Como IDENTIFICAR os SINAIS de TDAH em Crianças?


Você sabe como identificar os sinais de TDAH em crianças? Este transtorno neurológico, conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, pode apresentar sintomas como desatenção, impulsividade e hiperatividade desde a infância. Ademais, aqui você aprenderá a reconhecer os sintomas e diagnóstico mais comuns do TDAH em crianças e adolescentes, além de estratégias que podem auxiliar no desenvolvimento e na vida normal dessas crianças.
Conteúdo
O que é TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico e comportamental que afeta milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Conforme observado por especialistas, ele se manifesta como um padrão repetitivo de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade que afetam o desempenho escolar, social e familiar.
Fatores predominantes no TDAH
- Neurológico: O TDAH está relacionado a diferenças no funcionamento cerebral.
- Comportamental: Os sintomas interferem diretamente no comportamento desde a infância.
- Clínico: Exige avaliação especializada para confirmação do diagnóstico.
Causas do TDAH
Embora as causas do TDAH não sejam completamente conhecidas, muitos especialistas apontam fatores genéticos e ambientais como influências predominantes. Por exemplo, alguns estudos sugerem que alterações no desenvolvimento neurológico durante a infância podem acompanhar o surgimento desse transtorno.
Importância do Diagnóstico Precoce
O diagnóstico precoce é essencial para garantir intervenções adequadas na fase escolar e em outras áreas da vida da criança. Assim sendo, com o suporte correto, crianças com TDAH podem alcançar seu pleno potencial e viver uma vida normal.
Muitos especialistas recomendam a observação atenta de alguns sinais persistentes, como dificuldade em focar ou inquietação exagerada, que podem indicar o transtorno.
Seis Principais Sinais do TDAH
1. Desatenção
Crianças com TDAH apresentam dificuldade em:
- Manter a atenção em tarefas ou atividades.
- Seguir instruções detalhadas, especialmente na fase escolar.
- Evitar erros repetitivos, mesmo em tarefas simples.
- Organizar suas atividades diárias.
- Dessa forma, esses sintomas como desatenção podem levar a problemas acadêmicos e sociais.
2. Desorganização
Entre os sintomas do TDAH, a desorganização é notável em situações como:
- Perder materiais escolares ou objetos importantes.
- Esquecer compromissos com frequência.
- Dificuldade em gerenciar o tempo, o que prejudica o desempenho.
3. Inquietação
A inquietação é um dos sinais mais visíveis. Crianças com TDAH:
- Mexem-se ou levantam-se constantemente, mesmo em momentos inadequados.
- Têm dificuldade em permanecer sentadas por longos períodos, algo comum na escola.
4. Falar Excessivamente
Uma criança com TDAH pode apresentar:
- Tendência a falar sem parar, mesmo quando o momento exige silêncio.
- Interrupção frequente de conversas ou atividades dos outros, o que dificulta interações sociais.
5. Impulsividade
A impulsividade, característica predominante do TDAH, pode ser identificada por:
- Ações impulsivas, sem considerar as consequências.
- Responder perguntas antes de serem concluídas.
- Dificuldade em esperar sua vez, por exemplo, em filas ou jogos.
Esses comportamentos podem acompanhar dificuldades em interações sociais. Para entender melhor, leia o artigo Conheça os Diferentes Tipos de TDAH e Como Identificar no site do Instituto NeuroSaber.
6. Dificuldade em Atividades Silenciosas
Crianças com TDAH frequentemente evitam:
- Atividades que exigem concentração e tranquilidade.
- Preferem brincadeiras mais intensas ou barulhentas, o que dificulta momentos calmos.
Esses sintomas comportamentais podem prejudicar o aprendizado e a convivência familiar.
Como Diferenciar TDAH de Outros Comportamentos?
Os sintomas do TDAH precisam ser persistentes por pelo menos seis meses e ocorrer em diferentes ambientes (escola, casa, etc.). Além disso, devem causar prejuízos significativos no desempenho da criança. Logo, é essencial contar com uma avaliação clínica especializada para garantir um diagnóstico preciso.
Estratégias para Lidar com o TDAH
- Organização do Ambiente: Mantenha um espaço de estudo estruturado, reduzindo estímulos visuais e distrações.
- Rotinas Claras: Estabeleça horários fixos para tarefas, garantindo previsibilidade no dia a dia.
- Reforço Positivo: Valorize pequenos avanços, motivando a criança a progredir em seus desafios.
- Trabalho em Equipe: Colabore com professores e especialistas para alinhar estratégias que atendam às necessidades da criança.
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Conclusão
Reconhecer os sintomas do TDAH em crianças e adolescentes é o primeiro passo para oferecer apoio adequado. Com o diagnóstico precoce e intervenções bem direcionadas, é possível minimizar os impactos do transtorno no comportamento e no desenvolvimento da criança.
Se você percebeu alguns sintomas mencionados em uma criança próxima, procure orientação especializada. Informações sobre o TDAH, aliadas ao suporte clínico, podem transformar a vida da criança e proporcionar um futuro mais promissor.
Assista ao vídeo para mais informações e orientações práticas sobre o TDAH
Reconhecer os sinais precocemente pode transformar vidas.
Perguntas Frequentes Sinais de TDAH em crianças como identificar
Os sintomas incluem desatenção, hiperatividade, impulsividade, desorganização e dificuldade em atividades silenciosas.
Os sintomas precisam ser persistentes, repetitivos e causar prejuízos significativos por pelo menos seis meses.
Sim, com diagnóstico precoce, estratégias adequadas e acompanhamento especializado, é possível superar os desafios e levar uma vida plena.
O transtorno de déficit de atenção (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade da criança de prestar atenção e controlar comportamentos. Os principais sintomas incluem a falta de atenção, a hiperatividade e impulsividade. Crianças com TDAH podem apresentar dificuldades em manter o foco em atividades, interrupções frequentes em conversas e uma tendência a agir sem pensar nas consequências.
O diagnóstico do TDAH é feito por profissionais de saúde qualificados, como psicólogos ou psiquiatras. Este processo envolve uma avaliação clínica completa, que inclui entrevistas com os pais, observações do comportamento da criança e a aplicação de escalas de avaliação. É essencial que os sintomas estejam presentes em mais de um ambiente (por exemplo, em casa e na escola) para que um diagnóstico preciso seja feito.
Os critérios diagnósticos para o TDAH incluem a presença de sintomas de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade que se manifestam antes dos 12 anos, e que causam prejuízo significativo em áreas sociais, acadêmicas ou profissionais. É importante que os sintomas sejam persistentes e não possam ser melhor explicados por outro distúrbio mental.
Existem três tipos principais de TDAH: o tipo predominantemente desatento, o tipo predominantemente hiperativo-impulsivo, e o tipo combinado. O tipo desatento é caracterizado por dificuldades em prestar atenção e seguir instruções, enquanto o tipo hiperativo-impulsivo envolve comportamentos excessivos de hiperatividade e impulsividade. O tipo combinado apresenta sintomas de ambos os grupos.
Educadores e profissionais da escola são fundamentais para a identificação precoce do TDAH. Eles podem observar comportamentos como dificuldade em manter o foco em atividades, interrupções frequentes, e baixa capacidade de seguir instruções. Comunicação constante com os pais e participação em reuniões escolares podem ajudar na identificação e intervenção precoce.
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Luciana Brites
Tem mais de 25 anos de experiência em alfabetização e atendimento clínico a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, e é Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano pela mesma universidade.
Autora Best-seller do Livro “Brincar é fundamental”, autora do Livro “Alfabetização, Por onde começar” e co-autora de Como saber do que seu filho realmente precisa? (2018), Mentes únicas (2019) e Crianças desafiadoras (2019).
Há 14 anos fundou a NeuroSaber, Instituto que tem como missão compartilhar o conhecimento científico com linguagem simples e aplicabilidade prática para formar professores comprometidos com a aprendizagem de todas as crianças.