Skip to content Skip to footer

Como tratar a enxaqueca na infância?

Você sabia que crianças sentem enxaqueca? Sim, é verdade. É bom salientar que há muitos casos de crianças que reclamam de dor de cabeça, mas na verdade é uma enxaqueca. Vale salientar que esse incômodo pode ser a ponta do iceberg de algumas coisas que não podemos deixar passar, por isso este tema é muito importante. Há sintomas que muitas pessoas desconhecem; além disso, a enxaqueca na infância pode ser prejudicial ao bem-estar do pequeno.
Enxaqueca não é mais um termo tão utilizado pelos médicos. Vale lembrar que, hoje em dia, muitos profissionais podem se referir a ela como migrânea. No entanto, continuaremos chamando-a de enxaqueca, que é a forma a qual todos conhecem.
Enxaqueca na infância é um dos principais casos trazidos aos consultórios. No geral, as dores de cabeças são muito comuns. No entanto, a enxaqueca é uma das queixas neurológicas mais reclamadas por crianças e adolescentes.
Vale salientar que a enxaqueca é uma dor crônica, isso significa que em muitos casos ela não tem cura. Esse incômodo pode começar nos primeiros 5 ou 6 anos de vida, mas surge também entre os 8/9 anos.

Tal quadro tem características específicas e alguns sintomas são visíveis:

-dor latejante;
-palidez na criança;
– prostração;
-irritação com luz ou barulho em excesso;
-náusea;
– falta de apetite;
– dor na barriga;
– mudança de humor repentina.
A dor causada pela enxaqueca pode aumentar. É interessante notar que ela costuma ter história familiar. Portanto, é muito comum que o pai ou a mãe tenha algo semelhante. Uma das formas de tratamento consiste em cuidar do ritmo de vida e da alimentação como forma de evitar o aparecimento de novos casos de enxaqueca.

O que pode causar enxaqueca?

Há alguns fatores que podem causar ou fortalecer o risco de enxaquecas:

– crianças que dormem tarde;
– crianças que pulam muito;
– crianças ansiosas e agitadas;
– crianças que ficam muito tempo sem comer.
Além disso, há outros itens que podem ser considerados vilões em crianças com quadros enxaquecosos, são eles: alimentos enlatados, embutidos, frutas ácidas; alimentos à base de glutamato (comida chinesa).
O que fazer então?
Análise da rotina de vida, da alimentação e saber como anda o estado emocional da criança podem impedir que o pequeno apresente tal incômodo. Isso é fundamental. Inclusive, é importante salientar que regularizar o sono da criança é imprescindível.
Por que é importante controlar?
A importância de se controlar a enxaqueca se dá porque assim a criança pode ter uma vida completamente normal. A enxaqueca prova ausências escolares e faz até com que a criança fique deprimida.
Método antigo resolve?
O método antigo de tratamento é infalível: pegue duas pedras de gelo, envolva em uma toalha e deixe essa compressa na região dos olhos. A criança deve estar em um quarto escuro.
O que fazer em caso de vômito em excesso?
Quando há muito vômito, é preciso levar ao médico para que ela seja devidamente hidratada.
Dúvidas gerais
– Ansiolítico pode desencadear a doença? Não, pelo contrário. Se a ansiedade for a causa da enxaqueca, a medicação pode impedi-la. Mas é bom lembrar que, como todo remédio, pode ser que a medicação não surta o efeito esperado. Lembre-se que o uso indiscriminado de remédios é extremamente arriscado.
-Existe relação entre TDAH e enxaqueca? Crianças com TDAH tem até 3 vezes mais chances de ter enxaqueca.

25 Comments

  • lindomar
    Posted 06/12/2016 at 8:26 pm

    Essas dicas são de sumar importancia , para sabermos como agir com nossos alunos …

  • Ana Célia
    Posted 07/12/2016 at 3:35 am

    Incrível! Esclarecedor.

  • Sandra Maria Rocha
    Posted 14/04/2017 at 10:36 am

    Trabalho na APAE de Tocantins, estou muito satisfeita com os artigos e as aulas, me ajuda muito entender o comportamento e respeitar cada caso dos meus alunos, em especial aos autistas.

  • Alícia U.
    Posted 17/09/2019 at 10:51 am

    Um ótimo texto sobre o assunto! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre um medicamento que trata de enxaqueca, caso queira saber mais: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/ergotamina-para-o-tratamento-de-crises-agudas-de-enxaqueca

  • Kelly rodrigues
    Posted 27/05/2020 at 2:34 pm

    Minha filha tem 6 anos e de ums tempos pra ca ela comecou a sentir dores fortes de cabeca ,já dei dipirona mais ela falou que não passa ate azitromicina to dando mais ela fala que ta sentindo um pouco de dor ainda quando ela balança a cabeca ela fala que doi ,e começou a vomitar o que eu faço?

    • Suporte Neurosaber
      Posted 28/05/2020 at 7:59 am

      Olá Kelly , Procure um Pediatra ou Neuropediatra para uma avaliação .
      Agradecemos o carinho e a confiança.
      Continue com a gente!
      Conheça todos os nossos canais:
      http://www.neurosaber.com.br
      http://www.entendendoautismo.com.br
      Canal no Youtube: Neurosaber – Clica no link https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-
      FaceBook: NEUROSABER

    • JOSIANE APARECIDA SANTOS
      Posted 02/06/2020 at 8:26 pm

      Boa noite, estou na mesma situação, minha filha tem 7 anos, já não sei mais o que fazer, o dipirona não resolve, hoje a medica passou o cetoprofeno, e mesmo assim a dor persiste. isso já tem 10 dias. Sua filha melhorou? se possível compartilhe comigo caso tenha conseguido resolver, obrigada. meu fone 48 9 96617024

      • Carolina
        Posted 07/02/2021 at 3:32 pm

        Josiane por favor me diga se vc conseguiu uma solução para a dor de cabeça de sua filha .
        Estou muito desesperada aqui com os mesmos sintomas.

    • Janaina dos santos Rocha
      Posted 24/08/2020 at 3:11 pm

      Oi meu filho tem7 ano desde os 6 semte dores de cabeca ja tumografia e deu tudo normal fez exame de vista ta usando óculo mas a dor nao passa direto com dor com pontada agulhada tipo martelada que eu faco

      • Carolina
        Posted 07/02/2021 at 3:22 pm

        Janaina por favor nos responda se vc conseguiu resolver o problema do seu filho

      • Carolina
        Posted 07/02/2021 at 3:28 pm

        Janaína por favor me responda se você conseguiu resolver seu problema da dor de cabeça do seu filho .
        Estou desesperada passando pelo mesmo.
        Me ajude !

        • Mariana
          Posted 13/02/2021 at 1:16 am

          Carolina. Minha pequena tem crises de enxaqueca, assim como eu… Faço com ela, o que sei que para mim melhora.. qdo ela começa a perder a visao, inicio da enxaqueca, já administro a dipirona, já deito ela em meu caminho colo, coloco bolsa se gelo testa e massagem nas temporas…vou acalmando ela, peço que durma… As vezes ela vomita, volta a deitar… Sempr em lugar bem escuros, o gelo alivia muito a dor e silêncio. Após a dor,vem a ressaca da enxaqueca, moleza, fraqueza,mal estar no estômago… Daí vou cuidando com comida leve e tento hidratar bastante ela.
          A vc e seu bebê desejo melhoras ..

        • Juliana cordeiro de oliveira
          Posted 26/03/2021 at 12:02 am

          Boa noite! Aqui tbm e assim ,demora em média 3 dias ,minha filha tem 11 anos

    • Juliana cordeiro de oliveira
      Posted 26/03/2021 at 12:00 am

      Boa noite ! Minha filha tem enxaqueca desde dos 5 anos. E realmente não passa demora uns 3 dias para passar diretamente

  • Rosangela Amorim
    Posted 14/03/2021 at 4:46 pm

    Estou com o mesmo problema com minha filha de dez anos.. começou a sentir dores frequentes cabeça, vômito, dor nas costas. No hospital fez vários exames até tomografia crânio. Médico diz que é enxaqueca.. qdo ela tem são 5 a 7 dias. Dipirona , cetoprofeno, paracetamol não resolve última vez passou Neosaldina gotas. Ainda assim fica dias com dor. Minha mãe tem então médico diz que é genética. Mas é preocupante ver ela com dor sem saber o que fazer. Vou deixar aqui meu zap. 19 981040865. Sei que cd caso é um caso..

    • NeuroSaber
      Posted 23/03/2021 at 10:21 pm

      Olá Rosnagela,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

    • Juliana cordeiro de oliveira
      Posted 26/03/2021 at 12:06 am

      Boa noite! A minha tbm esta assim,as vezes fico desesperada. Hoje liguei para a neuro ela falou que dura em média 72 h . E dipirona não passa, estou dando de 6 em 6 horas

    • Camila
      Posted 15/02/2023 at 4:10 pm

      Minha filha tem enxaqueca desde 6 anos de idade, com 11 anos está com fibromialgia

  • Milaine Góes Pontes
    Posted 24/03/2021 at 5:00 pm

    Muito bom o artigo
    Minha filha tem desde os 3 anos tem maioria dos sintomas indicado no artigo, já ficou até internada passou com a neuro, fez tratamento farmacológico durante 6 meses
    Agora está com 7 e ainda continua vejo que atrapalha muito na escola
    Vamos fazer novos exames

    • Marília
      Posted 08/01/2023 at 10:06 pm

      Minha filha tem 4 anos, e sente dor na cabeça em pontadas, geralmente no mesmo lado da cabeça, fala que dói e alguns minutos falar que parou, quando queixa mais vezes doy remédio, neurologista disse ser enxaqueca, fisemos tomografia w deu tudo normal graças a Deus, mas pelo menos uma vez na semana ela fala que dói, nem sempre e preciso remédio, mas ela não tem outros sintomas além da dor!Será mesmo enxaqueca!?

  • Grasiele Do Rosario
    Posted 18/05/2021 at 11:31 pm

    Minha filha de 5 anos tem enxaqueca…está em uma crise forte agora, nada alivia a dor, já dei paracetamol, dipirona, ibuprofeno e não passa.
    Hoje levei ela no hospital e o médico prescreveu tramal gotas, aliviou….esse é um remédio fortíssimo p dor , só esse resolveu… mas não posso dar direto.
    Estou desesperada, não aguento ver ela assim.

  • KASSIA OLIVEIRA
    Posted 17/08/2021 at 1:43 am

    Já tentaram hipnose?

  • Luciana Vieira
    Posted 12/01/2022 at 2:09 am

    Meu filho tem dores de cabeça desde de 5 anos , achava que era por conta do problema da visão , ele usa óculos, mas levo ele no oftalmologista de 6em 6 meses e está tudo certo. As vezes o grau aumenta um pouco , mas percebi que não e por conta disso. As dores vem derrepente , está brincando e na mesma hora começa dizer que está doendo . Daí dou dipirona ., tem vez que ele tem que dormir pra melhorar. Mas já teve dias que demorei dar dipirona e ele vomitou muito. Até chora de tanta dor. Ele é bem agitado ,pula o dia todo , e gosta muito de ver tv . Ele fez ressonância mas não deu nada nos exames.

    • Juliana Cordeiro de Oliveira
      Posted 02/03/2022 at 12:51 am

      A minha tem 12 anos,tbm não aguento mais essas dores .
      Ela tem desde dos 8 anos .

    • Amanda
      Posted 03/07/2022 at 6:43 pm

      A minha filha tem 7 anos e a crise começou há um ao um ano e meio os mesmos sintomas estou muito preocupada essa semana vai fazer ressonância também estou com medo de ser algo mais grave 😞

Leave a comment

0.0/5

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊