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Como identificar um distúrbio de aprendizagem?

Quantas vezes você já ouviu que uma criança que não consegue aprender de forma satisfatória na escola pode ter um distúrbio de aprendizagem? É muito comum utilizar este termo para denominar este estado de fracasso e insuficiência escolar, mas muitos não sabem que, na maioria das vezes, esta situação apenas representa uma simples dificuldade de aprendizagem e não um distúrbio. A diferença entre ambas encontra-se exatamente na intensidade da persistência da dificuldade e no grau de sua insistente presença, mesmo se tomando medidas interventivas. Baixa resposta à intervenção e manutenção do baixo rendimento – por continuar a não se apropriar de habilidades básicas para leitura, escrita e matemática – sinaliza possível distúrbio ou transtorno de aprendizagem.
A identificação dos Distúrbios de Aprendizagem deve sempre ocorrer durante a fase de escolarização. Mesmo a criança apresentando um nível intelectual normal ou superior, com potencial para o sucesso escolar, ela não consegue atingir o mínimo esperado na apropriação da aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Leitura lenta, silabada, irregular, sem a devida compreensão, com escrita com perfil caligráfico anormal e disortográfico e sem melhora mesmo com o suporte necessário levantam forte suspeita. Pode vir associado a problemas de seriação e conceituação numérica ou aritmética, com muitas dificuldades em raciocínio matemático.
Não raro, é comum o relato de história familiar, prematuridade, baixo peso ao nascer, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, uso de drogas na gestação, abortos espontâneos, tabagismo na gestação, problemas de atenção, de linguagem e incoordenação motora na criança desde antes dos 5 anos. Esta descrição, até agora clínica, deve ser acompanhada de avaliações interdisciplinares que podem revelar déficits cognitivos, anormalidades na estruturação da linguagem e avaliações pedagógicas mostrando muitas restrições para cumprir as sequências exigidas nas tarefas acadêmicas.
Esta condição é mais comum em meninos (proporção 3:1), pode se associar a condições como Transtornos de Desenvolvimento e Transtornos Psiquiátricos. Desde muito cedo os pais estranhavam que seus filhos não tinham interesses em materiais que envolviam letras e números, falavam errado, não memorizavam canções/rimas/historinhas, demoravam para entender quebra-cabeças, esqueciam nomes de objetos conhecidos, de letras e representações gráficas de seu próprio nome. Estes sinais devem chamar atenção das pré-escolas as quais devem encaminhar a criança para uma ampla avaliação interdisciplinar. Como não existem exames de laboratório ou de imagem que auxiliem no diagnóstico definitivo, interpretar estas avaliações realizadas por outros profissionais em conjunto com os relatórios escolares ajudam a delinear bem as características clínicas e pedagógicas da criança avaliada. Este caminho é, em resumo, o mais indicado para identificar um distúrbio de aprendizagem.

25 Comments

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    socorro
    Posted 04/10/2016 at 1:35 pm

    Como avaliar um aluno (a) com um diagostico seguro , que tipo de instrumentos psicopedagogico usaria a uma criança com deficit intelectual

    • Avatar
      Edvania
      Posted 23/10/2019 at 12:12 pm

      Amei o video sobre diferença entre dificuldade de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem. Esclareci minhas dúvidas.

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    Rosangela
    Posted 04/10/2016 at 6:03 pm

    Adorei. Estou aprendendo muito com você!

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    Maria do Socorro
    Posted 05/10/2016 at 9:58 am

    Gostei muito dos textos.
    Parabens

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    deise
    Posted 06/10/2016 at 1:12 am

    muito importante sabermos
    identificar essas situações ,para assim mudarmos nossa maneiras de abordar a criança ,podendo encontrar uma maneira pedagogica diferente de aprendizagem a essa criança

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    Ana Lucia Castro de Deus
    Posted 06/10/2016 at 8:29 am

    Bom dia!
    Sou professora
    Tenho um aluno de 5 anos q quando nervoso fala tudo errado,por exemplo
    Três,ele diz tes,sabia ele diz abia,e outras coisas mais,e na escrita não sai nada,se treme todo.
    Devo associar isso a algum tipo de disturbio?

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    Ana Lucia Castro de Deus
    Posted 06/10/2016 at 8:30 am

    Estou aprendendo muito mesmo
    E estou amando

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    Eva Alecrim
    Posted 08/10/2016 at 3:35 pm

    Estou gostando muito das aulas!

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    Luana Rodrigues Gold Marques Bonfim
    Posted 08/10/2016 at 5:29 pm

    Ótimo texto..
    Obrigada! Estou aprendendo muito com vocês….

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    jaqueline Helma Alves
    Posted 08/10/2016 at 8:54 pm

    Gostei muito do texto,
    Obrigada,

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    Aline Tavares nogueira Bezerra de melo
    Posted 08/10/2016 at 9:17 pm

    Muito bom, agradeço todas informações que são importantíssima em meu trabalho!!

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    Maria Auxiliadora Arpini
    Posted 09/10/2016 at 7:14 am

    Adorei o texto!!! Agradeço pela oportunidade de aprender cada vez mais com você.

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    Sandra
    Posted 09/10/2016 at 9:48 am

    Muito bom! Consigo esclarecer muitas dúvidas com as leituras dos artigos publicados.

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    Dulcilene
    Posted 09/10/2016 at 5:07 pm

    Amando tudo

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    Rosemeri dos Santos
    Posted 12/10/2016 at 10:06 pm

    Nossa como é bom saber de tão boa vontade de uma equipe de profissionais que pensaram no próximo.Parabéns a todos!!!

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    Gilvania g. de almeida
    Posted 14/10/2016 at 8:14 pm

    Gostei muito dos textos,ele assimila muito com minha forma de trabalhar,onde busco trabalhar de forma lúdicos,grata bjs

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    Marcius Victor
    Posted 31/01/2017 at 9:31 pm

    Situação difícil mas que muitas vezes é negligenciada pelos pais ou familiares, por cuidadores, pela escola – eventualmente, com suas equipes de professores e auxiliares despreparados para Entender e Atender uma criança com alguma dificuldade de aprendizagem.

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    Adriana Matias
    Posted 04/09/2018 at 11:15 am

    Olá Carmem ,
    Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
    http://www.neurosaber.com.br
    http://www.neurosaber.com.br/artigos
    http://www.neurosaber.com.br/videos
    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
    FanPage : Neurosaber

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    Sandra Barreto Da Silva
    Posted 05/07/2019 at 7:09 pm

    olá! meu neto tem muitas dificuldades em apreender, ele era pra está na segunda série ele aínda se encontra na primeira série, ele tem 7 anos, ele não memoriza às coisas so sabe conta até 30 e quando nós pergunta como que se faz o 30 ele fala 3 , amanhã eu vou levá ele em uma pedagoga porque ele ja repetiu então ainda não sabemos o que ele tem realmente !

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      Instituto Neurosaber
      Posted 08/07/2019 at 9:45 pm

      Olá Sandra, é importante o acompanhamento de profissionais de forma a identificar dificuldades e auxiliar no desenvolvimento dele!

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    Fernando Silva Roque
    Posted 08/09/2019 at 5:16 am

    Quando abordamos a aprendizaem e a educação das crianças temos que ter em conta o contexto social em que vivemos.
    A globalização, as diveras culturas em que as crianças são educadas, têm que ter uma relação com a formaçãodos professores que devem ter uma formação, a nível científico, psicológo, pedagógico e social de forma a dar resposta à diversidade cultural económica e social dos alunos e saber detetar quando uma criança tem distúrbios psíquicos que pertubam a sua aprendizagem ou se essa dificuldade é resultante do meio cultural em que foi educada, na sua primeira e mais importante escola- a família.

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