Skip to content Skip to footer

Como lidar com crianças hiperativas (TDAH)?

Todos nós sabemos que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica cujas características podem variar em dois sintomas bem marcantes: a desatenção ou a hiperatividade. O artigo de hoje vai dar maior destaque para as crianças hiperativas. Afinal, a preocupação de muitos pais acerca desse detalhe é um dos principais assuntos nos consultórios médicos.
Essa situação se justifica pelo fato de haver uma necessidade por parte dos adultos em entender como pode ser o comportamento desses pequenos ou adolescentes. É preciso compreender a importância de se saber como conduzir algumas situações. Vejam a seguir o que fazer e o que não fazer com uma criança hiperativa.

O poder da comunicação eficaz

Os pais de uma criança hiperativa precisam saber dosar a forma de se comunicar. O tom altivo ou distraído nunca é aconselhável. Por isso, é indicado que os adultos adotem uma forma compreensiva para se fazerem entendidos. Sendo assim, procure falar olhando fixamente nos olhos de uma maneira que desperte a atenção.
Vale ressaltar que a partir dessa ação, o pequeno passará a enxergá-los com mais atenção para vocês e esse detalhe é de extrema importância. Além disso, sempre é bom lembrar que gritar com seu filho/filha só tende a piorar as coisas, uma vez que a criança pode incorporar formas verbais agressivas.

Estabeleça uma rotina

É importante que se crie uma rotina na qual a criança comece a cumprir com determinadas funções ao longo do seu dia a dia. Não é necessário ser nada de muito espetacular, mas obrigações que são compatíveis com o contexto atual que o pequeno se encontra, por exemplo: hora para atividades escolares, para o lazer, para o banho e outras coisas que são importantes ao cotidiano da criança.

Estimule a prática de atividades físicas: reaproveitando a energia

Toda criança em si tende a ter muita energia para gastar. Com aquelas que vivem com a hiperatividade não é diferente. No entanto, o ponto que destoa é que os pequenos diagnosticados com TDAH muitas vezes não conseguem parar após um pedido ou uma ordem para diminuir a intensidade de suas ações.
A criança hiperativa apresenta grande possibilidade de causar certa agitação nas pessoas e no ambiente que ela está inserida, além daquela agitação que a própria proporciona através do comportamento. Sendo assim, a primeira sugestão é a prática de atividades físicas, pois além de ser uma excelente maneira de estabelecer uma disciplina e estimulá-la acerca da consciência de si mesma e dos demais que estão à sua volta.

Construa laços de amizade: um passo imprescindível

Uma das consequências do TDAH é que a criança imperativa tende a ficar isolada por conta dos comportamentos inadequados. Com isso, os pais e os irmãos devem criar maneiras de incluí-la em um laço de amizade, onde ela pode se sentir acolhida e querida. Isso é extremamente importante.
Aliás, deve-se ressaltar o valor que a proximidade da família representa, uma vez que essa presença ajuda o pequeno a ter mais confiança em si mesmo e a saber lidar com determinadas situações.

Procure por psicoterapia

Já publicamos em artigos anteriores e voltamos com a sugestão da psicoterapia. Afinal, esta terapia é responsável por trabalhar o aspecto comportamental da criança hiperativa. Além disso, a família também é parte do tratamento e recebe auxílios para lidar com os comportamentos bem característicos do TDAH.
A psicoterapia faz com que o paciente encontre formas de lidar com determinadas situações de forma mais segura, incluindo sua relação com familiares até o ambiente escolar e profissional. A autonomia é uma das principais consequências desse processo. Nunca deixe de procurar ajuda especializada.
 
Dr Clay Brites

36 Comments

  • Andréia Nunes
    Posted 03/07/2019 at 6:12 pm

    Mesmo de muito longe adoro acompanhar seus vídeos e comentários. O doutor e a doutora Luciana esclarecem muito minhas dúvidas e me ajudam também a lidar com o TDAH e TOD do Frederico. Quando formos para Arapongas marcarei uma consulta com vcs.Um forte abraço. Andréia e Fabrício Soares Nunes!

    • Instituto Neurosaber
      Posted 03/07/2019 at 10:04 pm

      Olá, Andréia! Ficamos profundamente gratos com a confiança em nosso trabalho!
      Obrigada por nos acompanhar!
      Entre em contato com nossa equipe para contato de agendamento de consulta, se necessário!
      Obrigada!

  • Darly Barros
    Posted 05/09/2019 at 2:19 pm

    Adorei os comentarios.
    Queria uma ajuda, descobrimos que meu filho de 8anos tem autismo. Nao sei como falar pra ele? ou se devo

  • ana patricia oliveira
    Posted 28/09/2019 at 8:27 pm

    quem é o autor desse artigo

  • luiz gonzaga barbosa lacerda
    Posted 13/12/2019 at 8:02 pm

    Estamos precisando exatamente de orientações nesse campo, porque temos um netinho com 03 anos de idade, que ainda não foi definido seu quadro: se de hiperatividade ou outra situação neurológica. O fato é que ele ainda não fala normalmente e é muito agitado e relativamente agressivo com as pessoas.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 16/12/2019 at 8:08 am

      Olá Luiz , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
      É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

    • Cleide Moura da Silva Santarém
      Posted 01/02/2021 at 1:52 am

      Boa noite tenho um neto imperativo de 6 anos não sei como lidar com ele,me ajudem.

  • Daniella Batista Pereira
    Posted 26/04/2020 at 1:31 pm

    Tenho um filho que hoje tem 14 anos, quando pequeno aparentava ser uma criança normal mais a medida que foi crescendo notei seu comportamento muito alterado. Ele é muito agitado, ao falar tenho que pedi pra ele repetir o que ele falou pois fala com muita rapidez numa agitação que pra mim não é normal. Eu sofro de depressão e tomo remédios controlados e tento ter paciência ele é agitado demais desde a hora que acorda até a hora em que vai dormir. A noite é pior ele fica inquieto, agitado fica andando de um lado pro outro mexe em tudo fica batendo os pés na parede abre e fecha gavetas e quando está com raiva chega a me assustar às vezes eu espero a hora que ele vai dormir pra poder tomar minha medicação pra poder dormir também eu não estou mais conseguindo lidar com isso.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 27/04/2020 at 8:39 pm

      Olá Daniella,Eu adoraria ajudar você, mas não tenho autonomia para isso. Trabalho com a parte do suporte do Instituto NeuroSaber e auxilio os alunos com dificuldade de acesso a plataforma de ensino.
      Recomendo que procure por um profissional adequado.
      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
      Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
      FanPage Facebook: Neurosaber
      Instagram: @neurosaberoficial
      Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
      Instituto NeuroSaber

    • Vagner soares
      Posted 10/08/2022 at 12:19 pm

      Boa tarde muitas são as aflições dese mundo mas Jesus pode dar vida e paz em abundância pesa a alguém amigos parentes familha q orem pela vida de vcs procure Uma igreja um pastor vai le orientar sobre ISO pós pelo Que vc falou aiiii e mas espiritual a vida de vcs pós já tive mesmo poblemas hj sou livre e curado para. Glória do nome de Jesus.detalhe minha mãe tinha mesmo poblema q seu Jesus chega algo acontece Deus abesoe

  • Kelly
    Posted 31/08/2020 at 4:29 am

    Doutor meus filhos 8e 6 eu acho que é imperativo eles são ajidado não para meche entudo nao para creto será que é só fazem que logo vai passar está parecendo um pessadelo que logo vai passar que medicamento que eu devo dar porfavou

    • NeuroSaber
      Posted 31/08/2020 at 5:36 pm

      Olá Kelly,tudo bem?Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar.
      Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
      Atenciosamente
      Equipe NeuroSaber

  • Camila
    Posted 03/09/2020 at 2:01 pm

    Olá!
    Sou Camila, mae do Pedro de 11 anos que apresenta TDAH combinado.
    Agora em quarentena e juntos 24h, tem sido um desafio gigantesco lidar com certos comportamentos. Tenho procurado ler mais sobre o assunto, além dos encontros virtuais com a psicóloga.
    Tenho bastante claro que vários de seus comportamentos está relacionado com o transtorno. Porém meu esposo (me casei há alguns meses) sempre questiona o fato do Pedro ter 11 anos e nao ser mais uma crianca de 4/5 e continuar apresentando certos comportamentos. A dúvida dele é O QUE É TRANSTORNO E O QUE É DO PEDRO, já que ele diz que na maioria das vezes, procuro justificar, dizendo que diferentes comportamentos sao inerentes ao TDAH. Como disse, está sendo um desafio tentar equilibrar as relacoes, por isso gostaria que me ajudassem com mais informacoes ou onde posso conseguir que seja uma fonte segura.
    Desde já agradeco a atencao!

  • Daniele Carvalho
    Posted 30/09/2020 at 8:03 am

    Bom dia me chamo Daniele sou mãe do Miguel 8 anos, portador do Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, devido a pandemia as aulas escolares, atividades estão tornando nossa convivência ainda mais difícil, ele não consegue acompanhar o caminhão de atividades que é despejado encima de nos, e eu realmente já não sei mais como lhe dar com está situação, ele é um pouco agressivo, acredito que seja por minha culpa, pois eu gritava quando estava nervosa isso deve ter desencadeado este comportamento nele, eu não sabia desta condição, ele começou a apresentar mais ainda sintomas após os 6 anos porém não sabíamos o que era pois na.mesma época tive outro filho e acreditávamos que o comportamento exagerado tratava de ciúmes, mais após isso ele não melhorou, aliás até parece que ele está piorando, e tende a ser negativo com ele mesmo, mesmo eu sempre corrigindo e falando o quanto ele é inteligente, mais ele é desastrado e debatendo e tudo o que pedem ele ou não faz ou não termina de fazer, eu estou cansada de birras das pessoas julgarem , e dizer que sou uma péssima mãe e nao sei impor limites, estou extremamente cansada e não seu mais o que fazer, eu tenho outras duas crianças que dão trabalho por serem pequenas e a minha do meio que tem 2 anos e meio esta investigando traços de autismo, então esta muito difícil conseguir lhe dar com as birras do Miguel. Gostaria de entender e compreender mais está condição.

  • Fábia vieira
    Posted 10/01/2021 at 12:17 am

    Sou Fábia mãe de João Miguel de 4 anos doutor eu não consigo lidar com essa situação Estou bastante esgotada nervosa João não para o dia todo acorda 5 horas da manhã não para para comer roda a casa o dia todo com controle remoto na mão tá bastante teimoso e desobediente agressivo não obedece regras ele fala muito alto tem muita dificuldade para ouvir na escola e tem baixo rendimento eu coloquei na escola com um ano e meio mas a professora sempre reclama que ele não consegue se concentrar não consegue fazer as atividades ele não tem noção de perigo e atravessa acidente da Travessa Abre o portão sai para Rua correndo derrama as coisas derramar leite é uma manteiga e faz muita coisa assim que eu já tô sem paciência eu estou com encaminhamento para o neuropediatra Mas eu moro aqui em Salvador Bahia ainda não consegui essa especialidade’ vivo cansada esgotada sou mae solo tive sair do trab pra cuidar dele

  • Luana
    Posted 26/01/2021 at 5:08 am

    Olá boa Noite!! Meu nome é Luana mãe do Artbur de 3 Anos… Então por onde posso começar . Entao vamos lá.
    O Arthur é uma Criança que não Para, ele não Consegue ficar Sentado um Só Minuto, ele ver Objetivos ele começa a Mecher sem limites. Por Más q agente Conversa com ele Explicando pra ele que não Pode Mecher ele nao Escuta.. Pra ele ate hj é como td fosse ainda Novidade… ele não tem Entendimento. Depois vai lá e faz tudo de Novo… Ele não fala Direito, Pode pedir sim. Água, Mama, Mas ele não sabe juntar frases pra pedir algo. Do Tipo: Mamãe quero Mamar”. Ele não pode ver rua, Eu morro de medo dele correr em cima dos Carros, creio pra mim que ele não tem noção do Perigo. Ele é muito Nervoso.. Não sei oque fazer… Não sei qual Primeiro Passo que Dou, Se eu Proucuro um a pediatra pra contar oque se passa. Ou um Especialista… As vezes ele assiste Desenho e do nada ele ve uma Parte Divertida do Desenho e começa a Chorar…Preciso de Ajuda, Não sei oque fazer. Qual Passo eu Dou?

    • NeuroSaber
      Posted 15/02/2021 at 9:42 pm

      Olá Luana,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista (Neurologista Infantil) pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

      • Kelli
        Posted 01/07/2022 at 10:48 pm

        Tenho uma garota de sete anos desde novinha percebemos esse problema nela mas os médicos falava que era nós que éramos estresados hoje ela está na escola infelizmente as coisas só estão piorando pois ela tem certas atitudes que não são saudáveis mente descaradamente não sente remorso acusa as outras pessoas de coisas que ela faz e tenho a impressão que tem instintos perversos o que posso fazer pra ajudá-la

        • Solange
          Posted 04/07/2022 at 1:18 pm

          Olá Kelli, tudo bem?

          Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

          Sol,
          Equipe NeuroSaber 💙

  • Ricardo Loureiro
    Posted 10/02/2021 at 7:05 pm

    Agradeço pela postagem. Intuitivamente e pela experiência com meu miúdo, hoje com 6 anos e portador de TDAH, sublinhem o H, já sentia necessidade de seguir algumas das instruções aqui mencionadas.

    Não é fácil viver com uma criança assim em tempos de pandemia e lockdown.

    Agradeceria por mais postagens.

    • NeuroSaber
      Posted 11/02/2021 at 10:39 am

      Olá Ricardo,
      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Jaqueline Borges
    Posted 22/02/2021 at 12:12 pm

    Olá. Eu tenho um filho de 5 anos, ele me contraria em tudo, é super ativo, tem falta de concentração. O que me aconselham ?

    • NeuroSaber
      Posted 23/02/2021 at 9:09 pm

      Olá Jaqueline,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

      • Jaqueline Borges
        Posted 24/02/2021 at 12:27 pm

        Olá. Eu tenho um filho de 5 anos, ele me contraria em tudo, é super ativo, tem falta de concentração. O que me aconselham ?
        Obrigada

  • Jaqueline Borges
    Posted 24/02/2021 at 12:25 pm

    Olá, quero receber dica de como impor limites na crianças. O meu filho tem 5 anos.

  • Caroline
    Posted 30/06/2022 at 12:19 am

    Meu filho está muito agressivo , e nervoso não aceita algumas coisas , e começa a bater nas coisas, me bate as vezes , e eu acabo perdendo a paciência e bato nele , pq as vezes parece que é pirraça o que eu devo fazer , já levei ao neuro passou um remédio mais não sei como lidar com essa situação em casa

    • Solange
      Posted 30/06/2022 at 2:01 pm

      Olá Caroline, tudo bem?

      Compreendo a sua situação e entendo que não seja fácil, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Jeferson Chaves Prestes
    Posted 28/09/2022 at 10:37 pm

    Boa noite eu tenho um filho de 7 anos e ele tem muita dificuldade em obedecer ordens tanto em casa e na escola estou levando em uma psicóloga ela só disse que ele é imperativo mas não adianta o tratamento com ela quero saber como lidar ele na escola implica com alguns colegas a professora disse que vão pedir para mudar de colégio pois as outras mães reclamam dos atos dele e não demonstram paciência com ele só quer atenção toda hora dela eu não sei como lidar com esse problema.sou de São Gabriel RS

    • Solange
      Posted 03/10/2022 at 1:09 pm

      Olá Jeferson, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista em neurologia infantil pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Separei um vídeo sobre o tema do nosso canal do Youtube que irá te ajudar em muitas das suas questões: https://www.youtube.com/watch?v=XampDjZSeew&t=109s

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5