Skip to content Skip to footer

Como trabalhar o sistema sensorial no autismo

O sistema sensorial nos permite sentir os estímulos aos quais estamos expostos. Um som, uma claridade, um toque, um gosto, um cheiro. Podemos ter tudo isso em doses variáveis, mas controláveis. O autista pode ter alguma dessas sensações, mas de maneira excessiva; é o que chamamos de hipersensibilidade, uma condição que causa estranheza em quem não convive com uma pessoa que tenha autismo.

Entendendo o complexo sistema sensorial

O sistema sensorial, nesse caso, pode aumentar consideravelmente uma sensação sentida pelo autista. Para citar a vocês um exemplo, peguemos o caso de uma criança que tenha hipersensibilidade auditiva.  Segundo estudos, alguns pacientes de especialistas já relataram a capacidade de escutar uma conversa ou uma porta bater em um prédio vizinho. Sendo assim, é compreensível quando uma pessoa autista, com essa sensibilidade, pode ter alguma crise quando exposta a sons (tilintar de pratos, conversas, gargalhadas, etc) emitidos perto dela.

Outro exemplo que podemos dar é a hipersensibilidade do olfato. Quando uma pessoa autista sente um determinado cheiro, ela não tem a mesma percepção que a de uma pessoa sem o autismo. Por conta disso, o autista pode também reagir de formas variadas, dependendo do grau de autismo que ela tem.

Hipossensibilidades

Uma condição que também podemos citar aqui é a hipossensibilidade. Isto acontece quando a pessoa tem a sensibilidade de forma muito mais amena, levando algumas vezes a nem sentir aquilo que seu sistema sensorial poderia permitir: cheiro, som, etc.

Pesquisas apontam que a hipossensibilidade pode ser a hipersensibilidade ao extremo, uma vez que essa condição causaria um bloqueio total de algumas sensações.

Sensibilidades alternadas

Essa situação é mais complexa, pois se uma criança autista for hipersensível ao cheiro, ela pode ser hipossensível ao olfato, por exemplo. Outro caso que intriga a ciência é como esses sistemas sensoriais podem variar em questão de dias ou meses em uma mesma pessoa. Não há um consenso no meio científico que explique tal condição.

Trabalhando o sistema sensorial

Sempre salientamos aqui que o tratamento com uma equipe multidisciplinar é a melhor maneira de promover uma intervenção que desenvolva a qualidade de vida do autista.

Vale lembrar, no entanto, que é absolutamente errado tentar eliminar essas características da criança com autismo. Qualquer atitude de tentar diminuir tais sensibilidades ou ignorá-las pode aumentar o estresse do pequeno ou e do adulto autista também.

Uma sugestão que podemos dar, no caso das crianças, é brincar com seu filho. Estudos afirmam que o fato de imitar a criança reforça a interatividade social entre o autista e seus pais.  Pesquisadores alegam que essa técnica de imitação pode desenvolver a integração sensorial da criança.

Além disso, é importante salientar que terapeutas especializados devem orientar pais, familiares e profissionais, que terão contato com o autista, para promover uma qualidade de vida considerável.

É imprescindível ressaltar que a paciência e a informação são os melhores caminhos que podem ser tomados a fim de saber como lidar com isso.

Não se esqueça de procurar auxílio com especialistas.

105 Comments

  • Mary Iara dos santos Miranda
    Posted 27/12/2016 at 10:33 am

    Excelente texto, muito instrutivo, parabéns! Muito grata. Feliz ano novo a todos.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:34 pm

      Obrigada Mary!

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 10:59 am

      Obrigada Mary Iara! continue acompanhando os artigos , aulas, e neurolives da neurosaber pelo canal no youtube.Abraços!

  • Rose
    Posted 27/12/2016 at 10:41 am

    Adorei essas orientações.Tenho conhecimentos desses hábitos, mas sempre é confortante ler esses informativos.

  • Regin Maria Silva Jacon
    Posted 27/12/2016 at 10:50 am

    Trabalho com crianças autistas e ao longo desse trabalho tenho lidado muito com crianças com sensibilidades alternadas, usando de vários recursos as mesmas estão melhor lidando com suas sensações.

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:00 am

      Parabens pelo seu excelente trabalho Regin! abraços

  • Nalva oliveira
    Posted 27/12/2016 at 11:30 am

    Tudo que li é do meu convívio com meu sobrinho, que se chama Enzo Daniel. Ele tem todas essas dificuldades. É impressionante cada tempo ele celeciona um tipo de comida. Se estressa com alguns tipos de barulhos e aconvivencia social é escolhida.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:31 pm

      Nalva são caracteristicas proprias do TEA que podemos estar ajudando,por isso é importante estar sempre atentos às informaçoes referentes ao assunto.

  • Sandra Santana
    Posted 27/12/2016 at 11:43 am

    Tenho um neto autista, sinto dificuldades de interagir com ele apesar de nos darmos bem em geral. Gostei do esclarecimento que o texto trás porque é exatamente essas pequenas coisas que fazem a diferença para o entendimento e relação com ele. Obrigada.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:28 pm

      Sandra acompanhe mais videos no site e no canal no you tube da neurosaber que voce terá mais informaçoes. Obrigada!

  • GILVANIA GOMES DE ALMEIDA
    Posted 27/12/2016 at 11:54 am

    Muito bem lembrado que a integração social e um ato que se desenvolve Escola e família jumtos

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:02 am

      Com certeza Gilvania! fará toda diferença nos resultados esse apoio.

  • Maria Madalena Félix Passinato
    Posted 27/12/2016 at 12:10 pm

    Gostei do artigo. Tenho um neto com 3 anos que é autista.
    Toda informação nos ajuda muito a lidar com situações e comportamentos dessas crianças.
    Obrigada.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:24 pm

      Maria Madalena voce encontrará mais artigos, videos em nosso site sobre o assunto que te ajudarão.

  • Zenio Ferreira Eisenlohr
    Posted 27/12/2016 at 12:48 pm

    Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o trabalho/livro de Kerri Rivera e Andreas Kalcker: “Curando os sintomas conhecidos como autismo”.

    Atenciosamente,

    Zenio.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 9:59 pm

      Zenio é um livro escrito por um homeopata e a titulo de informação toda leitura é benéfica , até mesmo para podermos tirar conclusoes sobre o assunto.

  • Lucineide Nova Cabeceira
    Posted 27/12/2016 at 1:14 pm

    Cada vez que leio mais sobre o Autismo, eu fico fascinada.Obrigado ao Neuro Saber,por nos ofertar estas informações com tanta competência. Ansiosa para botar em prática tanta coisa nova que venho aprendendo com vocês! Parabéns pelo nível das informações!

  • andrea machado
    Posted 27/12/2016 at 1:15 pm

    Excelente texto, aliás como todos que escreve são!

  • Denize Noetzold Ribeiro
    Posted 27/12/2016 at 1:22 pm

    Muito boa a explicação. É de uma linguagem simples de fácil compreensão!

  • Maria
    Posted 27/12/2016 at 2:00 pm

    Bastante interessante esse texto, obrigada

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:03 am

      Obrigada Maria! voce encontrará mais informaçoes no site e no canal da Neurosaber no you tube.

  • Fernanda
    Posted 27/12/2016 at 4:43 pm

    O autismo, pode ser adquirido ou é inato? Essas sensibilidade, pode ser restringida a seleção de alimentos por exemplo?

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:13 pm

      Fernanda existem muitos estudos sobre a causa do Autismo, o que devemos fazer é levar a criança com suspeita o mais precocemente possivel para um profissional habilitado que lhe dará os direcionamentos necessarios.

  • Ana Cláudia Nascimento
    Posted 27/12/2016 at 5:13 pm

    Obrigada! Gostei muito das dicas e orientações quanto ao Autismo.

  • Angela Suely
    Posted 27/12/2016 at 5:28 pm

    é importante saber um pouco mais sobre o autismo, o artigo trouxe para mim esta informação a mais, pois sou educadora e estou sempre buscando informações sobre alunos com necessidades educativas, uma vez que recebemos alunos com inclusão.

  • Maria das Gracas de Oliveira Via na
    Posted 27/12/2016 at 5:43 pm

    Muito interessante. Este assunto precisa ser mais estudado entre nós profissionais da educação e da psicopedagogia.

  • clodoaldoassis
    Posted 27/12/2016 at 6:48 pm

    muito bom o estudo, gostaria de saber ser poderia mandar algum estudo relacionado a coordenação motora e exercício físico.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:05 pm

      Clodoaldo pesquise em nosso site neurosaber que encontrará videos e lives gravadas que poderão lhe ajudar. obrigada

  • GILVANEIDE MAJOR
    Posted 27/12/2016 at 8:56 pm

    muito bom o texto, trabalho com autistas, então toda informação é importante.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:04 pm

      Obrigada! continue nos acompanhando em artigos , videos e lives já gravadas e disponiveis no site e pelo facebook aos domingos.

  • Míriam Couto Ferreira
    Posted 27/12/2016 at 9:20 pm

    Texto ótimo, traz muitas contribuições importantes!

  • mara
    Posted 27/12/2016 at 9:21 pm

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

  • Lucilene Marins
    Posted 27/12/2016 at 9:50 pm

    Adorei! Informações valiosas!

  • Sidenise Estrelado
    Posted 27/12/2016 at 11:10 pm

    Muito pertinente a informação apresentada. Principalmente para trabalhar em formações de educadores em potencial(professores, coordenadores, famílias, cuidadores, estudantes…)
    Sugiro dar continuidade ao tema.
    Sidenise Estrelado

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 3:01 pm

      Sidenise voce encontrará em nosso site varios videos que ooderão ser utilizados para essa formação. Obrigada!

  • Maria Andrelina Santos
    Posted 27/12/2016 at 11:41 pm

    E de fundamental importância ter acesso a esses artigos, pois hj é mais frequente a socialização de crianças e jovens com autismo e isso nos ajuda a entende-los, e assim podermos interagir co os mesmos.

  • Maria das Graças Santiago
    Posted 28/12/2016 at 12:56 am

    Muito bom bem explanado.Obrigada

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:05 am

      Obrigada Maria das graças! abraços

  • Rosane Francisca Nunes da Silva
    Posted 28/12/2016 at 7:48 am

    O texto é muito bom e real , o Autista é segundo minha experiencia com aluno uma pessoa com uma grande carência de comunicação Verbal e Afetiva ,pois suas reações quando trabalhada esta carência eles tem uma resposta muito positiva . inclusive com mudança de atitudes .é muito importante trabalhar sua Motricidade Fina usando instrumentos que contribuam para sua atividade ser melhor desenvolvida. Também é muito interessante desenvolver o seu interesse por atividades simples que lhe proporcionaram um maior interesse pelo mundo fora de sua individualidade e lhe de mais segurança para sair de seu mundo do silencioso e individual .O Altista precisa muito ser solicitado o tempo inteiro para que ele saia de seu mundo individual isso lhe motiva a participar do nosso mundo .

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:07 am

      Parabens pelas colocaçoes Rosane! sucesso em seu trabalho.

  • Márcia Campos Rocha
    Posted 28/12/2016 at 7:57 am

    Excelente texto e me ajuda muito. É impressionável a sensibilidade de um autista em todos os sentidos. Tenho um filho com espectro autista e a cada dia aprendo com ele.

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:09 am

      Que bom Marcia, parabens! sua dedicação com certeza é um diferencial positivo em seu tratamento.

  • Solange Martins de Melo
    Posted 28/12/2016 at 9:22 am

    Tenho um aluno autista e montei um plano de AEE para trabalhar o sistema sensorial mas, estou precisando de embasamento para enriquecer as atividades.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:56 pm

      Solange em nosso site temos varios videos, lives que poderão te auxiliar e continue nos acompanhando nos proximos artigos.

  • Antonia J. Reami Cia
    Posted 28/12/2016 at 9:54 am

    Excelente texto!

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:14 am

      Obrigada Antonia! acompanhe mais informaçoes no site e no canal da Neurosaber no youtube.

  • Lucy A Sayeg
    Posted 28/12/2016 at 11:18 am

    Trabalho em uma escola com pessoas especiais e acho muito interessante esses artigos.

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:12 am

      Obrigada Lucy! voce poderá ter mais informaçoes nas aulas disponiveis no canal do youtube e nos site da neurosaber.

  • Andrea
    Posted 28/12/2016 at 2:15 pm

    Poxa!!! Acho muito interessante o curso, mais preciso de certificados para concursos públicos nesses casos títulos de cursos 80hs ou mais.
    Vcs poderiam pensar nessa possibilidade .
    Agradeço!!

  • MIrian Romania
    Posted 28/12/2016 at 3:41 pm

    Muito importante a gente entender como eles entendem e percebem o mundo, nos ajuda a entendê-los.

    • Entendendo Autismo
      Posted 12/01/2017 at 11:15 am

      Com certeza Mirian! abraços

  • Ednaldo Ferracini
    Posted 28/12/2016 at 5:28 pm

    Excelente texto.

  • Ednaldo Ferracini
    Posted 28/12/2016 at 5:28 pm

    Excelente texto .

  • UILMA NATALE DA CRUZ
    Posted 28/12/2016 at 6:26 pm

    MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES RIQUISSIMAS QUE POSSO TER AQUI NO NEUROSBER. FIQUEI SENTIDA DE TER PERDIDO A SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO DO TEA.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:49 pm

      UILMA obrigada! voce poderá acompanhar mais informaçoes em nosso site, nas lives já gravadas e nos proximos artigos.

  • Raquel R.machado
    Posted 28/12/2016 at 9:42 pm

    Desculpe, mas esse artigo não me ajudou. Meu neto é extremamente sensível a ruidos e não sei como ajudá-lo, nem os profissionais que procurei.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:45 pm

      Raquel convido voce a acompanhar os videos, as lives gravadas aos domingos às 21h referentes ao TEA que ficam à disposição no site da neurosaber e mais artigos que virão.

  • José Nildo N. Santana
    Posted 28/12/2016 at 9:49 pm

    No caso de imitar a criança é agir como ela, mesmo sendo uma situação que consideramos anormal?
    Bem creio que é buscar entrar no universo dela para poder estimulá-lo a interação e participar de outras atividades sejam elas recreativas quanto pedagógica que envolve a leitura ou escrita, jogos, etc.
    Trabalhei com um aluno autista e não tive informações prévias, primeiro fiz a observação, ele só gostava de ficar deitado no chão, arrumei um pequeno tatame de EVA e para trabalhar a comunicação com ele e introduzir um conteúdo de acordo o seu desenvolvimento, passei a deitar no tatame com ele e passei a acrescentar elementos juntos com seus brinquedos, ai trabalhei com cores números letras e assim consegui que ele sentasse na cadeira e desenvolver atividades na mesa. Não tive ajuda de um profissional, só das pesquisas feitas na internete.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:41 pm

      Parabens José! sua sensibilidade fez com que alcançasse seu objetivo.Temos que estar atentos aos caminhos que poderão nos levar ao desenvolvimento de nossos alunos.

  • MARIANA SANTOS DA SILVA
    Posted 28/12/2016 at 10:28 pm

    Muito importante essas informações para auxiliar meu trabalho com os alunos autistas, sou professora do AEE e tenho dificuldades ainda com essa clientela, gosto e acho importante está sempre em busca de conhecimento que possam me ajudar a melhorar minha prática.

  • tamara telma lopes coutinho
    Posted 29/12/2016 at 9:52 am

    Muito interessante e de extrema importancia para ajudar nossos pequenos.

  • Quitéria
    Posted 29/12/2016 at 11:09 am

    Texto bastante esclarecedor, nota 10000

  • Rose Mary Andrade
    Posted 29/12/2016 at 1:23 pm

    Excelente, bastante considerável pra minha prática na sala de aula

  • Maria da Conceição Mauricio Damasceno
    Posted 29/12/2016 at 1:37 pm

    Segundo os pesquisadores a importância da parceria da família e dos profissionais que orienta que tem que ter uma interação entre a família o pai e o filho e imitar e brincar, envolvendo no meio social. Esse curso esta sendo de suma importância pra o meu trabalho.Parabéns!!!!

  • simone maria aparecida silva
    Posted 29/12/2016 at 10:06 pm

    Parabéns pelo site

  • rAna Maria Francisco Moreira de Almeida r
    Posted 29/12/2016 at 11:32 pm

    Este texto é de grande importancia para auxiliar no trato com alunos que apresentam o espectro autista .Para o professor no dia a dia é muito válido saber e conhecer as necessidades especiais do aluno pois nem sempre o professor está preparado para lidar com tal situação.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:32 pm

      Obrigada! continue acompanhando nossaos artigos, os videos e as lives pelo facebook aos domingos às 21h.

  • Simone Miranda Colucci Amaral
    Posted 02/01/2017 at 8:12 am

    Obrigada pelas informações e dicas, são sempre muito úteis.

  • Jozana Ferreira de Souza
    Posted 02/01/2017 at 11:29 am

    nossa texto perfeito!! Tem mim ajudado bastante a entender o autismo

  • Maria da Conceição
    Posted 02/01/2017 at 12:22 pm

    O texto é muito interessante,precisamos buscar novos conhecimentos para assegurar uma boa prática pedagógica.

  • Talitha Guilhermina
    Posted 03/01/2017 at 7:37 am

    desculpa não vou deixar uma resposta, vou lhe fazer uma pergunta.
    É correto um profissional forçar um criança autista ainda com comprometimento de agressividade se agredir?
    Dizendo que é manhosa

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:23 pm

      Talitha está havendo algo de errado pois uma criança com TEA necessita de ajuda quando apresenta agressividade.

  • silvana maria davi dos santos cavalcante
    Posted 04/01/2017 at 8:49 am

    Bom dia ! Gostei muito de todas as informações que recebi de todos vocês até agora sobre o autismo.Sou professora do AEE no interior do Ceará e tenho três alunos autistas cada um com um grau diferente e tenho uma certa dificuldade de trabalhar com eles. Suas informações são de grande valia para meu trabalho.trabalho. Parabéns pelo brilhante trabalho que vocês vem fazendo para ajudar as pessoas a conhecer e saber trabalhar e interagir com a pessoa autista.

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:21 pm

      Obrigada! continue nos acompanhando nos proximos artigos, no you tube e nas lives de domingo às 21h

  • Shirley
    Posted 04/01/2017 at 5:35 pm

    Excelente material bastante útil

  • Ozias mendes
    Posted 04/01/2017 at 11:22 pm

    Muito boa a materia preciso muito aprender sobre o autismo tenhi um netinhi de tres anos com autismo leve mas eu o amo intensamente me envie todo material sobre autismo desde ja agradeço

    • [email protected]
      Posted 05/01/2017 at 2:18 pm

      Ola Ozias! voce poderá estar acessando nossos artigos já postados no site, no you tube e nas lives pelo facebook aos domingos sobre autismo. Obrigada

  • laurieta de souza Peres
    Posted 07/01/2017 at 1:56 am

    Muito bom essa explicação, gosto cada vez mais das aulas.

  • Celeste Brito Coelho
    Posted 08/02/2017 at 8:39 pm

    Muito interessante e esclarecedor, gostei muito. Convivo com autista. Obrigada.

  • Francisca Márcia
    Posted 13/08/2018 at 10:32 pm

    Gostaria de saber de quem é este texto o autor ?para referência de trabalho acadêmico

  • Vitor Machado Pereira
    Posted 09/09/2020 at 7:31 pm

    Olá gostaria de saber se utilizar as sensações de tato agradáveis ao aluno em uma atividade educacional, como mapas táteis entre outros meios educativos ajuda ou interfere no desenvolvimento deste indivíduo com TEA, e gostaria de saber se conhece algum autor que fala neste assunto, alguma bibliografia recomendada?

Leave a comment

0.0/5