Consciência Fonológica e Fonêmica: como desenvolver
A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular as partes que formam as palavras. Isso significa ser capaz de identificar palavras que rimam, reconhecer aliteração, segmentar uma frase em palavras, identificar as sílabas em uma palavra, dentre outras habilidades.
O último estágio da consciência fonológica a se desenvolver é chamado consciência fonêmica. Refere-se à capacidade de perceber, pensar e manipular os sons (fonemas) das palavras. Isso inclui misturar, segmentar, excluir e brincar com os sons das palavras.
A consciência fonológica depende de habilidades cruciais para o processo de leitura e escrita, para que a criança aprenda a decodificar e soletrar palavras. A consciência fonológica e fonêmica deve ser desenvolvida desde a educação infantil para evitar futuras dificuldades de leitura.
Saiba mais, neste artigo.
Conteúdo
Consciência Fonológica e Fonêmica
A consciência fonológica, portanto, refere-se a consciência dos sons das palavras, bem como a capacidade de manipular esses sons. A consciência fonêmica refere-se ao conhecimento dos sons das letras e à capacidade de aplicar esse conhecimento na decodificação de palavras desconhecidas.
Essas habilidades são importantes e interagem no processo de leitura e escrita. Uma criança que conhece os sons das letras, por exemplo, mas não consegue misturá-los para formar a palavra inteira, tem dificuldade de consciência fonológica (especificamente, consciência fonêmica).
Por isso, é importante desenvolver a consciência fonológica e fonêmica desde quando as crianças ainda são pequenas, ou seja, desde a educação infantil. Pais e professores podem fazer isso, saiba como.
Como desenvolver a consciência fonológica e fonêmica
Com a ajuda dos pais e professores as crianças podem aprender estratégias para lidar com as dificuldades de consciência fonológica e fonêmica que afetam o processo de escrita e leitura.
As crianças podem desenvolver a consciência fonológica e fonêmica brincando com jogos de palavras e sons com pais ou professores. Através de brincadeiras e atividades lúdicas, elas aprendem novas informações sobre a palavras e seus sons.
O que os pais podem fazer para ajudar em casa:
- Verificar com o professor se faz parte do processo de leitura e escrita o ensino de habilidades fonológicas, fonêmicas e fônicas.
- Fazer atividades com os filhos para ajudá-los a desenvolver habilidades, desde que sejam curtas e divertidas.
- Ajudar a criança a pensar em palavras que começam com o mesmo som.
- Criar frases bobas com palavras que começam com o mesmo som.
- Fazer jogos simples de rima, como alternar-se para inventar palavras que rimam.
- Ler livros com rimas, poemas e canções.
- Praticar o alfabeto apontando as letras onde quer que as veja e lendo livros.
- Em alguns casos, o uso de um aplicativo que foque no desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica e fonêmica pode ser útil. Muitos programas usam gráficos e animações que mantêm as crianças engajadas e motivadas.
O que os professores podem fazer para ajudar na escola:
- Aprender tudo sobre fonemas!
- Garantir que o processo de leitura e escrita, assim como outras atividades, incluam o desenvolvimento de habilidades em fonemas, especialmente na educação infantil e inicio do fundamental.
- Identificar a habilidade de consciência fonêmica na qual deseja desenvolver nos alunos e selecionar atividades apropriadas para envolver as crianças. As atividades devem ser divertidas e empolgantes, brinque com os sons!
- Garantir que o processo de leitura e escrita da escola e outros materiais incluam instrução sistemática em fonética.
- Ensinar habilidades fonológicas e fonêmicas em pequenos grupos, uma vez que os alunos provavelmente estarão em diferentes níveis. Lembre-se de que alguns podem precisar de mais reforço ou instrução se estiverem com déficits na consciência fonológica.
Benefícios da consciência fonológica e fonêmica
Na educação infantil, as crianças começam a estabelecer as bases para habilidades de leitura. Por isso, é importante começar pelo desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica e fonêmica.
Além disso, desenvolver a consciência fonêmica nas crianças é o que permite que elas obtenham a compreensão básica dos sons. Sem isso, a fonética (atribuir um som a uma letra, soletrar e ler) fará pouco sentido para elas.
Segundo estudos e pesquisas na área, a consciência fonológica é fundamental para aprender a ler em qualquer sistema de escrita alfabético. Também foi descoberto que a consciência fonêmica é a base para as habilidades de ortografia e reconhecimento de palavras.
A consciência fonológica e fonêmica é um indicador de aprendizagem da leitura e da escrita na alfabetização. Ela prepara os crianças para mapear a fala para escrever, conectar sons com símbolos escritos e também para abordar os sons, combinando-os para escrever e ler novas palavras.
Agora que você já sabe como desenvolver a consciência fonológica e fonêmica nas crianças, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras pessoas!
Referências:
LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2004, vol.8, n.2 [cited 2021-05-17], pp.241-243.
SOARES, Aparecido José Couto and CARNIO, Maria Silvia. Consciência fonêmica em escolares antes e após oficinas de linguagem. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.1 [cited 2021-05-17], pp.69-75.
6 Comments
o artigo foi muito esclarecedor.AMEI OS CONTEÚDOS ABORDADOS.OBRIGADA EXCELENTE MATERIAL
Ótimo artigo. Minha gratidão por compartilhar conosco.
Obrigada Neurosaber por compartilhar tantos conhecimentos, estou amando, aprendi e estou pondo em prática com meus alunos.
Obrigada equipe do neuro saber em compartilhar artigo de excelência.
Excelente artigo, Lu! Cada vez mais apaixonada pela alfabetização.
Nossa eu amei estou apaixoda por tudo que estou lendo beijos😘😘