Skip to content Skip to footer

Comunicação suplementar e alternativa no TEA: Linguagem além da fala

Se você está se perguntando: “Como a tecnologia assistencial pode ajudar uma criança com autismo?”, Você não está sozinho. Usando diferentes tipos de formas alternativas de comunicação para o autismo foi provado para melhorar os resultados de comunicação em crianças com atrasos de linguagem.
Nesse texto, vamos abordar as diferentes formas de linguagem além da fala, com exemplos práticos que já poderão ser realizados. Confira:   

Placas Visuais

Placas visuais ajudam as crianças com autismo a expressar suas preferências e emoções. Eles também ajudam as crianças a entender regras e horários. Essas placas consistem em uma série de imagens que as crianças podem apontar ou organizar em ordem. Conforme ele aprende, você pode ajustar a placa para incluir imagens mais complexas, por exemplo. Muitas vezes, as imagens são anexadas ao quadro com velcro ou outros adesivos, para que as crianças possam organizá-las no horário desejado ou colocar a imagem apropriada após uma pergunta (por exemplo, o que você deseja comer?).

Sistema de comunicação de troca de gravuras

  • Esse sistema é dividido em seis fases progressivas: 
  • Como se comunicar
  • Distância e persistência
  • Discriminação de imagem
  • Estrutura de sentença
  • Solicitação responsiva
  • Comentando

Essas habilidades ​​ensinam comunicação funcional e até ajudam algumas crianças a desenvolver a fala. As crianças começam no primeiro estágio mostrando ao amigo uma foto de algo que desejam. Seus pedidos são imediatamente realizados. À medida que os alunos progridem, eles organizam as fotos em frases. A partir daí, eles aprendem a usá-las, iniciar conversas e responder a perguntas. As gravuras podem ser compradas ou feitas em casa, personalizando de acordo com as necessidades exatas do seu filho.

Linguagem de sinais

A linguagem gestual é uma forma prática e funcional para crianças autistas se comunicarem. Diversas comunidades reconhecem a linguagem de sinais como uma forma de linguagem. Crianças com autismo costumam usar o Signing Exact English (SEE). VER segue o padrão de fala e a estrutura da frase do inglês falado. Isso faz com que a transferência de seus sinais para a fala, como sua linguagem se desenvolve muito mais fácil. Uma variedade de métodos está disponível para ajudar uma criança com autismo a aprender a língua de sinais. Flashcards e vídeos ou aulas de um instrutor são maneiras comuns de aprender. Alunos visuais ou táteis podem aprender a língua de sinais mais facilmente do que aprendizes auditivos.
Assim como acontece com todos os métodos de comunicação, crianças diferentes fazem melhor com diferentes intervenções. Para algumas crianças com autismo, os gestos podem ser difíceis de associar à linguagem. Outras crianças conectarão mais facilmente gestos a frases e desejos. Os gestos podem ser complementares à linguagem de sinais ou à invenção da criança. É importante que os cuidadores e os pais estejam cientes dos significados desses gestos.

Intervenções CSA de baixa tecnologia

As intervenções CSA de baixa tecnologia são geralmente “partes de um todo”. Elas podem incluir o velcro para quadros visuais, ferramentas de escrita adaptativa ou manipuladores. Intervenções de baixa tecnologia ajudam as crianças a usar as habilidades de linguagem que já possuem.

Dispositivos eletrônicos de alta tecnologia

Dispositivos eletrônicos de alta tecnologia estão crescendo em popularidade à medida que se tornam mais acessíveis. Esses dispositivos podem vocalizar a fala para crianças que podem digitar ou identificar imagens. Além disso, eles não impedem que as crianças falem. Muitos até desenvolvem fala depois de usar dispositivos AAC. É importante notar que pode levar meses ou até anos para uma criança dominar um dispositivo.

Como escolher os melhores métodos para seu filho

Escolher o melhor método de assistência para o seu filho pode ser uma tarefa difícil para muitas famílias. Um grande primeiro passo é encontrar um fonoaudiólogo que se conecte bem com o seu filho. Um pediatra, terapeuta ocupacional, psicólogo ou psiquiatra pode fazer referências. 
Professores e cuidadores precisam aprender ao lado das crianças com quem trabalham. A curva de aprendizado pode ser frustrante, mas a participação é fundamental. As crianças que têm suporte enquanto aprendem a usar seu dispositivo AAC têm maior probabilidade de sucesso. Participar das sessões do seu filho com o SLP pode garantir que você esteja na mesma página do seu filho. Também coloca você em uma posição melhor para ajudá-lo no processo.

12 Comments

  • Gracyelle Medina Pestana
    Posted 08/05/2021 at 12:17 am

    Acredito que, todos os método deve ser ofertado para o aluno, para que dessa forma, possa ser analisado qual metodo o aluno se sentiu mais confortavel e obteve melhor comunicação.

  • Glaucie Miranda Mello Segantini
    Posted 18/05/2021 at 1:07 am

    Todo ensinamento é válido para termos um aprendizado de qualidade.

  • Glaucie Miranda Mello Segantini
    Posted 18/05/2021 at 1:11 am

    Todos os métodos são importantes para ajudar os alunos e a família

  • Eledir Furlanetto MachadoTossatti
    Posted 29/10/2021 at 12:51 pm

    Todos os métodos são muito importantes para auxiliar na vida das crianças e da família, e também é de extrema importância na aprendizagem de cada aluno.

    • Maradja
      Posted 29/10/2021 at 1:21 pm

      Obrigado pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)

  • Ivone Cristina
    Posted 24/06/2022 at 6:19 pm

    Acredito que todos os métodos são bem vindos e válidos, já que, em se tratando do TEA qualquer ajuda é bem vinda devido a tantas dificuldades que a pessoa e a família enfrentam

    • Solange
      Posted 28/06/2022 at 3:45 pm

      Olá Ivone, tudo bem?

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Jose
    Posted 28/06/2022 at 12:22 pm

    Todo os métodos que ajudaram esses alunos deram bem vindo

    • Solange
      Posted 28/06/2022 at 7:55 pm

      Olá Jose, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Claudia Anunciação
    Posted 04/08/2022 at 8:44 pm

    Um trabalho muito importante e de fundamental ajuda para uma melhor qualidade de vida da criança autista.

    • Solange
      Posted 05/08/2022 at 12:46 pm

      Olá Claudia, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Sandrienny de Jesus de Souza Gama
    Posted 20/04/2023 at 3:45 pm

    Afim de identificar a dificuldade e descobrir o método mais apropriado para fala da pessoa com tea acredito que inicialmente todos as formas de comunicação são validas, uma vez que é importante interagir com o aluno, cada um apresenta uma particularidade, etc e assim com varios metodos colocados em pratica será mais viavel descobrir o melhor desempenhado pelo aluno.

Leave a comment

0.0/5