Conheça os 3 estágios da escrita (logográfica, alfabética e ortográfica)
Há muito tempo que pesquisas e estudos são feitos para entender a origem dos problemas de leitura e escrita, assim como os possíveis transtornos que os causam. Até 1970, existia a teoria de Hipótese de Déficit Visual, que justificava esses problemas pela dificuldade no processamento visual.
Após essa data, muitas evidências mostraram que o processamento visual não tinha essa relevância nos problemas de leitura. Ao mesmo tempo, novos estudos revelaram a importância do processamento fonológico para a aquisição da linguagem escrita. Foi então que a Hipótese de Déficit Visual foi substituída pela de Déficit Fonológico.
As dificuldades fonológicas levam a dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, as intervenções que visam desenvolver essas habilidades, sobretudo a consciência fonológica, ajudam as crianças a decodificar, compreender e se desenvolver na leitura e escrita.
Mais adiante, pesquisadores como Frith (1990) e Morton (1989) descreveram 3 etapas do processo de domínio da linguagem escrita. São os conhecidos 3 estágios da escrita: logográfica, alfabética e ortográfica. Saiba mais neste artigo.
Conteúdo
Os 3 estágios da escrita
Frith criou um modelo de desenvolvimento de leitura — expandido por Capovilla posteriormente — que define 3 estágios na aquisição de leitura e escrita. No logográfico, o primeiro estágio, a criança trata a palavra escrita como um desenho; no segundo, o alfabético, ela aprende a decodificação grafo-fonêmica e, no último, o ortográfico, aprende a leitura visual das palavras.
Saiba mais sobre cada um dos 3 estágios de escrita.
Estágio Logográfico
No estágio logográfico, a criança lida com o texto como se ele fosse um desenho. Neste estágio, ela irá desenvolver a estratégia logográfica. A criança ainda não percebe a correspondência entre as letras e suas combinações (grafemas) e o som da fala (fonemas).
A criança reconhece visual e globalmente algumas palavras de seu cotidiano — esse é o estágio de leitura que ela se encontra. A palavra ainda é reconhecida por ela, como se fosse um desenho. Em relação à escrita, a criança ainda não tem controle para ordenar as letras de acordo com os sons da fala.
A criança começa a passar para o próximo estágio, o alfabético, quando passa a ter contato frequente com material escrito na escola e com instruções sobre linguagem escrita.
Estágio Alfabético
No estágio alfabético, começa a ser fortalecida a relação entre a escrita e a fala. É o momento que a escrita está mais ligada ao som e a identificação dos fonemas está mais ligada aos grafemas.
A criança começa a aprender a converter as letras escritas em sons que a correspondem — decodificação na leitura. Na escrita, começa a converter os sons em grafemas que os correspondem — decodificação na escrita.
No início, o processo é lento, cheio de erros na escrita de palavras e na relação entre as letras e o som. No entanto, a fluência aumenta à medida que a criança vai tendo mais contato com a leitura e a escrita.
Com o tempo, a criança vai ganhando confiança e começa a errar menos, pois se torna cada vez mais capaz de agrupar letras maiores. Nesse momento, ela começa a passar para o próximo estágio, o ortográfico.
Estágio Ortográfico
No estágio ortográfico, a criança começa a perceber as irregularidades presentes entre os grafemas e fonemas. Aprende que será preciso memorizar certas palavras para poder pronunciá-las e escrevê-las corretamente.
O sistema de leitura da criança, neste estágio, está mais maduro e completo, o que a ajuda a encontrar cada vez mais prazer na leitura e na escrita, à medida que consegue ler com mais rapidez e fluência.
No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica.
Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo. A cada conquista de um novo estágio, as estratégias anteriores não são abandonadas, ainda que se tornem menos importantes.
Recentes estudos e pesquisas, como pudemos ver neste artigo, demonstram que as habilidades relacionadas à estratégia alfabética — como a consciência fonológica — são muito importantes para a alfabetização.
A leitura alfabética permite que a criança comece a aprender sozinha, lendo uma palavra nova por decodificação fonológica. Gradualmente, começa a criar representações ortográficas das palavras, e poderá começar a ler pela rota lexical.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os 3 estágios da escrita, compartilhe este artigo nas suas redes e ajude outros profissionais!
Referências:
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra et al. Estratégias de leitura e desempenho em escrita no início da alfabetização. Psicol. esc. educ. [online]. 2004, vol.8, n.2 [citado 2020-05-08], pp. 189-197 .
26 Comments
Gostei muito do artigo.
Gostei bem esclarecedor.
Gostei muito do artigo
Muito útil,muito obrigada.
Aula resumida porém de rico conteúdo!!!
Gostei e tirei algumas dúvidas e .esclarecedor
Teria como apresentar alguns exemplos?
Obrigada
Gostei e tirei algumas dúvidas e .esclarecedor
Obrigada pelo esclarecimento!!!!
Gostei muito do artigo. Linguagem simples, objetiva de fácil entendimento e compreensão.
Olá, Maria
Que bom! Ficamos felizes que tenha gostado, para nós é um prazer auxiliar você nesse questão!
Continue nos acompanhando para mais conteúdos úteis e didáticos.
Webster,
Equipe NeuroSaber💙
Gostaria que fosse apresentados aqui, exemplos dos estágios da escrita. Seria muito útil para que houvesse uma melhor compreensão.
Olá Ana Maria, tudo bem?
Conheça o artigo https://institutoneurosaber.com.br/artigos/conheca-os-3-estagios-da-escrita-logografica-alfabetica-e-ortografica/, lá você poderá tirar algumas das suas dúvidas.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Amei esse conteúdo, me esclareceu várias duvidas
Olá Rosely, tudo bem?
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Seria interessante disponibilizar ou falar sobre atividades que facilitem o avanço em cada uma das fases. Seria extremamente útil. Grata desde já
Olá Talilta, tudo bem?
Ótima sugestão! Anotei aqui, continue acompanhando aqui no blog e nas redes sociais. Agradeço muito.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Muito esclarecedor obrigada
Olá Maria, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Gostei muito do conteúdo.
Aprendendo sempre, não estudei com ênfase sobre a fase logográfica na faculdade nem sobre a consciência fonológica.
Olá Mari, tudo bem?
Sabemos que dentro dos cursos de graduação, não encontramos tudo que precisamos saber e entender! O nosso intuito é levar essas informações, baseadas em evidências científicas para mais e mais pessoas.
Continue nos acompanhando!
Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙
Gostei muito do conteúdo, veio de encontro com uma aula de desenvolvimento da terceira infância que eu participei recentemente e o assunto abordado foi aprendizagem e linguagem. Agradeço a partilha para mim foi de grande proveito!
Conteúdo muito esclarecedor.
Conteúdo completo e que auxilia a sanar algumas dúvidas relacionadas aos conteúdos citados no artigo.
É muito importante entender esses estágios. Assim, não vamos “forçar” a criança a entrar numa fase em que ela ainda não está preparada. Passamos a entender melhor a frase que diz que “Cada criança tem o seu tempo”. Algumas se desenvolvem mais rápido, passando de um estágio para outro sem muitas dificuldades. Outras talvez demorem mais em um determinado estágio. Maravilhosos entender um pouco sobre como a criança aprende.