Skip to content Skip to footer

Como praticar a Fluência em leitura oral

A fluência em leitura oral é a capacidade de ler com velocidade, precisão e expressão adequada. É uma habilidade essencial na aprendizagem infantil. Saiba como praticá-la, neste artigo.

Um bom leitor é aquele que lê um texto de forma fluida, sem muitas pausas ou tropeços, com a devida compreensão do conteúdo, atenção às pontuações e com inflexão na voz.

A fluência em leitura oral é importante na aprendizagem infantil para que as crianças aprendam a ler sem hesitação ou tropeçando nas palavras, habilidades fundamentais para uma compreensão adequada. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para praticar a fluência em leitura oral com as crianças. Confira!

Como melhorar a fluência em leitura oral

Listamos abaixo algumas atividades para praticar a fluência em leitura oral. 

Leitura em voz alta 

A leitura em voz alta é muito importante, pois ela fornece um modelo de leitura fluente. Vale lembrar que essa é uma prática comum tanto na educação infantil, como no ensino fundamental. 

Mesmo que as crianças ainda não tenham sido alfabetizadas, elas precisam de um modelo frequente de leitura fluente. A leitura em voz alta é uma prática que deve iniciar na educação infantil e permanecer no ensino fundamental, antes, durante e após a alfabetização.

Ouvir e acompanhar gravações de áudio

Praticar a escuta é uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a fluência em leitura oral. Existem muitos livros em formato de áudio, mas muitos professores gravam a si próprios enquanto leem em voz alta para a turma e depois, usam a gravação com seus alunos.

Atividades lúdicas com novas palavras

Quanto mais as crianças conhecem novas palavras, mas aumentam seu vocabulário, o que é essencial para se tornarem leitores fluentes. Jogos e brincadeiras podem ser realizados em sala como atividades lúdicas, enquanto novas palavras são apresentadas aos alunos.

Revezar a leitura em voz alta

Uma maneira fantástica de melhorar a fluência em leitura oral é praticar o revezamento na leitura em voz alta. Os alunos podem escolher um livro que gostem muito, ou mesmo criar uma história em grupo. O mais importante é criar um momento de leitura em voz alta, onde cada um lê uma parte do texto.

Leitura em dupla

Alguns professores praticam a leitura em dupla com seus alunos, principalmente na alfabetização. A atividade funciona assim: os alunos se reúnem em pares e um precisa ler para o outro o texto ou livro escolhido. Elas podem se revezar por frase, parágrafo ou página. É uma forma divertida de praticar a fluência em leitura oral.

Leitura de eco

Com a leitura por eco, o professor apresenta um texto para os alunos de forma que possam acompanhar sua leitura. Pode ser um trecho de livro ou um poema, o importante é que ele seja exibido para a turma, no quadro ou em uma tela. 

Enquanto o professor lê o texto, ele vai apontando para as palavras. Feito isso, pede aos alunos para lerem o que ele acabou de ler e, da mesma forma, aponta para as palavras à medida que as crianças leem o texto.

Leitura coral

A leitura coral é uma atividade parecida com a anterior. No entanto, aqui o professor lê um determinado texto para a turma várias vezes até que os alunos se familiarizem com ele. Em seguida, a classe se junta ao professor para lerem o texto juntos. Rimas infantis, canções e poemas engraçados são fantásticos para leitura coral.

Leituras repetidas

A leitura do eco e a leitura do coral são formas de leituras repetidas. No entanto, aqui os alunos trabalham individualmente. O professor escolhe uma pequena passagem de um texto e pede aos alunos para ler a passagem várias vezes. 

Depois, pede às crianças para cronometrar as leituras e fazer um gráfico com os resultados para ter um registro visual da melhoria. Uma variação dessa atividade é definir um cronômetro para 1-2 minutos e fazer com que os alunos registrem quantas palavras leram a cada leitura, usando um gráfico para mapear o progresso.

Encontrar frases interessantes na leitura oral

Embora incentivemos os leitores iniciantes a apontar cada palavra à medida que leem, queremos que os alunos aprendam a fazer isso de forma independente. Escreva algumas frases interessantes no papel e oriente o aluno para grifá-las ou circulá-las quando elas aparecerem na leitura.

O mais importante é que os professores e os pais incentivem a leitura nas crianças desde que pequenas. A prática regular da leitura oral de diferentes tipos de textos permite aos alunos praticar habilidades fonéticas, fundamentais na alfabetização.

Praticar a fluência em leitura oral, portanto, é essencial para a aprendizagem infantil. Nossas dicas de atividades foram para a sala de aula, mas os pais podem adaptar essas atividades para fazer em casa com seus filhos! 

Se você tem mais dicas, deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:

MOUSINHO, Renata; MESQUITA, Fernanda; LEAL, Josi  e  PINHEIRO, Lia. Compreensão, velocidade, fluência e precisão de leitura no segundo ano do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79 [citado  2021-06-14], pp. 48-54 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862009000100007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.

MARTINS, Maíra Anelli. Simone Aparecida Capellini. Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leitura.

16 Comments

  • Rosangela
    Posted 15/06/2021 at 3:15 pm

    Amei as dicas ,tenho uma filha que tem apresentado dificuldade na leitura e escrita 😭 tenho buscado formas de ajudar neste momento ,pois tem sido bem difícil já que estamos com aula remota .

  • Fátima
    Posted 16/06/2021 at 10:14 pm

    Os artigos, todos muito bons! Uma linguagem clara e recheado de boas informações.

    • Alessandra Santos Oliveira
      Posted 28/10/2021 at 5:47 pm

      Verdade. Uma linguagem de fácil compreensão.

      • Maradja
        Posted 29/10/2021 at 11:08 am

        Legal, né? Você vai encontrar aqui muito conteúdo útil e didático!😉

  • Maria das Graças Martins de Almeida
    Posted 17/06/2021 at 12:24 pm

    Bom Dia ☀️
    Amei o artigo como também as propostas que são excelentes.

    • Sheila Pereira
      Posted 20/06/2021 at 4:03 am

      Ensino explícito, tudo de bom para uma aprendizagem efetiva da leitura e fluência!!! 😍

  • Marly
    Posted 18/06/2021 at 4:51 am

    Boa tarde!
    Texto super explicativo com dicas maravilhosas!
    Agradeço🙏🏻
    Pp Marly Sermuknis

  • Maria Gareth
    Posted 19/06/2021 at 1:26 pm

    Atigos muito importante e explicativo que ampliar com fluência na nossa prática pedagógica.

  • Ciléia Bitencourt Hasselmann
    Posted 19/06/2021 at 6:10 pm

    Artigos maravilhosos, muito ricos, gratidão por dividir conosco🙏

  • Eldenira
    Posted 20/06/2021 at 8:41 am

    Minha neta tem muita dificuldade de ler e escrever o artigo é muito bom vou praticar,muito obrigado

  • zeloi da silva ambos
    Posted 20/06/2021 at 5:16 pm

    Artigo maravilhoso, com excelentes informações.

  • Inês Cararo
    Posted 21/06/2021 at 9:13 pm

    Obrigada por partilhar de suas experiências, essas dicas são ótimas.

  • Margarida Soares Bezerra
    Posted 22/06/2021 at 9:17 am

    Bem interessante o artigo, traz sugestões maravilhosas que veio como uma luva para fortalecer minhas ideias que já seguem essa dinâmica Para pela grande colaboração! Amei! Bem relevante!Gratidão!

  • joana
    Posted 07/01/2022 at 2:16 pm

    Amai o artigo, muito reco nas explicações, obrigada por dividir esses ensinamentos.

    • Webster
      Posted 12/01/2022 at 1:12 pm

      Olá, Joana

      Agradecemos pela confiança em nosso trabalho, continue sempre nos acompanhando 🤗

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: COMO ESTIMULAR HABILIDADES DE LINGUAGEM IMPORTANTES

Leave a comment

0.0/5