Como trabalhar a Coordenação Motora em sala de aula

Estimular a coordenação motora grossa das crianças é fundamental para o pleno desenvolvimento motor. Veja como trabalhar a coordenação motora em sala de aula, neste artigo.
A coordenação motora é uma função que possibilita o movimento, o equilíbrio, pegar e manusear objetos. A coordenação motora grossa e a coordenação motora fina são partes distintas dessa função.
Naturalmente, em suas brincadeiras, as crianças desenvolvem o aspecto motor. No entanto, estimular a coordenação motora grossa na educação infantil é fundamental para ajudá-las nesse processo.
Conteúdo
Coordenação motora grossa
A coordenação motora grossa é o que nos permite andar e praticar exercícios físicos. Ela abrange os músculos que possibilitam às crianças correr, pular, caminhar, dentre outras atividades motoras.
A coordenação motora grossa, ou coordenação motora ampla, pode ser trabalhada em sala de aula através de atividades simples.
Como trabalhar a coordenação motora grossa em sala de aula
Atividades recreativas e brincadeiras fazem parte do cotidiano na educação infantil. Em geral, são realizadas no pátio da escola, como amarelinha, pular corda, correr e qualquer outra atividade que movimente o corpo de forma ampla.
Para ampliar o leque de possibilidades, o professor pode usar bolas, bambolês, bexigas e cordas para estimular o movimento corporal dos seus alunos.
Para mais ideias práticas e adaptadas ao ambiente escolar, veja: Estratégias lúdicas para desenvolver coordenação motora na Educação Infantil.
Aulas ao ar livre
Trabalhar a coordenação motora grossa dos alunos é uma tarefa lúdica e divertida e, ao mesmo tempo, essencial para estimular suas funções musculares. As aulas ao ar livre são fundamentais na educação infantil nesse sentido.
Conheça mais sobre ambientes de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento motor: A importância do ambiente escolar na coordenação psicomotora.
Coordenação motora fina
Escrever, desenhar, pintar, recortar — são atividades que demandam coordenação motora fina e envolvem os pequenos músculos das mãos. Tarefas e exercícios que estimulem esses movimentos devem ser aplicados gradualmente, respeitando o ritmo individual de cada criança.
Como trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula
Na educação infantil, a coordenação motora fina pode ser estimulada com desenhos, pinturas, colagens e atividades de escrita. Estas devem ser gradativas, desde as mais simples às mais complexas.
Frequentemente, a criança precisa da ajuda do professor para aprender a segurar o lápis corretamente. Com o tempo, ao desenvolver essa habilidade, ela consegue fazer esses movimentos com autonomia.
Toda atividade com tinta, giz de cera, colagem ou papéis estimula a coordenação motora fina e prepara a criança para aprender a alfabetização — saber usar o lápis ou giz é essencial.
Para aprofundar, veja: A relação entre coordenação motora e alfabetização.
A importância do planejamento pedagógico
Embora as atividades sejam simples e cotidianas, o planejamento pedagógico é essencial. Ele deve fundamentar-se no conhecimento educativo e psicomotor das crianças para promover seu desenvolvimento completo.
Mesmo sendo personalizado, o planejamento deve considerar as necessidades motoras da turma. O contato constante com as famílias, típico da educação infantil, facilita essa avaliação.
Exercícios para estimular a coordenação motora devem estar integrados ao plano pedagógico da escola e ao contexto de cada turma — por exemplo, utilizando recortes, desenhos, argila, massinha.
Veja sugestões práticas para conciliar atividades psicomotoras com o currículo escolar: Atividades psicomotoras integradas ao currículo.
Dificuldades na coordenação motora
É importante que pais e professores estejam atentos a sinais de dificuldades motoras. Quando o desempenho da criança está abaixo do esperado, é preciso investigar possíveis causas — como falta de estímulo ou fatores do contexto familiar.
Se as dificuldades persistirem, é essencial buscar ajuda de especialistas, como psicomotricistas. É crucial descartar possíveis distúrbios físicos, neurológicos ou de desenvolvimento.
Para orientar esse processo de avaliação, consulte: Como conduzir a análise de transtornos do desenvolvimento motor e psicomotor?.
Compreender a origem das dificuldades motoras permite planejar intervenções eficazes, tanto na sala de aula quanto em casa.
Se restou alguma dúvida sobre como trabalhar a coordenação motora grossa em sala de aula, deixe nos comentários.
E para explorar resultados práticos de intervenções motoras, confira: Estudo de caso: programa de intervenção em coordenação motora.
FAQ: Atividades de Coordenação Motora em Sala de Aula
Desenvolver a coordenação motora em crianças pequenas pode ser feito através de atividades lúdicas que estimulem movimentos das mãos, como cortar e colar pedaços de papel. Jogos que envolvem dançar ou jogar bola também ajudam a aprimorar essa habilidade.
Atividades como modelar com massinha, montar quebra-cabeças e utilizar tesouras para recortar formas ajudam a desenvolver habilidades de coordenação motora fina. Essas práticas favorecem a precisão e a criatividade das crianças.
A prática regular de atividades que envolvem movimentos precisos, como desenhar ou brincar com blocos, ajuda a desenvolver habilidades motoras e a consciência corporal. Isso é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças.
A coordenação motora grossa e fina é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Habilidades como correr, pular ou realizar ações como pegar objetos pequenos são fundamentais para a autonomia e a interação social.
Jogos que envolvem a manipulação de objetos, como montar brinquedos ou fazer artesanato, são excelentes para desenvolver habilidades manuais. Essas atividades não apenas aprimoram a coordenação, mas também fomentam a criatividade.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatiza a importância de atividades que estimulem a coordenação motora desde cedo, promovendo um aprendizado que integra habilidades motoras com aspectos cognitivos e sociais.
Na educação infantil, é possível desenvolver habilidades de coordenação motora fina, como a destreza nas mãos, e habilidades de coordenação grossa, como o equilíbrio e a lateralidade. Isso pode ser feito através de atividades que estimulem a movimentação e a interação.
As atividades de coordenação motora contribuem para a alfabetização ao facilitar o desenvolvimento das habilidades necessárias para escrever. Movimentos das mãos bem coordenados são essenciais para a escrita e ajudam na percepção visual das letras e números.
Referências:
FERNANDES, Swand de Paula; MOURA, Samara Silva de; SILVA, Siomara Aparecida da. COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2842.
LOPES, Luís Oliveira et al. Associações entre atividade física, habilidades e coordenação motora em crianças portuguesas. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum., 2011, vol.13, n.1, pp.15–21.

1 Comentário
Muito bom, esclarecedor. Obrigada.