Como melhorar a Coordenação Motora Fina?
Olá a todos! Eu sou a psicopedagoga e psicomotricista Luciana Brites. Hoje vou dar algumas dicas importantes para vocês que têm alguma criança que precisa melhorar a coordenação motora fina.
É muito comum vermos crianças que escrevem mal ou que têm alguma dificuldade relacionada a isso; enfim, vejam aqui como fazer para melhorar essa situação, o que pode ser feito para solucionar essa coordenação motora.
Conteúdo
Por que hoje em dia vemos tantas crianças com a letra ruim?
Como pedagoga de formação, tenho propriedade em dizer que nosso sistema educacional é pautado apenas nos aspectos históricos e filosóficos. Porém, a educação não é pautada em neurociência. E o que isso tem a ver conosco? A educação também tem o fator biológico. É importante pensar que as crianças têm fases de desenvolvimento.
O sistema educacional simplesmente relegou a escrita, outrora ensinada nas escolas, a um nível bem abaixo, dando a ela um lugar de pouco destaque. As crianças de hoje, portanto, não têm aquela vivência com a escrita. Não há tanto estímulo como antes.
É importante lembrar que o fato de uma criança não escrever bem não significa necessariamente que ela tenha problema de aprendizagem (disgrafia). Isso se deve, na verdade, ao fato de ela não ter sido estimulada e que tal habilidade não foi trabalhada. O caderno de caligrafia seria muito bom para desenvolvimento, mas o problema é que não se treinam mais nem mesmo a punção, que é a habilidade psicomotora básica. É aí que entraremos com nossas dicas.
Como eu começo a melhorar a coordenação motora?
– Primeira dica: nunca comece a trabalhar a coordenação motora com as mãos. Isso é importante porque antes de tudo vem a consciência corporal da criança. É muito bom que se trabalhe o esquema corporal para que o pequeno conheça a força de seu corpo. Expressar o próprio corpo influencia a escrita. É tudo muito organizado neurologicamente.
– Trabalhar o tônus é muito importante para que haja a facilidade na hora da escrita. Vale lembrar que na escrita há dois mecanismos muito importantes: a pressão e a preensão. Esses dois aspectos são muito válidos para que a criança tenha a firmeza nas mãos na hora de escrever.
Como resolver o problema do tônus trabalhando a força?
Se a criança tiver muita força, então você tem que estimular a habilidade que trabalhe com menos pressão. Se ela tiver menos força é o contrário: estimular mais força.
A dica que não pode faltar
Trabalhe os olhos da criança. É muito relevante que se estimule o controle visual, mas vocês sabem o motivo? É o olho que vai guiar a mão que vai escrever.
Outra dica é treiná-la com pequenas brincadeiras que vão induzir a habilidade dos pequenos a estimularem os olhos e as mãos.
A coordenação motora vai muito além do caderno de caligrafia. Não se esqueçam que as crianças precisam correr, movimentar-se. Para escrever, a gente precisa ter tônus.
A letra é um ato motor. Toda criança precisa treinar a escrita para ter bons resultados na hora de se expressarem no papel.
Qualquer dúvida, não deixem de conferir nossas neurolives.
42 Comments
Como Estimular conecçao neural criança com Paralisia Cerebral de 3 anos ?
Olá gostaria de ter orientação sobre os cursos de vcs.
Como eu consegueira diminuir a força do aluno na escria, que quebra muito a ponta do lapís, mesmo quando aponta está pequena isso ocorre varias vezes durante as atividades..
gostaria de saber essa informação também, pq tenho caso idêntico.
Grata
TRABALHAR O TÔNUS MUSCULAR DA CRIANÇA, UTILIZANDO EESTRATEGIAS, QUE FAÇAM COM QUE ELA, COM LEVEZA MANIPULE OBJETOS PQUENOS, COM AS PONTAS DOS DEDOS, EXIGINDO MOVIMENTOS DELICADOS. ESSE EXERCICIO DESENVOLVERÁ HABILIDADE PRAXIA FINA. ASSIM A CRIANÇA TERA CONTROLE DOS MOVIMENTOS EXIGIDOS EM DIFERNTES ATIVIDADES, ORA COM MAIS FORÇA, ORA COM MENOS FORÇA…
Olá. Poderia dar alguns exemplos de exercícios para esta finalidade?
Tenho um neto com neurofibromatose . Pouca força nas mãos e muita dificuldade com a escrita
Trabalho com um autista de 7 anos ja começou ler após muito trabalho e dedicação da minha parte mas ele além de pequenino tem as mãos muito trêmulas ! Gostaria de poder fazer muito mais por ele pois amo o trabalho que faço na escola em sala com essas crianças que são mais que especiais. Por isso me dedico totalmente sem ficar achando obstáculos.
Parabens Marisa pela sua dedicação ao seu trabalho! Mas procure assistir as aulas sobre TEA no you tube e ver os sites da neurosaber que terá muitas informaçoes valiosas para desenvolver cada vez melhor seu trabalho. Sucesso!!
muito bom a os textos, parabéns! estou adorando as informações, pois trabalho com educação especial.
Obrigada! acompanhe mais informaçoes no site da neurosaber, no you tube e nas neurolives.
Trabalho com autistas tenho autista alfabetizado, alguns na fase inicial da alfabetização, mas tem um caso que está me preocupando muito o aluno conhece as letras do alfabeto não consegue fazer as junções para fazer a leitura , mudei várias vezes de estratégia tive ganho com isto em outra áreas do seu desenvolvimento não para alfabetização.
Boa noite
Sou professora do ensino fundamental inicial e este ano estou trabalhando com um aluno que teve meningite quando bebê e ficou com várias sequelas.
Ele não possui nenhum tipo de coordenação, apresenta dificuldade de equilibrio, não reconhece sequer as letras do próprio nome, ao pintar rabisca o desenho e não respeita limites, tem dificuldades em aceitar regras, entre outras dificuldades.
Preciso de ajuda para trabalhar com ele, a coordenadora pediu que eu realizasse atividades práticas mas estou tento dificuldade para encontrar.
Se puder me ajudar com alguma sugestão agradeço imensamente
Em nossos canais temos muitas informações que irão te ajudar.
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Ola! Desde que meu filho era pequeno observei que ele tinha dificuldade na escrita, porém por morar num interior da Bahia e não ter essa especialidade de psicomotricista por aqui não conseguimos sanar toda essa dificuldade dele. Hoje ele esta no 7º ano do fundamental II e apresenta algumas dificuldades apenas na escrita mesmo como : letras muitas vezes inlegível, mistura de letra cursiva com bastão, lentidão na escrita. Não tem dificuldade com ortografia. Foi acompanhado por um psicologo, psicopedagogo com algumas seções porém segundo os mesmos ele não apresentava nenhuma dificuldade de cognição, tem raciocínio rápido e de acordo com sua idade. Alem da dificuldade na escrita, ele tem dificuldade em pular corda, amarrar um cadarço com agilidade, falta forças nas mãos. O que devo fazer? Como sanar tudo isso? indicam que eu leve ao neurologista? Ou que ele faça pilates, ou outra atividade que desenvolva a coordenação? No momento eles iniciou algumas seções com fisioterapeuta pra ver se desenvolve forças nas mãos. Agradeço a atenção e aguardo um retomo
Você pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudióloga, psicólogo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.
Ola, sou professor de desenho, dou aulas para crianças, pelo que entendi é melhor trabalhar primeiro a observação e depois a coordenação , não é? e quais exercicios recomenda para trabalhar o esquema corporal inteiro, a consciência corporal como você disse? Muito obrigado
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Tenho uma criança na escola que trabalho com quase 5 anos,reconhece letras números, cores,porém com uma dificuldade imensa para traçar e pintar percebo que ele não tem coordenação motora fina oque faço para que comece a desenvolver com mais habilidade ele coloca muita força para fazer tudo com as mãos?
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Os interesses da criança é o fator de grande importância quando se quer chamar atenção. No olhar em uma brincadeira . acho que podemos associar os interesses nossos com a da criança.
Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!
Gostei muito das explicações foi muito proceitoso .gostaria de dicas de brincadeiras para coordenação motora fina.
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fiz a leitura do artigo excelente informações ,agora fiquei com dúvida na questão do tônus ,isso significa os movimento com as mãos ou o corpo em geral.
Ola Noemia, nesse caso com as mãos!
Olá, meu filho tem retardo mental leve e sua coordenação motora fina foi muito afetada pelo problema. Por favor poste dicas e atividades que posso desenvolver com ele em casa para melhorar sua coordenação motora fina.
Michelle, veja esse artigo: https://neurosaber.com.br/brincadeiras-simples-para-desenvolver-coordenacao-motora-das-criancas-2/
Olá,
meu filho tem 3 anos e 7 meses. No ano passado a turma dele terminou o ano escolar escrevendo o nome e ele não. No início desse ano ele ainda não escreve, tem dificuldades em escrever as letras. no entanto, tem uma ótima pega no lápis, não apresenta dificuldades na coordenação motora, sua comunicação é acima da média.. segundo a professora que o acompanha hoje: ele é um caso que intriga. Não há ainda indicação escolar para acompanhamento especializado, mas eu gostaria de saber se há algo que eu possa fazer para auxilia-lo. Ou até mesmo compreender que é algo que será adquirido com a idade.
Procure um neurologista, ele fará as indicações necessárias.
Olá, boa noite! Gostaria citar esse artigo no meu TCC, e gostaria de saber qual o ano e se posso usar como referência o próprio site.
Parabéns pelo trabalho. Excelente!
Alessandra, os artigos são elaborados pela nossa equipe. Você pode cita os links de acordo com as normas acadêmicas!
oi, trabalho com criança hiperativo de grau muito elevado, ele não fala, queria sugestões de como trabalhar com ele. Comecei agora, não tenho experiência. obrigada!!
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Tenho um projeto de entretenimento infantil com pintura e estou muito feliz em saber que colaboro com a coordenação motora fina das crianças enquanto se divertem.
Neto brito
Desculpe , mas, falou, falou, e nada falou.Gostaria de saber como treinar a coordenação da mão de meu sobrinho .Segunda vez e já há 1 ano com psicopedagoga e não vejo melhora nenhuma.Uma das coisas que tem e’ apontada no texto. Não consegue terminar lições no tempo e” lento, letra muito leve, desforme, trocas, cada hora de um tamanho.Tbem fez fono e faz psico.
Analice , por questão de lei não fazemos esse tipo de orientação online .
Como faço para treinar a atenção nos olhos. Vejo que meu filho tira muito sua atenção quando esta fazendo qualquer coisa tipo pintando e fazendo as tarefinhas da escola, ele tem 3 anos e 8 meses. Isso tem me incomodado bastante. Como faço pra ajudar ele.
Olá Leidiana,
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Olá boa tarde, se possível gostaria da ajuda de vocês!
Eu estudante de engenharia civil, e tenho muita dificuldade para escrever!
Eu coloco muita força para segurar a caneta, e não consigo controlar essa força, minhas letras ficam horríveis, coloco tanta força que provoca dores nos dedos, não sei o que fazer, me sinto muito incomodado! Se puderem me ajudar! Desde de já fico grato!
Olá José procure um ortopedista ou reumatologista .