relatar e fazer uma avaliação .
      Esses profissionais estão preparados para te orientar e passar uma resposta assertiva .

  • Ana cristina merlo zanetti
    Posted 13/10/2020 at 11:41 pm

    Meu filho tem 2 anos e 8 meses. Não fala quase nada. É bem agitado. Faz uns sons (gritos) quase q o tempo todo. As vezes fica bem nervoso e so eu mãe q consigo acalmar. Nao olha quando a gente chama. Quando se machuca nem sempre chora. Nao gosta de ser contrariado (as vezes fica bem nervoso) .. Sei q ele é diferente. Minha dúvida é se é autista ou imperativo

    • NeuroSaber
      Posted 14/10/2020 at 10:52 am

      Olá Ana, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
      Orientamos que procure um especialista pessoalmente lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
      Atenciosamente
      Equipe NeuroSaber

  • Carla
    Posted 21/10/2020 at 4:53 pm

    Minha filha tem 13 anos e se isola das pessoas,as vezes tem crises de risos e choro ao mesmo tempo, ela é muito inteligente.

  • Sheila
    Posted 09/11/2020 at 11:51 pm

    Minha filha tem 2anos e 6 meses.
    Fala papai, mamãe, peixe, conta ate 2.
    Se contrariada grita ,chora até vomitar.
    As vezes, quer ficar pelada, não quer roupa de jeito nenhum.
    Chora até a gente tirar.
    Oq tem m intrigado é a hora defazer coco.
    Ela nao aceita, chora , grita,fica muito nervosa, dai ela põe a mão e se suja toda.
    Ela é muito esperta, brinca com crianças da idade dela,gosta de brincar, ir no parquinho, assistir TV, assistir no celular.
    Joga jogos interativos no celular.
    Hj minha patroa tocou nesse assunto.
    Fiquei sem chão.
    Marquei consulta dia 24 com a neuro pediatra

  • Vanuzia Augusta da Silva dos Santos
    Posted 14/02/2021 at 2:08 pm

    Olá tem uma criança de 3 anos ,aos 3 dias de vida sofreu duas paradas cardíacas, tem dificuldade na fala não fala frases completas para sua idade ,fala somente palavras como: mamãe, água, pai, descer ,enfim as vezes solta gritos ,porém é muito carinhoso ,faz acompanhamento com a fono ,sei q de alguma forma a parada afetou sua fala ,fico intrigado porque falo por exemplo: gato ele fez o som não consegue repetir, tem concentração, é inquieto e nervoso,às vezes anda na ponta do pé, sei q tem algo errado ,porque sou pedagoga mas não estou sabendo com ajudar ,procuro estimular o máximo possível, muito inteligente todas as atividades lúdicas q ofereço consegui realizar porém não consegue falar e repetir por exemplos verde falo fala verde não consegue, me oriente por favor como ajudar em casa ,obrigada!

  • Thayane
    Posted 26/06/2021 at 2:01 am

    Oi tenho uma bb de 10m, ela aprendeu a falar papa aos 8m e depois vovó e agora tem mais de um mês que ela não pronuncia. Agora só fala nenê é como se aprendesse uma palavra e esquecer outra. Ela tbm demora a responder quando chamo e se balança rapidamente quando esta alegre para os lados. Vc acha q devo me preocupar?

    • NeuroSaber
      Posted 26/06/2021 at 4:22 pm

      Olá Thayane,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
      Pode acontecer por muitos motivos diferentes, ideal que converse com pediatra que acompanha o seu bebê para ter uma resposta assertiva.
      De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

  • Renata Carvalho
    Posted 19/08/2021 at 1:08 am

    Minha filha fala muito bem …sabe ler algumas palavras …come sozinha… escova o dente sozinha enfim se mostra bastante esperta ao chegar na escola não faz nada quer ficar sozinha e não realiza as atividades que faz tão bem em casa um simples escovar o dente na escola é um caos… seria algum distúrbio

  • Alcione
    Posted 03/11/2021 at 1:07 am

    Meu filho ele e muito irritado ele quebra tudo que ver agente naobpode falar nada ele esse irrita chora não gosta que ninguém fala com ele e por tempo ele fica calmo e depois bate crise ele e agressivo com todos ele tem 2 anos eu tô preuculpada desde de um ano ele cm sofrendo isso

    • Webster
      Posted 03/11/2021 at 11:26 am

      Olá, Alcione.

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙

      Webster,
      Equipe NeuroSaber.

  • Vívian
    Posted 17/01/2022 at 10:57 am

    Meu filho desde 2 anos a creche já achava seu comportamento diferente …
    Não gostava muito brincar em conjunto preferia ficar sozinho, não olhava nos olhos . Porém sempre teve uma fala exemplar tira palavras do vocabulário que até nós de casa ficamos surpresos

    Hoje com 5 anos ele continua com facilidade de brincar só , tem integração com crianças e sociável mais em parte de momentos ele se afasta e quer ficar só na dele.
    É muito sensível muito mesmo e uma inteligência que para idade dele as vezes me assusta mais o que fala parece estar com dobro da idade mas palavras.
    Começamos tratamento e análises tudo indica um autismo de grau bem leve na verdade ele está dentro do espectro mais não considerado ainda .

    Sabe qual mais interessante na sala dele tem um autista com grau mais elevado e a única criança que ele brinca tranquilamente é meu filho.

  • Erica
    Posted 07/05/2022 at 4:42 pm

    Meu filho tem 7 anos e nao gosta de eu chama lo pelo nome e sim de filho, se eu chamar ele de Vinicius q e seu nome ele me diz pra mim repetir 3 ou mais vezes , isso me deixa angustiada oque pode ser isso

    • Solange
      Posted 09/05/2022 at 1:08 pm

      Olá Erica, tudo bem?

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Adriana de Paula Santos
    Posted 23/07/2022 at 4:54 pm

    Olá meu nome é Adriana tenho 36 anos ,gostaria de saber se tenho levo autismo.Quando criança tinha muita dificuldade no saber falar tive fazer Fono ate aos 15 anos ,era hiperativa ,com dificuldade déficit de atenção e de aprendizado,e não gosto que pessoas toca em dependendo da situação ou tenho medo quando riem .Hoje tenho um Quadro de ansiedade e faço tratamento.mas gosto de conversar com pessoas e abraçar .Só que algumas vezes tenho dificuldade em me expressar, na frente do público.Será que isso poderia ser leve autismos pós fonoaudióloga nunca falava para a minha mãe .Até hoje tenho um pouco de dificuldade de aprendizado .Mas com informática me dou bem .Se poder tirar dúvida desde já grata.

    • Solange
      Posted 26/07/2022 at 7:55 pm

      Olá Adriana, tudo bem?
      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Solange
      Posted 26/07/2022 at 7:56 pm

      Olá Adriana, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5