Assim como acontece com outras habilidades e marcos do desenvolvimento, a idade em que as crianças começam a falar varia muito. No entanto, conhecer um pouco o desenvolvimento da fala e da linguagem ajuda os pais a descobrir se há motivo para procurar um fonoaudiólogo.
A fala é a expressão verbal da linguagem e inclui a articulação de sons e palavras. A linguagem se relaciona com a forma pela qual trocamos as informações, ou seja, a capacidade de compreender o outro e ser compreendido por meio da comunicação verbal, não verbal e da escrita.
Ainda que os atrasos na fala difiram dos atrasos na linguagem, eles podem se sobrepor. Por exemplo, uma criança com atraso de linguagem pode pronunciar bem as palavras, mas não conseguir juntá-las para formar uma frase. Outra com atraso na fala pode ser capaz de juntar palavras e formar frases para expressar suas ideias, mas com uma pronúncia difícil de compreender.
Visto isso, é importante saber identificar quando existem esses atrasos e se será necessária a ajuda de um fonoaudiólogo. Saiba mais, neste artigo.
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Quais são os sinais de atrasos na fala ou na linguagem?
Um bebê que não responde aos sons nem balbucia deve ser observado com mais cuidado pelos pais e pelo pediatra. No entanto, muitas vezes, é difícil para os pais saber se seu filho está demorando um pouco mais para atingir um marco na fala ou na linguagem, ou se há um problema.
Veja alguns pontos a serem observados de acordo com a faixa etária:
- 12 meses: não usa gestos, como apontar ou acenar;
- 18 meses: prefere gestos a vocalizações para se comunicar; tem dificuldade para imitar sons e não entende solicitações verbais simples;
- 2 anos: imita fala ou ações, mas não junta palavras ou cria frases espontaneamente, fala apenas algumas palavras repetidamente e não usa a linguagem oral para comunicar algo além do que suas necessidades imediatas; não segue instruções simples; tem um tom de voz incomum (som áspero ou nasal).
Outro sinal importante é quando a fala da criança é mais difícil de entender do que o esperado para a idade. É importante que pais e cuidadores saibam que entre os 2 e 3 anos, a maioria das crianças já é capaz de falar e criar frases, expressando seus desejos pela fala.
Aos 4 anos, elas já são capazes de se fazer compreender, mesmo por pessoas que não a conhecem.
O que causa atrasos na fala ou na linguagem?
Um atraso na fala pode ser devido a uma deficiência oral, como problemas com a língua ou palato (céu da boca) e frênulo curto (a dobra abaixo da língua), que pode limitar o movimento da língua.
Muitas crianças com atraso na fala têm problemas motores orais. Isso acontece quando há um problema nas áreas do cérebro responsáveis pela fala, o que dificulta a coordenação dos lábios, língua e mandíbula para fazer os sons. Elas também podem ter outros problemas motores orais, como dificuldades na alimentação.
Problemas de audição também podem afetar a fala, como infecções de ouvido, especialmente infecções crônicas, que afetam a audição. Portanto, é importante consultar um audiologista sempre que houver um problema de fala. Crianças com problemas de audição podem ter dificuldade para falar, entender, imitar e usar a linguagem.
Além disso, é preciso descartar transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo ou outras condições neurológicas.
Como os atrasos na fala ou na linguagem são diagnosticados?
Se você acha que o seu filho pode ter um problema de fala ou linguagem, é importante consultar um fonoaudiólogo. Esse profissional irá fazer uma avaliação das habilidades de fala e linguagem do seu filho, através de testes padronizados, buscando marcos no desenvolvimento.
Ele também irá verificar o que o seu filho entende (linguagem receptiva); o que é capaz de dizer (linguagem expressiva); o desenvolvimento do som e a clareza de fala. Com base nos resultados desta avaliação, o fonoaudiólogo irá te dizer se existem realmente atrasos e se será necessário um tratamento.
Como a fonoaudiologia pode ajudar?
O fonoaudiólogo trabalha com a criança para melhorar as suas habilidades de fala e linguagem, assim como orienta os pais sobre o que fazer em casa para ajudá-la.
Os pais têm um papel importante no tratamento das crianças com dificuldades de fala ou linguagem. Veja como você pode incentivar o desenvolvimento da fala do seu filho:
- Foco na comunicação. Converse com seu bebê, cante e incentive a imitação de sons e gestos.
- Leia para seu filho. Comece a ler para ele quando ainda for um bebê. Procure por livros adequados para a idade, com figuras que prendam a atenção das crianças e nomeie as imagens.
- Use situações cotidianas. Converse com seu filho nas situações cotidianas. Nomeie os alimentos no supermercado, explique o que você está fazendo enquanto prepara uma refeição ou limpa um ambiente, aponte objetos pela casa, etc.
Reconhecer e tratar os atrasos na fala e na linguagem logo no início é a melhor abordagem, por isso quando perceber os sinais, procure um especialista.
Se restou alguma dúvida sobre como saber se seu filho precisa de fonoaudiólogo, deixe nos comentários.
Referências:
GERTEL, Marta Cecília Rabinovitsch and MAIA, Suzana Magalhães. Reflexões acerca do papel do fonoaudiólogo junto à família de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento: estudo de caso. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2010, vol.15, n.3 [cited 2021-02-15], pp.436-441.