Skip to content Skip to footer

Como realizar um tratamento de Deficiência Intelectual

A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento caracterizado principalmente pelo nível cognitivo abaixo da idade esperada para a sua idade. Ela pode variar entre quatro grupos: leve, moderada, grave e profunda. As intervenções devem sempre suprir a demanda do paciente. Alguns aspectos, quanto à precocidade, são determinantes para um bom resultado.
O tratamento da deficiência intelectual deve ser feito de maneira multidisciplinar tamanha a necessidade que o paciente deve apresentar. Falando nisso, ressaltamos a importância de intervenções bem variadas como aquelas que trabalham com o aspecto pedagógico, fonoaudiológico, médico e psicológico.

Tratamento pedagógico na deficiência intelectual

Importante salientar que a permanência de uma criança com deficiência intelectual deve ir além da socialização, que realmente representa um passo importante no desenvolvimento do aluno, mas o quesito pedagógico também deve ser pensado de forma que possa refletir na experiência da criança naquele espaço. As atividades podem e devem ser adaptadas para que o pequeno obtenha resultados satisfatórios, a saber:
– Personagens do universo infantil e que desperte interesse na criança. Isso pode fazer com que ela desenhe e construa tanto o seu silabário quantos jogos temáticos, o que favorece a alfabetização;
– Utilização objetos reais e do cotidiano para o desenvolvimento de percepções e compreensão de medidas e suas variações de maneira eficaz, valorizando os registros por meio de desenho para posteriormente atribuir significado numérico;
– Uso de objetos do interesse e de coleções da criança para categorização, classificação, agrupamento, ordenação, noções de conjunto e quantidade;
– Uso de encartes de revistas são excelentes para a criação de quebra-cabeças, além de possibilitar percepções de posições no espaço;
-Utilização de brinquedos que possam incentivar a leitura, a associação de palavras e dos objetos e a categorização.

Tratamento fonoaudiológico na deficiência intelectual

Devemos salientar que as intervenções voltadas para a comunicação e a linguagem do pequeno são essenciais para o seu desenvolvimento. No entanto, outros aspectos podem interferir nessas habilidades citadas, são elas: a motricidade oral e as funções neurovegetativas (responsáveis pela deglutição, mastigação e respiração). Isso influencia o desempenho comunicativo.
Com isso, o especialista aplica técnicas específicas voltadas para a necessidade da criança com deficiência intelectual, dando enfoque à sua comunicação. Um detalhe que precisa ser levado em conta é o conjunto que constitui os parceiros comunicativos e os aspectos socioculturais individuais.
A urgência de um tratamento fonoaudiológico para a deficiência intelectual se deve também ao fato de o desenvolvimento pré-linguistico ocorrer de forma bastante tardia em pacientes com o distúrbio. Enquanto tal habilidade surge nos primeiros 18 meses de vida de uma criança atípica; no caso de quem convive com a deficiência intelectual, esse desenvolvimento aparece apenas por volta dos dois ou três anos de idade.

Tratamento psicológico na deficiência intelectual

Os especialistas da área da psicologia devem propor intervenções que trabalhem as necessidades do paciente, levando em consideração a realidade vivida pela criança. Há que ressaltar a importância do contexto social, cultural e econômica do pequeno.
É imprescindível que a família também seja incluída nesse processo de intervenção, tendo em vista que o comportamento dos membros desse núcleo pode exercer influência no dia a dia do pequeno, impactando em sua vida e no desenvolvimento de aspectos essenciais para a interação social.

Tratamento médico na deficiência intelectual

Por último, mas não menos importante, a intervenção médica requer o acompanhamento de um especialista que analise clinicamente a situação da criança. Há que se ressaltar o fato de o pequeno ser submetido a terapias de reabilitação e estímulos. O uso de medicamento não deve ser aplicado a todos os casos. É preciso haver sempre a autorização do médico para a sua indicação.
 
Dr Clay Brites

13 Comments

  • Avatar
    Inez
    Posted 27/04/2019 at 3:07 pm

    Tudo do contexto é muito bom e ótimo para todos que tem pequenos. ..que deveriam ler…ótimo por ajudar tanta gente…obrigado

    • Avatar
      maria lidiane dos santos silva almeida
      Posted 10/06/2019 at 9:10 pm

      BOA NOITE!
      OS ARTIGOS QUE VOCÊS ENVIAM SÃO MUITO ESCLARECEDORES! SÓ CONHECIMENTO!
      MUITO OBRIGADA!
      PARABÉNS!

  • Avatar
    Ivanilda Matias Ferreira Andrade
    Posted 27/04/2019 at 4:24 pm

    Excelente artigo

  • Avatar
    Elba Terezinha dos Anjos Blanco
    Posted 28/04/2019 at 11:14 pm

    Excelente artigo,sou fã da NeuroSaber,aprendo muito com voces. agradecida.

  • Avatar
    Lisangela Mamoré Gazolla
    Posted 29/04/2019 at 11:38 am

    Importante contribuição para melhor compreensão dos casos que estamos recebendo diariamente em nossa escola.

  • Avatar
    Elizabete Marinho
    Posted 29/04/2019 at 12:35 pm

    os artigos publicados pela Neuro saber são muito esclarecedores e importantes, tanto para os pais, quanto para quem trabalha com educação.
    Agradeço pela valiosa ajuda.
    Elizabete Marinho (prof. Ed. Especial)

  • Avatar
    Lilian Rosane Kadar Aquino
    Posted 01/05/2019 at 12:25 am

    Muito bom esse artigo, esclarecedor!! Obrigada !!

  • Avatar
    Marleide Silva
    Posted 03/09/2020 at 6:38 pm

    Acho que meu filho tem deficiência intelectual. Moro em Manaus quero uma solução, diagnóstico. Ñ sei por onde começar. Podem me orientar?

    • Avatar
      NeuroSaber
      Posted 03/09/2020 at 8:08 pm

      Olá Marleide,
      Essa avaliação clínica geralmente é realizada por uma equipe multiprofissional (Neurologista,Psiquiatra especialista : profissional de apoio fonoaudiólogo e psicólogo).
      Para mais informações assista o vídeo com link ao lado:https://www.youtube.com/watch?v=8VZXfuh1oCU .
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Avatar
    Eliana ALVES CAMPOS DA Silva
    Posted 06/12/2020 at 2:58 pm

    Muito bom esse testo .descobri agora que meu esposo com 49 anos tem deficiência intelectual. Devido às crises de epilepsia. Ele é completamente dependente de mim. Nunca consegui apreender ler nen escrever .Não sai de casa sozinho!!!

  • Avatar
    Gorete
    Posted 19/02/2021 at 12:44 am

    Gostaria de receber por email modelos/dicas de técnicas ou recursos para atendimento de crianças com déficit intelectual, estrategias de intervenção.

  • Avatar
    Marcio Canellas
    Posted 07/05/2021 at 2:11 am

    Tudo muito bom , mas remédio mesmo nada .

Deixe um Comentário

0.0/5