Skip to content Skip to footer

Como lidar com o TOD (Transtorno Opositivo Desafiador)

Por acaso vocês já notaram que algumas crianças são persistentemente rebeldes, desobedientes e costumam responder a qualquer advertência feita pelos adultos? Em situações de contrariedade, elas demonstram explosões de fúria, grande hostilidade e até mesmo sentimento de vingança? Muitos pais e mães convivem com filhos que manifestam esses sinais. No começo é comum que isso seja confundido com um simples caso de desobediência.
No entanto, esses casos pedem muito mais atenção e cautela, pois o acompanhamento com um especialista faz-se necessário frente ao progresso dessas reações ao longo do desenvolvimento da criança. O motivo desse alerta deve-se ao Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).

O que é o Transtorno Opositivo-Desafiador?

Podemos considerar que o TOD é uma condição em que uma das consequências é o  impacto no aspecto comportamental da criança. Isso acontece porque o pequeno começa a conviver com um grande sentimento de irritabilidade. Vale ressaltar também que o pequeno pode ter momentos em que a indisciplina causa desgaste não só em si mesmo, mas em toda a sua família.
Sendo assim, o dia a dia com uma pessoa que apresenta as características presentes no TOD necessita de muita cautela e paciência por parte de seus familiares e amigos. O tratamento é fundamental para tornar os efeitos mais brandos.

Como lidar com o TOD?

– Bom, antes de pensar em como diminuir as reações da criança com o Transtorno Opositivo-Desafiador é preciso estar atento a alguns comportamentos que vocês adultos adotam no cotidiano. Sabiam que um lar onde os pais costumam se tratar de forma hostil pode impactar na forma com a qual os filhos se comportam? Sim, inclusive no TOD.
– Portanto, a primeira dica é que você e seu cônjuge evitem, ao máximo, agressões físicas e verbais. Lembre-se que a criança vai se basear na maneira que as pessoas se relacionam no ambiente doméstico.
– Quando o pequeno fizer alguma coisa boa, tente mostrar que aquela atitude é correta e deixa todos felizes, além de torná-lo uma pessoa mais querida. Esse estímulo fortalece a autoestima.
– A participação da criança em atividades esportivas é fundamental para que ela aprenda a ter mais disciplina. Outro benefício que seus filhos podem adquirir é a percepção do trabalho em equipe, muito influenciado pelo dinamismo presente em tais práticas. Eis aí uma excelente maneira de induzir o pequeno em tarefas que podem auxiliá-lo na interação social.
– Escolha sempre o caminho do diálogo, todos têm muito a ganhar com isso.

Como é o tratamento?

O Transtorno Opositivo-Desafiador necessita de acompanhamento profissional para que suas características sejam diminuídas e desapareçam. No entanto, é preciso dizer que quanto antes for descoberto, mais fácil será o controle da situação.
Caso a criança chegue à adolescência, o TOD pode evoluir para distúrbios que tornarão a situação ainda mais séria, como o surgimento do Transtorno de Conduta, por exemplo. Além disso, o abuso de álcool e outras drogas pode se intensificar. Há pacientes diagnosticados com TOD que também convivem com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
As intervenções se pautam em psicoterapia infantil. O especialista vai analisar também o ambiente familiar em que a criança vive e qual a relação social que ela demonstra em situações que requerem sua participação em determinados meios.  A terapia para a família também não está descartada.
Vale dizer que a psicoterapia visa trabalhar aquelas situações em que a criança precisa lidar com alguma frustração (onde surgem os momentos de raiva e outros traços já mencionados anteriormente). A orientação dada aos pais tem o objetivo de ajudá-los no comportamento e nos métodos a serem aplicados dentro de casa.
 

53 Comments

  • Avatar
    Adila Manuela de Andrade Cardoso
    Posted 21/02/2019 at 10:15 am

    Meu filho tem 8 anos e apresenta alguns desses comportamentos, foi diagnosticado com tdah toma o clo medicamento, mais ainda não vi grande evolução não

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 21/02/2019 at 11:46 am

      Olá Adila , faça nova avaliação .

  • Avatar
    Delza Vieira de Matos Mendes
    Posted 22/02/2019 at 3:20 pm

    Meu filho tem 6 anos, faz tratamento com o Dr. Cley Britz
    Ele tem hiperatividade, défit de atenção e TOD, transtorno Opositivo Desafiador.
    Tem dias difíceis, as aulas começaram e teve dias da professora duvidar que estou dando os remédios, pois tem dias que ele está mais calmo e dias mais agitados.

    • Avatar
      Suelem
      Posted 18/10/2019 at 9:09 pm

      E meu filho .tem dias semanas calmas mas tem dias que so deus…o meu ja faz tratamento 2 anos ate agora medicos nao sabem que ele tem ..uma hora e tod ..outra e imperatividade outra e autismo…eu lendo aqui …ele tem todas as características de altismo leve e tem tod….. ele comecou a falar agora cm 7 anos e isso e normal é……passarao um remedio pra ele eu disse que ele tava ficando mas agitado .mas nao me escultao a medica so diz vamos almenta a dozagem..eu fui em outra e falei cm ela ..ela passou outro e eu parei de da que estava dando ..pronto a crianca ta calma ….. eu ja ando cm ar de doida pq eu to atras da saude do meu filho e ainda tem uma filha tbm cm problemas ….e medicos so me colocam pra tras…..

      • Avatar
        Suporte Neurosaber
        Posted 21/10/2019 at 2:16 pm

        Olá Suelem , ideal seria fazer uma avaliação com profissional especializado na área de TOD E AUTISMO ou um neuropediatra .
        com relação a fala não é normal começar falar aos 7 anos.
        desde já agradecemos o contato .

      • Avatar
        DAIANE ROSSI DA SILVA SOARES
        Posted 23/03/2020 at 10:07 am

        Realmente isso é muito ruim, as psicóloga do meu filho diz que ele é o oposto do que falo dentro da sala, eu fico triste pois o TOD ele faz isso mesmo, porém já estou cansada de leva o meu pró médico, acabo até esquecendo de mim de tanto que procuro médico pra ele, as evolução são poucas, o meu não consergue ter empatia, bem conpricado a nossa situação com crianças com trastorno deveria existe algum acompanhamento com as mãe tb, ppis muitas das vezes se sobrecarrega para cuida e trata do filho.

        • Avatar
          Andreza Emidio
          Posted 30/08/2020 at 2:18 pm

          Meu filho também tem TOD, tem 13 anos e está cada vez mais agressivo. Estamos sofrendo demais…foge de casa, agride, fala palavras de bandidos quando está nervoso, ameaça… Difícil!

          • Avatar
            Mariana
            Posted 08/06/2021 at 2:19 am

            O meu agora está me agredindo… Seguro ele não adianta. Quebra as coisas e me tira sempre só sério 😔

          • Avatar
            Jandaíra
            Posted 31/01/2022 at 2:41 pm

            meu filho está hoje com 13 anos, foi diagnosticado com TOD, TDH e TAG desde os 8 anos e desde então toma medicação… este último ano tem sido muito difícil. A agressividade com a gente aumentou demais. Ele muda do eu te amo pro xingamento e tapas. Não sei mais o que fazer!!!!
            é acompanhado por psiquiatra e psicólogo

        • Avatar
          suellen
          Posted 28/12/2020 at 5:17 pm

          eu tambem passo por isso e concordo.

        • Avatar
          Sandra
          Posted 13/09/2021 at 2:56 pm

          Estou vivendo isso. O meu tá faz todas as terapias possíveis, é medicado para TOD que foi diagnosticado esse ano. Mas tem horas que é muito agressivo. Tem 10 anos e me sinto um nada as vezes

      • Avatar
        Robson Ferraz Andrade
        Posted 15/05/2021 at 8:41 pm

        Suellen, to assim tb!!! Parece iniusto dizer isso, mas meu filho me “animaliza” ou me “desumaniza”

    • Avatar
      DAIANE ROSSI DA SILVA SOARES
      Posted 23/03/2020 at 10:01 am

      MEU FILHO TEM 7 ANOS, ESTOU PASSANDO PELO MESMO, NOSSA ELE NÃO CONSERGUE SENTIR EMPATIA ESTÁ DIFÍCIL POIS MESMO COM MEDICAÇÃO ELE UM DIA TÁ CALMO NO OUTRO AJITADO, TEM MANIAS SEMPRE, GOSTA DE MACHUCAR QUEM ESTÁ DO LADO DELE EU JÁ NÃO SEI O QUE FAZER MAIS.

  • Avatar
    Priscila
    Posted 23/02/2019 at 12:13 am

    Sou Priscila pedagoga é estou alimentando das suas orientações, que estão sendo de muita importância para minha vida pessoal e profissional.

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 27/02/2019 at 1:49 pm

      Olá Priscila , para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂 .

      • Avatar
        suellen
        Posted 28/12/2020 at 5:19 pm

        eu tambem passo por isso e concordo com o que você falou.

  • Avatar
    Aurelia
    Posted 23/02/2019 at 8:26 pm

    Meu entiado tem tdh+ TOD agora esta tomando a ritalina .Mais quando fica sem fica parece um louco fala muita bobeira e fica chingando eu vejo que se ele pudesse me agredia.ele tem 13 anos

    • Avatar
      Gislaine
      Posted 22/12/2021 at 7:43 pm

      Oi td bem, meu filho esta quase com 8 anos faz psicoterapia, to a dois remedio nao e a ritali a, mais ele fica irritando os outros e quando explode bate em qq um, estou desmorando vendo que mesmo com remedios tarja preta nao vejo ele melhorar. Ele ira fazer o 2 ano novamente pois as professoras falaram que ele nao presta atencao estou ficando sem chao, sem o que fazer, falar minhas outraa 2 filhas chorao ao ver eu as x ter que socar ele no carro para ir embora, ele foi diagnosticado com TOD e TDHA

    • Avatar
      paula
      Posted 21/01/2023 at 12:48 pm

      meu filho tem4 anos… tem tod+ tdah + hiperatividade toma ritalina e florais, comecei a fazer aromaterapia , faz sessão 1x na semana com psicologa. temos dias bons e dias muitos ruins… ultimamente já acorda irritado dali a pouco já demonstra muito carinho , quer bater na irmã o tempo todo. nossa tem dias que me sinto incapaz de cuidar dele. como é dificil.

  • Avatar
    Keilhe
    Posted 25/02/2019 at 11:39 pm

    É de suma importância o acompanhamento com o psicólogo. Não adianta só medicar! Psiquiatria é prescrição de medicamentos praticamente, e o psicólogo vai orientar para que seja notório a evolução.

  • Avatar
    Elisângela Xavier Pereira dos Santos
    Posted 09/03/2019 at 4:55 pm

    Quem é o profissional
    mais indicado pra dar o laudo?

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 11/03/2019 at 11:16 am

      Olá Elisângela , a multidisciplinaridade é imprescindível em praticamente todas as intervenções que lidam com distúrbios de neurodesenvolvimento. Sendo assim, é preciso reiterar a presença de dois profissionais que representam uma marca indispensável no tratamento do TOD: o neurologista e o psiquiatra infantil. Esses especialistas são devidamente preparados e direcionados para perceber os sintomas e tratá-los assim que há a confirmação do transtorno.
      Psicólogos, analistas comportamentais e psicopedagogos também podem compor o grupo de especialistas que oferecem intervenções às crianças e aos jovens que convivem com o TOD. As terapias propostas por esses profissionais também são indispensáveis para o tratamento do transtorno, principalmente se houver alguma possibilidade de comorbidades ou transtornos associados .

  • Avatar
    Elizangela
    Posted 10/03/2019 at 7:52 pm

    É possível identificar TOD a partir de que idade? Noto minha bebê de 1a5m há algum tempo sempre contrariando as ordens dadas, de forma desafiadora, embora com um sorriso no rosto.

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 11/03/2019 at 10:54 am

      Olá Elizangela , os sintomas do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos .

  • Avatar
    Luciane
    Posted 27/03/2019 at 6:58 pm

    Meu filho tem 9 anos desde muito pequeno reage muito a qualquer comando /ordem ou regra, desafia os adultos e colegas e tenta impor suas vontades. Quando não consegue o que quer torna-se muito agressivo. Depois que passa o momento de raiva se arrepende muito, percebe que fez besteiras e pormete se controlar na proxima vez.
    Até o ano passado ele só demonstrava esse comportamento em casa , era muito agressivo e certas vezes tinhamos medo que se machucasse. Tanto fez que a pessoa que trabalhava lá em casa desde antes do seu nascimento (e que ele ama muito) foi embora. Após este dia seu comportamento em casa melhorou muito, sentiu-se culpado e entendeu a consequencia dos seus atos. No entanto começou a apresentar problemas de comportamento na escola. Muitas vezes se recusa a fazer prova, deveres e copiar coisas do quadro.
    Esta tomando medicação e fazendo tratamento terapeutico.
    Fiquei assustada com a leitura que fiz aqui que diz que TOD não tem cura, confesso que não recebi o diagnostico fechado de que ele tenha TOD, mas me assusta muito a possibilidade de receber este diagnostico. Se não tem cura, como é a vida de um adulto com este tipo de transtorno ? Sempre imaginei que com o amadurecimento este tipo de comportamento se ajustaria.

    • Avatar
      NeuroSaber Responde
      Posted 17/04/2019 at 11:22 am

      Mas tem tratamento, o que feito de maneira correta o ajudará!

    • Avatar
      Paula
      Posted 09/12/2020 at 1:46 pm

      qual medicamento ele toma?

    • Avatar
      suellen
      Posted 28/12/2020 at 5:10 pm

      tambem me faço essa pergunta.

  • Avatar
    Adrielle Teixeira
    Posted 04/04/2019 at 12:44 am

    Olá. Sou pedagoga e tenho um aluno que está sendo diagnosticado com TOD. Ele sempre teve um comportamento bem difícil. Ele tem hoje cinco anos e fiquei sabendo que ainda no primeiro maternal ele foi diagnosticado com autismo e recebeu alta do tratamento. No final do ano passado ele já havia melhorado muito seu comportamento. Mas esse ano, tudo piorou. Finalmente os pais começaram a levar isso mais a sério e procurar ajuda. Às vezes é bem difícil lidar com ele, ele é um bom menino, gosto e muito dele, mas já existe uma certa implicância das outras crianças com ele e há momentos em que o comportamento dele muda da água para o vinho, se contrariado ele chora, se joga embaixo da mesa, sai correndo da sala. Como agir nessas situações?

    • Avatar
      NeuroSaber Responde
      Posted 17/04/2019 at 11:19 am

      É necessário uma avaliação com Neurologista que poderá confirmar ou não o autismo, e ai sim, iniciar o tratamento correto.

  • Avatar
    Danielli Martinho
    Posted 03/07/2019 at 3:32 pm

    Boa tarde ! Me chamo Danielli sou mãe de uma criança com TDH e TOD . Tentei me escrever no curso sobre TOD mas as inscrições estão encerradas, gostaria de saber quando será ministrado novamente.

  • Avatar
    ANDRÉA PAULINO ROSSONI
    Posted 07/08/2019 at 9:55 pm

    Andréa Paulino Rossoni
    07/08/19 ás 21:35
    Boa noite ! Me chamo Andréa sou mãe de um adolescente com TDH e TOD . Ele tem 11 anos.Tentei me escrever no curso sobre TOD mas as inscrições estão encerradas.Preciso conhecer a riqueza deste material.
    Gostaria de saber também como lidar com as crises causadas pelo tempo de uso do celular do meu filho,pois permitimos uma hora de uso a tarde após o cumprimento das tarefas escolares ,e isso causa muitos conflitos durante a tarde, porque ele quer tempo livre.

  • Avatar
    Dulcineia
    Posted 23/08/2019 at 10:25 am

    bom dia qual exame é realizado para diagnosticar se a criança tem tod

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 23/08/2019 at 3:04 pm

      olá Dulcineia , diagnóstico é feito por observação clínica pelo profissional especializado em tod não existe exames .

  • Avatar
    Francisca
    Posted 03/09/2019 at 10:04 am

    Bom dia!
    Me chamo Francisca e sou Pedagoga. Tenho um aluno com 5 anos com todas essas características e os Pais não procuram me ajudar muito em busca de um especialista para possível diagnostico . Em sala está sendo muito difícil e fico frustada em não saber direito como me posicionar quando ele surta. Que conselhos você me daria para trabalhar com ele em sala de aula?

  • Avatar
    Eliete
    Posted 15/09/2019 at 1:28 pm

    Bom dia! Eu vou trabalhar com um alunos com diagnóstico opositor e gostaria de informações de como lidar com essa criança ?

  • Avatar
    Lizy
    Posted 11/02/2020 at 11:40 am

    Meu filho tem 4 anos, e foi diagnosticado por uma psicopedagoga que tem TOD, qd levei ao neuro ele descartou tdah e autismo, mas ainda não tinha essa suspeita de TOD, ele faz psicoterapia, mas o psico não confirma e nem desconfirma a existencia do transtorno. Mas ele se comporta exatamente como relata os artigos. Se faz necessário o uso de medicamento? Pois acredito que apenas a terapia e a conversa em casa n está sendo suficiente.

  • Avatar
    Florian
    Posted 24/04/2020 at 5:28 pm

    Ola.
    Somos do Interior Paraná e nosso filho foi diagnosticado com TOD pela psicologa que o acompanha a 8 meses e confirmado por um psiquiatra infantil.
    Ele tem 6 anos e se enquadra em vários pontos citados no artigo. Ele é muito inteligente, bom de matemática, falou com 1 ano, gosta de estudar em casa……
    Ele está fazendo terapia uma vez por semana com uma psicologa indicada pela direção do colégio que ele frequenta.
    Temos receio de dar medicamento, então, o psiquiatra nos receitou um remédio fitoterápico chamado Calman. Estamos ministrando a 60 dias e não tivemos nenhuma melhora (Claro, estamos passando por uma fase diferente que é a quarentena e ele não está tendo aula).
    Gostaria de saber se existem exercícios para amenizar o problema e a pergunta que mais me deixa assustado: Esse comportamento terá melhoras algum dia ou ele será um jovem / adulto com esse comportamento pra sempre!? Todos os artigos / materiais falam do diagnostico, mas nenhum fala sobre como esta criança será quando adulta!
    Agradeço e parabenizo pelo site.
    Abc

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 27/04/2020 at 7:12 pm

      Olá Florian ,tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
      Obrigada pelo contato.

  • Avatar
    Paula
    Posted 09/12/2020 at 1:41 pm

    Quais são os medicamentos indicados para o TOD?

  • Avatar
    Bruno
    Posted 31/03/2021 at 12:54 am

    Como diagnosticar o TOD?

  • Avatar
    Darleth Tamara de Barros
    Posted 29/05/2021 at 2:06 pm

    Ola bom dia sempre acompanho as publicações de voce, e foi através das suas pulicações que pude identificar comportamentos de TOD, em dois pacientes, agora me vejo com uma pessoa da minha familia com os seguintes sintomas, humor irritavel, comportamento argumentativo, agressividade ( apesar dele não ter agredido ninguem, mas agride com palavras, destratando as pessoas que esta perto dele), rebeldia, teimosia, persistemente desobidiente e se recusa a obedecer pessoas de figura de autoridade, e o pior de tudo isso é que o mesmo se encontra internado pois foi infectado com o virus da covid, seu quadro clinico geral é bom estava prestes a ter alta mas devido a rebeldia e desobidiencia, e por sair do oxigenio, sua saturação caiu, então eu gostaria que voce me informasse uma estrategia para que eu possa repassar para alguem no hospital que a muito custo meu cunhado conseguiu convence-lo a voltar para a enfermaria, por ele se saisse do hospital viri a se agravar. meu nome ´se Darleth sou Psicologa Clinica, e conto com a ajuda de voces do neuro saber apenas com uma estrategia para aprender a lidar isso com adultos e principalmente resistente.

  • Avatar
    Paula Costa
    Posted 28/04/2023 at 1:45 am

    Tenho um aluno que apresenta 90% desses comportamentos. Está muito difícil.

    No entanto, essas informações foram de grande valia.

    • Avatar
      Solange
      Posted 28/04/2023 at 6:39 pm

      Olá Paula, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um Comentário

0.0/5