Consciência Fonológica e Parlendas: o que são e por que são tão importantes para as crianças?
A consciência fonológica e o uso de parlendas são elementos fundamentais no desenvolvimento da linguagem e alfabetização das crianças.
Dentre as inúmeras atividades disponibilizadas aos pequenos, na educação infantil, destacamos as parlendas como uma importante forma de impulsionar habilidades indispensáveis para o aprendizado pedagógico.
Neste texto, discutiremos o que é a consciência fonológica, como as parlendas podem auxiliar nesse processo e por que esses aspectos são tão importantes para o desenvolvimento infantil.
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O poder que as parlendas representam no conhecimento pedagógico
Falando sob o aspecto da neurociência, as parlendas exercem uma grande participação no que diz respeito à aprendizagem de conhecimento formal dos alunos em certas áreas, tais como a física, a matemática e a escrita. Esta última, por exemplo, recebe uma influência considerável, principalmente por trabalhar bastante a oralidade e uso das palavras, como as rimas.
As parlendas são textos recitados com um determinado ritmo, facilitando a compreensão das crianças. Neste sentido, essa prática proporciona a experiência do pequeno com as diversas formas de expressão de sua língua por meio das músicas, das brincadeiras e da arte em geral.
Além disso, a criança passa a adquirir habilidades como a observação, a dramatização e a oralidade através delas.
As parlendas na escola: uma importante forma de se trabalhar com os alunos
Muitos educadores procuram os pequenos por meio de atividades lúdicas que utilizam palavras cantadas, jogos e leitura de trechos de livros ou músicas apropriadas para essa finalidade. É muito comum que tais brincadeiras sejam realizadas como forma de integração dos pequenos.
Além disso, vale ressaltar que as parlendas encantam as crianças por si só pelo fato de se trabalhar a linguagem folclórica, importante elemento na cultura popular.
Portanto, o aspecto lúdico que elas trazem é um item importante para a aceitação imediata dos alunos. As parlendas são caracterizadas pela presença de humor, rimas; elas também contam com uma estrutura que facilite a fruição do conteúdo e o contato com tipos de textos até então desconhecidos pelos alunos.
As parlendas e a consciência fonológica
Antes de explicarmos qual a relação entre elas, vamos explicar o que significa essa consciência.
Para se ter uma ideia, qualquer pessoa que tenha domínio sobre seu idioma passou por experiências que permitiram esse conhecimento mais aprofundado da linguagem. Sendo assim, podemos dizer que a consciência fonológica é uma habilidade imprescindível, pois ela é responsável por estimular os sons de nossa própria língua.
Neste sentido, outra definição é de que a consciência fonológica pode ser definida como a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som.
Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações). Ou seja, as parlendas, então, atuam como importantes atividades que estimulam essas práticas para as crianças, e é através delas que as crianças passam a ter a consciência fonológica tão necessária para o seu aprendizado.
Consciência fonológica e a alfabetização
Em artigo publicado por nós, da Neurosaber, salientamos a importância em dizer que a consciência fonológica antevê qualquer método de alfabetização. Vale reiterar que esse aspecto é relevante, pois muita gente pensa que para a criança aprender a ler e a escrever, basta apenas ensinar as letras soltas (A, B, C…).
No entanto, o som da letra não é garantia de aprendizado pelo fato de as crianças poderem apresentar dificuldades. Elas tendem a mostrar problemas na hora de juntar as letras.
Porém, existem casos cujos pais ou professores pensam que dando as letras, as crianças já aprendem a ler e a escrever sozinhas. Mas não funciona dessa forma. A letra é somente um dos aspectos que a criança aprende.
Em resumo, a consciência fonológica e o uso de parlendas são ferramentas essenciais no processo de alfabetização das crianças, pois promovem o desenvolvimento da capacidade de perceber, discriminar e manipular os sons da fala.
Além disso, contribuem para a ampliação do vocabulário, melhoria na pronúncia e compreensão da estrutura da língua. Portanto, é fundamental incentivar e valorizar a prática dessas atividades na educação infantil, visando um melhor desempenho acadêmico e uma maior facilidade no aprendizado da leitura e escrita.
Referências:
https://neurosaber.com.br/consciencia-fonologica-por-que-ela-e-essencial-para-a-alfabetizacao/
https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-santa-maria/a-importancia-das-parlendas/
https://escolakids.uol.com.br/parlendas-um-genero-textual.htm
6 Comments
muito bom acompanho tudo o q muito.ue vcs me mandam e ja aprendi.
Amei !!
Muito obrigada
Olá Maria ,
Obrigada por nos acompanhar! Agradecemos o carinho!
Excelente. Parabéns!!
João (aluno da EInf. 5anos): Prof. O M é má, mi, mu, mo ou mééé? O M muda igual o camaleão muda de cor? E daí eu percebi a importância de trabalhar a consciência fonológica.
Obrigada !!
bom dia, estou usando este artigo para elaborar um projeto acadenico e não encontrei as referencias bibliograficas aqui, você poderia me passar as referências?
Olá Fabiana, faça a citação usando o link do artigo conforme as normas da ABNT.