Skip to content Skip to footer

Como o autismo afeta o cérebro?

Quando o assunto é autismo, muitos pais e mães ficam apreensivos. O motivo é justo, uma vez que o desenvolvimento da criança está em jogo, todo cuidado é pouco. Por conta disso, entrar em contato com um profissional da área médica é sempre a melhor solução.

Os especialistas podem propor intervenções que sejam compatíveis com o contexto do pequeno. Aspectos como comportamento, vida familiar e escolar são levados em conta com o objetivo de proporcionar à criança as condições para tratamentos e possibilidades de amenizar determinados sintomas.

É muito comum que pais e mães de primeira viagem fiquem mais tensos com o diagnóstico de autismo do filho. A presença dos médicos é importante até mesmo para orientar os adultos responsáveis pela criação do pequeno. A primeira pergunta que parte deles costuma fazer é a seguinte: como o autismo afeta o cérebro? Sendo assim, vamos responder a esse e outros questionamentos tão comuns em consultórios.

O autismo e o desenvolvimento cerebral da criança

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) afeta o desenvolvimento da pessoa e, como tal, ele é causado por problemas relacionados ao aspecto neurobiológico presente na vida dos pequenos. Falando nisso, crianças com autismo geralmente apresentam uma estrutura mais imatura e mais inadequada quando considerados os padrões de arquitetura cerebral da conformação dos neurônios.

Em outras palavras, eles estão dispostos de forma desorganizada; isso faz com que haja uma variação de localização (dos déficits de funcionalidades cerebrais) de acordo com as áreas mais afetadas e mais correlacionadas ao autismo de cada criança.

Sendo assim, vocês podem observar a existência de autistas que falam muito bem; por outro lado, há aqueles que nem falam. A heterogeneidade desses casos é tão grande que é possível notar crianças com autismo que demonstram uma desorganização mais voltada à área de linguagem e outras que manifestam essa situação em áreas sensoperceptivas; ou em áreas motoras ou de percepção visual.

O autismo e a variação neuropsicológica da criança

Dependendo de onde esse desarranjo for mais frequente e severo, o quadro autístico será diferenciado. Isso pode ser explicado pela variação neuropsicológica da criança, que varia de forma significativa entre elas; ou então em situação que pacientes mostram nível intelectual normal, deficiência intelectual associada ou altas habilidades. Vale ressaltar que essa variação reflete qual a ação do autismo no cérebro dessas crianças.

A intensa variabilidade e heterogeneidade de localização de alterações cerebrais são características marcantes. No entanto, é importante salientar que as alterações ocorrem na relação entre os neurônios, afetando o funcionamento, a estrutura e o desenvolvimento em algumas áreas na vida dessas crianças de forma significativa.

Como o autismo age no sistema nervoso?

Vale relembrar também como o autismo impacta o sistema nervoso de um paciente. O transtorno causa, dentre muitas coisas, o que pode se chamar de distorção em áreas de grande importância no cérebro: cerebelo (o tônus muscular e o equilíbrio dependem dele), sistema límbico (responsável pelos comportamentos sociais e pelas emoções) e hipocampo (parte integrante do sistema límbico e ligado à aprendizagem).

É possível notar que qualquer alteração nessas partes significa condições prejudiciais à pessoa afetada. Para citar alguns exemplos, veja a seguir a lista da ação do autismo no cérebro.

  • Dificuldade ou atraso no processamento de informações obtidas a partir dos olhos;
  • Dificuldades para assimilar os sinais sensoriais que chegam ao cérebro;
  • Tal bloqueio de recepção de estímulos sensoriais é, geralmente, impulsionado com reações inesperadas por parte das crianças: choro, grito, tiques;
  • A desordem no campo sensorial pode provocar também uma grande rejeição aos ruídos (audição) e a outros sentidos do corpo.

Referência

COMO o autismo afeta o cérebro? [Arapongas]. Neurosaber, 2018. 1 video (3 min.). Publicado em: https://www.youtube.com/watch?v=y0ojTqMcqlE. Acesso em: 29 jan. 2020

8 Comments

  • Renaya
    Posted 01/12/2021 at 4:42 pm

    Meu filho fez tumografia ele tem autismo gravre e deu mancha oq pode ser. Tumografia medica passo informação pq pergunto se ele tinha caido ou batido a cabeca alguma vez disse q nao mas sente muita dor de cabeca e lado direito ta crescendo. Alguém ja ouviu fala sobre algo assim oq pode ser. Ele e diabético

  • Talita Alves de Oliveira
    Posted 20/01/2022 at 7:09 am

    Minha filha não come e não gosta do não estão investigando pra ver se e autismo será q e

    • Webster
      Posted 20/01/2022 at 3:31 pm

      Olá, Talita

      Entendemos que esteja com dúvidas, mas sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Marcia
      Posted 17/04/2022 at 8:36 pm

      MEU SOBRINHO TEM 3 ANOS E NAO MASTIGA NADA..NÃO FALA DIREITO..FEZ RESSONÂNCIA DO CÉREBRO E TUDO NORMAL..TO MUITO PREOCUPADA EM RELAÇÃO NÃO MASTIGAR NADA..SÓ COME ARROS E AINDA ENGOLE..E OS PAIS NEM SE PREOCUPAM COM ISSO

  • Cintia
    Posted 06/05/2022 at 4:24 am

    E uma tomografia é possível ver alterações?

    Minha filha foi diagnosticado com TEA, estudando a fundo tenho muitas características parecida com ela. Ela tem 2 anos anda de joelhos, fica de pé e anda com apoio, não verbal. Mas é inteligente entende TD .. e outras características. Não come nada q não seja cremoso e aguado. Nada de pedaços como arroz.

    Tenho hiper foco em estudar nunca li nada de comprometimento no cognitivo, apenas no comportamental, sossial e senssorial.

    • Solange
      Posted 06/05/2022 at 12:18 pm

      Olá Cintia, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Rafaela
    Posted 14/12/2022 at 1:30 am

    Oi sou rafaela meu filho fica sempre com ligua pra fora fala tudo mas do nada se joga no chao fica nervoso puxas us cabelos agrede as pessos fas conpotamentos repetivos nao gosta de brinca e muito nervoso

    • Solange
      Posted 16/12/2022 at 12:00 pm

      Olá Rafaela, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5