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Como preparar crianças com Autismo para ler e escrever?

Nada mais essencial na vida de uma pessoa do que o domínio da leitura e da escrita. É inegável a importância que essas habilidades exercem no dia a dia, não só na questão pedagógica e profissional, mas até mesmo pela autoestima, algo tão necessário para todo ser humano. O foco deste artigo será um público específico: as crianças com autismo.
O ensino de leitura e escrita para esse público é de extrema necessidade como um passo para a autonomia os pequenos e adolescentes. Vale lembrar que quanto antes a criança for estimulada, mais fácil pode ser sua aprendizagem.
Não são poucas as dúvidas que permeiam a vida dos pais em relação ao aprendizado da leitura e da escrita. Sendo assim, vamos mostrar a vocês as principais informações que temos a respeito do tema.

Metodologia fônica: técnica que mostra eficiência

Tal método consiste em enfocar não só o nome das letras, mas o som delas também. Isso significa que as crianças com autismo, ao serem alfabetizadas, trabalham a sonorização das letras. Essa metodologia considera o fato de o som é assimilado de forma mais satisfatória no cérebro.

Como é o funcionamento da metodologia fônica?

As crianças com autismo precisam de um acompanhamento que seja efetivo no ensinamento da leitura e da escrita. Sendo assim, a metodologia fônica tem um papel fundamental no desenvolvimento de tais certas habilidades.
A técnica funciona da seguinte maneira: quando o professor vai apresentar o som das letras, peguemos como exemplo as vogais, o nome da letra já é o som que ela emite (a, e, i, o, u).
No caso das consoantes, precisamos fazer um pouco diferente e trabalhar não só o nome da letra, mas o som que ela faz. Por exemplo:
– Letra F
– Qual o som que ela faz? Mordemos levemente o lábio inferior e soltamos o ar entre os dentes (ffff…)
– Letra M
– Qual o som que ela faz? Juntamos o lábio superior e inferior, então soltamos a voz com a boca fechada (mmmm….)

Quais são as formas de estimular a alfabetização?

– Utilizando o visual
Os educadores podem trabalhar a necessidade visual do estudante usando uma série de imagens enquanto eles ensinam o conteúdo. Tudo isso sem abrir mão de conduzir discussões e explicações.
Por exemplo, quando os alunos estão estudando sobre um filme, o professor pode fornecer às crianças com autismo (e talvez a toda a classe) uma linha de tempo dos eventos na história do filme. Essa tática ajuda não só no estabelecimento de um raciocínio, mas da comunicação oral também.
– Unindo as letras e formando palavras
Quando os educadores trabalham o som da letra, a criança com autismo passa a ter a percepção de unir as letras e formar as sílabas. Importante ressaltar que o processo de alfabetização se torna mais simples e mais adequado. Além disso, alfabetizá-las passa também a ser algo mais efetivo para essas crianças, contribuindo para o aprendizado da leitura e da escrita.

A importância de uma equipe voltada para o desenvolvimento

A questão da leitura e escrita direcionada para crianças com autismo é algo que depende de muito preparo por parte dos profissionais. O acompanhamento feito por uma equipe multidisciplinar é necessário.
Profissionais como analistas comportamentais, psicopedagogos, fonoaudiólogos e neuropediatras são imprescindíveis; principalmente por envolver uma área tão sensível como a comunicação e a linguagem dos pequenos.
 
Luciana Brites Psicomotricista

14 Comments

  • Avatar
    myrian
    Posted 26/01/2019 at 11:21 am

    Bom dia, muito boa a orientação. A equipe tem disponível algum curso de alfabetização para autistas?

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 01/02/2019 at 11:46 am

      Olá Myrian , no momento não tem .

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    Eliane
    Posted 26/01/2019 at 1:31 pm

    Excelente material. Realmente eu trabalho na minha sala de alfabetização dentro desse perspectiva.

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    Patrícia Mazzoleni
    Posted 28/01/2019 at 11:46 pm

    Ótimo artigo meu filho Arthur tem 7 anos e consegue ler e escrever.a fono dele trabalha muito com a sonoridade das letras.ele consegue assimilar as silabas.que bom que existem profissionais como vcs que compartilham conhecimento.

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    Lenise Marques Arantes Leão
    Posted 29/01/2019 at 10:32 pm

    Muito bom o artigo, estou me especializando em neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva e o conteúdo é muito eficaz!

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    Aline Mazeti
    Posted 09/02/2019 at 9:46 am

    Ótimo artigo. Gostaria de me orientar mais sobre alfabetização de crianças com autismo. Vocês têm algum treinamento, outros materiais ou alguma indicação?

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 21/02/2019 at 3:24 pm

      Olá Aline , acesse opção ( cursos) temos vários cursos e material .

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    Edwiges
    Posted 13/02/2019 at 9:54 pm

    No Rio de Janeiro vocês têm indicação de psicopedagoga e fonoaudiólogo?

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 21/02/2019 at 1:30 pm

      Olá Edwiges , as indicações que tem está no site da neurosaber na aba ( profissionais ) .

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    AURELIA FERNANDA DA SILVA E SILVA
    Posted 07/03/2019 at 11:55 am

    Infelizmente o meu sobrinho perdeu a primeira infância sem diagnóstico e não sabíamos o que fazer para alfabetiza-lo. Hoje com 17 anos estamos tentando, porém tem muita dificuldade para concentrar -se. Ótimo artigo

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    Conrado astos
    Posted 16/10/2019 at 11:57 am

    Estou usando parte desse material como projeto social em meus canais. Parabéns pelo conteúdo espero estar ajudando.
    ConrasB3

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 16/10/2019 at 2:54 pm

      Olá Conrado ,
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

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    Santana
    Posted 11/06/2020 at 12:23 pm

    Bom dia!
    Gostei muito das dicas, vou aplicá-las ao processo de alfabetização do meu filho que é TDAH.

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 12/06/2020 at 12:14 pm

      Olá Santana,Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

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